Lisboa com chuva: o que fazer? Com toda a certeza, isso é algo que ninguém quer durante a viagem, mas infelizmente não podemos controlar a mãe natureza. Assim sendo, deixo aqui uma sugestão de o que fazer em Lisboa com chuva. Nem mesmo a chuva consegue atrapalhar esse roteiro.
Lisboa com chuva: o que fazer?
Antes de mais nada, quero dizer que uma coisa que eu faço antes de todas as minhas viagens é acompanhar a previsão do tempo muitos dias antes de eu efetivamente viajar. E vou montando roteiros que se encaixem tanto em dias ensolarados como em dias chuvosos. Só para exemplificar: deixo alguns lugares “na manga”, que são justamente aqueles lugares que podem ser visitados em dias de sol e dias de chuva.
Se acaso a chuva aparecer em um dos dias da minha viagem, concentro meu roteiro do dia chuvoso na visita a esses lugares que deixei “na manga”.
O que visitar em Lisboa com chuva: Museus
Boa parte dos museus independe de “clima bom”, já que são – em sua maioria – lugares fechados. Lisboa oferece ótimas opções de museus que podem ser visitados durante dias chuvosos. Seguem algumas sugestões:
MAAT
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa (MAAT) pode ser visitado em dias de chuva. O museu foi inaugurado recentemente, em 2016, e impressiona por conta de sua arquitetura. O acervo do MAAT conta com obras de mais de 250 artistas portugueses.
Site: https://www.maat.pt/pt
Horário de funcionamento: das 11h às 19h. O MAAT não abre às terças-feiras e nos dias 1º de Janeiro, 1º de Maio e 25 de dezembro.
Como chegar:
Ônibus (autocarro): linhas 728, 714, 727, 729, 751.
Bonde (Elétrico): 15E
Trem (Comboio): Linha de Cascais: descer na Estação Belém.
Museu Nacional dos Coches
Bem como o MAAT, o Museu nacional dos Coches também é uma ótima pedida para você visitar em dias chuvosos em Lisboa. E eles estão próximos um do outro. Com sua coleção de carruagens dos séculos 17 a 19, o Museu Nacional dos Coches impressiona.
Site: http://museudoscoches.gov.pt/pt/
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10h às 18h. O Museu Nacional dos Coches não abre às segundas-feiras, 1º de Janeiro, 1º de Maio, domingo de Páscoa, 13 de junho, 24 e 25 de dezembro.
Endereço: Av. Brasília, s/n.
Como chegar:
Ônibus (autocarro): linhas 28, 714, 727, 729, 751.
Bonde (Elétrico): 15E
Trem (Comboio): Linha de Cascais: descer na Estação Belém.
Museu Nacional do Azulejo
Eu nem sou muito fã de museus, entretanto vale a pena conhecer o Museu Nacional do Azulejo. O antigo convento manuelino posteriormente deu lugar ao Museu Nacional do Azulejo que revela 500 anos de história de Portugal. Imperdível: Sala de Grande Vista de Lisboa, no segundo andar. Há um painel panorâmico do pintor espanhol Gabriel de Barco que retrata a Lisboa antes do terremoto de 1755.
Site: http://www.museudoazulejo.gov.pt/
Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 10h às 18h. O museu não abre às segundas, feriados do Ano Novo, Domingo de Páscoa, 1º de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro.
Endereço: Rua Madre de Deus, 4.
Como chegar: Ônibus (autocarro): linhas 718, 742, 794 ou linhas 28 ou 759 que param na Av. Infante D. Henrique (a 5 minutos do Museu Nacional do Azulejo).
Dica: O Museu Nacional do Azulejo e o Museu Nacional dos Coches estão incluídos no Lisboa Card, o passe turístico de Lisboa, que inclui transporte público ilimitado e acesso grátis a algumas atrações. Os passes custam a partir de 20 euros. Compre já o seu Lisboa Card.
Museu Calouste Gulbenkian
O Museu Calouste Gulbenkian reúne o acervo do colecionador de arte Calouste Sarkis Gulbenkian. É um museu bastante interessante e fechado, por consequência também é uma ótima opção para dias chuvosos.
Site: https://gulbenkian.pt/museu/
Horário de funcionamento: segundas, quartas, quintas, sextas, sábados, domingos das 10h às 18h.
O museu não abre às terças, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de dezembro.
O Museu Calouste Gulbenkian oferece entrada gratuita aos domingos após às 14h.
Endereço: Avenida de Berna, 45.
