Para quem está procurando um roteiro Portugal e Espanha, segue aqui o que fiz em 15 dias entre os meses de novembro/dezembro. Se eu tivesse ido em setembro ou outubro teria sido ainda melhor, pois conseguiria ter aproveitado as lindas praias do Algarve. A vantagem de ter ido na baixa temporada foi que consegui ótimos preços em hotéis de padrão superior ao que teria conseguido se tivesse viajado durante a alta temporada.
Roteiro Portugal e Espanha
Esse roteiro é bem versátil, pois você pode fazê-lo de carro ou com transporte público (trem ou ônibus). Eu só aluguei carro no Algarve (Portugal). Se você tiver mais dias (ou se alugar um carro em Sevilha), eu recomendo incluir Granada no seu roteiro.
Para otimizar esse roteiro, sugiro chegar por um país e sair por outro. Por exemplo: voo do Brasil para Lisboa (Portugal) e volta de Madrid (Espanha) para o Brasil. Dessa maneira você não precisa retornar para a primeira cidade do roteiro.
Leia também
Informações Práticas Portugal e Espanha
Como chegar em Portugal e Espanha
Há voos diretos do Brasil para Portugal com as companhias aéreas TAP, Latam e Azul. Para a Espanha há voos diretos saindo do Brasil com as companhias aéreas Latam e Ibéria.
Visto e Vacinas para Portugal e Espanha
Brasileiros não precisam de visto de turismo para viagens a Portugal e Espanha com duração de até 90 dias.
Seguro Viagem Obrigatório
Portugal e Espanha fazem parte do Tratado Schengen e exigem um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30.000 euros. Esse seguro tem que que garantir assistência médica por doença ou acidente. Faça sua cotação sem compromisso e ainda ganhe 10% de desconto. Cotação seguro viagem.
Qual moeda levar?
A moeda oficial de Portugal e Espanha é o euro e é recomendável que você leve euros para lá. Caso não goste de carregar dinheiro em espécie, poderá efetuar saques nos caixas eletrônicos ou utilizar o seu cartão de crédito. Não esqueça de habilitá-lo para uso no exterior.
Agora que você já sabe o essencial: como chegar, que moeda levar e a questão do visto e seguro viagem obrigatório vamos para o que de fato interessa: o roteiro. Novamente: esse foi o roteiro que eu fiz, mas você pode adaptá-lo conforme os seus interesses.
Roteiro Portugal e Espanha – parte 1 – Lisboa e arredores
Dias 1 e 2: Lisboa
Lisboa é uma das cidades que mais gosto na Europa. Passear por Lisboa é super tranquilo porque o centro histórico abriga grande parte das atrações. E as atrações que não estão no centro podem ser facilmente acessadas com o transporte público (metrô, bonde ou ônibus).
Se você ainda não escolheu sua hospedagem em Lisboa eu sugiro ficar na região central. Eu já fiquei no Hostel Travellers House eleito um dos melhores hostels do mundo (RESERVE AQUI) e no Hotel Brown’s Downtown (RESERVE AQUI). Outra boa opção para hospedagem em Lisboa é a região de Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade. Alguns hotéis que já fiquei na região: Hotel Exe Liberdade (novinho e muito, muito bom) – (RESERVE AQUI), no HF Fenix Garden (RESERVE AQUI) e no Ibis Liberdade (RESERVE AQUI).
Leia também
Atrações que considero imperdíveis em Lisboa:
- Mosteiro dos Jerônimos – compre ingresso antecipadamente
- Padrão dos Descobrimentos
- Torre de Belém
- MAAT
- Praça do Comércio
- Praça do Rossio
- Castelo de São Jorge
- Sé de Lisboa
- Panteão Nacional
- Alfama
- Miradouro de Santa Luzia
- Convento do Carmo
- Elevador da Bica
- Mercado da Ribeira
- Parque das Nações
Dia 3: Sintra e Azenhas do Mar
Eu adoro Sintra. Já estive lá algumas vezes e considero uma das melhores opções de bate-volta desde Lisboa. Nessa minha última viagem, finalmente realizei o sonho de conhecer Azenhas do Mar. Contratei um guia lá em Sintra mesmo, o Bruno da empresa Portugal Unknown Tours e passeamos por Sintra e Azenhas do Mar. Valeu muito a pena. Segue o contato dele: portugalunknowntours@gmail.com. Custou €80 para 2 pessoas (€40 para cada).
