Um dos países mais procurados pelos brasileiros que desejam viajar para a Europa é Portugal. Por diversos motivos, mas principalmente pela facilidade de comunicação, Portugal é um excelente destino independente da motivação da sua viagem.
Cascais é uma agradável e charmosa cidade nos arredores de Lisboa. Antigo vilarejo de pesca, Cascais é hoje um destino bastante popular entre os turistas por conta de suas belas praias. Apesar de o chamariz ser a praia (as praias, no caso), Cascais tem muito mais a oferecer aos turistas: palácios, museus e até mesmo um cassino (na cidade vizinha de Estoril).
É por isso que sempre indico Cascais como opção de passeio bate-volta desde Lisboa. Fique por dentro de o que fazer em Cascais, como chegar lá e o que conhecer. Segue abaixo um resumo das principais atrações de Cascais que serão abordadas ao longo do texto.
- Centro Histórico
- Museus
- Cidadela
- Marina
- Farol de Santa Marta
- Boca do Inferno
- Praias
Tudo sobre a cidade: o que fazer em Cascais
Onde fica Cascais
Cascais fica a 30 km ao sul de Lisboa. É vizinha da charmosa vila de Sintra que fica um pouco mais ao norte.
A proximidade com a capital de Portugal atrai turistas durante o ano inteiro. A cidade tem uma história e tanto: já foi lugar estratégico de defesa do reino de Portugal. Por conta disso, algumas fortalezas foram construídas na cidade.
Depois, como já disse, tornou-se a cidade de veraneio da realeza. O glamour ainda permanece seja nas construções históricas como nas inúmeras mansões de Cascais e de sua vizinha Estoril.
Como chegar em Cascais
Trem
De Lisboa é possível chegar em Cascais de trem. Vá até a estação Cais do Sodré (linha verde do metrô) e pegue o trem urbano sentido Cascais e desça na última estação de mesmo nome. O percurso de trem dura 40 minutos.
Os trens saem a cada 20 minutos e nos horários de pico (com maior fluxo de passageiros) há também a opção dos trens expressos que param em menos estações e fazem o trajeto em menos tempo. Não precisa se preocupar, porque o trem expresso para em Cascais e em Cais do Sodré (no sentido inverso).
Não é necessário comprar o bilhete com antecedência, mas é recomendável carregar o seu bilhete Viva Viagem para pagar menos na passagem (veja como utilizar o transporte público em Lisboa e como funciona o cartão Viva Viagem).
Outra coisa: o trem que faz essa linha é um trem urbano, ou seja, transporta passageiros que trabalham e/ou residem nas cidades do trajeto. Por vezes o trem lota e é necessário ir em pé (especialmente durante os dias mais quentes onde mais turistas costumam realizar o trajeto).
Caso opte pelo trem, sugiro que o deslocamento dentro de Cascais seja feito de bicicleta. Há muitos lugares que oferecem o aluguel de bikes a preços bem decentes. No Largo da Estação (próximo a estação de trem) há um ponto para aluguel de bicicletas. Com a bike será mais fácil chegar na Boca do Inferno e Praia do Guincho, por exemplo.
Carro
Também é possível chegar em Cascais de carro. Há a opção mais rápida via A5 (autoestrada com pedágio) ou via N6 (estrada nacional). Apesar de demorar mais, indico que pelo menos um dos trechos seja feito pela N6, pois o trajeto é maravilhoso. Pela N6 você irá passar por todas as praias do caminho até Cascais, entre elas Oeiras, Carcavelos, Parede e Estoril. Fiz muito esse caminho pois trabalhava em Oeiras (eu já morei em Lisboa).
Se optar por ir para Cascais de carro, fique atento quanto a questão dos estacionamentos. Parar na rua durante os fins de semana é praticamente impossível. Tem que chegar muito cedo. Caso consiga parar na rua, verifique a questão dos parquímetros. As máquinas ficam nas calçadas e o estacionamento é cobrado por hora. Evite multas desnecessárias.
