Home Destinos InternacionaisAméricaMéxicoCidade do México Metrô da Cidade do México

Metrô da Cidade do México

por Fernanda

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Acho que não poderia existir momento melhor para falar do metrô da Cidade do México. Super bem servido e que custa a inacreditável quantia de 3 pesos (mais ou menos R$0,50). Isso mesmo, com uma mísera moeda você atravessa a gigantesca Cidade do México.


Não fique desprotegido durante as férias no México!
Contrate o seguro viagem e ainda ganhe até 10% de desconto.
 
 

Tudo bem que como em todos os outros lugares do mundo, o metrô não é perfeito. Mas mesmo assim queria aquele metrô não perfeito em São Paulo, em Curitiba e em qualquer grande cidade do Brasil.

Metrô Cidade do México

O grande problema ao meu ver é o metrô não ter um sistema de ventilação. Algo que pode ser um pouco próximo à sensação de se sentir no inferno (principalmente durante o verão que além de quente, é úmido). Bom, as janelas ficam abertas, mas não são suficientes para refrescar a pequena multidão que utiliza o metrô como transporte público.

É óbvio que numa cidade com 19 milhões de habitantes, seria no mínimo ridículo esperar vagões vazios. Mas ao mesmo tempo digo que fiquei rodando a cidade por 3 dias, utilizando o metrô em diversos horários e em nenhum momento me senti dentro de uma lata de sardinha.

Outros metrôs pelo mundo

Agora o metrô do México se diferencia de qualquer metrô que eu já utilizei mundo afora, porque tudo, mas absolutamente tudo custa 10 pesos dentro do metrô. E o metrô tem trilha sonora. Os vendedores ambulantes entram com uma mochila nas costas adaptada com uma caixa de som (tentem visualizar) e ficam vendendo CD/DVDs piratas e você vai escutando de La Bamba até Reggaeton o trajeto inteiro. Porque entra um e sai outro. E, rola um super respeito. Um vendedor espera o outro terminar a “venda”. E não é só DVD. São coisas que você nem sabia que existia como manual para instalar tomada na sua casa, quadro mágico que apaga o que a criança escreveu e coisas mais normais como chicletes, pasta de dente, pirulito. Sugestão – deixe umas moedas de 10 pesos no bolso, porque algumas coisas são realmente interessantes e os vendedores são rápidos. Então, se você se interessar por algo, não tem muito tempo para finalizar a compra.

Confira todas as dicas de viagem da Cidade do México

É, muita gente reclama desse sistema de vendas um tanto quanto bizarro. Sinceramente, achei interessante, afinal são trabalhadores tentando conseguir de maneira honesta um dinheiro. Podia ser pior. Eles podiam simplesmente roubar as pessoas.

Na minha humilde opinião, é a forma mais barata e rápida de se locomover pela Cidade do México. Apesar dos pesares, acredite: é melhor o calorzinho do metrô do que o trânsito da rua.

Metrô Cidade do México

Dicas

Nos horários de pico, eles reservam um vagão só para mulheres. Eu não tive problemas com assédio, mas também não posso negar que me senti bastante desconfortável em vários momentos usando um shorts curto dentro do metrô. Porque eles encaram e muito! Utilizei um desses vagões especiais e recomendo (para quem é mulher obviamente).

Quando for comprar um bilhete, aproveite e já compre vários, pois nos horários de pico costuma ter fila nos guichês.

Não encontrei mapas de bolso com as linhas do metrô nas estações, mas em todas as estações tinham placas mostrando as direções da linha.

De maneira geral, é bem tranquilo utilizar o metrô na Cidade do México. As estações são bem sinalizadas e sempre tem um mapa grande mostrando as principais ruas da parada do metrô.

Site oficial:  http://www.metro.df.gob.mx/ Sugiro baixar o arquivo pdf com o mapa de todas as linhas e enviar para si mesmo por email ou salvar direto no celular ou tablet.