Leia também
[su_list icon=”icon: star”]
- Passeios de bate-volta a partir de Lisboa
- Passeio de 1 dia em Sintra
- Qual a melhor época para viajar para Lisboa
[/su_list]
Dia 4: Lisboa
Aproveitei o último dia em Lisboa visitando algumas das atrações que coloquei lá em cima (roteiro de 3 dias em Lisboa) e no fim do dia, peguei um trem na estação Oriente até Faro no Algarve. Dormi em um hotel próximo a estação de trem de Faro e no outro dia de manhã fui até o aeroporto de Faro (peguei um uber até lá) para pegar o carro que eu tinha alugado. De Faro eu dirigi até Lagos.
Roteiro Portugal e Espanha – parte 2 – Algarve
Na primeira vez que estive no Algarve eu fiquei hospedada em Carvoeiro. Nessa última viagem, optei por fazer a cidade de Lagos como minha base no Algarve. Consegui uma ótima promoção no valor das diárias (por ser inverno as praias não estavam cheias) e fiquei no excelente Hotel Dom Manuel I (RESERVE AQUI). Adorei o hotel e a localização dele.
Leia também
[su_list icon=”icon: star”]
[/su_list]
Dia 5: Praias da Região de Lagos
Já que estava hospedada na região de Lagos, tirei um dia para dar uma volta pelas praias de Lagos: Praia do Pinhão, Praia de Dona Ana e Praia do Camilo (a minha praia preferida no Algarve). Também fui até a Ponta da Piedade. Se tiver disposição dá para conhecer as praias a pé. Como eu estava de carro e era baixa temporada, deixei o carro estacionado na Praia da Dona Ana e fui andando até a Praia do Pinhão. Depois voltei para o estacionamento e fui até a Praia do Camilo e depois até a Ponta da Piedade.
Praia do Camilo
Dia 6: Praias da Região da Lagoa
Eu tinha adorado a região da Lagoa quando fui a primeira vez para o Algarve. Na minha primeira viagem para o Algarve eu fiquei no no Hotel Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI). O hotel foi inteirinho reformado e tá maravilhoso. Recomendo! Mas, caso queira ficar hospedado lá, é primordial alugar um carro.
Passei pela Praia do Carvalho, Praia da Marinha, Praia de Benagil e Praia de Carvoeiro. Essas praias são maravilhosas. E mesmo sendo meados de novembro a temperatura estava por volta dos 20-22 graus. Alguns europeus estavam até pegando praia.
Dia 7: Praias de Albufeira
Dediquei um dia para ir dar uma volta em Albufeira (a cidade mais agitada do Algarve) e também em algumas praias da região: Praia da Falésia, Praia da Rocha Baixinha e Praia da Coelha.
Dia 8: Lagos e Faro
Como eu tinha que devolver o carro no aeroporto em Faro e de lá pegar o ônibus para Sevilha, deixei o último dia para curtir mais um pouco do visual magnífico da Praia do Camilo e depois dar uma volta por Faro (uma cidade subestimada que muita gente usa apenas como passagem para chegar/sair do aeroporto) antes de me despedir do Algarve.
Se você for para o Algarve durante os meses mais quentes, não deixe de visitar a Ilha de Tavira. É um dos lugares mais bonitos que conheci em Portugal e a água não é tão gelada como nas demais praias.
Praias e passeios que considero imperdíveis no Algarve:
- Ilha de Tavira
- Praia do Pinhão
- Praia de Dona Ana
- Praia do Camilo
- Praia do Carvalho
- Praia da Marina
- Praia de Benagil
- Praia da Falésia
- Passeio de barco pelas praias de Lagos até a Ponta da Piedade
- Passeio de barco até a Gruta de Benagil
Roteiro Portugal e Espanha – parte 3- Sevilha
Fui de ônibus de Faro para Sevilha. Comprei o bilhete antecipadamente pela internet saindo da parada do aeroporto. O ônibus atrasou muito. Eu achei que ele não iria passar. Entrei no aeroporto de Faro, pedi informações e me disseram que os atrasos são recorrentes. Tirando o atraso do ônibus, a viagem em si foi bem tranquila.
