Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalLisboa Onde comer Pastel de Nata em Lisboa

Onde comer Pastel de Nata em Lisboa

por Fernanda

Atualizado em 11 de novembro de 2018

Comer pastel de nata em Lisboa é uma tarefa muito fácil, já que qualquer pastelaria (o nosso equivalente a confeitaria), supermercado e café vendem essa delícia. Embora aqui no Brasil tenhamos o hábito de chamar o pastel de nata de pastel de belém, lá em Portugal o título “pastel de belém” fica exclusivo à Antiga Confeitaria de Belém em Lisboa, que produz os pastéis de nata mais famosos de Portugal e os únicos que realmente podem levar o título de “Pastéis de Belém“.

Onde comer Pastel de Nata em Lisboa

Antiga Confeitaria de Belém em Lisboa ou Pastéis de Belém

É o lugar mais tradicional para comer pastel de nata em Lisboa e realmente imperdível. Tanto é que é sempre minha primeira parada na cidade. Desde 1837 (inauguração da fábrica) os donos utilizam a mesma receita vinda do Mosteiro dos Jerônimos para a produção dos pastéis de nata mais famosos de Portugal e os únicos que podem levar o título de “pastel de belém”.

As filas para o “take away” costumam ser longas, mas bem rápidas. Eu prefiro sempre entrar e procurar uma mesa. O ambiente é uma graça, todo decorado com azulejos. O atendimento é muito rápido e os funcionários são simpáticos. O que eu mais gosto no lugar (além do pastel de nata, é claro) é que os preços não são abusivos mesmo sendo um lugar super turístico.

O pastel de nata do Pastéis de Belém é o melhor de Lisboa (na minha opinião). Sempre quentinho e ultra cremoso. Uma delícia! É realmente difícil sair de lá sem comer pelo menos uns quatro.

Já contratou o Seguro Viagem?

  • Você sabia que um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros é obrigatório para entrar em Portugal? Ele pode ser solicitado pelo agente de imigração no momento da sua entrada. E, mesmo que não fosse, vale a pena economizar em um item tão importante? O seguro é mais barato do que você imagina e fica ainda mais barato com os 10% de desconto oferecido aos leitores do Preciso Viajar.
  • Faça já a sua cotação com desconto
  • Basta colocar os seus dados e cotar o seguro. O desconto é concedido automaticamente. 
  • Devido ao momento atual, verifique com atenção se o seguro que você está contratando cobre pandemias. 

onde comer pastel de nata em lisboa

 

Endereço do Pastéis de Belém: Rua de Belém nº 84 a 92.

Como chegar com o transporte público: pegue o eléctrico 15 (bonde) na Praça do Comércio sentido Belém. Desça na estação Mosteiro dos Jerônimos.

Site oficialhttp://pasteisdebelem.pt/

Manteigaria Fábrica de Pastéis de Nata

Essa dica deixaram no meu instagram (segue lá @precisoviajar). A vantagem da Manteigaria é a localização bem mais central. Pode-se assim dar uma passadinha por lá antes e depois dos passeios pelo centro histórico.

O lugar é mais compacto e você tem a possibilidade de comprar o pastel de nata para viagem ou comer em pé no balcão. Como eu gosto de comer o pastel de nata bem quentinho e polvilhado com canela, ficava em pé no balcão. Os preços são bem similares aos do Pastéis de Belém (na faixa de €1 cada).

E como é o pastel de nata? Delicioso! Fica quase empatado com o Pastéis de Belém no meu ranking.

comer pastel de nata em lisboa

 

Endereço da Manteigaria: Rua do Loreto 2.

Como chegar com o transporte público: desça na estação de metrô Baixa-Chiado (linhas azul ou verde).

Fábrica da Nata

Caí na Fábrica da Nata por acaso, quando estava indo para Sintra. A Fábrica da Nata fica na Praça dos Restauradores. Acabei tomando o café da manhã lá e o pastel de nata estava incluso no combo. O ambiente é lindíssimo (uma parte é toda decorada com azulejos) e é uma mão na roda já que é literalmente no coração da cidade.

onde comer pastel de nata em lisboa

 

Enfim, essas são só 3 de muitas opções para comer pastel de nata em Lisboa. Como eu disse, opções para comer esse delicioso doce português não faltam na cidade.

Endereço: Praça dos Restauradores, nº 62-68

Como chegar com o transporte público: desça na estação de metrô de Restauradores (linha azul).

Site oficial: http://www.fabricadanata.com/

Leia mais sobre Lisboa

O que é bom saber antes de viajar para Portugal

Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro

Como andar de metrô em Lisboa

30 atrações grátis em Lisboa

*Foto em destaque: Shutterstock

Artigos Relacionados

8 comentários

Jessica 6 de outubro de 2016 - 10:15

Pra mim o que eu mais gostei foi o manteigaria e o que eu menos gostei o pastel de belem. Serei julgada hsuahsuas. Mas acho que a melhor coisa é: viu um pastel de belem na vitrine? Experimenta. Nesse ritmo acho que comi em uns 10 lugares diferentes hahaha.

Reply
Fernanda 6 de outubro de 2016 - 11:26

Que inusitado. risos
Eu amo os pastéis de Belém. Só não fui mais vezes porque é muito longe.
E concordo que o negócio é experimentar em vários lugares 🙂

Reply
Kelly 26 de outubro de 2016 - 08:48

Pastéis de Belém poderia abrir uma filial em São Paulo. É bom d+.

Reply
Fernanda 26 de outubro de 2016 - 22:22

E em Curitiba também 🙂

Reply
JORGE FILIPE BORDALO SIMOES 7 de novembro de 2016 - 09:45

O complicado de executar os Pasteis de Belem ou Pasteis de Nata no Brasil, é a qualidade das farinhas diferentes de Portugal. Em São Paulo existem várias confeitarias reproduzindo este doce, eu pessoalmente recomendo a B.Lem na Vila Madalena. Em Curitiba temos a Doce Fado que convenhamos tem um bom exemplo deste doce. A experiência do Chef Paulo Cordeiro da Doce Fado até obter uma receita consideravel demorou meses.

Reply
Fernanda 7 de novembro de 2016 - 19:35

Não conheço a Doce Fado, mas vou pesquisar a respeito.

Reply
JORGE FILIPE BORDALO SIMOES 8 de novembro de 2016 - 10:45

Ora ai esta um bom programa para sabado de manhã no Mercado Municipal de Curitiba, ou qualquer dia na Mercadoteca ou no Patio Batel.
Segue webpage http://www.docefado.com.br/loja/
Enquanto Portugues e total amante deste doce, tive oportunidade de provar já várias réplicas bem diferentes entre SC; PR; RJ; SP , não por se encontrar em Curitiba, mas sem duvida que os meus favoritos são do B.Lem em São Paulo e Doce Fado em Curitiba. O trago a Limão Siciliano colocado na nata do doce associado à massa folhada leve e tostada é ponto alto desta experiência.
Abraços

Reply
Fernanda 8 de novembro de 2016 - 20:09

Vou na Doce Fado com certeza. Obrigada pela dica.

Reply

Deixe um Comentário