Caso não encontre vagas nas ruas, procure um estacionamento particular. Há dois estacionamentos bem localizados e com fácil acesso às praias e demais pontos turísticos: Largo da Estação e o da Marina.
Importante: não deixe nada de valor dentro do carro. Os carros alugados possuem adesivos com o nome das locadoras e tornam-se chamariz para as quadrilhas especializadas em furtos de automóveis.
Melhor época para visitar Cascais
Cascais é uma cidade litorânea, logo você já deve ter percebido que a melhor época para conhecer Cascais é durante os meses de primavera e verão. A primavera começa, na Europa, em meados de março e se estende até meados de junho. E o verão vai de meados de junho a meados de setembro.
Durante os meses mais quentes, evite ir para Cascais durante os finais de semana. Além dos milhares de turistas, Cascais também é invadida pelos moradores de Lisboa que procuram seu lugar ao sol e um mergulho no – geladíssimo – mar da cidade.
Vale a pena visitar Cascais no inverno?
Muita gente já me perguntou isso. Não vai dar para aproveitar as praias no inverno, mas é possível visitar as demais atrações. Quando eu morava em Lisboa, eu costumava ir com frequência para Cascais (em qualquer época do ano), pois meu ex-namorado morava em Estoril (cidade vizinha). E a gente sempre arranjava coisas para fazer, fazia uma caminhada pela orla, visitava museus, passava no shopping e conhecia novos restaurantes. Eu particularmente adoro a cidade e se algum dia voltar a morar em Portugal é em Cascais que eu pretendo morar.
O que fazer em Cascais: principais atrações
Centro Histórico
O centro de Cascais é muito lindo, super colorido e com suas ruelas repletas de comércio local. A calçada portuguesa é outro detalhe que merece a atenção. A Rua Frederico Arouca é a principal rua de pedestres da cidade e é lá que recomendo que você compre seus souvenirs. Entre as ruas de Cascais, você terá a sensação de ter mergulhado no túnel do tempo. Muitas construções são históricas e muito bem preservadas.
Museus
Para quem gosta de museus, é possível conhecer alguns em Cascais (como eu disse, a cidade oferece atrações para todas as épocas do ano). Aproveite para conhecer o Museu Condes de Castro Guimarães, que fica em uma mansão do século 19 com claustros árabes e torres de castelo, o Palácio da Cidadela de Cascais, antigo palácio de verão de Dom Luís I, o Centro Cultural de Cascais localizado em um antigo convento carmelita, a Casa das Histórias Paula Rego (considerada uma das maiores pintoras portuguesas) e o Museu do Mar Rei Dom Carlos que narra a história marítima de Cascais.
Cidadela
Por conta de sua posição estratégica na defesa de possíveis invasões à Lisboa foi construída a Cidadela, antiga fortaleza. Hoje a Cidadela engloba o Palácio da Cidadela de Cascais, a Fortaleza da Nossa Senhora da Luz (a parte mais alta e impressionante) a Torre de Santo Antonio e um distrito de arte.
Marina
Contornando a Cidadela você chegará na Marina, onde estão os barcos dos portugueses endinheirados e também muitos restaurantes e bares.
Farol de Santa Marta
O Farol de Santa Marta é um dos cartões postais de Cascais. Se você for para a Boca do Inferno passará na frente. Caso queira, é possível visitar a parte interna do Farol mediante a compra de ingresso.
Boca do Inferno
Outra atração muito interessante na região é a Boca do Inferno. O caminho não é muito bem sinalizado e já fazia uns bons 10 anos que eu não ia para a Boca do Inferno, então resolvi perguntar em uma das barraquinhas de sorvete. Segui as instruções do vendedor e acabei cortando caminho pela Marina de Cascais. Já aluguei bicicleta algumas vezes para ir até a Boca do Inferno e ainda emendei o passeio até a Praia do Guincho, mas também é possível ir a pé. Dá uns 15/20 minutos de caminhada de Cascais até a Boca do Inferno.