Admito que me arrependi um pouco de não ter alugado um carro em Sevilha e ter explorado um pouco mais a região da Andaluzia na Espanha. Se eu pudesse fazer esse roteiro de volta, cortaria 1 dia em Sevilha e 2 dias em Madri e conheceria Córdoba e voltaria para Granada (um dos lugares que mais gostei na Espanha). Fica a sugestão para o seu roteiro.
Dias 9, 10 e 11: Sevilha
Sevilha é uma das cidades mais bonitas e vibrantes que conheço na Espanha. É conhecida como a cidade do Flamenco, pois supostamente foi lá que ele nasceu. Sevilha também é famosa por conta de seus inúmeros bares de tapas. Sevilha tem personalidade e muito sol, o que a coloca na minha lista de cidades preferidas na Espanha.
Aqui eu detalhei bem o que fazer em Sevilha. Se você tiver um ritmo um pouco mais acelerado, pode fazer tudo em 2 dias e deixar o terceiro dia para explorar outra cidade da Andaluzia.
Atrações que considero imperdíveis em Sevilha
- Praça da Espanha
- Parque de María Luísa
- Catedral de Sevilha
- Real Alcázar de Sevilha
- Torre del Oro
- Metropol Parasol (Setas de Sevilha)
- Assistir a um show de flamenco
Roteiro Portugal e Espanha – parte 4- Madri e Arredores
Como já era fim de viagem e eu já tinha passado por Paris antes de começar esse roteiro Portugal e Espanha, coloquei 4 dias em Madri para dar uma descansada, visitar uma amiga de longa data e também fazer uma comprinhas. Madri é uma cidade ótima para compras. Para quem gosta da loja Primark há uma loja enorme na Gran Vía de Madrid.
Leia também
[su_list icon=”icon: star”]
[/su_list]
Dias 12 e 13: Madri
Madri é uma das mais vibrantes capitais europeias e ainda tem como vantagem ter as suas principais atrações concentradas na parte central. Sendo assim, é muito fácil visitar os pontos turísticos a pé. Seguem aqui sugestões de 25 atrações grátis em Madri.
Atrações que considero imperdíveis em Madri
- Parque del Buen Retiro – veja no blog Vontade de Viajar O que ver e fazer no Parque do Retiro, em Madri
- Puerta de Alcalá
- Templo Debod
- Plaza de Cibeles (vale a pena subir no mirador)
- Palácio Real
- Catedral de Almudena
- Jardines de Sabatini
- Puerta del Sol
- Plaza Mayor
- Mercado de San Miguel
- Museu do Prado
- Reina Sofía
- Museu Thyssen-Bornemisza
Dia 14: Toledo
Toledo é na minha opinião o melhor bate-volta desde Madri. Você pode ir por conta própria (de trem) ou então ir com uma das inúmeras excursões de ônibus que saem do centro de Madri.
Dia 15: Madri
Aproveitei o último dia em Madri para visitar algumas atrações que não deram tempo nos primeiros dias e também para fazer umas comprinhas.
Se quiser dar uma esticada por outros lugares da Espanha como Barcelona dá uma olhada nesse post: o que fazer em Barcelona.
40 comentários
Quanto tempo de ônibus você fez entre Portugal e Espanha ? E de Sevilha para Madri você foi de ônibus? Fez em quanto tempo? Beijos
De Sevilha para Madri eu fui de trem de alta velocidade. Deu umas 2 horas e pouco de viagem. E de Faro para Sevilha deu isso aí também (2 horas e meia mais ou menos).
Gostei mto de suas dicas. Ano passado conheci Londres, Paris e Amsterdã. Neste ano pretendo conhecer mais 3paises. De preferência Itália, Portugal e Espanha. O que vc me sugere em 15dias? Gosto de verão. Se possível me passe dicas para conhecer melhores cidades de cada país, sem ficar mto cansativo. Obrigada!
Em 15 dias eu sugiro o roteiro que fiz e coloquei nesse post – Portugal (com as praias do Algarve) e Espanha. Fica bem corrido acrescentar a Itália.
Fernanda, de Faro até Sevilha você comprou o bilhete do ônibus antecipado, ou pode comprar lá na hora? A estação de ônibus é perto do aeroporto onde você deixou o carro? Dá para ir com as malas?
Fernanda, de Faro até Sevilha você comprou o bilhete do ônibus antecipado, ou pode comprar lá na hora? A estação de ônibus é perto do aeroporto onde você deixou o carro? Dá para ir com as malas?
