Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalAlgarve Praias do Algarve: as melhores

Praias do Algarve: as melhores

por Fernanda

Há muitos anos, tive a oportunidade de visitar um dos lugares mais bonitos que já conheci na vida: a região do Algarve em Portugal. Gostei tanto que nesse meio tempo já voltei para a região algumas vezes. E a cada (nova) viagem surgem muitas dúvidas: quais praias visitar? quantos dias ficar? qual a melhor época para viajar para o Algarve?

A região é mesmo incrível e repleta de praias paradisíacas, mas sabendo o que encontrar e quais praias visitar, é possível aproveitar muito mais a sua viagem.

Nesse sentido, reuni abaixo a minha lista de praias do Algarve que são imperdíveis. Posto que, já visitei a região algumas vezes e em cada viagem, procurei explorar um pouquinho mais do paraíso português.

praias algarve

Praias do Algarve: as melhores e mais bonitas

O Algarve é uma região sedutora. O litoral chama a atenção por causa de suas dunas, falésias, formações rochosas, cavernas, grutas e o mar em seus vários tons de verde e azul. É o paraíso português na sua melhor expressão.

Antes de mais nada, preciso dizer que é difícil falar sobre as melhores praias do Algarve, pois o litoral da região tem 155 km de praias para todos os gostos. De qualquer maneira, segue uma lista das minhas 10 praias favoritas e que recomendo a visita.


 Leia também  

Praias do Algarve: Lagos

É em Lagos que estão concentradas muitas das melhores praias do Algarve. Aliás, se você ainda não sabe onde ficar no Algarve, minha sugestão é que você fique em Lagos. Além das praias bonitas, essa é a melhor base se você não pretende alugar carro no Algarve.

Em Lagos, já me hospedei no maravilhoso Hotel Dom Manoel I (RESERVE AQUI). É um hotel exclusivo para adultos, tem ótima localização, piscina e um café da manhã dos deuses com produtos de excelente qualidade. Por certo, foi um dos melhores hotéis que já fiquei em Portugal.

praias do algarve
Hotel Dom Manoel I

Você pode chegar caminhando em todas as praias de Lagos que vou mencionar logo abaixo. Uma vez em Lagos, certamente, recomendo o passeio de barco pelas praias. É muito legal passar pelas grutas, ver as praias e a Ponta da Piedade por outro ângulo.

#Praia do Camilo

A Praia do Camilo é não apenas linda como a minha praia favorita no Algarve. Ela é acessível por uma escadaria e a vista que se tem para chegar na praia é capaz de deixar qualquer um de queixo caído. As formações rochosas são impressionantes e contrastam muito bem com a cor do mar.

Há um mirante próximo ao estacionamento (onde tirei a foto abaixo). Se a fome bater, recomendo o restaurante O Camilo. Além da comida deliciosa, oferece vistas matadoras da Praia do Camilo.

praia do camilo algarve
Praia do Camilo

#Praia do Pinhão

A Praia do Pinhão é outra praia que merece a visita na região de Lagos. Ela é vizinha da famosa Dona Ana, mas é menor e menos lotada. Uma vez na região, recomendo fortemente a caminhada que começa na Praia da Batata e vai até a Praia de Dona Ana ou vice-versa. A vista é maravilhosa.

praias do algarve
Praia do Pinhão

#Praia da Dona Ana

A Praia da Dona Ana já ganhou alguns prêmios de praia mais bonita do mundo e praia mais bonita de Portugal. É inegável que tem uma beleza ímpar, mas eu ainda acho que a Praia do Camilo é mais bonita.

praia de dona ana
Praia de Dona Ana

Praias do Algarve: Lagoa

A Lagoa é outra região que concentra praias exuberantes no Algarve e fica no meio do caminho entre Albufeira e Lagos. O acesso por esses lados é bem mais fácil de carro. Aliás, fica a dica: não deixe nada de valor dentro do carro alugado. As locadoras colocam adesivos nos carros e eles são alvo-fácil para os meliantes. Furtos em carros são comuns no Algarve. Não dê bobeira!

