Home Destinos InternacionaisÁsiaTailândia Melhor época para viajar para a Tailândia

Melhor época para viajar para a Tailândia

por Fernanda

Se eu ganhasse um real a cada vez que escuto a frase qual a melhor época para viajar para a Tailândia já estaria rica. O que dá para dizer é o seguinte: tudo depende da região que você irá visitar. Embora não pareça, a Tailândia é um país grandinho, possui duas costas de praia distintas e as épocas de chuva na Tailândia variam de costa para costa. Ir para a Tailândia no período das monções pode estragar a sua viagem. Então, leia com atenção esse texto e veja se está escolhendo a época certa para visitar a Tailândia.

Lembre também que embora existam épocas mais propícias para a chuva, não há como prever fenômenos climáticos. Ou seja, não adianta ficar perguntando se “é possível que chova em determinado mês”,  pois não é possível garantir isso. As chances diminuem consideravelmente se você escolher a época certa para ir para a Tailândia. A boa notícia é que os períodos de chuva nas costas são diferentes e, de uma maneira ou outra, você conseguirá curtir as belas praias.

Melhor época para viajar para a Tailândia

Bangkok

Bangkok é a capital da Tailândia e acaba sendo a porta de entrada no país para muitos turistas. A melhor época para visitar Bangkok e arredores é entre novembro e fevereiro.


Viaje despreocupado para a Tailândia
Viaje tranquilo e despreocupado com seguro viagem. Faça sua cotação e ainda ganhe 10% de desconto.
 
 

Dezembro e janeiro são meses considerados de “inverno” para eles. Coloquei inverno entre aspas, porque as temperaturas caem um pouco, mas continuam bem altas e com muita umidade.

Período de chuvas em Bangkok

O período de chuvas em Bangkok vai de abril a outubro, sendo considerada a pior época para visitar Bangkok entre setembro e outubro. Esse período todo é bem quente, então prepare-se para suar muito.

melhor época para viajar para a tailândia

Grand Palace em Bangkok

Chiang Mai

Chiang Mai fica no norte da Tailândia. A melhor época para viajar para Chiang Mai é entre dezembro e fevereiro, pois também é o “inverno” da região. Novamente, coloquei entre aspas porque as temperaturas continuam bem altas, só não tão altas como no resto do ano.

Importante: o famoso Festival das Lanternas acontece em novembro, época ainda bem quente em Chiang Mai, porém alta temporada. Fique atento, pois os preços de hospedagem ficam elevados nessa época.

Período de chuvas em Chiang Mai

O período de chuvas vai entre abril e novembro. A época com mais chuvas varia entre julho e setembro.  Os meses entre março e junho também não são recomendados porque são os meses mais quentes.

melhor época para viajar para a tailândia

Detalhe de um dos templos de Chiang Mai

Costa do Mar Andaman: Phuket, Krabi, Railay, Koh Phi Phi, Maya Bay, Koh Lanta

Reservar hotéis com antecedência é extremamente recomendável principalmente durante o período do natal e ano novo.

Essa é certamente a costa mais famosa da Tailândia, já que o filme A Praia com Leonardo di Caprio foi gravado lá em uma das ilhas de Koh Phi Phi, Maya Bay. A melhor época para visitar a Costa de Andaman é entre dezembro a março. Vale lembrar que é altíssima temporada entre meados de dezembro e fim de janeiro, pois os europeus fogem do inverno para curtir dias de sol na Tailândia.

Período de chuvas na Costa de Andaman

A época das monções na Costa de Andaman (costa de Koh Phi Phi) vai entre abril a novembro, com o período mais forte entre setembro e outubro.

melhor época para viajar para a tailândia

Maya Bay

Costa do Golfo na Tailândia

Essa é a minha costa preferida na Tailândia. Para visitar Koh Samui, Koh Tao e arredores a melhor época é entre maio e setembro.

Período de chuvas na Costa do Golfo na Tailândia

O pior período para visitar a Costa do Golfo na Tailândia é entre outubro e janeiro. Os meses de fevereiro, março e abril ainda são um pouco instáveis. Cheguei a pegar um dia de chuva em fevereiro.

melhor época para viajar para a Tailândia

Koh Tao

Alta temporada na Tailândia

A alta temporada na Tailândia vai de dezembro a fevereiro. Espere pagar um pouco mais durante esse período, pois é a época do ano mais concorrida do país. Reservas de hotéis com antecedência são recomendadas principalmente durante o período do natal e ano novo.

Melhor época para economizar na Tailândia

De maneira geral, diria que os meses de novembro e março são boas opções para quem quer economizar. São meses quentes, mas não são os meses mais chuvosos e é baixa temporada.

Outra época barata é entre abril a junho. São os meses mais quentes do ano e bastante úmidos. Você vai economizar, mas ao mesmo tempo vai passar muito calor.

