Curitiba é conhecida como capital ecológica e faz jus ao nome. São várias opções de parques espalhados pela cidade, mas não é só isso. Listamos aqui várias atrações e lugares para passear em Curitiba. Aproveite o melhor de Curitiba e economize nos passeios para aproveitar um dos pontos fortes da capital paranaense: a gastronomia. Come-se muito bem em Curitiba e com preços bem mais amigáveis do que em outras capitais brasileiras.
Lugares para passear em Curitiba: atrações gratuitas em Curitiba
Parques e Bosques
Curitiba tem muitos parques espalhados pela cidade. Vale a pena separar um tempinho para curtir a área verde da capital ecológica, principalmente se São Pedro colaborar (é raro, mas às vezes acontece).
1) Jardim Botânico. É o cartão postal mais famoso de Curitiba e além da famosa estufa, o Jardim Botânico também abriga um parque enorme e que fica florido em todas as estações. Vale a visita! Saiba mais sobre o Jardim Botânico.
Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico.
2) Parque Tanguá. Na minha opinião, o Parque Tanguá é o mais bonito de Curitiba. O pôr do sol nesse parque é incrível. Vale a visita.
Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão.
3) Parque Barigui. Eu adoro o Barigui (longe dos horários de pico). Fica muito lotado nas tardes de sábado e domingo, mas é uma delícia caminhar no Parque Barigui bem cedinho.
Endereço: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho.
4) Parque Tingui. Fica às margens do Rio Barigui e é um dos principais parques da cidade. É no Parque Tingui que fica o Memorial Ucraniano que tem uma réplica de uma igreja ucraniana.
Endereço: Av. Fredolin Wolf, 1870 – Pilarzinho.
5) Parque São Lourenço. Fica no bairro de mesmo nome e é mais um dos belos parques de Curitiba.
Endereço: R. José Brusamolin, s/n – São Lourenço.
6) Parque Passaúna. Não entra tanto na rota turística (é bem afastado do centro da cidade), mas é lindíssimo. No verão, chega a ser a “praia” dos curitibanos.
Endereço: R. Eduardo Sprada, s/n.
7) Bosque do Papa. Foi inaugurado após a visita do Papa João Paulo II à Curitiba. Possui um memorial da imigração polonesa.
Endereço: Rua Welington, R. Viêira dos Santos, 33 – Centro Cívico.
8) Parcão. É o parque que fica atrás do Museu do Olho. Não é o mais bonito da cidade, mas é o melhor para quem tem cachorro. A cachorrada pode brincar à vontade nesse parque.
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.
9) Bosque do Alemão. O preferido da criançada por causa da trilha de “João e Maria”, a famosa fábula dos irmãos Grimm.
Endereço: R. Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho.
10) Passeio Público. Verdade seja dita, mas comparado ao que já foi, pode-se dizer que hoje o Passeio Público está meio caído. Mesmo assim, o lugar faz parte da história de Curitiba e é gratuito mesmo. Por que não visitá-lo?
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro.
Museus, Teatros e Prédios Históricos: lugares para passear em Curitiba
11) Ópera de Arame. Acho que esse foi o teatro mais diferente que já vi. Minha formatura foi lá. Um dos cartões postais mais famosos da cidade e tem entrada gratuita.
Endereço: R. João Gava, 970 – Abranches.
12) Pedreira Paulo Leminski. Fica ao lado da Ópera de Arame e tem um lago artificial que dá um charme especial ao local. É palco de muitos shows na cidade (infelizmente os shows não são gratuitos).
Endereço: Parque das Pedreiras – R. João Gava, 970.
13) Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)*. Tem entrada gratuita nas quartas-feiras, das 10h às 18h, com programação especial. Caso não esteja em Curitiba em uma quarta, a entrada custa R$20,00. Vale lembrar que apreciar a área externa do museu é grátis. Na minha opinião, essa é a atração turística mais bonita de Curitiba.
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.
14) Universidade Livre do Meio Ambiente. É certamente um dos lugares mais diferentes de Curitiba. Muita gente deixa de fora do roteiro, mas vale a visita, viu?
Endereço: Rua Victor Benato, 210. Pilarzinho.
