Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalÉvora Capela dos Ossos em Évora

Capela dos Ossos em Évora

por Fernanda

A Capela dos Ossos em Évora é uma das atrações mais sinistras  e famosas de Portugal. Localizada na praça 1º de Maio e dentro da famosa Igreja de São Francisco, a Capela impressiona (e assusta), afinal não é todos os dias que nos deparamos com uma decoração de esqueletos nas paredes.

Capela dos Ossos em Évora

Como Portugal está na moda, muitas atrações que antigamente eram gratuitas hoje cobram um valor de entrada. É o caso da Igreja de São Francisco. O valor cobrado (novembro/17) é de 4€ e inclui uma visita pelo pequeno museu de arte sacra, galeria de presépios, acesso ao terraço panorâmico e obviamente a visita à Capela.

Em tempo: a vista do terraço é incrível. Vale a pena ir até lá.

capela dos ossos évoraE a Capela dos Ossos é a última parada da visita.

Você pode estar se perguntando de onde surgiu a ideia de fazer uma capela com ossos humanos e a explicação é a seguinte: no século XVI, Évora tinha 42 cemitérios que ocupavam muito espaço. Os monges então tiveram a ideia de utilizar os ossos que estavam enterrados para construir e decorar uma capela. E o resultado? Bem o resultado é sinistro. São mais de 5 mil ossos expostos pelas paredes. Há ainda dois esqueletos inteiros protegidos por uma redoma de vidro (antes eles ficavam pendurados por correntes na parede).

capela dos ossos évora“Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Essa é a frase da entrada da capela.

capela dos ossos évoraDireto, macabro, real. A intenção é realmente nos mostrar a efemeridade da vida.

capela dos ossos évora[intense_content_box icon=”thumbs-up-alt” border_size=”3px” border_color=”#1a8be2″ border_style=”dashed”] Em Évora fiquei no hotel Évora Olive. Novo, central, perto das atrações turísticas e com estacionamento gratuito. [/intense_content_box]

 

Mas nem só de ossos vive o local. Os azulejos dão um pouco de cor e leveza ao local.

capela dos ossos évoraAdianto que a capela é um pouco escura e macabra, então não recomendo a visita para quem tem algum tipo de fobia. Caso você faça parte do grupo dos curiosos e intrigados, a Capela dos Ossos em Évora rende bons questionamentos.

capela dos ossos évoraInformações:

Endereço: Rua da República, 7000-650. Évora.

Ingresso: 4€ (novembro de 2017).

Horário de Funcionamento:

De junho a setembro: das 9h às 18h30

De outubro a maio: das 9h às 17h

Atenção: a Capela não abre nos dias 1º de Janeiro; Domingo de Páscoa; 24 de Dezembro à tarde e 25 de Dezembro.

Leia mais sobre Portugal

2 comentários

Flavia Rocha 12 de maio de 2018 - 18:02

Como faço para comprar o ingresso on-line para o Museu dos Ossos? Como irei visitar num domingo ( 10 junho) tenho medo de pegar fila.

Reply
Fernanda 13 de maio de 2018 - 23:12

Acho que não tem como comprar antecipado, Flavia. Procurei no site oficial e em outros sites que vendem ingressos e não encontrei.

Reply

Deixe um Comentário