A época forte de chuvas na maioria do país (setembro-outubro) é obviamente a época mais barata para visitar a Tailândia. Só que o barato pode sair caro, principalmente nas regiões das praias. Vale a pena arriscar? Aí depende de você. Há relatos de pessoas que passaram uma semana na época das chuvas e pegaram tempestades todos os dias com duração de uma hora e há outros relatos de pessoas que ficaram literalmente “ilhadas” por conta da chuva.

Eu já fui para a Tailândia nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Foram dias incríveis! E por mais que eu tenha ido na alta temporada, ainda foi uma viagem com ótimo custo x benefício já que a Tailândia é um país com preços bem acessíveis.

Resumo da melhor época para Viajar para a Tailândia

✓ Se a sua viagem incluir no roteiro Bangkok, Chiang Mai e Koh Phi Phi (e arredores) a melhor época é entre dezembro e fevereiro.

✓ Se a sua viagem incluir no roteiro Bangkok, Chiang Mai e Koh Samui (e arredores) a melhor época é entre fevereiro e março.

✓ Se a sua viagem só incluir no roteiro Koh Phi Phi e arredores, a melhor época é entre dezembro e fevereiro.

✓ Se a sua viagem só incluir no roteiro Koh Samui e arredores, a melhor época é entre maio e setembro.

Leia mais sobre a Tailândia

Como planejar uma viagem para a Tailândia

O que você precisa saber antes de viajar para a Tailândia

10 motivos para conhecer a Tailândia, joia do Sudeste Asiático

Como montar um roteiro de viagem pela Tailândia

Guia de Hospedagem na Tailândia

Golpes comuns na Tailândia

35 comentários
0

Artigos Relacionados

35 comentários

Vania 24 de agosto de 2016 - 13:30

Ótimo post. Bem detalhado e explicado!

Reply
Fernanda 24 de agosto de 2016 - 17:25

Obrigada!

Reply
Be 24 de agosto de 2016 - 13:52

Muito bom. Valeu pelas dicas

Reply
Fernanda 24 de agosto de 2016 - 17:25

De nada 🙂

Reply
Jorge 24 de agosto de 2016 - 13:53

Muito Legal!

Reply
Fernanda 24 de agosto de 2016 - 17:25

Que bom que gostou 🙂

Reply
Cris B 24 de agosto de 2016 - 14:56

Bangkok realmente é sensacional, muito lindo.

Reply
Fernanda 24 de agosto de 2016 - 17:24

Concordo! Uma das cidades mais incríveis que conheci.

Reply
agustina 25 de agosto de 2016 - 13:05

fernanda !1 aodrei suas dicas ! queria saber uma coisinha, quando voce foi voce comprou os voos internos aqui, ou voce comprou quando estava la ?

Reply
Fernanda 25 de agosto de 2016 - 16:26

Não, comprei aqui pela internet direto no site das cias aéreas.

Reply
Carlos Marinho 25 de agosto de 2016 - 15:54

Muito bom este artigo ! Um dos melhores blog que gosto de visitar ler os artigos no final de semana, eu e minha namorado estamos adorando visitar este site maravilhoso, neste site sempre tem artigos legais. Muito Bom !

Parabéns !

Reply
Fernanda 25 de agosto de 2016 - 16:26

Muito obrigada, Carlos!

Reply
Gabi Moniz 29 de agosto de 2016 - 12:22

Acredita que eu estava querendo saber justamente esses detalhes? Uma amiga me perguntou e eu estava na pesquisa no Lonely Planet. Vou compartilhar 😉
Ótimo post!

Reply
Fernanda 29 de agosto de 2016 - 18:54

Que coincidência! Que bom que gostou e obrigada por compartilhar.

Reply
Glauciene 29 de agosto de 2016 - 15:57

Li todo o material sobre Tailândia, Fernanda! Que massa! Quanto mais eu leio mais empolgada eu fico pra viagem chegar logo! Dicas ótimas! Obrigada por compartilhar!

Reply
Fernanda 29 de agosto de 2016 - 18:53

Que delícia estar com viagem marcada para a Tailândia. E que bom que gostou dos posts.

Reply
Sabrina 26 de setembro de 2016 - 10:06

Adorei todos os post sobre a tailandia…literalmente apaixonante!!! Passarei minha lua de mel la e estamos super empolgados!!! Casamos no mes de novembro e o roteiro inclui Bangkok, Puket, Krabi, Maya Bay.. Gostaria de saber se a epoca é boa para esses lugares!!

Reply
Fernanda 27 de setembro de 2016 - 14:47

Sim, novembro é um mês bom.