Já me hospedei no hotel Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI).  O hotel tem uma praia praticamente particular, mas infelizmente o acesso não é dos melhores. A vista do bar do hotel é incrível e a piscina é um espetáculo.

praias do algarve
Hotel Tivoli Carvoeiro

#Praia do Carvalho

A Praia do Carvalho fica em Lagoa e é outra praia que gosto muito no Algarve. É tão bonita quanto as praias de Lagos, mas não é tão lotada.

Como o Algarve é uma ótima região para caminhadas, não poderia deixar de recomendar a Trilha dos Sete Vales Suspensos. Você terá vistas incríveis de todas as praias do percurso, incluindo a Praia do Carvalho.

praia do carvalho algarve
Praia do Carvalho

#Praia da Marinha

A Praia da Marinha é uma das praias mais famosas da região do Algarve e também uma das mais bonitas. Assim como outras já citadas no texto, destaca-se por conta de suas formações rochosas. Procure a pedra em formato de coração vista das falésias.

praias do algarve
Praia da Marinha. Foto: Shutterstock por cristovao

#Praia de Benagil

A Praia de Benagil é definitivamente outra praia que vale a visita. Na verdade, essa praia é bastante visitada por causa da Gruta de Benagil, que tem seu acesso via barco ou caiaque. Vale a pena ir até a Gruta em um dos passeios de barco ou caiaque. O lugar é realmente maravilhoso.

praia de benagil
Gruta de Benagil

#Praia do Carvoeiro

A Praia do Carvoeiro também fica localizada na região da Lagoa em uma charmosa vila de pescadores, cercada por falésias, tem água do mar super transparente e muitas casas coloridas. Sem dúvida, é puro charme.

É uma praia com bastante estrutura, sendo bastante procurada por famílias. Tem bons restaurantes para quem quer comer frutos do mar.

praia carvoeiro algarve
Praia do Carvoeiro. Foto: Foto: Shutterstock por Pawel Kazmierczak

Praias do Algarve: Albufeira

Albufeira é o lugar para quem procura agito no Algarve, especialmente vida noturna agitada. Mas nem só de agito vive Albufeira. No entorno há praias maravilhosas e que certamente merecem a sua visita.

Se você pretende ficar em Albufeira, seguem sugestões boas de hospedagem: Hotel Vila Galé Cerro Alagoa (RESERVE AQUI); Pousada Al-Buhera Palace (RESERVE AQUI), Hotel Epic Sana Algarve (RESERVE AQUI).

#Praia da Falésia

A Praia da Falésia é uma das praias mais bonitas do Algarve. É protegida por diversas falésias (por isso o nome) e tem 10 km de extensão. Ao contrário de boa parte das praias da região, ela não tem formações rochosas no mar. É uma ótima pedida para quem quer curtir as praias de Albufeira.

praia da falésia
Praia da Falésia

#Praia da Coelha

O acesso para a Praia da Coelha não é dos mais fáceis. Do estacionamento, você ainda precisa dar uma boa caminhada até chegar a praia. Em contrapartida, a praia é linda e possui uma certa estrutura com banheiros e um restaurante.

praia da coelha
Praia da Coelha. Foto: Foto: Shutterstock por mec17

#Ilha de Tavira

A ilha de Tavira faz parte do Parque Natural da Ria Formosa e o acesso é feito de barco. Eu particularmente adoro a ilha. Considero um lugar paradisíaco e tranquilo no Algarve.

Diferencia-se das demais praias por não ter as famosas falésias e também porque o mar tem a temperatura um pouco mais elevada. Quando eu digo um pouco mais elevada, na verdade quero dizer um pouco menos gelada. Para quem não sabe, a água no Algarve ( e em Portugal, em geral, é bem gelada).

praias do algarve
Ilha de Tavira. Foto: Shutterstock por Sergio Sergo

Em resumo, essas são as 10 praias do Algarve que considero imperdíveis. Volto a lembrar que é uma opinião pessoal e é sempre difícil opinar especialmente quando a região possui mais de 150 km de litoral.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário