O que fazer no Vale dos Vinhedos

por Fernanda

O Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul é chamado por muitos de a “Toscana Brasileira”. A região fica na Serra Gaúcha e fica no triângulo formado pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Na verdade, Bento Gonçalves acaba atraindo a maioria dos turistas por ser mais famosa e concentrar algumas das vinícolas mais conhecidas do Brasil. Mas, se você é fã de espumantes, vale a pena incluir uma esticadinha até Garibaldi. Veja então o que fazer no Vale dos Vinhedos e arredores.

vale dos vinhedos

O que fazer no Vale dos Vinhedos RS

Vale dos Vinhedos: Vinícolas

Para os amantes de vinhos, a resposta é: visitar o máximo de vinícolas possíveis. Infelizmente, a região ainda não conta com uma estrutura tão boa de traslados e passeios privados. Conversei com alguns donos de vinícolas e eles me disseram que o Uber ainda está chegando na região. E tudo que vi de transporte privado estava mais na linha de vans e ônibus de excursão que passam apenas pelas vinícolas mais famosas. Até pode ser uma boa opção para quem não dirige, está viajando sozinho (a) e/ou dirige, mas quer beber.

Tudo isso é para dizer que é extremamente recomendável alugar um carro para circular pelo Vale dos Vinhedos. Obviamente o motorista deverá ficar de fora de todas as degustações de vinhos, pois todo esse caminho é feito por estradas intermunicipais. Se beber, não dirija!

Como escolher as vinícolas para visitação

São muitas opções – mesmo – então vai muito do seu gosto pessoal. Se você tiver algum vinho preferido brasileiro, vale a pena ver se é da região do Vale dos Vinhedos e se é possível visitar a vinícola.

Caso não tenha preferência ou não entenda muito de vinhos, eu indico as seguintes vinícolas:

Vinícolas em Bento Gonçalves

#Vinícola Miolo

Na minha opinião, é a vinícola mais bonita da região de Bento Gonçalves. Durante os finais de semana você pode fazer um piquenique pelos jardins no chamado “Wine Garden”. As visitas são um pouco tumultuadas, então eu recomendo só apreciar a paisagem mesmo, curtir o Wine Garden e dar uma espiada na loja. Às vezes encontram-se bons preços.

Endereço: RS-444, 21, Bento Gonçalves .

Site: https://www.miolo.com.br/

vinícola miolo

#Vinícola Lídio Carraro

É a vinícola ao lado da Miolo. É uma vinícola bem pequena e boutique. Ao contrário das demais que oferecem tours pelos vinhedos, a visita é mais para entender a história da vinícola e da família Carraro e é seguida de uma degustação. Como não é tão popular entre os turistas, a visita é bem personalizada e a degustação voltada para a preferência do grupo.

Eles despacham vinhos para todo o Brasil e, dependendo do valor, não cobram o frete. Particularmente gosto muito dos vinhos da Lídio Carraro e sempre compro algumas garrafas quando vou para o Vale dos Vinhedos. São vinhos mais difíceis de serem encontrados nos mercados. Considerando a qualidade dos vinhos, acho os preços bem justos.

Endereço: RS-444, 21, Bento Gonçalves.

Site: https://www.lidiocarraro.com/br

vale dos vinhedos rs
Vinícola Lídio Carraro

#Vinícola Almaúnica

A Almaúnica trabalha no mesmo esquema da maioria das vinícolas da região: tour e degustação (são três tipos). Eles produzem garrafas limitadas de cada vinho. Eu gosto bastante dos espumantes da Almaúnica.

Mas o diferencial mesmo da vinícola e o cenário. Por um momento parece até mesmo que estamos na Itália.

Endereço: RS 444 KM 17,35, Bento Gonçalves.

Site: http://www.almaunica.com.br/

vale dos vinhedos
Vinícola Almaúnica

#Vinícola Casa Valduga

De todas as visitas que fiz às vinícolas da região, a da Casa Valduga é a melhor. Recomendo muito se você quer entender um pouco mais sobre a produção de vinhos, estocagem e comercialização. E a parte dos vinhedos (para quem faz a visita) também é muito bonita.

Os tours saem de hora em hora, você ganha uma taça e ainda pode degustar alguns vinhos no final (de acordo com a sua preferência). Caso não tenha tempo para a visita, pode apenas degustar os vinhos na loja mediante um preço pré-determinado.

