O passeio ao Monte Rigi é uma ótima opção para quem vai visitar Lucerna e também quer conhecer uma das mais belas montanhas da Suíça. A vista panorâmica que se tem desde o cume do Monte Rigi é realmente impressionante.
Passeio ao Monte Rigi saindo de Lucerna
Como montei base em Zurique, cheguei cedo em Lucerna e fui direto ao balcão de informações turísticas dentro da estação de trem me informar a respeito do passeio para o Monte Rigi. Vale a pena dar uma passada lá, pois eles têm diversos mapas e ajudam bastante respondendo dúvidas e dando sugestões de passeios. No meu caso se não tivesse ido lá, provavelmente teria feito besteira e ido para Weggis para pegar o teleférico para Monte Rigi. Eles me avisaram que o teleférico não estava funcionando no dia da minha visita e me deram orientações para fazer outra rota que irei detalhar aqui.
Se no dia da sua visita o teleférico estiver funcionando, eu acho que vale a pena chegar lá via Weggis. A vista do teleférico deve ser de tirar o fôlego.
Como chegar ao Monte Rigi
Barco para Vitznau
Depois de pegar as informações, atravessei a rua e fui para a estação dos barcos. Peguei o barco em direção à Vitznau. O passeio de barco por si só já é uma atração turística. O lago é lindo (como quase tudo na Suíça, diga-se de passagem).
Funicular para o cume do Monte Rigi
Desci em Vitznau e logo em seguida peguei o funicular para o topo do Monte Rigi. Não é à toa que a Suíça é a terra dos relógios, é tudo tão cronometrado e preparado para o turismo que chega até a assustar. O barco chega e alguns minutos depois o funicular sai. Realmente incrível!
Uma dica: tente sentar na janela tanto na ida como na volta e não desligue a máquina fotográfica nem um segundo.
O funicular faz algumas paradas até chegar ao topo e alguns corajosos resolvem descer em algumas delas para encarar a trilha até a subida. Não foi meu caso.
Desci na parada final. Estava um frio desgraçado lá em cima e eu claramente com uma roupa inapropriada para a situação, mas era tudo tão bonito que até deu para relevar aquele vento – bem – gelado por alguns minutos.
Voltei com o funicular e desci em Vitznau novamente. Não demorou muito para o barco chegar. Voltei para Lucerna.
Todo esse passeio está incluso no Swiss Travel Pass, o passe de transporte que utilizei na Suíça. Outra opção interessante nos arredores de Lucerna e que merece a visita é o Monte Tilts. Vale a pena colocar também no seu roteiro.
Continue planejando sua viagem para a Suíça
É bom saber antes de viajar para a Suíça