Home Destinos InternacionaisEuropaPortugal Comidas de Portugal

Comidas de Portugal

por Fernanda

Engana-se quem pensa que só de bacalhau vive a culinária portuguesa. Apesar de Portugal ser um país pequeno, a diversidade gastronômica é enorme. A comida é bastante saborosa e sempre muito bem acompanhada de azeite de oliva. Peixes, frutos do mar e carne de porco são o alicerce das comidas de Portugal. E, para acompanhar a refeição, excelentes vinhos. Sim, Portugal também tem várias regiões vinícolas como o Alentejo e o Douro.

Abaixo você vai conferir várias comidas típicas de Portugal e também algumas sugestões de receitas.

Rua Augusta em Lisboa

Comidas de Portugal: o que você deve experimentar

 Leia também  

Antes de entrar nos detalhes dos pratos típicos de Portugal gostaria de deixar algumas dicas para quem nunca visitou o país.

1) Não existe couvert grátis. Praticamente todos os restaurantes oferecem alguns petiscos na entrada. Verifique sempre no cardápio os preços. Caso não queira os aperitivos, avise educadamente o garçom que ele irá retirá-los da mesa e não haverá a cobrança.

2) Os pratos costumam ser bem servidos, mas são individuais. Pergunte sempre ao garçom se o prato pode ser dividido.

3) A gorjeta não é obrigatória e não é cobrada na conta. É de bom tom deixar um valor para o garçom.

Bacalhau

Bacalhau é a comida mais típica de Portugal. A dica para comer um bom bacalhau é procurar uma tasca. O meu preferido é o bacalhau à lagareiro, mas também há outras versões como bacalhau com natas, bacalhau à Gomes de Sá, bacalhau grelhado, bacalhau com broa, entre outros.

Toda vez que viajo para Portugal tento provar receitas diferentes de bacalhau. Eu adoro. O prato geralmente vem com uma fatia generosa de bacalhau, batatas ao murro e legumes ou uma pequena salada. Depende do prato escolhido.

Salivou? Então segue uma receita de bacalhau à lagareiro. https://www.panelinha.com.br/receita/Bacalhau-a-lagareiro

Prato de bacalhau

Polvo à Lagareiro

O polvo à lagareiro também é outro prato típico de Portugal. Os portugueses adoram polvo. Assim como o bacalhau, ele também é preparado de várias maneiras, mas escolhi o polvo à lagareiro por ser o mais comum.

O prato vem sempre muito bem regado de azeite (e o azeite português é muito bom), temperado com alho e acompanhado de batatas ao murro.

Gostou? Segue uma receita para preparar em casa https://www.pingodoce.pt/receitas/polvo-a-lagareiro/

polvo a lagareiro
Polvo à lagareiro. Foto: Shutterstock por Natalia Mylova

Francesinha

A Francesinha é um clássico na cidade do Porto. É uma espécie de misto quente recheado com outras carnes como salsicha, linguiça ou bife coberto com queijo derretido e ovo. O toque especial vem com o molho quente apimentado servido separadamente.

francesinha portugal
Francesinha. Foto: Shutterstock por Rimma Bondarenko
 Leia também  

Caldo Verde

As sopas são bem tradicionais em Portugal e é comum serem servidas como entrada nos restaurantes e nas casas dos portugueses. A sopa mais tradicional é o caldo verde (há alguns restaurantes especializados só neste prato). O prato leva couve, chouriço, batatas e cebola. Fica ainda mais delicioso servido com um bom pão português.

Segue uma receita para preparar o caldo verde em casa https://www.panelinha.com.br/receita/Caldo-verde

caldo verde
Caldo Verde. Foto: Shutterstock por homydesign

Queijo da Serra da Estrela

O queijo da Serra da Estrela é o queijo mais famoso de Portugal. Como o nome diz, ele vem da região da Serra da Estrela, cadeia montanhosa mais alta do país. É lá que costuma nevar no inverno. Mas…voltando para o queijo. Ele é feito com leite de ovelha, é cremoso e tem um sabor bem peculiar.

Como é um queijo forte, recomendo comer sobre o pão, como se fosse um requeijão.

queijo serra da estrela
Queijo Serra da Estrela. Foto: Shutterstock por Natalia Mylova

Sardinhas

As sardinhas são um clássico nas festas dos santos que ocorrem no mês de junho por todo o país. Mas é bem comum encontrá-las também nos restaurantes acompanhadas de batatas cozidas e uma pequena salada. Comi ótimas sardinhas grelhadas em vários restaurantes do litoral de Portugal.