Reply
Luiz Cezar 28 de setembro de 2016 - 23:36

Oi Fernanda. Muito legal suas dicas. Estou indo pra Tailândia no inicio março de 2017 e gostaria de saber qual melhor cartão seguro saúde ou melhor qual é aceito. Se tiver alguma sugestao desde ja agradeco . Obrigado

Reply
Fernanda 29 de setembro de 2016 - 15:01

Oi, Luiz1 Seguro viagem você diz ou cartão de crédito? Eu sempre faço seguro da Assist Card. É o que mais gosto. Foi o que fiz quando fui para a Tailândia (todas as vezes). Na Tailândia não precisei usar, mas usei em outros países do Sudeste Asiático e deu tudo certo.

Reply
katarina 21 de dezembro de 2016 - 00:22

Boa noite Fernanda
tem alguma empresa que me de esse roteiro pronto com guia…e a minha primeira viagem internacional

Reply
Fernanda 21 de dezembro de 2016 - 08:21

Oi! Não conheço nenhuma.

Reply
Joice 26 de dezembro de 2016 - 10:03

Oi Fernanda!!! Adoro seus relatos, e agradeço por compartilhar suas histórias conosco… Mas olha só, preciso de uma dica hehe! Estou planejando minha próxima viagem, e acredito termos alguns gostos semelhantes (inclusive a paixão por Londres)… Pretendo passar meu aniversário viajando. Minha ideia inicial era Vegas, mas minha uma amiga que irá junto não obteve o visto… A segunda opção, é Tailândia, e confesso que estou mais encantada e empolgada que a primeira, porém o mês escolhido é setembro, e agora estou receosa em razão de possíveis chuvas… Tenho outros destinos em mente, como México, Colômbia ou Indonésia. O mês escolhido, eu não pretendo mudar, pois quero celebrar minha nova idade “viajando e descobrindo novos mares” Hahaha!!! Sei que é super pessoal, mas confio em sua experiência, e o que poderia me sugerir com ela?

Reply
Fernanda 28 de dezembro de 2016 - 09:31

Realmente, setembro não é um bom mês para ir para a Tailândia, principalmente para a região de Koh Phi Phi. Já para a Indonésia é um bom mês. 🙂

Reply
Vânia 26 de junho de 2017 - 06:40

Reli este texto para ver se havia esperança a me prender para ir em setembro kkkk mas vai que pego 15 duas chuva e passo raiva. Aiiii, não sei se arrisco. Dúvida cruel!

Reply
ARMANDO CESAR GONÇALVES DE MORAES 31 de outubro de 2017 - 21:51

Ótimo post. Estou pretendendo fazer uma viagem a Tailandia. Me foi muito útil para ajudar escolher o mes. Obrigado.

Reply
Fernanda 1 de novembro de 2017 - 09:18

De nada 🙂

Reply
Luciane 15 de dezembro de 2017 - 18:11

Parabéns Fernanda! Excelente blog! Sensacional! Muitíssimo obrigada!

Reply
Fernanda 16 de dezembro de 2017 - 16:45

De nada! 🙂

Reply
Stephanie Sakanaka 9 de janeiro de 2018 - 00:01

Obrigada pelo post maravilhoso e esclarecedor! Estou pesquisando lugares para viajar com a minha família, e por questão de localização (moramos no Japão) estou dando prioridade a países na Ásia. Pela tua experiência, sei que não viajou com criança, mas você indicaria viajar para a Tailândia com crianças ( 7 – 4 anos ) ? Há atrações turísticas para eles aproveitarem a viagem também?

Reply
Fernanda 14 de janeiro de 2018 - 22:47

Sim, os tailandeses amam crianças. Se elas gostam de praias irão se divertir bastante 🙂

Reply
Mayra Marcenes Nogueira 21 de junho de 2018 - 23:25

Adoooorei o post! So fiquei triste pois estava pra planejando minha lua de mel pra la e vou me casar em setembro . Vou ter que mudar os planos e ir em outra oportunidade . Obrigada por compartilhar sua experiência.

Reply
Fernanda 22 de junho de 2018 - 10:08

Mayra, uma amiga minha casou em setembro do ano passado e não quis desistir da Tailândia na lua de mel. Pegou uns dias nublados e de chuva, mas disse que amou a viagem.

Reply
Vinicius Almeida 20 de janeiro de 2019 - 08:59

Olá, tudo bem? Você relatou no texto acima que já foi em dezembro para Tailândia. Gostaria de saber como foi sua experiência nesse mês em relação ao clima. Pouca chuva mesmo e “calor mais agradável”?!? Grato.

Reply
Fernanda 20 de janeiro de 2019 - 17:08

Choveu um dia só. Já em relação ao calor: nas praias fica mais fácil lidar, mas em Bangkok é muito, muito calor, todos os meses. rs

Reply

Deixe um Comentário