Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalAlgarve Alugar carro no Algarve

Alugar carro no Algarve

por Fernanda

Quando estava planejando a minha viagem, li em muitos fóruns a pergunta: vale a pena alugar carro no Algarve? Olha, até dá para se locomover no Algarve sem carro e utilizando os ônibus locais, mas exige muito mais tempo e você não tem tanta flexibilidade no roteiro. Como eu escolhi um hotel em Carvoeiro, o meu roteiro precisava de um carro. Na minha opinião, se você está pensando em visitar muitas praias, vale a pena alugar carro no Algarve, porque o custo da locação é acessível, boa parte dos hotéis oferece estacionamento gratuito e as estradas de Portugal são muito boas e bem sinalizadas.

Sendo assim, divido aqui minhas dicas para alugar um carro barato no Algarve.

Como alugar carro no Algarve

Fiz cotação direto com as grandes locadoras, mas os preços ficavam absurdamente altos. Comecei a pesquisar e encontrei os seguintes sites ArgusCarHire e HolidayAutos. Eles trabalham com locadoras menores também.

Já contratou o Seguro Viagem?

  • Você sabia que um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros é obrigatório para entrar em Portugal? Ele pode ser solicitado pelo agente de imigração no momento da sua entrada. E, mesmo que não fosse, vale a pena economizar em um item tão importante? O seguro é mais barato do que você imagina e fica ainda mais barato com os 10% de desconto oferecido aos leitores do Preciso Viajar.
  • Faça já a sua cotação com desconto
  • Basta colocar os seus dados e cotar o seguro. O desconto é concedido automaticamente. 
  • Devido ao momento atual, verifique com atenção se o seguro que você está contratando cobre pandemias. 

Escolhi um carro da categoria “econômico” (Fiat Punto e semelhante). Vi as notas que cada locadora tinha no site e fui selecionando só as com as maiores notas.

Dica: leia com atenção os termos e condições da locadora, veja o que está incluso no valor da reserva, qual é o valor que ficará bloqueado no seu cartão, idade do condutor, taxas para transitar com o carro em outro país, etc. Enfim, leia tudo. Não convém ter preguiça de ler as regras, pois é o famoso caso do “barato que pode sair caro”.

Peguei o carro no aeroporto de Faro e, como aluguei com meu cartão MasterCard Platinum, rejeitei o seguro oferecido pela locadora e fiquei só com o seguro do cartão.

Pedágio automático

Portugal tem pedágio automático em boa parte das estradas, o que significa que não há como efetuar o pagamento do pedágio em dinheiro. Mas você não precisa se preocupar pois as locadoras oferecem o aparelhinho “Via Verde”, equivalente ao nosso “Sem Parar”.

Algumas locadoras cobram uma taxa simbólica pelo aluguel e outras não. Com o “Via Verde” instalado no carro, todos os pedágios virão debitados no seu cartão de crédito.

Estradas do Algarve

As estradas com pedágio são as autoestradas, com limite de velocidade maior. Lá no Algarve eu usei a autoestrada basicamente para ir/voltar ao aeroporto. Usei muito as estradas secundárias para ir de uma praia para outra e também para o hotel, então gastei muito pouco com pedágio (uns €5). Obviamente as estradas secundárias são bem mais lentas e em alguns trechos o limite de velocidade era de 50 km/h.

Continue planejando sua viagem para o Algarve

Motivos para conhecer o Algarve

Roteiro pelo Algarve

O que fazer em Lagos no Algarve

Dicas de Hospedagem no Algarve

  • Em Lagos, fiquei no excelente Hotel Dom Manoel I (RESERVE AQUI). Uma ótima opção para quem não pretende alugar carro. 
  • Em Carvoeiro, fiquei no Hotel Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI). O hotel foi reformado recentemente. A vista da piscina e a praia quase particular são os diferenciais do hotel. 
  • Em Albufeira, os seguintes hotéis possuem boas recomendações: Hotel Baltum (RESERVE AQUI); Pousada Al-Buhera Palace (RESERVE AQUI), Hotel Epic Sana Algarve (RESERVE AQUI).

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário