Lembro que na primeira vez que fui para a Tailândia (2010), sofri muito pesquisando roteiros. Assim como todo mundo, queria visitar o máximo de lugares possíveis, durante os poucos dias que tinha. Um amigo que já tinha ido me falou: pode cortar metade do seu roteiro, porque você vai perder um bom tempo com deslocamentos.
Muita gente fica me pedindo sugestão de roteiro por e-mail (desculpa, mas não dá mesmo para responder) e também estou me policiando para não dar pitaco nos roteiros dos outros (embora ainda não tenha alcançado sucesso nesse quesito), mas resolvi colocar aqui um pouco do que aprendi com as minhas viagens para lá. Segue minha sugestão de como montar um roteiro de viagem para Tailândia.
Viagem para Tailândia: como montar o seu roteiro
Antes de começar o seu planejamento de viagem para Tailândia você tem que ficar atento a alguns pontos para evitar contratempos. São eles:
1 – Distância entre as cidades: Tailândia não é um país pequeno
Só para exemplificar algumas distâncias de cidades da Tailândia:
Bangkok – Chiang Mai – 593 km
Bangkok – Phuket – 697 km
Bangkok – Krabi – 656 km
Bangkok – Koh Samui – 477 km
Chiang Mai – Phuket – 1.202 km
2 – Praias: Costa de Koh Phi Phi e Costa de Koh Samui
Como dá para reparar no mapa acima, elas são opostas. No mapa até não parece tão longe, mas o que muita gente não leva em consideração é que não tem aeroporto em Koh Phi Phi, por exemplo. Ou seja, é necessário pegar o ferry (e você depende dos horários de funcionamento dele) e do porto se deslocar até o aeroporto de Krabi ou Phuket e de lá pegar o voo até Koh Samui. Isso, é claro, se o destino final for Koh Samui. Se quiser ir até Koh Panghan ou Koh Tao, ainda é necessário pegar mais um ferry.
Outra coisa extremamente chata é que quase não tem voo direto entre as principais praias. A grande maioria faz escala em Bangkok, Ou seja, mais tempo perdido dentro do aeroporto.
3 – Melhor ordem para o roteiro de viagem para Tailândia
Uma dica que me deram em 2010 e me ajudou no planejamento da minha viagem para Tailândia foi levar em consideração que a grande maioria dos voos fazia escala em Bangkok. Ou seja, me deram a dica para eu voar o mais tarde possível para não perder o dia inteiro no aeroporto.
Como meu voo do Brasil chegava em Bangkok, programei os primeiros dias por lá. Depois, voei para Chiang Mai e só depois fui para as praias. Voei de Chiang Mai para Krabi e perdi um dia quase inteiro nisso, até porque fiz escala em Bangkok (era o voo mais barato e a gente sabe que o barato pode sair caro). Fiquei uns dias em Ao Nang (Krabi), fiz passeios para Railay, Hong Island e aí fui para Koh Phi Phi. E, depois disso tudo, voei de volta para Bangkok e por lá fiquei mais uns dias.
Para quem quer visitar Bangkok, Chiang Mai e praias, eu sugiro essa ordem que eu fiz, até porque é legal deixar as praias por último, porque é o momento mais “relax” da viagem.
Para quem quer visitar só Bangkok e praias (e tem mais tempo disponível), dá para fazer Bangkok – costa de Phi Phi e costa de Koh Samui (ou começar pela costa de Samui).
Para quem tem mais tempo disponível e só quer fazer uma costa, mas ao mesmo tempo quer dar uma esticada até o Camboja (Siem Reap), a melhor ordem seria essa – Bangkok – Siem Reap – Bangkok – praias.
4 – Como escolher as praias para visitar na Tailândia?
Isso é gosto pessoal. Vai depender do que você quer fazer, se quer ficar num hotel bacana (há vários resorts em Phuket e Samui), se quer mergulhar durante a viagem (Koh Lanta e Koh Tao), ou se quer ficar em uma praia menos cheia (Railay, Koh Lipe), se quer muita festa (Koh Panghan), se quer ver a praia do filme A Praia (Koh Phi Phi), ou se só quer mesmo ver uma praia bonita (a boa e má notícia é que quase todas as praias da Tailândia são bonitas, então você vai ter que gastar um tempinho pesquisando qual você gosta mais).
5 – Bangkok
Tem gente que odeia Bangkok. Fato! Eu amo Bangkok e acho que vale a pena visitar nem que seja para visitar o Grand Palace, que é na minha opinião um dos templos mais lindos da Ásia.
6 – Chiang Mai
Por isso que falo que gosto é muito subjetivo. De tudo que visitei na Tailândia, Chiang Mai é o que eu menos gostei. Ainda quero voltar para o norte e visitar Chiang Rai que não deu tempo da última vez. Para quem quer ver templo, acho que o de Chiang Rai (aquele templo branco) tá empatado com o Grand Palace em termos de beleza.
7 – Pesquisa
Tem muita atração legal na Tailândia e nos países vizinhos, então não vejo outra maneira a não ser pesquisar bastante antes de montar o seu roteiro. Coloque no papel tudo aquilo que você deseja conhecer. Marque com um asterisco os lugares que você não vai abrir mão de visitar. Divida de acordo com o número de dias que você tem disponível. Aí comece a ver a logística. Pesquise os voos internos, veja o tempo de deslocamento e, principalmente, veja quanto tempo vai sobrar em cada cidade. Se não der para fazer tudo que estava planejado, tente tirar alguns lugares que não estavam com os asteriscos até chegar no roteiro ideal. Eu sei o quanto é difícil (foram vários lugares cortados da minha lista), mas infelizmente o teletransporte ainda não foi inventado.