De todos os lugares que conheço na Europa, uma parte que me encantou muito foi o Leste Europeu. Visitei em 2006, estava um frio absurdo (-15°C) e sempre quis voltar. Nove anos depois, estou finalmente realizando esse sonho e incluindo alguns lugares que ficaram de fora daquela vez. Fica aqui minha sugestão de roteiro 15 dias no Leste Europeu, porém, se tiver mais tempo, não hesite em ficar mais dias em cada cidade e até mesmo adicionar outras.
Roteiro 15 dias no Leste Europeu
Opção de Roteiro 1 – Roteiro 15 dias no Leste Europeu
Berlim – 5 dias
Apesar de estar na Europa Ocidental, Berlim é uma cidade maravilhosa e que oferece boas opções de transporte para o Leste Europeu. Em tempo: Berlim é sensacional. Se puder ficar mais tempo em Berlim, fique.
Praga – 3 dias
Para o trajeto Berlim – Praga, você pode escolher entre o trem e o ônibus. Sinceramente, achei os trens do Leste Europeu bastante lentos e acabei fazendo tudo de ônibus. A diferença de preço era considerável e o trem, muitas vezes, era apenas meia hora mais rápido (ou nem isso).
Viena – 4 dias
Para o trajeto Praga – Viena, também dá para escolher entre o trem e ônibus.
Em um dia, ainda dá para fazer o clássico bate-volta até Bratislava, na Eslováquia.
Budapeste – 3 dias
Ônibus e trem estão disponíveis para o trecho Viena – Budapeste.
Opção Roteiro 2 – Roteiro 15 dias no Leste Europeu
Você pode fazer o roteiro inverso: começar por Budapeste e terminar em Berlim. É o que irei fazer.
Opção Roteiro 3 – Roteiro 15 dias no Leste Europeu
Você pode tirar Viena do roteiro e incluir Cracóvia na Polônia. Ficaria assim: Berlim, Cracóvia, Budapeste, Praga.
Eu bem que tentei comprar voos com múltiplas cidades. Tentei chegar por Berlim e sair por Budapeste e vice-versa, mas os preços ficavam mais caros do que entrar e sair por Madrid. Então, optei por ficar uns dias em Madrid e de lá comprei um voo com a Ryanair para Budapeste. Farei os trechos do roteiro 2 de ônibus ou trem e terminarei em Berlim. Comprei outra passagem com a Ibéria para Madrid. Mesmo pagando por uma mala despachada, acabou ficando mais barato que emitir uma passagem do Brasil direto para o Leste Europeu.
Obs: essas são apenas 3 opções dos roteiros mais “tradicionais” do Leste Europeu. Dá para incluir Rússia, Romênia, Bulgária, Ucrânia, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia, etc em 15, 30, 45 dias. Na Europa realmente o céu é o limite. São inúmeras opções de roteiros.