Home Destinos InternacionaisEuropaPortugal Roteiro de 15 dias em Portugal

Roteiro de 15 dias em Portugal

por Fernanda

Em novembro/dezembro de 2017 estive novamente em Portugal e fiquei 15 dias viajando pelo país. Voei de Paris para o Porto de lá fui descendo até Évora. Algumas considerações: 1) o roteiro parece estranho com tantas paradas em Lisboa, mas isso foi proposital. Viajei com duas amigas e cada uma participou de um trecho da viagem. E nesse meio tempo em que parei em Lisboa eu tinha alguns compromissos agendados. 2) Se eu mudaria alguma coisa nesse roteiro? Sim! Várias. Por isso coloquei abaixo o meu roteiro real e logo em seguida o roteiro que eu recomendo que você faça (até porque eu já conhecia a maioria das cidades, por isso dediquei tão pouco tempo para algumas delas).

Importante: esse roteiro foi feito de carro. Na verdade aluguei dois carros. Aluguei o primeiro carro no Porto e devolvi esse mesmo carro em Lisboa. Não valia a pena ficar pagando estacionamento em Lisboa, até porque em Lisboa só utilizei o transporte público. Depois aluguei um outro carro para seguir viagem até o Alentejo.

Coloco abaixo o 15 dias em Portugal que eu fiz em meados de novembro e dezembro de 2017.

Roteiro 15 dias em Portugal (o que eu fiz)

Dia 1 – Porto

Dia 2 – Guimarães/Braga

Já contratou o Seguro Viagem?

  • Você sabia que um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros é obrigatório para entrar em Portugal? Ele pode ser solicitado pelo agente de imigração no momento da sua entrada. E, mesmo que não fosse, vale a pena economizar em um item tão importante? O seguro é mais barato do que você imagina e fica ainda mais barato com os 10% de desconto oferecido aos leitores do Preciso Viajar.
  • Faça já a sua cotação com desconto
  • Basta colocar os seus dados e cotar o seguro. O desconto é concedido automaticamente. 
  • Devido ao momento atual, verifique com atenção se o seguro que você está contratando cobre pandemias. 

Dia 3 – Viana do Castelo

Viana do Castelo era um sonho antigo, mas ficou bem fora do mão no roteiro que eu fiz e a chuva não deu trégua, o que me causou uma má impressão.

Dia 4 – Alcobaça/Fátima/Batalha

A ideia era ir de Viana do Castelo para Coimbra, mas como estava chovendo decidimos desviar e ir para Alcobaça/Fátima/Batalha que tinham mais atrações “indoor” e deixamos o dia seguinte para Coimbra.

Dia 5 – Coimbra

Dia 6 – Nazaré/Óbidos

15 dias em Portugal

Nazaré

Dia 7 – Lisboa

Dia 8 – Lisboa

Dia 9 – Évora

Dia 10 – Évora

Dia 11 – Vinícolas do Alentejo

roteiro 15 dias PortugalDia 12 – Cabo da Roca/ Praia do Guincho/Boca do Inferno

Como era inverno, não cheguei a aproveitar as praias.

Dia 13 – Lisboa

Dia 14 – Lisboa

mosteiro dos jerônimos

Mosteiro dos Jerônimos

Dia 15 – Lisboa

Roteiro 15 dias em Portugal (o que eu recomendo)

Dia 1 – Porto

Para quem nunca foi para Portugal, vale a pena deixar dois dias para o Porto.

No Porto, eu já fiquei no Hotel da Música e no Hotel Teatro, ambos muito bons.

Dia 2 – Porto

o que fazer no portoDia 3 – Guimarães

Guimarães é daquelas cidades fofinhas que dá vontade de guardar em um potinho. Eu combinei com Braga, mas acho que cada uma merece um dia.

15 dias em PortugalDia 4 – Braga

Braga foi a grande surpresa da minha viagem. Eu sabia da fama de “uma igreja em cada esquina”, mas não esperava que a cidade seria tão charmosa.

15 dias em PortugalEm Braga, eu fiquei no hotel Ibis Centro. Bom barato e central. O estacionamento custou €5 por dia.

Dia 5 – Coimbra

Admito que não sou lá muito fã de Coimbra. Já fui algumas vezes, já fiquei alguns dias na cidade, mas ainda não me convenci que a cidade merece mais do que um dia.

Em Coimbra eu fiquei no Hotel Oslo, central e com estacionamento gratuito

Dia 6 – Alcobaça/Fátima/Batalha

A não ser que você seja muito religioso, eu acho perfeitamente possível fazer Alcobaça/Fátima e Batalha no mesmo dia (se você estiver de carro).

