A viagem de trem Paris Londres é muito tranquila, além de ser o jeito mais rápido de viajar entre essas duas maravilhosas cidades europeias já que as duas estações de trem são centrais, ao contrário dos aeroportos que são distantes do centro de Londres e Paris. O Eurostar (trem de alta velocidade que liga as duas cidades) é extremamente rápido e em pouco mais de 2 horas você chega ao seu destino. É a melhor opção para quem pretende visitar Paris e Londres na mesma viagem de maneira confortável e rápida.
Saiba tudo sobre a viagem de trem Paris Londres
Onde comprar a passagem do Eurostar Paris Londres
A primeira coisa que você precisa saber sobre a compra da passagem do Eurostar é que quanto antes você comprar a passagem, melhores serão os preços. Comprar passagem do Eurostar com antecedência é fundamental para garantir bons preços. Portanto, assim que fechar o seu roteiro de viagem já comece a pesquisar as passagens. Há algumas opções: pesquisar direto no site da SNCF (rede ferroviária da França, mas me redirecionou para o site da Eurostar), no site da Eurostar, no site da RailEurope. Acabei comprando no site da RailEurope porque era o mesmo preço dos outros sites. Paguei via Paypal e escolhi a opção de “imprimir o ticket”. Aliás, recomendo essa opção por ser a mais prática. Você já sai com o seu bilhete aqui do Brasil.
De maneira geral, os dias mais baratos para viajar são terças e quintas. Então, se você tem certa flexibilidade, vale a pena dar uma pesquisada e ver se encontra passagens mais baratas para esses dias.
Diferenças entre as classes do Eurostar
Ao contrário das companhias aéreas em que há uma diferença gritante entre os assentos da primeira classe, classe executiva e classe econômica, no Eurostar as diferenças não são tão significativas.
Na verdade no Eurostar a classificação das classes é a seguinte: “Standard”, “Standard Premier’” e “Business Standard” (esta última é mais voltada para quem faz muitas viagens de trabalho entre Paris e Londres). Para nós turistas cabe escolher entre a Standard e Standard Premier. A standard seria a “segunda classe” e a “standard premier” seria uma classe executiva. Eu já viajei nas duas e vou colocar aqui as principais diferenças entre elas.
Standard
|
Standard Premier
|
De fato a Standard Premier tem mais conforto e ainda oferece refeição a bordo (muito gostosa, por sinal), mas custa bem mais caro do que a passagem Standard. Como a viagem é rápida (duas horas e quinze minutos) eu sinceramente acho que não vale a pena investir nesse tipo de bilhete, a não ser que você esteja com muitas malas. Aí eu recomendo a Standard Premier porque tem mais espaço para acomodar as bagagens. Mas insisto na questão de “viajar leve”. Leve apenas o que pode carregar para não sofrer na entrada e saída dos trens.
Check-in na Estação de Trem Gare du Nord
As viagens de trem na Europa são, em sua maioria, livres de burocracia. Mas como a Inglaterra está fora do espaço Schengen, você tem que passar pela imigração. Por conta de tudo isso, recomendo que você chegue na estação de trem com uma hora de antecedência. Lembrando que as duas estações (Gare du Nord em Paris e St.Pancras em Londres) são grandes, então se você nunca esteve lá eu sugiro dar uma passada um dia antes para se familiarizar. Caso não consiga, chegue com mais antecedência ainda ao embarque.
O check-in, em si, é muito tranquilo na estação de trem Gare du Nord. Você passa o bilhete na máquina e já entra na área da imigração.
Imigração
Depois de passar pela área de controle de passagem, você deverá passar pela imigração francesa. Lá eles irão carimbar seu passaporte (saída da França). Alguns passos para a frente você já fará a imigração inglesa (sim, ela é feita na França).
Eu estava com meu passaporte italiano e esperava uma burocracia zero (apenas o procedimento padrão de verificação se o passaporte é verdadeiro). Só que infelizmente peguei uma agente francesa muito chata que não satisfeita em passar o passaporte na máquina para verificar se era original, ainda resolveu fazer uma perícia com uma lupa. Em mais de uma década viajando com passaporte italiano, isso nunca tinha acontecido.
Logo em seguida, passei pela imigração inglesa. Essa sim foi super tranquila. Só coloquei o passaporte italiano na máquina e tirei uma foto. Mas se for fazer essa viagem com o passaporte brasileiro, eu recomendo estar com todos os documentos que podem ser exigidos em uma pasta. A imigração inglesa é famosa por ser uma imigração chata, que pergunta muita coisa. Veja quais são os Documentos Necessários para Viajar para a Europa.
Essa parte da imigração é muito rápida (mais rápida do que nos aeroportos), mas fiquei com a impressão que os agentes de imigração franceses são mais detalhistas (ou eu dei azar mesmo, vai saber?)
Raio-X
Depois que você sair da área da imigração, deverá passar a sua bagagem pelo raio-x. Lembrando que não há como despachar malas no trem, então você terá que passar todas as malas, bolsas, mochilas no raio-x.
Sala de Espera
Depois de efetuar os procedimentos acima, você pode se deslocar para a sala de espera, pois o acesso à plataforma do Eurostar só é liberado meia hora antes da partida do trem.
Acesso à Plataforma do Trem
O acesso à plataforma só é liberado uns trinta minutos antes da partida do trem. Importante: na sua passagem já vem escrito qual é o vagão do trem. Vá direto para a plataforma do vagão indicado na passagem (siga as indicações do chão da plataforma).
