Preciso Viajar

Koh Phi Phi e Maya Bay

Para quem quer passar uns dias em Koh Phi Phi, recomendo fortemente Krabi como base anterior. Para quem ainda está na dúvida e quer ir para Phuket, recomendo que leia esse post. Eu já fui algumas vezes para Koh Phi Phi e consequentemente Maya Bay e o lugar realmente é fantástico. Mas, sendo realista, o filme “A Praia” ajudou a tornar o local uma muvuca, o crescimento do turismo está meio desordenado e para ver o paraíso, já não é mais tão fácil e muito menos barato.

Dicas de Koh Phi Phi

Fui pela primeira vez para Koh Phi Phi, em fevereiro de 2010.  Para quem não sabe, Koh Phi Phi foi um dos lugares mais destruídos pelo tsunami em 2004. A ilha também é famosa, porque ela é “dona” da praia chamada Maya Bay, aquela super famosa do filme “A Praia”. Existem diversas maneiras de chegar em Koh Phi Phi (todas de barco). As mais utilizadas são os ferrys que saem de Krabi ou Phuket. Eu peguei o ferry de Krabi, mas a dica que vou dar agora serve para qualquer ferry. Compre os tickets nas agências de turismo e não no cais. É mais barato! Eu paguei 300 baht e como tudo na Tailândia é preciso barganhar.

Quem tem qualquer guia de viagem para viagens de baixo custo, vai ler a seguinte frase na página de Koh Phi Phi – é impossível encontrar acomodação de qualidade com preço baixo na ilha. Isso é 100% verdade. Brasileiros que vão viajar apenas para a Tailândia, ainda vão achar os hotéis muito baratos se comparados com qualquer destino turístico brasileiro, mas para os padrões da Tailândia, Phi Phi seria o Rio de Janeiro. Tudo é mais caro por lá. Se em Bangkok, você consegue bons hotéis na faixa de U$20-U$30 por noite, em Koh Phi Phi, um bom hotel com quarto privativo, vai para a faixa de U$60-U$80 a noite. Passei o réveillon de 2012 por lá e fiquei num hotel simples que custou U$70 a noite e não tinha nada de especial. Phi Phi tem um preço e o preço é salgado.

É uma ilha pequena, não tem carros e os moradores utilizam bicicletas para se locomover, o que certas horas pode causar um certo desconforto com as buzinas e os constantes pedidos de sair da frente para a bicicleta passar.  Mas só quem foi para Phi Phi pode confirmar que realmente a ilha tem algo mágico. É uma sensação indescritível mesmo.

Koh Phi Phi é dividida em duas ilhas: Phi Phi Don, que é a área que você pode se hospedar e Phi Phi Leh que é onde fica Maya Bay.

Maya Bay

Maya Bay

Hotéis em Koh Phi Ph

A maioria dos hotéis possui serviços para buscar os turistas no cais, então você não precisa se preocupar muito em carregar as malas. De qualquer maneira, já adianto que é melhor evitar mala de rodinha no local. E se estiver num estilo mais econômico, de mochilão, pode esquecer o conforto grátis de serviço de carregamento de malas oferecidos pelos hotéis. Você terá que andar uns 10, 15 minutos até o seu hostel. A boa notícia é que a ilha é pequena. Eu fiquei bem no fim na praia de Loh Dalam Bay, perto da rota de evacuação em caso de tsunami e não demorou mais do que 15 minutos para chegar no hotel.

Praia

A praia de Loh Dalam Bay é boa para pegar sol e ver a galera jovem da ilha, mas a praia de Long Beach (dá para ir andando e demora 1 hora ou você pode pegar o aqua-táxi) é bem melhor para curtir o mar.

Passeios

Um passeio imperdível dentro de Koh Phi Phi é ir até o View Point ver o pôr-do-sol. A subida é ingreme e dolorida, mas vale a pena. A primeira vez que eu fui, era de graça, mas agora eles estão cobrando um valor de 20 baht pela subida.

Pôr do sol no View Point

Maya Bay

Para ir até Maya Bay, você precisa de um barco. Você pode ir com excursão e comprar um day tour, que tem preço fixo na ilha inteira ou você pode alugar um barco só para você. Eu fiz as duas coisas. Fui com excursão, pois a primeira vez que visitei a ilha, estava sozinha. Foi bom pelas pessoas que conheci, mas o problema é que todas as excursões chegam no mesmo horário e a ilha fica lotada demais e você nem consegue fotos decentes do lugar. Esse tour custa entre 450-600 baht por pessoa.

O aluguel de um barco também anda com o preço inflacionado. Na primeira vez que fui, consegui alugar um barco por 6 horas e pagamos 1.200 baht pelo barco (600 para cada um). Quando voltei em 2011, o valor foi bem mais alto. Pagamos 1.800 baht pelo barco. Tem que ter muita paciência na negociação e ir no horário certo negociar com os barqueiros.

E qual o melhor horário para visitar a ilha?

Eu acredito que o melhor horário é no começo da manhã entre 7h e 8 h e aí você pode negociar com o barqueiro para ficar menos tempo na ilha e ver se ele cobra menos porque o passeio será menor. Mas não se iluda! “A Praia” nunca estará 100% vazia.

Quase um milagre e um bom fotógrafo

Para conseguir fotos super exclusivas, só tem um jeito – fazer o acampamento de Maya Bay. É caro, custa o equivalente a U$100, mas você dorme na ilha com um grupo pequeno de pessoas e tem chances maiores de fotografar a praia sem as multidões e a quantidade enorme de barcos.

Vazia ou não, Maya Bay tem seu charme e deixa todos de queixo caído. Fácil perceber porque a escolheram para gravar um filme chamado “A Praia”. Merece o título.

Linda

 

Sair da versão mobile