15 dias em Portugal

Batalha, Portugal

Dia 7 – Nazaré/Óbidos

Nazaré é conhecida por ser a cidade das ondas gigantes, o “Hawaii de Portugal” e eu achei a cidade uma graça. Uma grata surpresa nesta minha última viagem para Portugal.

Óbidos é uma vila minúscula (minúscula mesmo), então é perfeitamente possível encaixar com outra cidade. Inclusive muita gente acaba encaixando no roteiro com Fátima/Alcobaça e Batalha. Eu particularmente acho puxado demais.

Dia 8 – Lisboa

Lisboa é minha cidade preferida em Portugal e acho que merece pelo menos 3 dias. Segue aqui uma sugestão de roteiro de 3 dias em Lisboa. 

Dia 9 – Lisboa

Em Lisboa, já fiquei e recomendo os seguintes hotéis:

Dia 10 – Lisboa

Dia 11 – Sintra

Eu adoro Sintra. Acho um bate-volta perfeito desde Lisboa. Segue aqui uma sugestão do que fazer em Sintra.

o que fazer em sintraDia 12 – Cabo da Roca/ Praia do Guincho/Boca do Inferno

Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa. A Praia do Guincho é uma das mais bonitas da região próxima a Lisboa e a Boca do Inferno é um dos lugares mais interessantes que conheci em Portugal.

Leia mais sobre a Boca do Inferno.

Dia 13 – Évora

Évora é bem pequena e infelizmente uma de suas principais atrações, o Templo Romano (Templo de Diana) está passando por uma reforma (ao menos estava em novembro/17). Outra atração popular é a sombria Capela dos Ossos.

Em Évora fiquei no Hotel Évora Olive, novo, central e com estacionamento gratuito.

Dia 14 – Vinícolas do Alentejo

O Alentejo é uma excelente região para quem curte vinhos, então vale a pena dedicar uns dias para explorar algumas das inúmeras vinícolas da região. Veja algumas vinícolas que visitei no Alentejo

Dia 15 – Vinícolas do Alentejo

Gostou desse roteiro de 15 dias em Portugal? Segue uma sugestão de roteiro de 10 dias em Portugal passando pelo Algarve (roteiro recomendado para primavera/verão).

Leia mais sobre Portugal

17 comentários
2

Artigos Relacionados

17 comentários

Edna 26 de fevereiro de 2018 - 19:35

O roteiro que eu fiz ano passado foi quase esse, ao contrário, pois comecei em Lisboa e terminei no Porto 🙂

Reply
Fernanda 26 de fevereiro de 2018 - 21:10

Que legal!

Reply
Marly Araújo ramos 16 de maio de 2018 - 00:36

Gostei dos roteiros de15 dias, só que queria ir a Leiria por 2 dias. Como poderia ser

Reply
Fernanda 19 de maio de 2018 - 20:33

Pode dormir em Leiria e ficar mais dias por lá.

Reply
Marly Araújo ramos 16 de maio de 2018 - 00:38

Seria possível ficar2 dias em Leiria

Reply
Pamela 24 de julho de 2018 - 18:32

Estou me preparando para ir em Dezembro pois minhas férias são só nesse período, mas estou na dúvida, pois se Portugal será o melhor destino. Vc acho que esse período eu aproveitaria bem?
Desde já, agradeço

Reply
Fernanda 24 de julho de 2018 - 19:39

Eu fui em meados de novembro/início de dezembro no ano passado e aproveitei bastante. Estava friozinho, mas bem suportável. Peguei sol quase todos os dias.

Reply
Regiane 2 de dezembro de 2018 - 17:48

Olá Fernanda, viajo para Portugal em 04Fev/19 e (adivinha? rsrs) estou em dúvida com alguns locais do roteiro. Nao tenho certeza se vale a pena o deslocamento para alguma cidade na lista, ou se faltam ou sobram dias em outras. Chegaremos em Lisboa cedinho no dia 04, pensamos em pegar um carro no aeroporto e ir direto para Évora e então iniciar o trajeto abaixo. Se puder opinar, ajudará muito.
Desde já, obrigada!
1- Évora
2- Lisboa
3- Lisboa
4- Lisboa
5- Cascais / Estoril
6- Sintra
7- Óbidos / Nazaré
8- Alcobaça / Fátima
9- Tomar / Batalha / Leiria
10- Coimbra
11- Aveiro
12- Porto
13- Porto
14- Guimarães
15- Braga
16- Viana do Castelo / Vigo (voo pra Barcelona)

Reply
Fernanda 4 de dezembro de 2018 - 20:44

Regiane,

Se você quiser ir para Évora direto do aeroporto já é caminho. Minha opinião é que o melhor do Alentejo não está em Évora e sim nas vilas e nas vinícolas. Eu sinceramente não me deslocaria para o Alentejo só por causa de Évora. Eu colocaria o dia de Évora em Porto e conheceria o Vale do Douro. Dá uma olhada no meu post http://precisoviajar.com/roteiro-de-1-dia-no-vale-do-douro/. Eu amei aquela região.