De inferno, só o nome mesmo. O lugar é lindo demais! A Boca do Inferno leva esse nome porque a abertura da rocha tem um formato que lembra uma boca e também porque as ondas do mar batem fortemente ali produzindo um barulho “assustador”. Nome injusto, na minha humilde opinião. A Boca do Inferno é uma demonstração surreal da força e imensidão da natureza.
Praias de Cascais
Chegamos no que considero ser a melhor parte de Cascais: as praias. Todas as praias que indico aqui podem ser percorridas a pé. Caso vá a Cascais com o intuito de curtir as praias é bom estar ciente de algumas coisas:
1) A água é extremamente gelada. Os europeus já estão acostumados, mas, para nós brasileiros, é nível congelante mesmo. Eu só tenho coragem de entrar quando está muito quente e mesmo assim dou um mergulho e já saio da água.
2) Falando em muito quente, no verão as temperaturas podem bater facilmente os 40 graus. Portanto leve um boné ou chapéu, protetor solar, óculos de sol, chinelo, roupa de banho, toalha, canga e muita água.
3) Caso queira, há um mercado da rede Pingo Doce dentro da estação de trem. Eu costumo comprar água, cerveja e uns snacks para levar para a praia.
4) As praias possuem ótima estrutura, com banheiros públicos, chuveiros, bares e restaurantes.
5) Há uma espécie de calçadão (que eles chamam de Paredão) que liga as praias de Cascais até as praias de Estoril. É uma caminhada muito gostosa. Recomendo fazer.
Praia da Duquesa e Praia da Conceição
Essas duas praias são interligadas e muito próximas da estação de trem. São boas praias para banho (se você tiver coragem de entrar na água), pois a água é bem calma. Nos dias de verão, vale a máxima: chegue cedo para garantir seu lugar ao sol.
Praia da Rainha
A Praia da Rainha é bem pequena e super concorrida por ser uma praia sem ondas. É muito bonita.
Praia da Ribeira
A Praia da Ribeira é bem próxima a Praia da Rainha e também do centro histórico.
Praia de Santa Marta
Essa é definitivamente a praia mais famosa e mais fotografada de Cascais. De fato o cenário é único. A água é calma, transparente e no entorno há um farol e um antigo palácio que hoje é o Museu Condes de Castro Guimarães.
Praia da Moitas
Já seguindo em direção às praias de Estoril que também são muito lindas, você verá a Praia das Moitas. A praia tem ótima estrutura e oferece aluguel de cadeiras de praia e guarda-sol.
Piscina Oceânica Alberto Romano
Essa piscina foi construída no Paredão de Cascais aproveitando a curva do Palácio Palmela. As famílias com “miúdos” (crianças pequenas), em especial, adoram essa piscina. Ela também fica no caminho para Estoril.
Se você continuar andando por essa orla, irá ver várias praias ao longo do caminho já na cidade vizinha de Estoril. Um dos meus programas favoritos na região é fazer esse trajeto de pouco mais de 2,5 km e ir apreciando as belas paisagens. Eu costumo descer do trem em Cascais e ir andando até Estoril. E lá eu pego o trem de volta para Lisboa. Se seguir essa minha dica e tiver curiosidade em conhecer um Cassino, sugiro que quando chegar na Praia do Tamariz saia da orla e vá em direção ao Cassino do Estoril, um dos lugares mais imponentes da região.
Onde comer em Cascais
Come-se muito bem em Cascais, principalmente se você gosta de frutos do mar. Seguem algumas sugestões: Mercado da Vila, mercado municipal com restaurantes e barracas gourmet de comidas, Restaurante Apeadeiro especializado em frutos do mar, Restaurante Mar do Inferno que fica no caminho para a Boca do Inferno e serve ótimos pratos de frutos do mar e ainda tem uma vista maravilhosa e a concorrida Sorveteria Santini que serve sorvetes deliciosos.
