O Pão de Açúcar é um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro e é o meu preferido. Particularmente, prefiro a vista do Pão de Açúcar do que a do Cristo, mas isso é opinião pessoal.
Ele recebeu esse nome pelos portugueses que consideravam o formato do morro semelhante a forma de barro que usavam para transportar o açúcar para a Europa.
Eu já fui no Pão de Açúcar algumas vezes e recomendo a visita perto do pôr do sol. É simplesmente maravilhosa a vista que se tem do Rio de Janeiro ao entardecer (pena que nessa última visita não deu para ir de tarde). Você pode comprar o ingresso antecipadamente pela internet (custa 10% mais caro) ou arriscar e comprar na bilheteria. Pode ou não ter fila. A entrada custa R$62. Particularmente, acho bem caro e acho absurdo cariocas (e até mesmo brasileiros) não terem desconto no bilhete. Aqui no Paraná, a prática de desconto para moradores da cidade é comum. Vila Velha é um exemplo. Foz do Iguaçu é outro exemplo que concede um preço mais amigo para todos os brasileiros. Enfim…
Chegar no Pão de Açúcar é bem acessível tanto de transporte público como de carro. Apesar de ser uma das atrações mais concorridas do Rio de Janeiro é bem organizado. A fila anda relativamente rápido, pois quando a atração está cheia, os bondinhos sobem praticamente um atrás do outro.
Em relação ao bondinho: sei que não vai adiantar falar isso para quem tem medo de altura, mas é bem tranquilo mesmo. São dois bondinhos. O primeiro faz o trecho Praia Vermelha – Morro da Urca. Uma subida de uns três minutos. Você desce, aprecia a paisagem e depois pode subir do Morro da Urca até o famoso Pão de Açúcar. A vista é diferente, então recomendo os dois trechos.
Boné, óculos escuro, protetor solar e repelente são recomendáveis na visita. Reserve pelo menos 3 horas para o passeio.
Informações:
Site: http://www.bondinho.com.br/
Ingresso: R$62 (março de 2015)
Endereço: Av. Pasteur, 520. Urca.
Abertura da bilheteria: 8:00 hs.