Preciso Viajar

Dicas para economizar no Hawaii

Bom, o Hawaii não é um destino barato. Porém, consegui achar umas maneiras de sobreviver com dignidade no Hawaii sem ir à falência ou ter que vender um rim, embora eu tenha pensado seriamente nessa segunda opção após uma comprinhas.

Acomodação

Bom, se você é mochileiro, quer gastar o mínimo possível em acomodação, mas não abre mão de dormir em uma cama, eu recomendo fortemente a reserva prévia de hostels. Não existem tantos hostels assim no Hawaii, ou seja, eles lotam rapidamente. Então, reservar com antecedência é fundamental.

Um hostel vai ficar entre U$20-35/noite/cama em um quarto compartilhado. Não espere grandes maravilhas, pois o nível dos hostels realmente deixa a desejar.

Hostel de Waikiki

Hostel de Waikiki

Se você é mais roots e não se incomoda em dormir em qualquer lugar, pode alugar um carro e dormir dentro dele. É seguro. Ou pode comprar uma barraca no Walmart e acampar. Vi muito surfista fazendo isso.

Tá, e como faz com o banho? Nas próprias praias existem estruturas legais de chuveiros e você pode tomar banho lá.

O custo seria o do aluguel do carro e o custo da barraca (vi barracas por U$10 no Walmart). E quanto custa o aluguel de um carro? Cheguei a encontrar carros por U$45 a diária com todos os impostos, mas alguns nativos alugam uns carros velhos e chegam a cobrar até U$25 pela diária (só não espere carros muito confortáveis e limpos).

Se você quer um pouco mais de conforto e não abre mão de um quarto privativo com banheiro, recomendo reservar previamente o hotel. Quanto maior a antecedência, maior o desconto e leve em conta estas dicas de onde ficar no Hawaii.

Locomoção

Em Oahu é perfeitamente possível andar de ônibus (custa U$2,50 cada passagem), mas você tem que ter paciência. Em Maui também tem ônibus (custa U$2 cada passagem ou U$4 o ticket para o dia inteiro). Ele não vai para todos os lugares, então não dá para contar só com ele. Se você estiver sem carro, a única alternativa econômica que vejo é ficar no Banana Bungalow, pois eles oferecem tours grátis todos os dias. Na Big island e em Kauai você não pode contar com o sistema de transporte público.

Bom, ainda tem gente que vai recomendar carona. Eu não farei isso. Minha recomendação seria: economize em outras coisas e alugue um carro.

Saiba como se locomover entre as ilhas do Hawaii.

Alimentação

Para ser sincera, me decepcionei bastante com a comida no Hawaii. Esperava coisas um pouco mais saudáveis e na linha que comi em outras partes da Polinésia (em Fiji, por exemplo), mas achei tudo bem americanizado (talvez tenha sido ilusão minha achar que seria diferente) .

A boa notícia é que os pratos são gigantes (assim como no resto dos EUA) e dá para dividir tranquilamente um prato individual em duas pessoas (e olha que eu como muito e não consegui terminar nenhum prato no Hawaii).

Existem opções a partir de U$5 em restaurantes mais simples (em sua maioria asiáticos). Em restaurantes mais ajeitadinhos (para os meus padrões obviamente), comi pratos de frango por U$10-12, mas em Oahu acabei comendo todos os dias na The Cheesecake Factory porque para mim era o melhor custo x benefício. O segredo é chegar lá antes das 17:00 hs. Os pratos são mais baratos. E, se for em duas pessoas, dá para pedir um prato para duas pessoas se a fome for moderada.

Esse eu paguei U$12 e olha o tamanho

O segredo mesmo é comprar tudo que você vai comer durante o dia nos mercados. Em Oahu, basicamente só tem as lojas ABC que são lojas de conveniência caríssimas. Recomendo fortemente uma visita ao Walmart que fica a uma caminhada de 35 minutos de Waikiki. Seu bolso agradece!

Outras dicas de ouro

Descobri por acaso que o Subway faz promoções durante a manhã. Eles selecionaram alguns sanduíches (lembro só do peito de peru) e se você comprar o sanduíche pequeno até às 9:00 hs, ganha outro. Ou seja, você sai com o sanduíche grande e paga pelo pequeno.

Se você curte o café da manhã estilo americano com omelete, bacon e panqueca, vi vários locais que ofereciam café por U$5.

Se mesmo assim você faliu no Hawaii, não se preocupe. Ainda existe o dólar menu do Mc Donald’s. Notei que o preço do Mc Donald’s era diferente em cada ilha (e bem mais caro que no resto dos EUA), mas mesmo assim vários itens custam U$1 ou um pouquinho a mais que isso.

Mc Donald’s sempre nos ajudando no momento falência

 

Compras

Já adianto que não é o melhor lugar de compras dos EUA, mas para eletrônicos, descobri que é um lugar que vale a pena (principalmente para itens da Apple). Veja o post aqui.

 

Sair da versão mobile