Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalPorto Roteiro de 1 dia no Vale do Douro

Roteiro de 1 dia no Vale do Douro

por Fernanda

O Vale do Douro é certamente uma das regiões mais belas de Portugal. Já adianto que o roteiro de 1 dia no Vale do Douro serve apenas para matar a vontade de conhecer algumas vinícolas, dar uma volta de barco pelo rio Douro e ficar com muita, muita vontade de voltar assim que possível com mais calma para apreciar a região. A opção mais barata para visitar a região é alugando um carro. Caso você não queira alugar um carro, há muitas empresas de turismo no Porto que oferecem passeios privados.

Roteiro de 1 dia no Vale do Douro

Peso da Régua

Como meu voo chegou bem cedo no Porto, peguei o carro alugado e fui direto para o Vale do Douro. Na ida peguei a autoestrada em direção a cidade de Peso da Régua, uma cidade ribeirinha. Não tem muito o que fazer em Peso da Régua. No meu caso serviu como cidade de referência para parar e pedir informações sobre as vinícolas.

Em Portugal as vinícolas são chamadas de “Quinta”. A região do Alto Douro abriga muitas vinícolas. É bom pesquisar bastante, ver quais vinhos mais agradam e aí optar por quais Quintas visitar.

Quinta do Vallado

Como muitas pessoas tinham me recomendando o tour na Quinta do Vallado acabei optando em visitá-la. A vinícola fica bem próxima a Peso da Régua e foi construída em 1716 e é uma das mais antigas e famosas do Vale do Douro. A Quinta do Vallado pertenceu à Dona Antónia Adelaide Ferreira e até hoje mantém-se com seus descendentes.

O tour custou €15 e inclui um passeio completo por todas as instalações (vinhedos, adegas e caves) e ainda inclui degustação de 5 vinhos.

Infelizmente não foi possível almoçar na Quinta do Vallado porque o restaurante não estava aberto, então acabei almoçando em um restaurante próximo.

roteiro de 1 dia vale do douroSite oficial: http://www.quintadovallado.com/

Pinhão

[intense_blockquote width=”25%”]Reserve seu hotel no Douro com condições especiais e cancelamento grátis. [/intense_blockquote]

Depois do almoço, segui em direção a cidade de Pinhão. A estrada de Peso da Régua para Pinhão é simplesmente fantástica, cheia de paisagens de deixar qualquer um sem fôlego. Observação: Pinhão fica literalmente em uma curva do rio Douro a uns 25 km acima de Peso da Régua. Se você for alugar um carro eu recomendo o aluguel de um carro pequeno, pois muitas ruas de Pinhão são incrivelmente estreitas.

Foi um sufoco chegar no Mirante de Pinhão depois de tantas curvas, mas valeu muito a pena.

Roteiro Portugal 10 dias

Depois de apreciar a paisagem lá de cima, voltei para o centrinho de Pinhão para apreciar as paredes de azulejos mostrando a colheita da uva na estação de trem e também para pegar o barco para fazer o passeio pelo rio Douro.

passeio de barco pelo douro

Passeio de barco pelo rio Douro

Como o tempo era curto, acabei fazendo o passeio de uma hora pelo rio Douro com a Companhia Turística do Douro. Custou ‎€10.

Eu adorei o passeio. As paisagens são muito bonitas e achei o passeio barato.

Como ainda precisava voltar para o Porto e entregar o carro alugado no aeroporto, isso foi tudo que deu para fazer em um dia. Apesar de corrido, valeu muito a pena.

Adorei e quero muito voltar e ficar uns dias hospedada na região do Douro.

passeio de barco pelo douro

[intense_panel title=”Leia mais sobre Portugal” title_tag=”h3″ color=”#ffffff” border=”1px solid #1a8be2″ top_left_border_radius=”5px” top_right_border_radius=”5px” bottom_left_border_radius=”5px” bottom_right_border_radius=”5px”]

Roteiro 3 dias em Lisboa

30 atrações grátis em Lisboa

Onde comprar chip pré-pago em Portugal

Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro

Onde fazer compras em Lisboa

Roteiro 10 dias Portugal

Passeio de barco pelo Douro

Mercado do Bom Sucesso no Porto

[/intense_panel]
11 comentários
0

Artigos Relacionados

11 comentários

mart 19 de setembro de 2017 - 10:29

Adorei o post, Fernanda! Vou agora em outubro para lá, farei uma viagem de carro pelo interior de Portugal e o Douro é um dos destinos que mais tenho expectativa!

Reply
Fernanda 19 de setembro de 2017 - 18:21

É uma região lindíssima. Fiquei encantada.

Reply
marta 20 de setembro de 2017 - 16:05

Muito obrigada! Já anotei para fazer também. 🙂

Reply
marta 19 de setembro de 2017 - 10:31

Você poderia me informar o valor aproximado do passeio de uma hora? no site da companhia não informam. Obrigada!

Reply
Fernanda 19 de setembro de 2017 - 18:20

Sim, vou até editar o post porque achei que tinha colocado. Custou 10 euros.

Reply
edith 25 de março de 2018 - 20:38

Fernanda, adorei suas dicas. Estou indo para Porto em maio. Fiquei com uma dúvida. Tem possibilidade de fazer a degustação dos vinhos e voltar dirigindo para Porto? Obrigada,

Reply
Fernanda 27 de março de 2018 - 20:43

Não recomendo fazer todas as degustações, até porque a lei portuguesa também tem seus parâmetros e proibições para dirigir depois de ter ingerido álcool. Eu estava viajando com mais uma pessoa e como ela estava dirigindo degustou apenas um dos vinhos (muito pouco mesmo) para não ter problemas.

Reply
Gustavo Duarte 12 de junho de 2018 - 14:54

Oi Fernanda!
Estou montando um roteiro pela região e surgiu uma dúvida quanto ao Mirante do Pinhão: este seria o “Miradouro de Casal de Loivos” que o Google Maps mostra? Suspeito que sim, to vendo a foto do seu post e algumas no Google e são bem parecidas hehehe…
Aproveitando tudo do seu site!
Valeu!

Reply
Fernanda 12 de junho de 2018 - 17:27

Olá, Gustavo! Eu fui seguindo as placas de “miradouro” lá em Pinhão, mas fui pesquisar e o nome oficial é realmente Miradouro de Casal de Loivos. O acesso não é dos mais fáceis e as subidas são bem íngremes e as ruas estreitas, mas vale a pena conhecer. A vista é linda!

Reply
Graca 16 de outubro de 2018 - 22:30

olá Fernanda , vale a pena o passeio pela região do douro em janeiro , estamos de carro saindo de porto passando por braga , Guimarães e gostaria de sugestão ,quias as vilas ou cidade visitar para chegar ate Évora

Reply
Fernanda 17 de outubro de 2018 - 22:30

Olá! Eu acho que vale sim, mesmo que não dê pra ver as uvas. A região é linda. Recomendo Coimbra, Aveiro, Sintra, Lisboa e também umas vinícolas lá no Alentejo. Dá uma olhada no último roteiro que fiz. http://precisoviajar.com/roteiro-15-dias-em-portugal/

Reply

Deixe um Comentário