10 comentários
0

Artigos Relacionados

10 comentários

Ana Claudia Sachser 18 de junho de 2013 - 15:52

Nossa, fiquei impressionada primeiro pelo fato de nunca imaginar que na Cidade do Mexico existiria um sistema de transporte assim bom, e segundo com a parte do assedio!!!
O que as mulheres usam no calor?? Rs…
Achei que esse tipo de assedio ocorria mais no Oriente!

Reply
Fernanda 18 de junho de 2013 - 19:24

Olha, eu fiquei impressionada porque nunca imaginei que a Cidade do México fosse tão limpa, tão verde e tão organizada. Os mexicanos são latinos, encaram. Para mim causou um mal estar, mas ninguém nunca chegou perto de mim.
Então, o país é super católico. Não sei se é bem por isso (o Brasil também é) ou se é parte da cultura, mas elas usam calça. As poucas mulheres que vi de shorts ou saias eram turistas. Já nas praias, as mexicanas usam saias sim e usam um vestuário mais apropriado para o verão. Não sei como elas aguentam de calça aquele calor.

Reply
Fernanda 18 de junho de 2013 - 19:07

Fernanda, comecei a usar o facebook do meu blog, pra quem quiser conferir é esse: http://www.facebook.com/pages/T%C3%A1-indo-pra-onde/118343541708874?hc_location=stream e a primeira coisa que coloquei lá foi aquele post que tinha feito sobre o seu blog! (aliás, uma grande parte dos acessos no meu blog vem daqui, obrigada!)

Reply
Fernanda 18 de junho de 2013 - 19:25

Fernanda, você não conseguiu mudar a descrição para o nome do blog apenas? Tá cheio de números.

Reply
Juliana 19 de junho de 2013 - 15:08

O metrô de Londres fez 100 anos e aqui em BH a gente mal tem um… Temos um trem que não passa em nem 5% da cidade. É foda.

Mudando de assunto, Fernanda, eu li uma vez aqui no blog que vc quer trabalhar com turismo, e vc é publicitária, certo? Eu faço publicidade e também tenho vontade de trabalhar com turismo algum dia, mas não sei se faço uma faculdade, uma pós, um curso técnico… Só não quero fazer no Brasil. Eu penso em ter minha própria agência de turismo. Queria saber se vc já fez ou pretende fazer um curso nessa área e se pretende deixar o ramo da publicidade. Eu amo publicidade, mas às vezes fico bastante desanimada com o mercado de trabalho, queria saber se é só aqui em Minas ou se aí o mercado também está tão desvalorizado.

Reply
Fernanda 19 de junho de 2013 - 16:48

Juliana,
A profissão está desvalorizada em todo o país. Olha, até onde sei os melhores cursos de turismo são na Espanha. Eu também penso em abrir uma agência (mas quero uma online) mais pra frente. Turismo paga mal também (infelizmente).

Não fiz curso nenhum ainda, mas farei.

Reply
Paula 12 de fevereiro de 2015 - 19:45

Fernanda, primeiramente parabéns pelas informações, elas são objetivas e muito úteis. Estou planejando ir para a cidade do méxico para fazer um curso de espanhol e claro, para conhecer as maravilhas culturais da cidade. Em um dado momento você mencionou o assédio … e quanto aos roubos? É mais tranquilo ou não?

Reply
Fernanda 12 de fevereiro de 2015 - 20:02

Olha, tem que tomar cuidado como em todas as outras cidades. Eu me surpreendi (positivamente até). O assédio no metrô é mais de gente querendo vender seus produtos, mas não roubo/arrastão como muitas vezes vemos aqui.

Reply
Jeannie Klein 15 de junho de 2015 - 17:54

Estou c viagem marcada para outubro para conhecer Cidade do México e Los Cabos, como tenho um dia livre na volta e estava pensando em ir ao outlet mas não consigo descobrir meio de transporte público para lá. Vc sabe algo?

Reply
Fernanda 15 de junho de 2015 - 18:15

Infelizmente não sei. Não fiz compras por lá.

Reply

Deixe um Comentário