A procura pelo destino Tailândia aumentou (e muito) desde a semana passada e tem muita gente me fazendo as mesmas perguntas nos comentários e por e-mail, então consolidei as principais perguntas e respostas aqui nesse post.
1) – É seguro viajar pela Tailândia?
Sim, é bem seguro, inclusive para mulheres viajando desacompanhadas. Não existe assédio como na Índia, por exemplo. Só que obviamente é bom manter o bom senso. Ficar de olho nos seus pertences de valor, principalmente nas paradas do ônibus. Muita gente teve sua mochila furtada, porque desceu do ônibus e não levou a mochila e/ou bolsa. Outra dica para quem vai pegar ônibus de uma cidade para outra – NUNCA deixe nada de valor na mala que irá no bagageiro.
2) Qual a melhor época para visitar o país?
De maneira geral, de novembro a março que é considerada a temporada de “inverno”. Está entre aspas, porque frio mesmo não existe no país. Essa época é boa porque é mais seca, ou seja, sem chuvas.
Mas a Tailândia é grande. Por exemplo, estive na costa de Koh Samui em janeiro e estava chovendo. Aí eu descobri que lá é bom ir em junho e em setembro.
3) Mergulho na Tailândia
Koh Tao é o mais barato e eles fazem várias promoções de curso + acomodação. Chegando lá e negociando, consegue-se excelentes barganhas. Muitos hotéis têm piscina, exatamente para já ir treinando o povo novato antes do primeiro mergulho. O problema é que para quem mergulha (e quem me falou isso foi um instrutor de mergulho lá em Koh Tao) parece que a visibilidade não é tão boa como em outras partes do país. Mas para quem quer aprender, Koh Tao parece mesmo ser a melhor opção.
Já na outra costa tem Koh Lanta, que é um pouco mais cara que Koh Tao, mas ainda é mais barata que Koh Phi Phi. Segundo me disseram, lá a visibilidade é ótima e a vantagem é que o barco leva você para áreas de mergulho próximas a Phi Phi.
4) Qual é a praia mais bonita?
Olha, de todas as praias que vi na Tailândia, quase todas eram lindas. Gosto é muito subjetivo e pessoal. Da última vez que estive lá, fiquei encantada com Koh Tao. E na primeira vez que estive no país (em 2010), amei Phi Phi e Maya Bay. Minha impressão (2012) é que Phi Phi anda lotada demais e Maya Bay mais ainda.
O que eu gostaria de ter feito e não fiz porque não deu tempo era Koh Lipe. Meu ex-namorado foi e as fotos são de babar.
5) Roteiro de Viagem na Tailândia
Olha, sempre dá e sempre tem gente que faz. Eu acho loucura. Acho que cada parte da Tailândia tem seus encantos. Sei que tem gente que odeia Bangkok, mas dos 4 meses que passei na Ásia e dos inúmeros templos que visitei, foi o Grand Palace que eu achei o mais impressionante. É o tipo de lugar que não tem nem como descrever, porque é tanta riqueza de detalhe que só indo mesmo para conferir. Lógico que se você não gosta de templos, não irá gostar, mas uma visita à Tailândia é uma imersão na fé deles, que aliás, é muito bonita.
Saiba como montar um roteiro de viagem para a Tailândia
6) A costa de Phi Phi ou a costa de Koh Samui?
As duas costas são lindas. Phi Phi é mais famosa por causa do filme “A Praia”. Eu tive a sorte de ver uma Maya Bay linda, com poucas pessoas na primeira vez que fui. Na segunda, não foi bem assim.
Koh Samui, Koh Panghan e Koh Tao são lindas. Quem escolher essa costa, também não irá se arrepender. Não verá Maya Bay, mas poderá ver Nangyuan Island, por exemplo.
