Sempre tive a impressão (errada) que a Suíça não poderia ser perfeita. Não é possível! Tinha que existir algo errado com o país. Paisagens que parecem ter saído de um quadro ou de uma cidade cenográfica, chocolates deliciosos, queijos divinos, fondue, vinhos, relógios, montanhas, lagos, vaquinhas do Milka, transporte público impecável e de qualidade, pontualidade, segurança, limpeza e tudo isso no meio da Europa?
Já conheci muitos países que considero perfeitos. No topo da minha lista, até então, figuravam a Nova Zelândia e o Japão, mas a Suíça veio para ocupar o topo da minha lista. A localização privilegiada ganhou vários pontinhos a mais.
Não sei como levei tanto tempo para conhecer a Suíça e porque fiquei só 5 dias. Quando peguei o trem de Zurique para Milão, uma voz gritava dentro de mim: não desce, volta para a Suíça.
Voltei encantada e me bateu até uma deprê depois que saí de lá. Sabe aquelas viagens perfeitas? Foi a minha viagem para a Suíça. E olha que tive que mudar o roteiro por causa da mãe natureza que resolveu mandar bastante chuva para lá.
Pensando alto, acho que um dos fatores que me fizeram amar a Suíça foi a facilidade de conhecer tudo com o transporte público. Impecável, seria a palavra para descrevê-lo. Peguei ônibus, tram (bonde), funicular, barco e trem, claro. Os horários são sincronizados e você não perde muito tempo esperando a “conexão”. É o tal primeiro mundo mesmo.
Rodei horrores com o Swiss Travel Pass, o passe que dá direito a usar tudo que usei acima e ainda dá descontos em várias atrações.
Montei base apenas em Zurique (não é nem um pouco feia) e de lá fiz viagens para Berna, Thun (minha preferida), Lucerna, Mt Rigi (sensacional), Interlaken e Broc (para visitar uma fábrica de chocolates). Broc só entrou no roteiro por causa da chuva, diga-se de passagem.
Fiz isso tudo em 5 dias, acordando bem cedo e dormindo bem tarde. Valeu muito a pena e não vejo a hora de voltar e explorar outras regiões da Suíça, esse país tão cheio de clichês e um dos mais preparados para o turismo que já conheci no mundo.
Porém, para não ser injusta com os outros países que também considero perfeitos, terei que arranjar um defeito para a Suíça: é um um país caro.
Uma foto publicada por Preciso Viajar (@precisoviajar) em
Suíça, apenas uma palavra para você: saudades!
Aproveito para agradecer todos que me deram dicas aqui no blog e me convenceram a ir para Interlaken (valeu muito a pena) e também os que me mandaram dicas em tempo real no Instagram. Muito obrigada!
*Agradeço o apoio da Swiss Travel System e lembro que as opiniões contidas aqui são isentas, livres e pessoais.