Como chegar:
Metrô – estações São Sebastião ou Praça de Espanha.
Ônibus (autocarro): linhas 716, 726, 756 (Av. de Berna), 746 (Av. António Augusto de Aguiar) e 713, 742 (Rua Marquês da Fronteira).
Leia também:
O que fazer em Lisboa com chuva: Gastronomia
Assim, se São Pedro não colaborar na previsão do tempo, não tem problema, já que Lisboa colabora (e muito) nas opções gastronômicas.
Mercado da Ribeira – Time Out Market
O mercado Time Out da Ribeira é uma ótima opção para você visitar em dias chuvosos. É coberto, amplo e tem ótimas opções de restaurantes de chefs portugueses famosos a preços convidativos. E fica bem na frente da estação do metrô.
Dica: aproveite para experimentar o pastel de nata da Manteigaria. Na minha opinião, esse é o melhor pastel de nata de Portugal (embora o pastel da Confeitaria Pastéis de Belém seja mais famoso).
Site: https://www.timeoutmarket.com/lisboa/
Endereço: Av. 24 de Julho s/n.
Horário de funcionamento: de domingo a quarta das 10h até meia-noite e de quinta a sábado das 10h até às 2h.
Como chegar: Estação de trem (comboio)/ferry e metrô: Cais do Sodré.
Mercado de Campo de Ourique
O Mercado de Campo de Ourique não é tão famoso como o Mercado da Ribeira, mas é tão bom quanto seu primo famoso. Na minha opinião é até melhor. Outra vantagem é que ele é mais barato que o Time Out.
Site: https://mercadodecampodeourique.pt/
Endereço: Rua Coelho da Rocha, 104.
Como chegar: Bonde (elétrico) 25E ou 28 sentido Praça de Ourique. Desça na parada Igreja Santo Condestável. O mercado fica atrás dessa igreja. Também é possível chegar de ônibus (autocarro). Linhas 709 e 774.
Coisas para fazer em Lisboa com chuva: Compras
Shopping Colombo
Então, outra opção para dias chuvosos é fazer umas comprinhas. Há ótimas opções de shoppings na capital portuguesa.
Meu shopping preferido em Lisboa é o Shopping Colombo. É enorme e tem muitas lojas de marcas adoradas pelos brasileiros.
Como chegar: pegue a linha azul do metrô e desça na estação Colégio Militar/Luz. Tem uma saída chamada “Centro comercial Colombo”. Basta subir umas escadas e você já estará dentro do shopping.
Shopping Vasco da Gama
Outro shopping que vale a visita em Lisboa é o Vasco da Gama. É um dos shoppings mais bonitos que conheço. Ele é um pouco mais afastado do centro histórico, mas também dá para chegar de metrô. Dica: ainda nesse lado moderno de Lisboa, vale muito a pena contemplar a belíssima estação de trem Oriente.
Como chegar: pegue a linha vermelha do metrô e desça na estação Oriente. Depois, siga as placas com as indicações “Centro Comercial Vasco da Gama”.
Leia também:
- Lojas para comprar presentes em Portugal
- Onde fazer compras em Lisboa
- Onde comprar roupas de frio em Portugal
Lisboa com crianças
E, se você está viajando com crianças, a chuva não precisa atrapalhar seu roteiro. Lisboa também oferece boas atrações para os pequenos que podem ser visitadas tranquilamente em dias de chuva. Seguem as principais:
Oceanário de Lisboa
Localizado na área mais moderna de Lisboa, Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa é o segundo maior aquário da Europa. São cerca de 8.000 animais e plantas de mais de 500 espécies. Ele é dividido em quatro partes, que representam o Atlântico Norte, Oceano Antártico, Pacífico Temperado e o Oceano Índico Tropical. Mas o grande destaque é mesmo o aquário central.
O Oceanário é gigante e agrada também os adultos. Não perca tempo e compre agora o ingresso do Oceanário de Lisboa.
Como chegar: pegue a linha vermelha do metrô e desça na estação Oriente. Depois, siga as direções para o Parque das Nações.
Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva
O Pavilhão do Conhecimento é um museu interativo dedicado à ciência e uma atração bastante popular entre as crianças. O museu conta com diversas exposições temáticas voltadas para crianças de diferentes idades. Ele fica localizado na mesma área do Oceanário, então você pode visitar os dois no mesmo dia.
Como chegar: pegue a linha vermelha do metrô e desça na estação Oriente. Depois, siga as direções para o Parque das Nações.