Comprei antecipado porque peguei na parada do aeroporto. Bem pertinho da locadora: fui a pé.
Opa, cortou a resposta. Se quiser pegar na rodoviária, aí não é perto do aeroporto. Por isso preferi pegar na parada do aeroporto já que estava com carro alugado e devolvi o carro lá mesmo no aero.
Bom dia, tudo bem? estava lendo seu artigo/roteiro. Pela sua experiência quantos dias seriam necessários em uma volta incluindo o seguinte roteiro: Lisboa até Porto (com paradas em cidades no meio), Madrid, Barcelona e Sevilha ( com visitas em locais no meio). Retorno para Lisboa. Detalhe: o que nesse trecho dá e compensa fazer de carro? Obrigado e parabéns pelas publicações.
Dentro das cidades não vale a pena usar o carro por conta da dificuldade de estacionamento. Em relação ao número de dias, tudo vai depender de quais cidades quer visitar no caminho. Se considerar 3 dias para cada cidade que colocou no roteiro já são 15 dias, dependendo do número de cidades que quer visitar no meio do caminho já vira um roteiro de 25, 30 dias. Só ali na região de Sevilha dá para ficar mais de 1 semana se quiser visitar Córdoba e Granada, por exemplo.
Muito leagal seu roteiro de 15 dias por Portugal e Espanha 🙂 saudades de todos esses lugares! Se a pessoa tiver mais tempo vale a pena incluir o Porto e Barcelona nas pontas da viagem hehehe
Sim, eu fiz uma vez um roteiro parecido. Saindo do norte de Portugal (Porto) e cruzando para a Espanha. Outra possibilidade de roteiro que vale a pena considerar.
Seu roteiro está ótimo. Acho que Portugal dá para fazer infinitas e ótimas combinações. Eu gostaria muito de fazer o Norte (saindo do Porto) e dali chegar à Espanha.
Já fiz esse roteiro muitos anos atrás. Saí do Porto e fui para Santiago de Compostela, depois fui descendo. Passei por Salamanca até chegar em Madri. Preciso inclusive repetir esse roteiro em uma próxima oportunidade.
Justamente estava pensando em como visitar os dois países em 20 dias, já que estou planejando ir no verão do ano que vem. Amei demais o roteiro e as dicas!!!
No verão vale muito a pena incluir o Algarve. Sou suspeita porque sou muito fã, mas as praias são maravilhosas.
Gostei bastante do seu roteiro. De longe, entendo a sua paixão pela Andaluzia. Os meus lugares preferidos por lá foram Granada e Cádiz. Em tempo, em Sevilha não tem como não se apaixonar pela Plaza de España.
Cádiz eu não conheço, mas amei Granada. Sevilha é demais também.
Roteiro mará em Portugal e Espanha. Adorei o Post. Pessoalmente amei a Andalusia e acho Granada imperdível… com certeza a cidade pra encaixar na sua dica de visitar uma cidade a mais a partir de Sevilha! Perfeito!!
Granada realmente é linda e vale a pena encaixar no roteiro.
Oi Fernanda, gostei do roteiro.
Quanto gastou na viagem?
Oi Fernanda, muito boa suas dicas, deu pra ver que você conhece bem 😊 Estou planejando nossa primeira viagem p a Europa e escolhi Portugal e Espanha (Abril/2020) Temos 12 dias e gostaria muito de conhecer Lisboa/Algarve/Sevilha/Madri/Barcelona. Pelo que li há muitas atrações para pouco tempo. O que indicaria de roteiro, quantos dias em cada lugar, o onde não podemos deixar de ir e o que seria necessário deixar de fora… Vamos alugar carro. Te agradeço desde já 😘😘
Olá, Raquel! Olha, 12 dias para todos esses lugares não será suficiente até porque tem a questão do deslocamento que vai tirar um tempo considerável do seu roteiro. Eu tiraria Barcelona por uma questão logística mesmo e tentaria comprar o voo do Brasil com chegada em Lisboa e a volta por Madri.
Boa noite Fernanda! Amei seu roteiro e vou copiar! rs
Eu vi que tem como pegar o trem em Lisboa e descer direto em Lagos. Você desceu em Faro só para pegar o carro? Não tem como alugar o carro em Lagos? E depois para ir à Sevilha, é melhor partir de Faro? Ou tem como sair de Lagos e ir direto para Sevilha?