Caso vá passar o dia todo nas praias, na própria orla e no Paredão que liga Cascais a Estoril é possível encontrar vários restaurantes. Em Portugal os restaurantes deixam seus cardápios expostos, então é possível verificar o que é servido e os preços antes de entrar nos restaurantes.
O que fazer em Cascais: se estiver com mais tempo disponível no roteiro
Praia do Guincho
Um pouco mais afastada, a cerca de 9 km do centro da cidade, fica a famosa Praia do Guincho, que atrai muitos turistas e praticantes de esportes aquáticos, como surf e bodyboard por conta de suas ondas. Apesar do vento, eu adoro a Praia do Guincho. Ela é mais selvagem, tem uma extensa faixa de areia e é muito bonita.
Como eu já disse, também dá para chegar na Praia do Guincho de bicicleta. Em dias quentes, é um ótimo passeio. Já fiz algumas vezes e recomendo.
O Bar do Guincho é bastante concorrido e serve frutos do mar, lanches e uma cerveja bem gelada.
Cabo da Roca
O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa. É um lugar muito bonito, mas vá preparado para o vento. Venta demais lá e se estiver frio, leve um casaco extra. Vai por mim!
Recomendo ir para o Cabo da Roca caso tenha alugado um carro. Para chegar no Cabo da Roca, pegue a estrada N247 até a Estrada do Cabo da Roca. O estacionamento é gratuito.
Cascais e Sintra no mesmo dia: vale a pena?
Minha opinião sincera é que não vale a pena visitar Cascais e Sintra em 1 dia, mesmo que você tenha alugado um carro. Sintra tem muitas atrações e é uma vila bastante concorrida entre os turistas, logo há filas para visitar as principais atrações. E, como você viu, também tem muita coisa de o que fazer em Cascais, então acho melhor dedicar pelo menos um dia do seu roteiro para cada uma dessas cidades.
Onde ficar em Cascais
Como você viu há muito o que fazer na cidade. Se quiser explorar bem a região e ainda emendar o passeio para Sintra, Azenhas do Mar e até mesmo curtir o verão nas praias, sugiro dormir uma ou duas noites em Cascais. Seguem algumas dicas de hospedagem em Cascais. Caso dinheiro não seja problema, em Cascais você tem a oportunidade de ficar em excelentes hotéis de luxo.
Opções econômicas para hospedagem em Cascais: Ljmonade Hostel (RESERVE AQUI), Cascais Bay Hostel (RESERVE AQUI) e Mico’s Hostel (RESERVE AQUI).
Hotéis e Pousadas com bom custo x benefício em Cascais: Pergola Guest House (RESERVE AQUI), Villa Vasco da Gama (RESERVE AQUI), Cascais Hotel (RESERVE AQUI) e Hotel Baia (RESERVE AQUI).
Hotéis de luxo em Cascais: Hotel Senhora da Guia (RESERVE AQUI), Farol Hotel (RESERVE AQUI), Pestana Cidadela Cascais (RESERVE AQUI) e Hotel Fortaleza do Guincho (RESERVE AQUI).
[su_highlight background=”#feff99″]O que fazer em Cascais: Resumo[/su_highlight]
✔ Conheça o charmoso Centro Histórico.
✔ Visite alguns dos museus da cidade.
✔ Conheça a Cidadela, Marina e Farol de Santa Marta.
✔ Vá até a incrível Boca do Inferno.
✔ Curta as praias da cidade.
✔ Aproveite para comer deliciosos frutos do mar em um dos muitos restaurantes da cidade.
✔ Se estiver de carro, estique o passeio até Cabo da Roca e Praia do Guincho.
✔ Se tiver mais dias livres no roteiro, separe ao menos um dia e vá conhecer Sintra. Veja o que fazer em Sintra.