Preciso Viajar

É bom saber antes de ir para Dubai

Dubai é um destino cheio de superlativos e que anda em alta entre os brasileiros que param por lá antes de seguir viagem para outros destinos do Oriente Médio ou mesmo da Ásia.

Bom, de qualquer maneira, para ter uma viagem tranquila é bom atentar-se a alguns detalhes antes de ir para Dubai, entre eles a questão de visto e vacinas. Desse modo é possível aproveitar muito mais a sua viagem.

Pensando em tudo isso, reuni aqui as principais dicas do que você tem que saber antes de viajar para Dubai. Informações práticas sobre vistos, vacinas, voos, religião, regras e costumes e outras perguntas frequentes feitas por quem pretende visitar Dubai. Acompanhe.

Burj al-arab em Dubai
Burj al-Arab em Dubai

Tudo o que você precisa saber antes de ir para Dubai


Tá com pressa? Clique para ir direto ao ponto que interessa.


Dubai precisa de visto?

Desde junho de 2018, os brasileiros não precisam mais de autorização para entrar nos Emirados Árabes. Em outras palavras, brasileiros não precisam de visto para viajar a Dubai a turismo, trânsito ou visitas de negócios.

Todavia, fique atento (a), pois há algumas regras a serem seguidas. Os brasileiros que viajarem para Dubai podem entrar, sair e transitar livremente pelos emirados por até 90 dias a cada 12 meses. Logo, se você pretende passar mais tempo do que isso ou se vai voltar para o país antes do período de um ano, precisa de visto.

Além disso, brasileiros que possuem dupla cidadania europeia também não precisam de visto para ir para Dubai. Entrei com meu passaporte italiano nas quatro vezes que fui para Dubai e não tive problemas.

Outro item importante a saber é que essa isenção de visto não vale para trabalho ou estudo. Se a sua intenção for essa, será necessário buscar uma autorização específica para esses fins.

Por fim, saiba que seu passaporte precisa ter ao menos seis meses de validade para que você consiga entrar em Dubai.

Dicas de Hospedagem em Dubai

The H Dubai (RESERVE AQUI), Four Points by Sheraton (RESERVE AQUI) e Rose Rayhaan (RESERVE AQUI). 

Precisa de vacina para viajar para Dubai?

De acordo com o Itamaraty (http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/emirados-arabes-unidos), no momento, nenhuma vacina é necessária para viajar para Dubai.

Atualmente (novembro/22), todos os passageiros que viajam para Dubai não precisam mais apresentar um certificado de vacinação contra COVID‑19 nem fazer testes de PCR.

Entretanto, se você pretende combinar a viagem para outro país como Tailândia ou Maldivas, por exemplo, saiba que a vacina de febre amarela será exigida para entrar nos outros países. Assim sendo, faça o seu certificado internacional da vacina da febre amarela antes de viajar.


[su_highlight background=”#feff99″]Dubai combina com Tailândia [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]

[/su_list]



Importante: por conta da pandemia, essas exigências estão mudando o tempo todo, então consulte sempre sites oficiais. Fonte: Site oficial do governo: https://u.ae/en/information-and-services/justice-safety-and-the-law/handling-the-covid-19-outbreak/travelling-amid-covid-19/travelling-to-the-uae


O seguro viagem é obrigatório em Dubai?

O seguro viagem não é obrigatório para ir para Dubai, mas é recomendável que você faça um.

Faça sua cotação e ganhe desconto.

Importante: tire TODAS as suas dúvidas com os atendentes antes de contratar o seguro para garantir que contratou as coberturas corretas.

Onde fica Dubai?

Dubai é um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos (os demais emirados são: Abu Dhabi, Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e  Ras Al-Khaimah).

Ele é o maior emirado e está localizado no Oriente Médio, além de ser banhado pelo Golfo Pérsico. Faz fronteira com Abu Dhabi ao sul, Sharjah a nordeste e Omã a sudeste.