Boa noite! Sim, dá pra ir de trem até Lagos só que tem que trocar de trem na cidade de Tunes. Como em Faro fica o aeroporto, preferi alugar o carro lá. Tem mais locadoras. E dá para partir de Lagos para Sevilha de ônibus, só que leva mais tempo e ele também para em Faro. Por isso também optei sair de Faro.
Bom dia Fernanda, muito obrigada por responder! Eu vi que tem dois tipos de trem, o AP e o IC, qual vc costuma usar? Também vi que Portugal tem um fuso de 3 horas em relação ao Brasil né? Isso significa que se meu vôo chegar às 7h (horário de Brasília) em Lisboa, serão 10h (horário local)? E na Espanha também segue esse mesmo fuso?
Depende da época do ano. O fuso de Portugal pode variar dependendo do horário de verão. Na Espanha é 1 hora a mais que Portugal. Quanto ao trem: depende. Mas se o preço estiver parecido, eu prefiro o AP porque é mais rápido.
Boa noite Fernanda! Onde é a parada final do ônibus em Sevilha? É na Seville Santa Justa Railway?
Oi Fernanda , amo seus roteiros , necessito visitar uma cunhada que mora em olviedo na Espanha e estaremos com base em Porto , alugamos carro , mas teríamos outra opção, talvez mais barata para irmos , trem , ônibus etc .,,obrigada
Oi, Fernanda! Obrigada pelas dicas de roteiro. Estou planejando uma viagem para o ano que vem, e diante do valor do euro, me preocupei com a média de gasto por dia. Para outros destinos da Europa sempre calculei 100 euros por dia por pessoa (sem contar com hospedagem). Você saberia me informar a média de gasto por dia em Portugal e na Espanha, levando em conta transporte na própria cidade, restaurantes e entradas em atrações?
Fernanda, suas informações são muito preciosas e objetivas, tenho uma dúvida, posso ir a Inglaterra, de lá para Portugal e retornar para o Brasil?
Pode informar quanto você gastou no total da viagem?
Obrigada!
Ola Fernanda, obrigado pelas dicas, se pode ir de carro alugado de Fara para Sevilha, ou teria a opcao de Trem?
Oi, Mauro! Tem ônibus e pode ir de carro alugado, mas se devolver na Espanha terá que pagar um extra.
BOM DIA FERNNDA, TUDO BEM? ESPERO QUE SIM!
ESTOU QUERENDO FAZER UMA VIAGEM PARA PORTUGAL E ESPANHA, MAS SAINDO DE LISBOA, SEGUINDO AO NORTE PASSANDO PELAS PRINCIPAIS CIDADES CHEGANDO ATÉ PORTO, E, SAINDO DE PORTO, PEGANDO VOO AO BRASIL EM MADRID, TUDO DE CARRO.
VOCÊ TEM COMO ME PASSAR ALGUMAS DICAS? DATAS MAIS EM CONTA, ETC?
SE PUDER, EU AGRADEÇO DESDE JÁ.
ATT.: LUCAS TRIDA
Ola Fernanda – ADOREI o roteiro de Portugal/Espanha em 15 dias.
Queria saber se você considerou ir de carro de Portugal para a Espanha. Pensei que poderia ganhar umas horas preciosas para curtir mais os pontos turisticos.
O que voce acha?
Oi Reginaldo! Sim, considerei. Só não fiz isso porque tinha que pagar um extra para entregar o carro em outro país e meu voo de retorno era via Madrid. Financeiramente não compensaria. Mas acho uma boa opção sim se couber no seu orçamento.
Oi Fernanda, td bem? Estive lendo seus posts e achei bem interessante esse roteiro de 15 dias entre Portugal e Espanha que ainda não tive oportunidade de conhecê-las. Uma pergunta: consigo fazer tudo isso de trem nesse período de 15 dias? Adoro esse meio de transporte pela comodidade e pelo fato das estações estarem bem próximas aos principais centros urbanos e atrações turíticas. Já fiz algumas vezes pelo leste europeu, itália, paris, londres, etc e deu super certo. O que acha?
Fizemos esse roteiro e adoramos! Foi uma viagem perfeita e inesquecível. É ideal para casais românticos e apaixonados como nós!
DAVID SIMON BERGMANN e KAREM CAINELLI