Preciso Viajar

Precisa de visto para Grécia?

Durante o planejamento de uma viagem de turismo para a Grécia é comum surgirem dúvidas, principalmente em relação aos documentos exigidos para entrar no país, especialmente a questão de visto.

De fato há algumas exigências para brasileiros entrarem na Grécia. Pensando nisso, reuni abaixo as principais dúvidas que já me perguntaram aqui no blog, incluindo a clássica pergunta: precisa de visto para Grécia?

precisa visto para grécia

Documentação para Viajar para Grécia a turismo

1) Precisa de visto para Grécia – viagem de turismo?

Brasileiros viajando a turismo por até 90 dias não precisam de visto para entrar na Grécia.

Importante: a União Europeia adotará o ETIAS (European Travel Information and Authorization System) a partir de 2023 e brasileiros precisarão fazer a solicitação do ETIAS. Mas, afinal, o que é o ETIAS? É uma autorização prévia de viagem que custará 7 euros por pessoa maior de 18 anos. Esse sistema ainda não está vigente. Saiba mais sobre o ETIAS: https://www.schengenvisainfo.com/etias/. 

Ilha de Santorini na Grécia

2) Precisa de passaporte para viajar para Grécia?

Sim, para visitar a Grécia é preciso ter um passaporte válido. Aliás, esse é o principal documento necessário para entrar na Grécia. Além disso, o passaporte precisa ter validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem.

Dessa maneira, antes de comprar a passagem, confira a validade do seu passaporte. Se ele estiver prestes a expirar, programe-se com antecedência para fazer a renovação. O ideal é renová-lo 6 meses antes do vencimento para evitar aborrecimentos.

Foto: Shutterstock por Alexandre Rotenberg

3) O seguro viagem para a Grécia é obrigatório?

Sim, o seguro viagem para a Grécia é obrigatório porque a Grécia faz parte do Tratado de Schengen. A exigência é que o turista possua um seguro com cobertura mínima de 30.000 euros e que garanta assistência médica por doença ou acidente.

Lembrando também que a pandemia Covid-19 ainda não acabou e é melhor fazer um seguro que tenha cobertura Covid.

O Tratado de Schengen garante a livre circulação de pessoas dentro dos países que assinaram o acordo. Como resultado, o que isso significa para você que vai viajar para a Grécia? Significa que se você for visitar qualquer um dos países abaixo, passará apenas uma vez pela imigração, no aeroporto de chegada a Europa.

Países que fazem parte do Tratado de Schengen

Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.

Países que fazem parte do Tratado de Schengen. Foto: Shutterstock por K.Sorokin

4) Precisa tomar alguma vacina?

No momento, nenhum vacina é exigida dos brasileiros para entrar na Grécia (nem mesmo a da Covid). Consulte sempre o site do Itamaraty. http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/grecia


[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]

[/su_list]

5) Precisa de comprovante de hospedagem?

Outro item necessário para a entrada na Europa é o comprovante de hospedagem, já que ele também pode ser solicitado pelo agente de imigração em qualquer um dos países.

Eu gosto muito de reservar hotéis no Booking, pois o site permite cancelamento gratuito na maioria das acomodações, o que me permite escolher o hotel com calma e acompanhar as promoções caso surja algo mais barato.

Dicas de Hospedagem na Grécia
Santorini: Hotel Aspas Villas (RESERVE AQU); Nikos Villas (RESERVE AQUI); Anemoessa Villa (RESERVE AQUI).
Onar Villas – (RESERVE AQUI).
Creta: Hotel Royal Sun (RESERVE AQUI); Hotel El Greco (RESERVE AQUI), Hotel Porto Veneziano (RESERVE AQUI) e Hotel Porto Antico (RESERVE AQUI).
Kefalonia: Aura Boutique Hotel (RESERVE AQUI), Hotel Fiskardo Bay (RESERVE AQUI), Romanza Studios (RESERVE AQUI).

6) Precisa ter passagem de volta?

Para entrar na Grécia também é preciso ter uma passagem de volta (com uma data dentro do período permitido de 90 dias). A passagem de volta é um dos itens mais requisitados pelo oficial da imigração, então é bom ter impressa.

7) Recursos Financeiros

Por fim, o último item da documentação para viajar para Grécia a turismo é a comprovação de recursos financeiros. Em outras palavras, seria a comprovação que você tem condições financeiras para se manter na Grécia durante todo o tempo da viagem.

Caso essa solicitação seja exigida, você pode comprovar por meio de extrato de conta bancária, extrato de cartão pré-pago de viagem, extrato do limite disponível no cartão de crédito e até mesmo dinheiro em espécie.

Reforço que todos esses documentos podem ser exigidos no primeiro país de entrada na Europa, pois é nele que você fará a sua imigração.

Outras informações úteis Viagem para Grécia

Capital da Grécia

A capital da Grécia é Atenas.

Acrópole de Atenas

Voos para a Grécia

Não há voos diretos do Brasil para a Grécia. É preciso fazer conexão em alguma cidade da Europa.

Fuso Horário e Moeda da Grécia

UTC/GMT +2. No verão, UTC +3. Quando eu fui para a Grécia (maio), eles estavam com o horário de verão e a diferença em relação ao Brasil era de 6 horas a mais.

A moeda da Grécia é o euro.

Resumo da Documentação para Viajar para Grécia a turismo

Em síntese: brasileiros viajando a turismo para a Grécia não precisam de visto e vacina. É necessário ter um passaporte válido, seguro viagem, passagem de volta, comprovante de hospedagem e comprovantes financeiros para se manter no país durante a viagem.

Navagio Beach em Zakynthos
Sair da versão mobile