Com o euro nas alturas, economizar é sempre uma boa pedida. Por isso segue uma sugestão de atrações grátis em Madri. Madri além de ser uma das mais vibrantes capitais europeias, concentra suas principais atrações turísticas na parte central. É muito fácil visitar os pontos turísticos. Guarde essas dicas, pois com a economia dos euros você poderá comer muitos churros e tapas em Madri.
25 Atrações grátis em Madri
Atrações grátis em Madri: parques e jardins
1) Parque del Buen Retiro
O Parque del Buen Retiro já foi refúgio da realeza e hoje é um dos muitos parques urbanos de Madri e, na minha opinião, o mais bonito. O parque é enorme e a entrada é gratuita. Aproveite também para conhecer o belíssimo Palácio de Cristal.
2) Jardines de Sabatini
Os jardins que ficam no entorno do Palácio Real são muito bem cuidados e possuem fontes e labirintos naturais.
3) Campo del Moro
O parque Campo del Moro fica atrás do Palácio Real e recebeu esse nome porque no século 12 o exército muçulmano acampou lá antes de atacar o Real Alcázar.
Endereço: Paseo de la Virgen del Puerto.
Atrações grátis em Madri: praças
4) Puerta del Sol
Puerta del Sol é o marco zero de Madri e a praça mais movimentada da cidade. É na Praça de Puerta del Sol que está o símbolo da cidade: El Oso y el Madroño.
5) Plaza Mayor
Essa praça já foi palco de touradas e queima de “bruxas” na época da inquisição. Tem uma arquitetura majestosa e hoje é palco de muitos eventos culturais.
6) Plaza de Cibeles
Ah, se todas as rotatórias fossem como a da Plaza de Cibeles! Circundam a praça o Palácio de Linares, o Palácio Buenavista, o Banco de España e o incrível Palácio das Comunicações.
Extra: não é grátis, mas vale o investimento. Por 2€ você pode subir no “Mirador Madrid” que fica no Palácio das Comunicações. A vista lá de cima vale cada centavo.
7) Plaza de España
No centro da Plaza de España existe um jardim com uma fonte dedicada a Miguel de Cervantes e umas estátuas representando Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Panza.
8) Plaza de Oriente
Uma praça que lembra a Madri Imperial e com dois edifícios lindos no entorno: Palácio Real e Teatro Real. No centro da Praça do Oriente podemos ver uma coleção de esculturas de reis espanhóis.
Atrações grátis em Madri: ruas e monumentos
9) Gran Vía
A Gran Vía destaca-se por suas belas fachadas, como o Edifício Metrópolis, o prédio da Telefônica e também o edifício Carrión. Além disso, a Gran Vía abriga cinemas, teatros e muitas lojas (destaque para a enorme e baratíssima Primark).
10) Terraço do El Corte Inglés
O El Corte Inglés da Plaza Callao oferece uma vista panorâmica e gratuita de Madri – de graça! É só subir até o 9° andar no Gourmet Experience (caso queira comer, há ótimas opções para todos os bolsos). Minha amiga que mora em Madri há anos me deu essa dica do terraço e eu amei. A vista é deslumbrante.
Endereço: Plaza Callao, 2.
11) Puerta de Alcalá
A Puerta de Alcalá era uma das cinco portas que davam acesso à Madri. Hoje é um dos monumentos mais significativos da cidade.
Endereço: Calle Alcalá. Plaza de la Independencia.
12) Estação Atocha
A Estação Ferroviária Atocha é a principal e mais movimentada de Madri. É uma estação muito bonita, com uma aruitetura esplêndida. Vale a pena dar uma conferida.
Endereço: Plaza Emperador Carlos V. Metrô: Atocha.
Atrações grátis em Madri: mercados e feiras
13) Mercado de San Miguel
É um dos mercados mais antigos de Madri e passou por uma grande reforma. O mercado de San Miguel é muito bonito. Entrar e dar uma volta é grátis. Já adianto que o mercado é bem gourmetizado e tudo lá é mais caro do que nos arredores.
Endereço: Plaza de San Miguel. Metrô: Ópera.
14) Mercado de San Antón
O Mercado de San Antón é um “Eataly” em versão espanhola. Tem 3 andares e fica no bairro Chueca.
Endereço: Calle Augusto Figueroa 24. Metrô: Chueca.
15) El Rastro
O mercado de pulgas de El Rastro acontece todos os domingos pela manhã. Para quem gosta de ver antiguidades e quinquilarias, o El Rastro é uma boa opção.
