Preciso Viajar

Metrô da Cidade do México

Acho que não poderia existir momento melhor para falar do metrô da Cidade do México. Super bem servido e que custa a inacreditável quantia de 3 pesos (mais ou menos R$0,50). Isso mesmo, com uma mísera moeda você atravessa a gigantesca Cidade do México.

Tudo bem que como em todos os outros lugares do mundo, o metrô não é perfeito. Mas mesmo assim queria aquele metrô não perfeito em São Paulo, em Curitiba e em qualquer grande cidade do Brasil.

Metrô Cidade do México

O grande problema ao meu ver é o metrô não ter um sistema de ventilação. Algo que pode ser um pouco próximo à sensação de se sentir no inferno (principalmente durante o verão que além de quente, é úmido). Bom, as janelas ficam abertas, mas não são suficientes para refrescar a pequena multidão que utiliza o metrô como transporte público.

É óbvio que numa cidade com 19 milhões de habitantes, seria no mínimo ridículo esperar vagões vazios. Mas ao mesmo tempo digo que fiquei rodando a cidade por 3 dias, utilizando o metrô em diversos horários e em nenhum momento me senti dentro de uma lata de sardinha.

Outros metrôs pelo mundo

Agora o metrô do México se diferencia de qualquer metrô que eu já utilizei mundo afora, porque tudo, mas absolutamente tudo custa 10 pesos dentro do metrô. E o metrô tem trilha sonora. Os vendedores ambulantes entram com uma mochila nas costas adaptada com uma caixa de som (tentem visualizar) e ficam vendendo CD/DVDs piratas e você vai escutando de La Bamba até Reggaeton o trajeto inteiro. Porque entra um e sai outro. E, rola um super respeito. Um vendedor espera o outro terminar a “venda”. E não é só DVD. São coisas que você nem sabia que existia como manual para instalar tomada na sua casa, quadro mágico que apaga o que a criança escreveu e coisas mais normais como chicletes, pasta de dente, pirulito. Sugestão – deixe umas moedas de 10 pesos no bolso, porque algumas coisas são realmente interessantes e os vendedores são rápidos. Então, se você se interessar por algo, não tem muito tempo para finalizar a compra.

Confira todas as dicas de viagem da Cidade do México

É, muita gente reclama desse sistema de vendas um tanto quanto bizarro. Sinceramente, achei interessante, afinal são trabalhadores tentando conseguir de maneira honesta um dinheiro. Podia ser pior. Eles podiam simplesmente roubar as pessoas.

Na minha humilde opinião, é a forma mais barata e rápida de se locomover pela Cidade do México. Apesar dos pesares, acredite: é melhor o calorzinho do metrô do que o trânsito da rua.

Metrô Cidade do México

Dicas

Nos horários de pico, eles reservam um vagão só para mulheres. Eu não tive problemas com assédio, mas também não posso negar que me senti bastante desconfortável em vários momentos usando um shorts curto dentro do metrô. Porque eles encaram e muito! Utilizei um desses vagões especiais e recomendo (para quem é mulher obviamente).

Quando for comprar um bilhete, aproveite e já compre vários, pois nos horários de pico costuma ter fila nos guichês.

Não encontrei mapas de bolso com as linhas do metrô nas estações, mas em todas as estações tinham placas mostrando as direções da linha.

De maneira geral, é bem tranquilo utilizar o metrô na Cidade do México. As estações são bem sinalizadas e sempre tem um mapa grande mostrando as principais ruas da parada do metrô.

Site oficial:  http://www.metro.df.gob.mx/ Sugiro baixar o arquivo pdf com o mapa de todas as linhas e enviar para si mesmo por email ou salvar direto no celular ou tablet.

Sair da versão mobile