Sintra é um dos lugares mais bonitos que conheci em Portugal e um destino perfeito para bate-volta desde Lisboa. Sei que muita gente tem dúvidas de como chegar na encantadora cidade e o que fazer por lá.
Sendo assim, reuni abaixo várias dicas úteis de o que fazer em Sintra, atrações imperdíveis, como chegar, como se locomover e dicas de hospedagem se você pretender explorar a cidade com mais calma. Vamos lá?
Como chegar em Sintra saindo de Lisboa
Lisboa a Sintra de Trem
Essa é a maneira mais fácil de chegar em Sintra. Os trens partem da estação do Rossio na região central de Lisboa. Basta pegar a linha de Sintra e descer na estação final. O trajeto dura pouco mais de 40 minutos e os bilhetes custam 2,25 euros (um trecho) ou 4,50 ida e volta. Você tem que comprar os bilhetes com o cartão de transporte Viva Viagem. Expliquei aqui como comprar o cartão e utilizar o transporte público.
Detalhe importante: o trem é urbano e os assentos não podem ser reservados e durante o período de alta temporada, portanto é bastante comum que os trens lotem. Minhas dicas: 1) chegue com antecedência na estação e entre no trem assim que ele chegar. 2) tente chegar em Sintra por volta de 9h para aproveitar ao máximo o seu passeio.
Chegando na estação de Sintra, você pode andar até o centro histórico ou então pegar o ônibus turístico 434 (minha recomendação).
O ônibus turístico 434 interliga a estação de trem, o centro histórico, o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Compre o bilhete “hop-on hop-off” que permite percorrer o circuito todo uma única vez. Fica mais barato do que comprar os bilhetes individuais.
Lisboa a Sintra de Carro
Apesar da curta distância entre Lisboa e Sintra (são só 30 km) eu não recomendo que você vá para lá de carro, principalmente se for em um esquema de bate-volta saindo de Lisboa.
Estacionar em Sintra é uma tarefa bastante complicada, especialmente perto das atrações turísticas. Tenha em mente que o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros (as principais atrações de Sintra) ficam no topo de um morro bastante íngreme e as vagas de estacionamento próximas às atrações são extremamente limitadas.
Vá de carro para lá apenas se ficar pelo menos uma noite na cidade e puder deixar o carro no estacionamento do hotel. Faça os passeios utilizando o ônibus turístico 434.
Excursões para Sintra
Se preferir sair de Lisboa com tudo esquematizado, uma opção é contratar uma das inúmeras excursões para Sintra. Muitas delas passam também por Cascais e Cabo da Roca.
O que fazer em Sintra
Agora que você já sabe como chegar nessa pequena cidade que parece ter saído de um conto de fadas e que tem seu centro considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, seguem algumas dicas de o que fazer em Sintra.
Leve em consideração que há muitas atrações na cidade. Se só tiver 1 dia disponível para visitar Sintra, o roteiro ficará corrido e possivelmente você terá que escolher visitar apenas algumas das atrações listadas abaixo.
#Experimente um Travesseiro
Nem só de palácios e castelos vive Sintra. Os doces da cidade são bastante famosos em Portugal, especialmente os “travesseiros”.
Travesseiro é um doce com base de massa folhada, creme de ovo e amêndoas. É realmente muito gostoso e há até quem ache que o travesseiro é o melhor doce português, mas eu sou #TeamPasteldeBelém.
Muitos são os lugares que servem essa gostosura, mas o lugar mais tradicional é a Casa Piriquita.
#Castelo dos Mouros
O Castelo dos Mouros fica 412 metros acima do nível do mar e foi construído no século IX pelos mouros. A intenção era proteger a cidade. Lá de cima, se o dia estiver ensolarado, você terá uma vista panorâmica muito bonita da região de Sintra.
Sempre que vou para Sintra, prefiro começar o meu passeio no Castelo dos Mouros. O motivo é simples: a maioria das pessoas prefere iniciar o passeio no Palácio da Pena. Visitando primeiro o Castelo dos Mouros, você fica menos tempo na fila para compra do ingresso e pega o contra-fluxo.
É possível comprar o bilhete conjugado Castelo dos Mouros e Palácio da Pena na bilheteria do Castelo dos Mouros. As filas costumam ser bem menores.
Dicas: não tenha preguiça de caminhar pelo Castelo. As melhores vistas exigem uma boa dose de subida. Durante os meses de verão, é imprescindível levar boné ou chapéu, óculos de sol, filtro solar e água mineral.
#Palácio da Pena
O Palácio da Pena é o cartão postal mais famoso da cidade e está localizado no segundo ponto mais alto da Serra de Sintra, um pouco acima do Castelo dos Mouros.
O palácio também tem origem moura e é tão extravagante porque é uma mistura de estilos arquitetônicos. Ele chega até mesmo a ser considerado cafona por muitas pessoas. A minha definição para o Palácio da Pena é: carnavalesco.
Reserve um bom tempo para a visita, porque ele é possível visitar o interior do Palácio. Como eu já disse, essa é a atração mais popular da cidade, então filas são comuns.
#Centro Histórico
É hora de voltar para a parte baixa de Sintra e explorar o seu simpático centro histórico, repleto de ruelas encantadoras. Ali é certamente o melhor lugar para comer e comprar umas lembrancinhas típicas.
#Palácio Nacional de Sintra
Localizado no centro histórico de Sintra, o palácio também é conhecido como Palácio da Vila e tem duas chaminés idênticas. Já foi um dos palácios portugueses e utilizado pela família real portuguesa até o fim da monarquia.
O Palácio Nacional de Sintra também apresenta um mix de estilos arquitetônicos, como barroco, medieval, manuelino, renascentista e romântico.
O grande destaque da visita é o seu interior, especialmente a Sala dos Cisnes decorada com afrescos de 27 cisnes dourados, a Sala das Pegas, Sala dos Brasões, a Capela Palatina, o Quarto do Galeão e a cozinha com as chaminés gêmeas.
#Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira é a minha atração favorita em Sintra. Ela fica localizada na parte baixa da cidade, próxima ao centro histórico.
A Regaleira é um extravagante palácio construído no século XIX. Ela é bastante famosa por causa da Torre Invertida ou Poço Iniciático, um impressionante poço com 27 metros de profundidade. Esse poço é na verdade uma torre que fica dentro de uma rocha conectada a túneis.
Há muitas lendas envolvendo esse poço. Muita gente acredita que ele era usado para rituais de introdução à Maçonaria e até mesmo de bruxaria.
Minha dica é pegar um mapa na entrada, porque não é tão fácil assim achar esse poço. Aliás, por vezes, me senti em um labirinto visitando a Quinta da Regaleira.
Em tempo: toda a propriedade é muito bonita, principalmente os jardins.
Essas são só algumas sugestões o que fazer em Sintra. Mas ainda tem muito mais (caso você tenha tempo e disposição): Convento dos Capuchos, Palácio e Parque de Monserrate, Museu do Brinquedo, Museu de Arte Moderna, Museu Anjos Teixeira.
Onde se hospedar em Sintra
Se você pretende explorar a cidade sem pressa, seguem sugestões de onde ficar em Sintra: Monte da Lua (RESERVE AQUI), Hotel Nova Sintra (RESERVE AQUI), Chalet Saudade (RESERVE AQUI), Casa do Valle (RESERVE AQUI).