Como chegar em Dubai

Para chegar em Dubai, partindo do Brasil, é possível encontrar voos diretos saindo de São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU)  ou do Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Galeão – GIG) pela companhia Emirates (a minha cia aérea favorita). A Emirates é a única companhia que faz voos diretos, por isso os preços são mais elevados.

Outras companhias também voam para Dubai, como a Qatar Airways, Turkish Airlines, KLM e Air France. Os preços das passagens costumam ser um pouco mais acessíveis, mas esteja ciente que todos os voos terão escalas. Nos exemplos que citei as escalas serão em Doha (Qatar); Istambul (Turquia); Amsterdam (Holanda) e Paris (França), respectivamente. Nesses casos a vantagem é ter a chance de fazer um stopover (escala ou conexão com mais de 24 horas na cidade da conexão). Utilizo muito essa estratégia quando viajo, pois a viagem vira um “2 em 1”, uma passagem para dois países com preço de um.

Eu já voei para Dubai com a Emirates (como já disse é a minha cia preferida) e também com a Turkish e KLM. Tive boas experiências com as três companhias.

Também existe a opção de chegar em Dubai via Estados Unidos com alguma companhia americana. Mas essa possibilidade só é viável para quem já possui o visto americano. Se não for esse o seu caso, é melhor voar com escala na Europa, onde a maioria dos países não exige visto dos brasileiros.

Ir para Dubai: Religião, Regras e Costumes

Por mais que Dubai seja mais liberal que seus vizinhos dos emirados, continua sendo um lugar muçulmano. Não se preocupe, pois você pode andar de shorts pelas ruas e ir de biquíni para a praia (melhor ainda se for em alguma das praias privadas), mas é bom evitar demonstrações públicas de afeto, como beijos em público, por exemplo ou roupas muito decotadas e justas.

É proibido beber em público em Dubai. Turistas até podem ir aos bares (ficam nos hotéis) e beber por lá. Os preços são bem elevados, já adianto.

Se você for pego com drogas em Dubai será preso. Simples assim. Existem histórias que já pegaram até maconha na sola do sapato de gente que estava vindo de Amsterdam e a pessoa foi presa. Não tem jeitinho. É cadeia! Todo cuidado é pouco.

Deserto de Dubai


[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]

[/su_list]


Onde ficar em Dubai

Dubai é enorme e decidir onde ficar no emirado é uma tarefa árdua. São muitas as regiões para hospedagem, então sugiro levar em consideração os seguintes pontos: o hotel fica perto do metrô?

Se você não for alugar um carro é essencial que o hotel fique próximo a alguma estação do metrô para que você possa se locomover sem grandes problemas. Caso vá alugar um carro em Dubai, verifique como é a questão do estacionamento no hotel e principalmente o valor das diárias para estacionamento.

De maneira bem resumida, considero a região de Sheikh Zayed Road a região mais democrática para hospedagem. Seguem algumas sugestões de hospedagem:  The H Dubai (RESERVE AQUI), Four Points by Sheraton (RESERVE AQUI) e Rose Rayhaan (RESERVE AQUI). 

Sheikh Zayed Road. Foto: Shutterstock por Rastislav Sedlak SK

Qual é a moeda de Dubai?

A moeda oficial de Dubai é o Dirham (AED). Um dólar americano equivale a aproximadamente 3,65 dirham. Você pode levar dólares (mais recomendável) ou euros e trocar em uma das casas de câmbio espalhadas por Dubai (a grande maioria fica dentro dos shoppings ou na região dos souks).

Cartão de crédito também é amplamente aceito em Dubai. Caso precise sacar dinheiro há caixas eletrônicos em tudo que é canto.

Hoje, eu diria que a alternativa mais barata é criar uma conta multimoeda na Wise, enviar os reais e já deixar guardado o Dirham dos Emirados Árabes Unidos. O cartão funciona muito bem (inclusive por aproximação) e o IOF da remessa é mais barato que o do cartão de crédito. Além, é claro, de ser muito mais seguro que ficar andando com muito dinheiro em espécie.

Taxímetro em Dubai

Qual é a língua falada em Dubai?

O árabe é a lingua oficial de Dubai, mas o inglês é falado por praticamente todo mundo. Todas as placas de trânsito, por exemplo, também estão em inglês.