Se fosse meu roteiro faria Lisboa, Cascais, Estoril e Sintra sem carro. Só depois alugaria e seguiria conforme seu roteiro.

Reply
Thiago Correa 6 de dezembro de 2018 - 07:01

Ola Fernanda,
Li o post da região do Douro e esse que você fica 15 dias… As dicas são ótimas e vou aproveitar na minha ida que será 15/01/19, li em outros sites que os pedágios são caros e que não compensa alugar carro, mas vejo que você ficou a maior parte da viagem com carro alugado. Tem alguma sugestão quanto a esses gastos pra me ajudar?

Reply
Fernanda 6 de dezembro de 2018 - 07:49

Aí a opinião é pessoal (claro), mas eu acho que para otimizar o roteiro vale a pena sim alugar carro. Há pedágios caros sim, mas há as estradas secundárias (mais lentas) sem pedágios. Agora, no Algarve, aluguei um carro e quase não usei os pedágios. O próprio waze dá opções de rotas com ou sem pedágios. Só tem que cuidar com a velocidade nas estradas secundárias (normalmente é 50 km/h) para não levar multa. Mas caso não queira alugar carro, compre as passagens de trem com antecedência porque são mais baratas. E ônibus é mais barato do que trem.

Reply
Jean 10 de fevereiro de 2019 - 19:28

Fernanda, boa tarde.
Tudo bem?
Estarei em Portugal do dia 04/03/19 até dia 23 de março, com chegada e retorno por Lisboa.
Será minha primeira viagem sozinho para o exterior, e pensei em fazer algo tranquilo para aproveitar para descansar também, sabe?
Então, pensei em chegar em Lisboa e ir direto para Porto de comboio, e de lá tenho uma amiga em Braga que pretendo ir visita-lá, e vamos no mesmo dia conhecer Guimarães e Braga com o carro dela.
Depois de alguns dias, pensei em ir para Lisboa e fazer bate-volto de transporte público ou comboio pela vizinhança.
Seria em média 10 dias em Porto, e nove em Lisboa. O que você acha?
Alguns amigos acham muito tempo em Porto, e dia 10 de março é meu aniversário!
Você acha que vale a pena se hospedar em mais alguma cidade, nesse meio tempo?
Como eu disse, estou indo para descansar também, e não alugarei carro.
Eu gostaria muito de passar uma noite em Óbidos, nesse Castelo famoso, mas a diária está acima do que procuro.
Uma outra opção, seria pegar um comboio direto para Braga, assim que chegar em Lisboa, e passar uma noite e dois dias lá.
Me ajuda? rs
Eu sou novato nisso haha
Abração, Jean.

Reply
Fernanda 10 de fevereiro de 2019 - 20:50

Olha, a região norte de Portugal é muito bonita. Eu amo Braga e Guimarães e amei a região do Vale do Douro. Acho que vale a pena visitar (se você puder e couber no seu bolso). Se der fique em uma ou mais dessas cidades também. Quanto a ficar vários dias na mesma cidade, eu não vejo problemas (ainda mais se você quer descansar). Portugal é um país muito bonito e tem muita coisa para ver. Vai tranquilo que você vai adorar 🙂

Reply
Luiz Geraldo Ferraz 12 de julho de 2019 - 05:15

Melhor matéria de dicas que encontrei! Parabéns! Obrigado! Pretendo ir em maio/2020 com a esposa e já estou garimpando informações…

Reply
Fernanda 13 de julho de 2019 - 17:05

Olá, Luiz! Fiquei muito feliz com seu comentário. Espero que façam uma ótima viagem.

Reply
Gabreila guedes da costa 21 de agosto de 2019 - 13:11

afinal quanto custo esses 15 dias em portugal
$$$$

Reply
MARIO ALVES DDENTE 14 de dezembro de 2019 - 19:08

Sou português, nasci na Vila Fernando, conselho da Guarda,. Viemos pró Brasil, quando eu tinha dois anos ( eu minha mãe meu pai e seis irmãs. Infelizmente nunca mais voltei para lá. Fui para os Estados Unidos 6 vezes, 1 para Argentina México e Bolivia )quando estava a pescar num estado vizinho. Estou com 91 anos e não tenho mais interesses em viajar.
Abraços, amigos

Reply

Deixe um Comentário