7) Dinheiro na Tailândia
O uso do cartão por lá não é como aqui. A maioria dos lugares até aceita, mas costuma cobrar uma taxa adicional de 3 a 7%. Outra coisa chata é que para sacar dinheiro no ATM, os bancos locais cobram uma taxa extra de 150 baht (mais ou menos U$5) por saque. Não esqueça que ainda tem a taxa que o seu banco vai cobrar aqui.
Eu cheguei à conclusão que um cartão pré-pago, por exemplo, é um péssimo negócio na Tailândia. Se for para sacar, melhor sacar no cartão de débito mesmo e fazer poucos saques.
E para quem está saindo do Brasil e quer levar cash, melhor opção é dólar mesmo. Ah! Notas de U$50 e U$100 valem mais no câmbio. E tem casa de câmbio em tudo que é lugar.
8) Comidas: são apimentadas?
Sim e não. Para os tailandeses sim, mas para os turistas que não curtem pimenta, é perfeitamente possível comer a comida local sem passar mal. Aliás, eu achei a comida tailandesa maravilhosa. E mesmo para quem é muito fresco ainda existem inúmeras opções de comida ocidental.
9) Viajar sozinho para Tailândia
Dá. E não precisa reservar previamente na internet. A Tailândia é muito preparada para o turismo (o que não falta é europeu por lá) e eles têm muitas, mas muitas agências de viagem espalhadas pelo país. Nessas agências é possível comprar tudo – de ingressos de atrações a passagens de avião. A dica de ouro (que vale para tudo no país) é barganhar.
10) Eles falam inglês?
Falam e de maneira geral (embora muita gente não concorde), eu acho que eles falam um inglês bem razoável e dá para se virar bem. E quando não falam, eles tentam ser simpáticos e tentam se virar na mímica.
11) Você conhece algum guia que fale português?
Não, mas em Bangkok (2010) eu contratei a Nok (nan_ke80@yahoo.co.uk), uma tailandesa e ela falava inglês. Ela cobra um valor fixo + o tipo de transporte que você escolher. Eu escolhi só transporte público e foi interessante viver um pouco da realidade tailandesa andando de ônibus, táxi coletivo, barco, etc.
Obs – não sei se a Nok ainda trabalha como guia e lembre que ela fala inglês e tailandês apenas.
12) Táxi ou Tuk Tuk?
Deixaria o tuk tuk para as praias e sempre negociando muito bem o valor das corridas e também para ver como é, tirar fotos e tal. Em Bangkok, usaria táxi SEMPRE pedindo para o taxista ligar o taxímetro. É, eles não gostam e possivelmente vários taxistas te recusarão, mas nada como um ar-condicionado em Bangkok.
13) Vale a pena pegar um hotel com piscina?
Nas praias nem tanto, porque as praias são lindas, o mar é tranquilo e já é quase uma piscina, mas em Bangkok e Chiang Mai, se você puder pagar, vale sim. O calor é infernal e chegar no hotel cansado depois de um dia de passeios e poder tomar um banho de piscina é sensacional.
Confira esta Guia de Hotéis na Tailândia
Saiba onde se hospedar na Tailândia
14) Queria fazer massagem, mas escutei umas histórias meio duvidosas. É seguro?
Uma parte triste da Tailândia é a indústria sexual. Você vê prostitutas em todos os lugares e o governo parece estar interessado apenas em fazer com que elas não sejam menores de idade. Então, existem mesmo casas de massagem que são prostíbulos. Em outras, rola massagem com o tal “happy end” e assim por diante. Mas existem muitas casas de massagem sérias e embora a massagem tailandesa não seja uma massagem relaxante (muito pelo contrário) eu acho que vale a pena a experiência, até porque é muito barato (coisa de U$10). E a massagem nos pés é sensacional.
Nunca viaje sem seguro de viagem para a Tailândia!
15) Ouvi relatos de mulheres que foram violentadas nas festas rave que rolam por lá. É verdade?
Sinceramente, não duvido. Sei lá o que eles colocam naqueles baldinhos de bebidas. Acho que vale o bom senso também. Eu não aceito bebidas de estranhos nem aqui em Curitiba e não tinha porque aceitar na Tailândia. E, apesar da política de drogas ser bem rigorosa no país, outro fato triste é que rola sim o consumo.
16) Drogas
Aqui vale mais como alerta. Se te pegarem, no mínimo é prisão e em alguns casos, é pena de morte.
17) Não vou conseguir ir para Koh Panghan para a festa da full moon. Vale a pena ir mesmo assim?
As festas da full moon são as mais famosas e também as mais lotadas, mas tem festa toda semana em Koh Panghan. Eles fazem festa de todas as luas.
18) Qual o melhor jeito de viajar pela Tailândia?
O melhor e mais confortável certamente é o avião. Lógico que esse é o mais caro também. Saiba como viajar pela Tailândia e se locomover no país.
19) É verdade que existem muitos golpes contra os turistas no país?
Sim. Fiz uma lista dos golpes mais comuns na Tailândia e saiba como se prevenir.
20) Tenho 1 mês e queria fazer Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã. Será que dá?
Voando, até dá. Eu entendo que a Ásia é longe e a gente quer fazer o máximo de países possíveis na mesma viagem, mas minha opinião é que é melhor reduzir um pouco os países a serem visitados, até porque tem muita coisa para conhecer na Tailândia e Vietnã, por exemplo.
21) Quais os valores dos passeios? São caros?
Comparando com o custo Brasil, é tudo muito barato. Confira todos os preços dos passeios para economizar em sua viagem.
22) Preciso de Visto para ir para a Tailândia?
Não. Eles dão 90 dias se você entrar por algum aeroporto.
Saiba como voar para a Tailândia.
23) Precisa do comprovante internacional de vacina contra febre amarela?
Precisa e em Bangkok você tem que passar na área de saúde preencher um formulário antes de passar na imigração.
Obs – uma vez entrei com o passaporte italiano e eles não pediram. Mas todas as outras vezes que entrei com o brasileiro me pediram.
24) Dá para ir com qualquer roupa nos templos?
Não. Ombros e joelhos devem estar cobertos e eles também não deixam entrar com roupas muito justas. Me barraram porque eu estava com uma legging. Se isso acontecer, é só alugar uma vestimenta especial, ou melhor ainda, andar com uma canga na bolsa para servir de quebra-galho em situações como essa.
25) Roupa de marca é barato na Tailândia?
As originais não têm um preço muito diferente daqui do Brasil não. Já as falsificadas…
26) E produtos típicos. É barato, onde comprar?
É barato, ainda mais se você for nos mercados típicos. Eu gostei do Night Bazar de Chiang Mai e das lojas próximas a Khao San Road em Bangkok (mas o que não falta é mercado típico em Bangkok).
27) É tranquilo alugar moto para explorar as ilhas?
Sim, é tranquilo alugar scooter.
28) Precisa reservar hotel com antecedência?
Vai muito do seu perfil. Com exceção da altíssima temporada, diria que não precisa. Mas se você é do tipo que só fica tranquilo se chegar no destino com hotel reservado, eu listei aqui todos os hotéis e hostels que fiquei e recomendo.
29) Não vou para Chiang Mai, mas queria fazer um passeio com os elefantes. Tem outro lugar?
Tem vários. Ayutthaya, Krabi, acho que Phuket também.
30) Ayutthaya ou Angkor Wat?
Essa é difícil. Amei os dois. Para quem tiver tempo de atravessar para o Camboja, Angkor Wat é realmente imperdível. Foi um dos lugares mais lindos que vi no mundo. Amei demais mesmo. Sem contar que o Camboja é um país incrível. Quem não puder, Ayutthaya também tem seus encantos e fica pertinho de Bangkok.
Confira tudo que precisa saber antes de viajar para a Tailândia e saiba os 10 motivos para você conhecer a Tailândia.
Se você tiver uma dúvida que não está aqui, por favor deixe nos comentários. Se eu souber, eu respondo, senão pedirei ajuda aos demais leitores ;-).