Endereço: Via Trento, 2355 – Linha Leopoldina, Bento Gonçalves.

Site: http://www.casavalduga.com.br/enoturismo/visitacoes/

#Vinícola em Garibaldi: Peterlongo

Ainda na região do Vale dos Vinhedos, vale a pena visitar a encantadora Garibaldi, famosa pelas vinícolas de espumantes e também pelo seu polo gastronômico.

Para quem curte espumantes, indico a visita à vinícola Peterlongo. Tem uma área externa muito bonita e assim como as demais da região oferece tour e degustação.

Endereço: R. Manoel Peterlongo Filho, 216. Garibaldi.

Site: http://www.peterlongo.com.br/verificacao

vinicola peterlongo

Onde ficar no Vale dos Vinhedos

  • A opção mais charmosa de todo o Vale dos Vinhedos é o Hotel Casacurta (RESERVE AQUI) em Garibaldi. 
  • Apesar de Bento Gonçalves concentrar boa parte das vinícolas, acredito que a cidade carece de hotéis realmente bons. O mais famoso é o Hotel & Spa do Vinho (RESERVE AQUI). Mas posso ser bem sincera? Eu fiquei lá e achei o hotel muito caro pelo que oferece. A localização e a vista são realmente incríveis, mas é o que consigo pontuar de realmente bom no hotel. Lembrando que essa é a minha opinião, ok?
  • Outra opção de hospedagem na região das vinícolas em Bento Gonçalves é o Hotel Vila Michelon (RESERVE AQUI).
  • Agora se quer uma hospedagem mais em conta, o negócio é ficar no centro de Bento Gonçalves. Já fiquei no Hotel Laghetto Viverone Bento (RESERVE AQUI). 

Vale dos Vinhedos: Caminhos de Pedra

Nem só de vinho vive a região do Vale dos Vinhedos no RS. Outro passeio muito legal para fazer nesta região é o roteiro chamado Caminhos de Pedra, uma rota turística rural que tem como objetivo resgatar e preservar a cultura dos imigrantes italianos. Vale a pena parar e almoçar em um dos restaurantes. Boa parte trabalha no esquema rodízio de massas e o tradicional galeto. Essa região também uma ótima pedida para quem está em busca de produtos artesanais.

caminhos de pedra
Caminhos de Pedra

Dica: se você gosta de cucas, pare na Casa das Cucas Vitiaceri. Honestamente, foi a melhor cuca que comi na vida.

caminhos de pedra

Vale dos Vinhedos: Passeio Maria Fumaça

Acredito que essa seja a melhor opção para quem vai para a Serra Gaúcha com crianças. Um passeio gostoso, com duração de uma hora e meia e que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Aliás, se você tiver um tempinho extra vale a pena dar uma esticada e ir até Gramado passar uns dias por lá também (especialmente se estiver acompanhado dos pequenos). Veja o que fazer em Gramado com crianças. E se quiser conhecer mais vinícolas (agora na região de Gramado e Canela) dá uma olhada em Vinícolas para visitar em Gramado e Canela.

Essas são apenas algumas dicas o que fazer no Vale dos Vinhedos. A região é realmente um encanto e uma perdição para os amantes de vinhos, massas e galeto.

Artigos Relacionados

4 comentários

Gabriela Torrezani 10 de novembro de 2020 - 09:54

Faz muito tempo que quero conhecer o Vale dos Vinhedos… Bento Gonçalves é um sonho antigo. Além do que, falou de vinho falou comigo! heheheh ótimo post!

Resposta
Mirella Matthiesen 11 de novembro de 2020 - 05:33

Eu amei tanto essa região do Vale dos Vinhedos, não vejo a hora de voltar com ainda mais tempo e com certeza vou incluir Garibaldi, porque não deu tempo. 🙂

Resposta
Marcela 11 de novembro de 2020 - 10:56

Espero ainda esse ano conhecer mais do RS, incluindo o Vale dos Vinhedos! Lugar muito lindo mesmo

Resposta
Luciana Rodrigues 12 de novembro de 2020 - 05:36

Vale dos Vinhedos deve ser muito interessante, porque além das vinícolas, a gente vê um pouco de como os italianos tentaram “transplantar a Itália” no Brasil.

Resposta

Deixe um Comentário