15) Museu do Holocausto. Primeiro Museu do Holocausto do Brasil, o Museu do Holocausto de Curitiba, foi construído em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial. A visita é gratuita, mas você precisa agendar previamente no site. http://www.museudoholocausto.org.br/
Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro.
16) Biblioteca Pública. Uma das maiores do Brasil. Fica no centro da cidade.
Endereço: R. Cândido Lopes, 133 – Centro.
17) Prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. É um dos principais símbolos de Curitiba. A UFPR é a universidade mais antiga do Brasil.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1299 – Centro.
18) Palácio Garibaldi. Um lindíssimo palácio localizado no centro da cidade.
Endereço: Praça Garibaldi, 12 – São Francisco.
19) Teatro Guaíra. Outro prédio imponente da capital paranaense. Se não tiver a chance de assistir um dos espetáculos pagos, passe pelo menos em frente para apreciar a arquitetura.
Endereço: Rua XV de Novembro, 971 – Centro.
20) Palácio Avenida. É um dos prédios históricos mais importantes da cidade. Hoje é a sede do Banco Bradesco e durante a época do Natal serve de cenário para a apresentação de natal mais bonita do país (que também é gratuita).
Endereço: Avenida Luiz Xavier 11, Centro.
21) Teatro do Paiol. Se não tiver a chance de ver um espetáculo por lá, vale a pena conhecer e apreciar a fachada.
Endereço: Praça Guido Viaro s/n – Prado Velho.
22) Paço da Liberdade. Prédio histórico de Curitiba e abriga exposições de artes.
Endereço: Praça Generoso Marques, 189 – Centro.
[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]
- Bate-volta de Curitiba: Colônia de Witmarsum
- Bate-volta de Curitiba: Vila Velha
- O que fazer em Foz do Iguaçu
[/su_list]
Praças: lugares para passear em Curitiba
23) Praça Garibaldi. Essa praça já foi conhecida como Largo do Rosário no século 19. Em 1946, passou a ser chamada de Praça Garibaldi, em homenagem a Giuseppe Garibaldi. A Praça Garibaldi abriga construções históricas importantes, como o Palácio Garibaldi, a sede da Fundação Cultural de Curitiba, o Solar do Rosário e o Relógio das Flores. Fica no Centro Histórico de Curitiba.
Endereço: Praça Garibaldi, São Francisco.
24) Praça do Gaúcho. O nome verdadeiro é Praça do Redentor, mas por causa da famosa sorveteria do Gaúcho, a praça hoje é conhecida por esse nome. Ótimo lugar para quem gosta de skate (e sorvete).
Endereço: R. Nilo Peçanha, s/n. São Francisco.
25) Praça do Expedicionário. Erguida em homenagem aos soldados brasileiros que morreram na 2a Guerra Mundial. Bom lugar para quem curte História.
Endereço: R. Comendador Macedo, s/n. Centro.
26) Praça do Japão. Esse é um dos meus lugares favoritos em Curitiba. A praça erguida em homenagem à imigração japonesa no Paraná é um oásis de tranquilidade no meio dos prédios. Saiba mais sobre a Praça do Japão.
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n – Batel.
27) Praça da Ucrânia. Fica concorrida todas as sextas feiras à noite por causa da feirinha de comidas. As comidas não são de graça, mas são baratas e deliciosas.
Endereço: Rua Padre Anchieta, 1350, Mercês.
28) Praça 19 de Dezembro. Mais conhecida como a Praça do Homem Nu, tem painéis do Poty Lazzarotto e Erbo Stenzel.
Endereço: Praça 19 de Dezembro.
29) Praça Rio Iguaçu. Fica ao lado do Palácio Iguaçu (sede do governo do estado) e chama a atenção por causa de seu painel colorido.
Endereço: Ruas Dep. Mário de Barros e Marechal Hermes, Centro Cívico.
30) Praça da Espanha. Uma linda praça que fica em um dos bairros mais nobres de Curitiba, o bairro Batel. É super concorrida aos sábados por causa de sua feira de antiguidades e exposição de carros antigos.
