Preciso Viajar

Como viajar para os EUA com passaporte europeu

Saiba como viajar para os EUA com passaporte europeu. Quem possui passaporte europeu não precisa de visto para entrar nos Estados Unidos, basta solicitar previamente o ESTA  (Eletronic System for Travel Authorization). Já tirei o ESTA algumas vezes e vou explicar detalhadamente como solicitar o seu. Algumas empresas oferecem e cobram pelo serviço, mas é um processo muito simples e você consegue tirar sozinho o seu.

Como viajar para os EUA com passaporte europeu

Quem pode solicitar o ESTA

O ESTA pode ser solicitado por portadores de passaportes de países que fazem parte do “Visa Waiver Program”. É uma autorização eletrônica e não é necessário ir em nenhum consulado fazer a solicitação. O processo é todo feito pela internet.

Site para solicitar o ESTA

O site oficial do ESTA é esse  https://esta.cbp.dhs.gov/esta/ .

Valor do ESTA (outubro/18)

O valor para solicitar o ESTA é de U$14 e o pagamento é feito com cartão de crédito.

Validade do ESTA

A validade é de 2 anos ou até a data de expiração do passaporte (o que ocorrer primeiro).

Particularidades do ESTA

– A autorização tem que ser solicitada pelo menos 72 horas antes da viagem.

– Ele só é válido para viagens com duração igual ou inferior a 90 dias.

Como solicitar o seu ESTA e viajar para os EUA com passaporte europeu

Acesse o site oficial do ESTA é esse  https://esta.cbp.dhs.gov/esta/ .

Eu fiz minha solicitação utilizando o site em inglês, mas se você tiver dificuldades há uma versão em Português de Portugal.

Na página inicial clique em “new application”. 

viajar para os eua com passaporte europeu

Logo em seguida clique em “individual application“.

Clique em “confirm & continue

Clique na primeira opção – “yes”.

Agora finalmente começa a parte de preencher o formulário. Agora é possível fazer o upload do seu passaporte europeu e o próprio sistema puxa dados do passaporte, como data de emissão, data de validade, etc. Eu fiz isso.

Preencha o campo “family name” com todos os seus sobrenomes e o campo “first (given) name” com seu nome.

A próxima parte gera bastante dúvidas (já recebi muitas perguntas a respeito), então vamos lá. Se o seu sobrenome do passaporte europeu for diferente do sobrenome do passaporte brasileiro marque “yes” na pergunta “Are you known by any other names or aliases? Se seu sobrenome é idêntico, marque “no” (meu caso).

Complete os campos que contém *. São eles: data de nascimento, cidade e país de nascimento, número do passaporte, país da sua cidadania, data de emissão do passaporte, data de expiração do passaporte e país emissor do passaporte.

Lembrando que você está preenchendo esse formulário com seu passaporte europeu, então o país da sua cidadania e o país emissor do passaporte deve ser o país do passaporte europeu (no meu caso é a Itália).

Na próxima parte você deverá preencher o formulário com informações relacionadas a passaportes emitidos por outros países. Se você já teve um passaporte brasileiro, marque “yes” e complete com as informações do seu passaporte brasileiro.

A próxima parte é bem similar a anterior. Eu marquei “yes” já que sou brasileira.

Na próxima parte do formulário você deverá colocar o nome completo de seus pais e seus dados de contato (endereço atual e número de telefone).

A parte de “social media” é opcional. Eu não coloquei nenhum dado das minhas redes sociais. Fica a seu critério colocar ou não.

A última parte dessa etapa do ESTA é preencher os dados do seu empregador. Note que a pergunta diz “atual” ou “anterior”.

Na próxima etapa você deverá colocar os dados da sua próxima viagem aos Estados Unidos. No meu caso, não tenho nenhuma viagem programada para lá, então coloquei como contato um hostel que já fiquei em Nova York.

O processo está quase chegando ao fim. Faltam algumas perguntas.

Chegou a hora de revisar tudo o que você preencheu. Leia com calma! Se algum dado estiver incorreto, corrija!

Se as informações estiverem corretas, prossiga para a tela de pagamento. Preencha os dados do seu cartão de crédito (tem que estar habilitado para compras no exterior) ou pague via Paypal.

Meu ESTA não foi aprovado na hora. Recebi a seguinte mensagem após o pagamento.

Entrei alguns minutos depois para conferir o status e finalmente tinha sido aprovado.

É muito cômodo viajar para os EUA com passaporte europeu e não precisar se deslocar para solicitar o visto em consulados americanos.

Basta ter um pouco de paciência para preencher o formulário do ESTA.

Importante:

1) a autorização prévia de entrada não garante a sua entrada nos EUA.  A decisão de entrar ou não é dada na hora pelo agente da imigração. Recomendo ter sempre em mãos (eu levo em uma pastinha)  a passagem de retorno, o comprovante de hospedagem, comprovante de recursos financeiros, etc. Responda apenas o que o agente perguntar.

2) Os EUA não possuem sistema público de saúde, por isso é extremamente recomendável que você faça um seguro viagem. Leitores aqui do Preciso Viajar têm desconto.

3) Caso ainda tenha alguma dúvida, procure os comentários desse post Entrando nos EUA com passaporte europeu. Ele é mais antigo, mas tem muito comentário interessante. Se a sua pergunta não tiver sido respondida lá, pode perguntar por aqui também. Caso eu saiba a resposta, ficarei feliz em ajudar.

Sair da versão mobile