Dica de ouro: seja rápido. Os espaços para malas grandes lotam rápido. Quanto antes você entrar no trem e acomodar sua bagagem, melhor.
Bagagem dentro do trem
Como eu já disse, no trem não há como despachar bagagem. Não há ninguém para auxiliar a carregar as malas, então é importante que você viaje apenas com o que consegue carregar. Até porque os espaços para bagagem dentro do trem são limitados e nem sempre ficam perto do seu assento. Não esqueça de colocar cadeado na mala. Se tiver muitos itens de valor dentro da mala, recomendo também levar um daqueles cadeados de bicicleta. Dessa maneira, ninguém conseguirá levar a mala para fora do trem a não ser você.
Outra coisa: não deixe a mala no corredor. Há fiscais monitorando e eles chamam o dono da mala que está atrapalhando a passagem e mandam recolher.
A viagem de trem Paris Londres
A viagem de trem Paris Londres é excelente. Você passa pelo Eurotúnel (Canal da Mancha). A título de curiosidade, o túnel foi inaugurado em maio de 1994, mas as viagens da linha Eurostar só começaram em novembro de 1994. O trem Eurostar é muito rápido (alta velocidade), moderno, pontual e confortável. Há um vagão com restaurante e banheiros estão disponíveis em todos os vagões.
A viagem de trem Paris Londres é excelente. Você passa pelo Eurotúnel (Canal da Mancha) O trem é muito rápido. Há um vagão com restaurante e banheiros estão disponíveis em todos os vagões.
Já viajei na primeira classe e na segunda. As grandes diferenças da primeira classe são: serviço de bordo (com refeição) e um pouco mais de conforto. Mas a segunda classe atende bem e a viagem é tão rápida que se a diferença de preço estiver muito grande não sei se compensa comprar o bilhete da primeira.
Caso você vá passar só um fim de semana em Londres (como fiz na minha última viagem – novembro/17) eu recomendo a hospedagem no entorno da estação Kings Cross (St. Pancras). Eu fiquei no Hotel Pullman London St. Pancras (RESERVE AQUI) que fica a poucos metros da estação St. Pancras. O hotel é bem moderno, o quarto é confortável, a ducha é uma delícia e ainda há várias opções de restaurantes e mercados ali perto. Sem contar que a estação de metrô Kings Cross é uma das mais bem servidas de linhas de metrô em Londres. Se o orçamento estiver apertado, recomendo o hostel Clink 78. Já fiquei lá em 2014. Não é tão perto da estação como o hotel Pullman, mas também quebra um galho.
Vale a pena um bate-volta Paris Londres de Eurostar?
Muita gente já me perguntou isso: se é viável um bate-volta Paris Londres de trem? Sim, é possível. Mas tenha ciência que você terá que sair muito cedo de Paris (preferencialmente no primeiro trem) e voltar bem tarde de Londres. Sugiro focar nos pontos mais centrais de Londres e comprar todos os ingressos com antecedência para não ficar horas nas filas. Veja o que fazer em 1 dia em Londres. Eu costumo dizer que o problema do bate-volta de Paris a Londres é que você vai ficar com gostinho de quero mais. Sou muito suspeita para falar de Londres, mas é uma das cidades mais fascinantes do mundo e merece mais dias. Mas sou adepta da filosofia que entre não conhecer e conhecer um pouquinho é melhor conhecer um pouquinho.
[su_highlight background=”#fa99ff”]Compre os ingressos fura-fila e garanta sua entrada nas atrações de Londres. [/su_highlight]
[su_highlight background=”#feff99″]Conclusão Viagem Trem Paris Londres – Principais Vantagens [/su_highlight]
- Economia de tempo. Como eu já disse lá no início do texto, os aeroportos de Paris e Londres são bem distantes do centro. Já as estações de trem são centrais. Você vai economizar bastante tempo no deslocamento caso opte em viajar de trem entre essas duas cidades.
- Check-in e Imigração simplificados. Mesmo tendo que fazer check-in e imigração, é muito mais rápido do que se tivesse que fazer no aeroporto. Lembrando também que para viagens internacionais aéreas, você tem que chegar no mínimo com umas duas horas de antecedência do horário previsto do seu voo. Viajando com o trem Eurostar você faz as duas imigrações em uma única estação de trem (Gare du Nord ou St. Pancras).
- Bagagem. Foi-se o tempo que dava para viajar nos aviões com uma franquia considerável de bagagem. Hoje boa parte das companhias aéreas cobra pelas malas despachadas. Já no Eurostar não há franquia de bagagem. Você não paga nenhuma tarifa extra para levar sua mala a bordo do trem. Também não há controle de peso das bagagens.
- Conforto. O Eurostar é muito confortável. Já viajei nas classes Standard e Standard Premier e as duas são boas.
- Não é preciso esperar pela mala. Além de todas essas vantagens, quando você chegar no seu destino final não é necessário esperar pela mala. Você mesmo pega a sua mala no compartimento de bagagem e desce do trem com ela. Como a imigração também já foi feita também é só seguir para o hotel. Em Londres eu fiquei no Hotel Pullman London St. Pancras (RESERVE AQUI) que fica a poucos metros da estação St. Pancras. Em Paris eu fiquei no Hotel Korner Montparnasse (RESERVE AQUI). Fui de metrô da Estação Gare du Nord até o hotel.