Endereço: R. Cel. Dulcídio, s/n. – Bigorrilho
Feiras/Ruas/Mercados: lugares para passear em Curitiba
31) Mercado Municipal. Foi reformado recentemente e ficou muito bonito. Uma visita rápida pelo mercado é gratuita, mas ele também é uma boa opção para a “feira” propriamente dita ou para comer comida orgânica. Para os fãs do “pé na jaca” há boas opções de massas na praça de alimentação.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro.
32) Feira do Largo da Ordem*. Ou feirinha hippie. Acontece todos os domingos de manhã. Andar na feira não custa nada, o difícil é resistir às comprinhas e não sair com nenhum artesanato.
Endereço: R. Kellers, s/n – São Francisco.
33) Rua 24 Horas. Outra obra “aramada” de Curitiba. Hoje ela já não funciona mais 24 horas, mas mesmo assim ainda atrai muitos transeuntes, moradores e turistas que passam pelo centro da cidade.
Endereço: Rua Visconde de Nácar, s/n – Centro.
34) Boca Maldita. É o local das manifestações de Curitiba e faz parte da história da cidade.
Endereço: Rua Luiz Xavier, 34-68 – Centro, Curitiba.
35) Rua das Flores/Rua XV de Novembro. O trecho do centro da cidade da XV de Novembro é conhecido como Rua das Flores. Foi o primeiro calçadão para pedestres construído no Brasil. Essa rua tem de tudo: comércio, ambulantes, figuras folclóricas, gente apreciando o vai e vem e gente apressada para não perder o próximo compromisso.
Endereço: Calçadão da Rua XV de Novembro, Centro.
36) Bondinho da XV. Ainda na Rua das Flores, fica uma das atrações-símbolo de Curitiba. Esse bondinho para lá de fotogênico nunca chegou a circular. Hoje virou o “bondinho da leitura”, uma espécie de biblioteca.
Endereço: Calçadão da Rua XV de Novembro, Centro.
Monumentos Religiosos
37) Mesquita. É pequena, mas é muito bonita. A entrada é gratuita e se você não estiver vestido da forma adequada, eles fornecem os trajes apropriados (de graça também).
Endereço: R. Kellers, 383 – São Francisco.
38) Santuário Shoenstatt. Para quem curte, é um santuário lindo que fica num bairro mais afastado de Curitiba.
Endereço: R. Padre José Kentenich, 552 – Campo Comprido.
39) Catedral Nossa Senhora da Luz. Fica no centro histórico, na Praça Tiradentes, e é um dos patrimônios culturais de Curitiba.
Endereço: Praça Tiradentes, Centro.
40) Paróquia Santa Teresinha. Localizada na famosa Avenida Visconde de Guarapuava. É o cenário escolhido por 9 entre 10 noivas da society curitibana. É uma igreja muito bonita.
Endereço: Av. Visc. de Guarapuava, 4787 – Batel.
Bairros
41) Santa Felicidade. Esse é o bairro italiano de Curitiba. Passear pelo bairro é grátis, mas comer em um dos inúmeros restaurantes vale o investimento. Sugestões: Velho Madalosso e Porta Romana.
Shoppings
Curitibano ama shoppings e também não faltam opções de shoppings em Curitiba: para todos os bolsos e todos os gostos. Visitar os shoppings é grátis, mas saiba que lotam durante os fins de semana, especialmente os chuvosos.
42) Shopping Estação. O Shopping Estação é um shopping central com muitas opções gastronômicas. Abriga também o Museu Ferroviário.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças.
43) Shopping Curitiba: outro shopping bastante popular em Curitiba tanto pela sua localização como pela sua praça de alimentação gourmet chamada de “Largo Curitiba”.
Endereço: R. Brg. Franco, 2300 – Centro, Curitiba.
44) Shopping Crystal: um dos shoppings mais bonitos de Curitiba. Fica bem próximo ao Shopping Curitiba.
Endereço: R. Comendador Araújo, 731 – Batel.
45) Pátio Batel: luxo define esse shopping. O primeiro andar costuma assustar os novatos, afinal são só vitrines de marcas extremamente luxuosas e caras, mas o segundo andar já tem lojas mais acessíveis. Na minha opinião, o Pátio Batel é o shopping mais bonito de Curitiba.
Endereço: Av. do Batel, 1868 – Batel.
Gostou dessas sugestões de lugares para passear em Curitiba?