Existem basicamente 6 opções para você ir do JFK para Manhattan. Vou citar todas e vou dizer qual é a minha favorita, Ok?
Saiba como ir do Aeroporto JFK para Manhattan
1) Carona
Vai que você tem alguém para te buscar no aeroporto, não é mesmo? Que sorte a sua. Nem precisa ler o resto do post 🙂
2) Táxi
O preço é tabelado, então não precisa se preocupar. A corrida tem o preço fixo de U$52, independente do ponto em que você irá descer em Manhattan. Dependendo do trajeto, pode ter pedágio no valor de uns U$6, o que daria U$58. Só que você tem que dar uma gorjeta para o taxista que varia entre 10 a 15%. Então, digamos que você decida dar 10%, fica 5,8 + 58 = U$63,8. Ou seja, U$64. Outra coisa que você tem que levar em consideração é o horário que você vai chegar. Se for num dia de semana e no horário de pico (início da manhã ou final do dia) é bom reconsiderar essa opção, pois você irá ficar no mínimo 2 horas dentro do carro. Agora, se você está chegando num sábado ou domingo bem no início da manhã e está num grupo de 4 pessoas, por exemplo, aí o táxi será mais vantajoso.
3) Shuttles
Custam na faixa de U$20 por pessoa e te deixam na porta do hotel. O problema é que eles só saem quando a van está lotada, o que pode demorar. Além disso, se o seu hotel for um dos últimos, você vai rodar por Manhattan, o que pode não ser muito agradável no horário de pico (vide idem acima). Essa é a opção que eu menos recomendo. Foi a que eu usei em 2011 e me arrependi. Acho que essa opção só vale a pena na volta Manhattan – JFK, principalmente se o seu voo for noturno e você estiver com tempo sobrando.
4) Airtrain + metrô
Essa é a opção mais barata. Dentro do aeroporto, você deve procurar as placas do Airtrain. Você também deve saber qual linha do metrô irá pegar para chegar até o seu hotel. Se for a linha E, você tem que pegar o trem na direção Jamaica Station. Se for a linha A, você tem que pegar na direção Howard Beach.
Observações importantes a respeito do trem: você paga na saída. Ou seja, entre no trem e quando sair na estação Jamaica ou Howard, dirija-se até uma máquina. Lá você vai pagar a taxa do trem (U$5 + U$1 para a emissão do metrocard). Aproveite e já compre um passe ilimitado de 7 dias (caso for ficar esse tempo na cidade) ou já coloque uns créditos para continuar usando o metrô. Não faça como a blogueira que não sabia que a cada emissão de um metrocard era cobrada uma taxa de U$1,00 e pagou duas vezes pela emissão de cartões. Siga o fluxo e as indicações do metrô e continue até o seu hotel.
Eu diria que essa é uma opção avançada e indicada para quem fala inglês, tem facilidade com as máquinas e está com pouca bagagem. Nem todas as estações de metrô de NY possuem escada rolante, então o barato pode sair caro. Também só vale a pena para quem ficará hospedado próximo a uma estação do metrô. Melhor ainda se não precisar fazer muitas baldeações.
Essa é a opção mais rápida e dependendo da linha do metrô que você pegar, também pode ser uma das mais rápidas.
5) Airtrain + LIRR + metrô
Para pegar o airtrain, só fazer a mesma coisa do item 5. Só que em vez de seguir as indicações para o metrô, procure as placas do LIRR. Aí compre sua passagem para New York Penn Station. Preço: U$7 nos horários fora de pico e U$9,5 nos horários de pico (mais os U$5 + 1 do metrocard do airtrain). Durante os fds, é possível aproveitar a tarifa “City ticket” por U$4. A vantagem é que o LIRR é muito mais rápido e muito mais vazio. Ele para na estação Penn Station. Se o seu hotel for próximo ao Madison Square Garden, essa é a melhor opção para você. É só sair da estação e ir andando. Se não for, há ainda 2 opções: continuar via metrô ou táxi.
Essa é minha alternativa preferida. É muito tranquilo e se você estiver numa linha como a que eu estava (1, vermelha) você faz apenas 1 baldeação e só precisa subir 1 lance de escada com a mala (no caso, precisei na saída da estação do hostel).
Se você estiver próximo à Penn Station, essa certamente é a alternativa mais rápida para chegar no hotel.
6) Airtrain + LIRR + táxi
Tudo igual ao item 5, só que em vez de continuar a pé ou via metrô, você deve sair da estação e pegar um táxi. Vale a pena se o seu hotel for em Midtown, pois o táxi vai dar entre U$10 ou U$15. Se você for ficar em Upper East ou West Side por exemplo, aí não vale a pena pegar um táxi, pois dependendo do trânsito, pode dar mais de U$30.
Se você entende inglês, esse site é bem útil. http://web.mta.info/mta/airtrain.htm
Será que eu esqueci de alguma outra alternativa?