Endereço: Plaza de Cascorro, 28012. La Latina. Metrô: La Latina.
Atrações grátis em Madri: museus
16) Museu de História de Madrid
O museu fica no bairro Chueca em um belo edifício barroco e mostra a evolução histórica da cidade. Tem um acervo de mais de 60 mil peças, entre pinturas, fotografias, esculturas, armas e moedas.
Endereço: Calle Fuencarral, 78. Chueca. Metrô: Tribunal.
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 20h.
Fechado nos dias 1 e 6 de janeiro, 1º de maio, 24, 25 e 31 de dezembro.
Site: Museo de História de Madrid
17) Museu de San Isidro
San Isidro é o padroeiro de Madri. O Museu de San Isidro está localizado em um palácio do século XVI, local da casa onde nasceu e morreu San Isidro. O santo é famoso por causa do “muro milagroso” onde fez surgir água para matar a sede de seu mestre e também pelo “poço milagroso”, seu outro milagre. O filho do mestre de Izidro caiu em um poço e o santo rezou até a água subir e trazer o garoto.
Endereço: Plaza San Andrés, 2. La Latina.
Site: Museu San Isidro
18) Museo al Aire Libre
Esse museu abriga 17 esculturas abstratas de famosos escultores espanhóis do século 20.
Endereço: Paseo de la Castellana.
Atrações grátis em Madri: templos e igrejas
19) Catedral de la Almudena
A Catedral de Almudena tem o Palácio Real como vizinho e foi consagrada apenas em 1993.
Observação: a entrada é gratuita, mas é de bom tom deixar 1€ como donativo.
Endereço: Calle Bailén, 10. Metrô: Ópera.
20) Templo Debod
O Templo Debod é um templo egípcio que foi enviado bloco a bloco como forma de agradecimento aos arqueólogos espanhóis que salvaram os monumentos egípcios durante a inundação do Lago Nesser no Egito.
Endereço: Calle Ferraz, 1. Metrô: Plaza de España.
Atrações grátis em Madri: dias e horários específicos
Esses horários gratuitos estão sujeitos a mudanças, por isso consulte os sites oficiais para evitar contratempos.
21) Museu do Prado
O Museu do Prado é um dos mais importantes museus de arte do mundo. De segunda a sábado tem entrada gratuita das 18h às 20h. Nos domingos e feriados tem entrada gratuita das 17h às 19h.
Endereço: Calle Ruiz de Alarcón 23. Metrô: Atocha ou Banco de España.
Site: Museo Nacional del Prado
22) Reina Sofía
O Museu Reina Sofía tem um grande acervo de arte contemporânea de Madri e abriga o famoso “Guernica” de Picasso, além de pinturas de Miró e Dalí.
O Reina Sofía tem entrada gratuita das 13h30 às 19h nos domingos e das 19h às 21h nas segundas, quartas, quintas e sábados. O museu não abre às terças.
Endereço: Calle de Santa Isabel, 52. Metrô: Atocha.
Site: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
23) Museu de Arte Thyssen-Bornemisza
O Thyssen é um museu com coleção particular abrangendo grandes nomes da arte europeia.
O Museu Thyssen-Bornemisza tem entrada gratuita às segundas-feiras das 12h às 16h.
Endereço: Paseo del Padro, 8. Metrô: Banco de España.
Site: Museu de Arte Thyssen-Bornemisza
24) Real Academia de Belas Artes de San Fernando
Considerada o “outro museu de Madri”, a Real Academia de Belas Artes de San Fernando teve papel fundamental na vida artística de Madri por séculos. Possui uma bela coleção de arte.
Entrada gratuita às quartas-feiras e nos dias 18 de maio, 12 de outubro e 6 de dezembro.
Endereço: Calle Alcalá, 13. Metrô: Sol ou Sevilla.
Site: Real Academia de Belas Artes de San Fernando
25) Palácio Real
O Palácio Real tem 2.800 quartos, mas não abriga ninguém da realeza espanhola. Tem arquitetura barroca.
Entrada gratuita de segunda a quinta-feira das 16 às 18 horas (outubro a março) e das 18 às 20 horas (abril a setembro). Leve o passaporte porque a entrada gratuita é concedida para cidadãos da União Europeia e cidadãos latino-americanos (brasileiros estão no grupo).
Endereço: Calle de Bailén. Metrô: Ópera.
Site: Palácio Real de Madrid – bilhetes