Preciso Viajar

Um passeio por Cobá, México

Cobá é o tipo de lugar que muita gente nem sabe que existe. Fica localizada a 44 km de Tulum e é uma ótima sugestão de passeio para fazer junto com as ruínas de Tulum.

Cobá significa água em abundância e o sítio arqueológico está localizado entre duas lagoas. Esse sítio arqueológico (uma cidade na verdade) data da era pré-colombiana maia.

Estima-se que mais de 50.000 pessoas moravam em Cobá e que a área inteira construída era de mais de 80 km². Hoje, o sítio arqueológico cobre uma área de 6 km². Ou seja, o espaço é grande e você até pode fazer a pé, mas não é recomendável.

Um passeio por Cobá, México

Dizem que a vista lá de cima é linda, mas eu não aguentei subir por causa do calor

Dizem que a vista lá de cima é linda, mas eu não aguentei subir por causa do calor

Eles oferecem um serviço de ‘bike táxi’ que custa 100 pesos por uma hora e o próprio aluguel das bicicletas que custa 35 pesos . Nós fomos com o ‘bike táxi’, mas recomendo a a bicicleta para os mais animados. Mas já aviso que o calor é insuportável e por mais que Cobá fique no meio da ‘selva’, isso não significa que o lugar é mais fresquinho.

 

Muitas áreas verdes em Cobá

Outra coisa um tanto quanto insuportável em Cobá é a insistência dos guias. Em teoria, você pode entrar no sítio arqueológico e visitar tudo por conta própria com seu guia impresso, mas prepare-se para uma abordagem constante dos guias que irão te falar que só com eles você entenderá como era a vida em Cobá. Acho até interessante, não fosse o valor (se estou bem nas contas e na conversão, acho que era algo próximo a U$50). Não sei se vale a pena. Uma guia impresso já te ajuda bastante a identificar os lugares.

Cobá é uma museu a céu aberto. Se você curte história, provavelmente irá amar.

Os jogos de pelota (muito antes da invenção do que hoje chamamos de futebol)

Detalhe de um dos templos

 

* A entrada custa 57 pesos e é grátis nos domingos para os mexicanos.

Sair da versão mobile