Também é possível encontrar sardinhas enlatadas em várias lojas especializadas.

sardinhas grelhadas
Sardinhas grelhadas. Foto: Shutterstock por Ulga

Cozido à Portuguesa

O Cozido à Portuguesa é um prato bem tradicional e também bem pesado que leva carne de boi, porco, frango, chouriço, batata, couve, nabo e cebola. Algumas receitas ainda levam feijão.

Segue uma receita para você preparar um cozido à portuguesa em casa. https://www.teleculinaria.pt/receitas/carnes/cozido-a-portuguesa-2/

Cozido à Portuguesa. Foto Shutterstock por Natalia Mylova
 Leia também  

Bifana

A bifana é um prato típico do Alentejo. Na verdade, trata-se de um sanduíche: pão recheado com carne de porco. A bifana é um daqueles lanches que valem por uma refeição completa. É um prato simples, bom e barato.

Bifana. Foto Shutterstock por adrenalinerushdiaries

Bitoque à Portuguesa

O bitoque à portuguesa é mais um dos famosos pratos típicos de Portugal. Diria até que está páreo a páreo com o nosso “PF”. Trata-se de um bife bovino ou suíno acompanhado de ovo frito e batatas.

Segue uma receita para você preparar esse prato típico de Portugal em casa. http://www.receitasdeportugal.com/2018/02/24/bitoque-a-portuguesa/

Bitoque. Foto Shutterstock por Takashi Images

Comidas de Portugal: doces

Agora chegamos na parte adocicada dos pratos típicos de Portugal. Ovo é um dos principais ingredientes da culinária portuguesa, incluindo as receitas doces. Até eu que não sou lá muito fã de ovos dou o braço a torcer e amo os doces portugueses.

Pastel de Nata

Aqui no Brasil costumamos chamar o Pastel de Nata de Pastel de Belém, porém em Portugal o nome Pastel de Belém é exclusivo para os pastéis produzidos na confeitaria Pastéis de Belém. Por sinal, apesar da confeitaria Pastéis de Belém ser a mais famosa e tradicional do país, os meus pastéis preferidos são os da Manteigaria (há lojas em Lisboa e Porto).

O pastel de nata em Portugal geralmente é servido morno e com pitadas de canela. Uma delícia! O português ainda pede um café para acompanhar.

comidas de portugal
Pastel de nata. Foto Shutterstock por Anna_Pustynnikova
 Leia também  

Ovos Moles de Aveiro

Como o nome já diz, esse é um doce típico da cidade de Aveiro. Ovos Moles de Aveiro são um dos doces conventuais. Os ingredientes são: gema de ovo, açúcar e água. O formato é de temas marinhos.

ovos moles aveiro
Ovos Moles de Aveiro. Foto Shutterstock por Mauro Rodrigues

Travesseiros de Sintra

Os travesseiros são os doces tradicionais de Sintra. Massa folhada com açúcar, recheada com creme de ovos e amêndoas. Esse é meu segundo doce preferido em Portugal (só perde para o pastel de nata). Se for a Sintra, fica a dica: pare na tradicional Piriquita e experimente um travesseiro de Sintra.

travesseiros de sintra
Travesseiros de Sintra. Foto Shutterstock por Foodpics

Queijadas

Ainda em Sintra, aproveite para provar uma queijada. Tem na Piriquita também. Queijadas são pequenos bolos com ovos, leite, açúcar, queijo ou requeijão. Outras regiões de Portugal também são famosas por suas queijadas como Évora, Oeiras e Madeira.

Queijada. Foto Shutterstock por Tamara Kulikova

Essas são algumas comidas de Portugal. Evidentemente ainda há muitos outros pratos típicos para serem apreciados durante a sua viagem pela terrinha.

Artigos Relacionados

2 comentários

Viagensepasseios 3 de junho de 2020 - 11:34

Olá, gostei das suas sugestões, geralmente é só bacalhau e pastéis de nata. Bjs

Reply
Valentina Almeida 7 de julho de 2020 - 09:27

A culinária de Portugal é uma das melhores, estive ano passado e tive a oportunidade de desfrutar dessas delícias!

Reply

Deixe um Comentário