Quanto custa uma viagem para Dubai?

Dubai realmente não é um destino para mochileiros até porque existe apenas um hostel por lá. Ao mesmo tempo, está longe de ser um destino caríssimo como muitos pensam. Acho até que Dubai, em geral, não é tão cara considerando todo o luxo que oferece. Pesquisando com antecedência é possível achar hotéis a preços razoáveis, U$100 a noite para um padrão 3 estrelas e entre U$130 e U$150 para um 4 estrelas. Mais barato que um hotel do mesmo padrão em cidades como Nova York, Paris e Londres, por exemplo.

O metrô cobre boa parte dos pontos turísticos e dá para se virar bem com ele. Para os lugares que o metrô não vai há sempre a possibilidade de pegar um táxi. Veja como usar o metrô de Dubai.

Foto: Shutterstock

É possível comer fast food por U$10 (ou menos) e uma refeição em restaurante simples por U$10 ou U$15. Já em um restaurante legalzinho espere gastar entre U$25 a U$50 (sem bebidas alcoólicas). Obviamente o céu é o limite e em um lugar tão cheio de luxos é possível gastar uma pequena fortuna comendo em um restaurante estrelado, por exemplo.

O que mais encarece uma viagem para Dubai é a passagem aérea. Por isso vale a pena ficar de olho nas promoções. Às vezes a Emirates faz promoções para outros destinos como Tailândia, Japão, China e você consegue um stopover gratuito em Dubai. Como eu já falei, é a chance de fazer uma viagem “2 em 1”.

Melhor época para ir para Dubai

Dubai é super quente, então se puder vá entre outubro e abril, pois as temperaturas são mais amenas e essa é considerada a melhor época para viajar para Dubai. Estive por lá em fevereiro e fazia uma média de 25 a 28 graus. Nas outras vezes, fui em junho e as temperaturas chegaram a 43 graus. E a umidade é bem alta. Ir para Dubai durante os meses mais quentes compromete bastante o turismo.

Quantos dias ficar em Dubai?

Acredito que boa parte dos turistas que viajam a Dubai acabam usando o emirado apenas como uma parada antes de seguir viagem para outros destinos no Oriente Médio ou Ásia.

Eu gosto bastante de Dubai e na primeira vez que fui para lá fiquei 10 dias. Tudo bem que estava visitando umas amigas que moram lá e por isso acabei estendendo um pouco o meu tempo no emirado.

De qualquer maneira, acredito que para conhecer os principais pontos turísticos com calma e ainda curtir as praias, é recomendável ficar em Dubai pelo menos 5 dias (ideal mesmo seriam 7 dias). Claro que dá para conhecer bastante coisa em menos dias, mas engana-se quem pensa que Dubai tem pouca coisa para fazer.

Compras em Dubai

Dubai é um emirado livre de impostos – “tax free” – então é possível comprar muita coisa lá por preços bem mais acessíveis do que no Brasil.

O aeroporto é um show à parte. O duty-free é quase um shopping. Se sua conexão for longa, aproveite para fazer umas compras no aeroporto.

Um dos muitos shoppings de Dubai

É seguro viajar para Dubai?

Sim, é bem seguro viajar para Dubai. Já fui sozinha e fiz muitos passeios durante o dia e noite e não me senti ameaçada em nenhum momento. Pode ficar tranquilo (a) em relação a segurança em Dubai.

Passeios para Abu Dhabi

Caso você queira ir para Abu Dhabi também, dá para ir de ônibus, contratar uma excursão de 1 dia ou até mesmo alugar um carro. Não esqueça de fazer a sua PID – Permissão Internacional para Dirigir antes da viagem para Dubai caso queira alugar um carro. Saiba que a direção em Dubai é bem agressiva e o trânsito é bem caótico. A distância entre Dubai e Abu Dhabi é de 132 km, então é perfeitamente possível fazer viagens no estilo bate-volta. Fica aí a sugestão para conhecer mais um emirado.

Mesquita Abu Dhabi
Sair da versão mobile