Preciso Viajar

O que fazer em Dubrovnik

Um dos destinos na Croácia mais visados pelos turistas é Dubrovnik, cidade de características medievais. Também conhecida como Pérola do Mar Adriático a cidade está sempre repleta de turistas de todas as partes do mundo.

Nesse post vou falar tudo sobre a cidade: atrações, onde ficar, qual a moeda utilizada e dicas de passeios para países próximos. Descubra o que fazer em Dubrovnik, como aproveitar melhor o seu tempo na cidade e não perder absolutamente nada. Esse é um guia completo e gratuito, para que a sua viagem seja repleta de experiências marcantes.

[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight]

[su_list icon=”icon: star”]

[/su_list]

Tudo o que você precisa saber sobre Dubrovnik

o que fazer em dubrovnik
Dubrovnik. Foto: Shutterstock por Cge2010

Um pouco sobre a história de Dubrovnik

Antes de indicar os principais pontos turísticos e o que fazer em Dubrovnik, vale a pena conhecer a história da cidade e o motivo pelo qual ela se tornou tão popular. A sua fundação data da primeira metade do século VII. No entanto, existem teorias que indicam que o surgimento foi antes até mesmo de Cristo.

Sabe-se que as muralhas foram construídas entre os séculos X e XIII e tinham como objetivo proteger a cidade de ataques. Mas a história não para por aí. Dubrovnik já viu de tudo um pouco. No ano de 1667, a cidade foi bem afetada por um terremoto. E, recentemente, no início dos anos 90, Dubrovnik sofreu com os bombardeios na Guerra da Iugoslávia. Muitas atrações e monumentos foram danificados.

Felizmente, a partir de 1995, graças a um acordo entre a União Europeia e a Unesco, o processo de reconstrução de Dubrovnik começou.

E mesmo com um passado turbulento, Dubrovnik conserva suas características originais. É possível sentir o clima medieval a cada rua e viela da cidade.

Mas o sucesso da cidade não se deve apenas ao seu aspecto medieval. Uma das séries mais populares dos últimos anos, Game of Thrones (que – acredite se puder – eu nunca vi e admito que peguei um certo ranço depois da lotação que vi em Dubrovnik), teve algumas de suas cenas gravadas na cidade. Os fãs da série piram e é possível fazer vários tours pelos cenários que foram utilizados na série.

O que fazer em Dubrovnik

Agora chegamos a parte mais legal do texto: o que fazer em Dubrovnik. Separei alguns dos pontos turísticos mais recomendados para quem pretende conhecer essa cidade medieval.

Boa parte dos pontos turísticos são acessíveis a pé, demandando do turista, além de disposição física e muita energia, algum tempo disponível para o passeio.

A Velha Dubrovnik – Old Town

Apesar de contar com pontos turísticos específicos, toda a cidade faz parte de um grande cartão postal. Sua aparência medieval, cercada por muralhas de todos os lados, é puro charme e beleza. Por isso, muitos dos turistas ficam fascinados simplesmente pelo fato de estarem na parte antiga da cidade. Bom, grande parte dos turistas fica poucas horas em Dubrovnik, pois saem dos navios de cruzeiros e não possuem tempo para explorar tudo que a cidade tem para oferecer.

Vale mencionar que a Cidade Velha de Dubrovnik foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É uma representação viva de uma época, que conserva sua força e imponência.

As ruas e construções são feitas em pedra, estilo medieval. Dentro da Velha Dubrovnik (Old Town) é possível encontrar uma série de pontos comerciais, como lojas, bares, restaurantes e opções para hospedagem.

Além disso, existem diversos museus e igrejas, como não poderia faltar em uma região tão antiga e preservada. É impossível falar sobre o que fazer em Dubrovnik sem mencionar que toda a cidade parece perdida no tempo e no espaço. Quem entra por um de seus portões sente como se fizesse uma viagem ao passado. O Pile Gate é o principal portão de entrada.

Cidade Velha Dubrovnik

Stradun (Plaka)

Stradun (também conhecida como Plaka) é a principal rua da Velha Dubrovnik (Old Town). A Stradun vai do Pile Gate até a Torre do Relógio. Todos os dias passam por ela centenas e centenas de visitantes.

Stradun é um dos pontos mais movimentados da cidade. E como o percurso só pode ser feito caminhando, se perder não é impossível. Isso porque existem diversas ruelas que transformam a cidade em um verdadeiro labirinto. Quem gosta de caminhar sem destino vai amar se perder por lá – talvez literalmente.

O calçamento de toda a rua Stradun é feito em calcário, o que confere um charme todo especial. Vale a pena escolher um ponto dessa grande rua para tomar uma bebida ou um sorvete (provei um e achei delicioso).

Dubrovnik. Foto: Shutterstock  por Canadastock.

Mosteiro e Museu Franciscano

Existe muito o que fazer em Dubrovnik, principalmente para aqueles que apreciam cultura, história e memórias do passado. O mosteiro e museu franciscano está próximo ao portão Pile Gate.

O seu nome original é Muzej Franjevačkog Samostana. Sua construção data do século XIV, sendo uma das mais atraentes e imponentes da cidade. Os objetos ali expostos contribuem para contar a história da cidade e da Croácia como um todo. São, em sua maioria, itens religiosos.

Quem visita o mosteiro e museu franciscano pode dar um pulinho na farmácia que está bem ao lado. Mas essa não é uma dica qualquer: essa é considerada uma das farmácias mais antigas de toda a Europa, ainda em funcionamento. Foi fundada no início dos anos 1300 e continua em atividade.

E se você está se perguntando o que fazer em Dubrovnik depois de dar uma volta pela Cidade Velha (Old Town), sugiro subir e caminhar nas Muralhas. Dessa forma é possível contemplar a beleza da cidade a partir de um ângulo completamente privilegiado. O Mar Adriático pode ser contemplado durante o percurso. A maior parte das muralhas foi construída durante os séculos XV e XVI.

Prepare o bolso, porque o passeio não é de graça. Para visitar as Muralhas é preciso pagar 200 kunas (mais ou menos €27). Aliás, os preços em Dubrovnik são bem salgados. Foi a cidade mais cara que visitei na Croácia. Paga-se até para usar o banheiro (acho absurdo, mas fazer o que?).

Voltando para as muralhas: em alguns pontos, elas alcançam a inacreditável altura de 25 m. A Velha Dubrovnik se encontra completamente cercada pela muralha, que tem comprimento total de 2 km aproximadamente.

Fiz esse passeio em um dia bem nublado e lá pelas tantas choveu, mas mesmo não conseguindo ver o Mar Adriático em seu melhor tom, tenho que admitir que a vista lá de cima é linda. A caminhada é relativamente tranquila.

Forte Lovrijenac

O Forte Lovrijenac fica do lado de fora das muralhas, mas você consegue visitá-lo utilizando o mesmo ingresso das muralhas. Prepare-se para subir muitos degraus. Se a subida das muralhas é tranquila não dá para dizer o mesmo da subida do forte. Se o dia estiver bonito, a vista lá de cima compensa.

[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight]

[su_list icon=”icon: star”]

Sair da versão mobile