Por mais clichê que possa parecer, faz sol na Isla del Sol. É fácil se apaixonar pela Isla del Sol e embora todo mundo fale que você tem que dormir na ilha (não gosto dessas imposições), não dormi e não me arrependo.
Isla del Sol – como chegar
De Copacabana você tem que pegar um barco até a Isla del Sol. Paguei 35 bolivianos pelo bilhete de ida e volta, mas é possível encontrar por menos. É que comprei no hotel onde fiquei hospedada e eles me deram uma carona até o barco e me cobraram uma pequena comissão em cima.
O barco é demorado. Uma dica: vá na parte de baixo, porque é mais quentinho e o barco demora (você vai lembrar dessa frase quando pegar o barco).
A ilha é dividida em duas partes: parte norte que é onde você faz os passeios e parte sul onde você come e dorme. A caminhada de uma para outra dura umas três horas.
Então, se você só tiver meio-dia para explorar a Isla del Sol, escolha o barco que sai às 13h30 e visite só a ilha norte. Porém, certifique-se antes de entrar no barco para qual parte da ilha ele está indo.
Dormir na ilha
Se você quiser muito dormir na ilha, recomendo que vá apenas com uma mochila pequena (de ataque) porque os hotéis ficam no topo da parte sul (morro acima) e é difícil subir aquelas escadarias, até porque a altitude não ajuda.
Taxa de entrada
A taxa é de 10 bolivianos na parte norte e 5 bolivianos na parte sul.
Visitação
Já na entrada da parte norte da ilha, surge um guia (não convidado) e fala que todo mundo tem que fazer a caminhada com ele. Aí você tem que ir naquele esquema “excursão”. A primeira parada é em um museu e depois começa a caminhada. As paisagens são de tirar o fôlego.
Você fica o tempo todo com o guia e cada um vai no seu ritmo porque a caminhada é realmente intensa para quem não está acostumado com exercício físico. Só que a paisagem compensa.
Paramos em vários lugares e lá no final o guia explica um ritual de purificação.
E depois vem mais uma surpresinha: o guia pede uma “propina” (que em espanhol significa gorjeta) e fala que ele não é pago pelo passeio. E ele ainda estipula o valor que quer receber.
Ah! E a volta é por sua conta e risco. Você tem uns 40 minutos (ou menos) para voltar para o barco. Tente não se distanciar do grupo. Eu me perdi e tive que correr desesperadamente para não perder o barco. E se você for do time dos animados e quiser atravessar para o outro lado da ilha, isso também é possível só que demora umas três horas. Boa sorte!
13 comentários
Fernandinha…
Apenas passando para parabenizá-la pelo site.
Obrigado pela dicas e continue sempre……
Um abraço..
Dhian
Obrigada Dhian!
Fui na Isla del Sol dia 21 jun 2011,dia 22 era Solst
Olá Fernanda, só é possível ir do norte ao sul da ilha a pé? quantas horas de caminhada foi esse passeio que você fez? estou pretendendo ir a bolivia em maio, ja que estarei no norte do chile trabalhando. copacabana e isla del sol estão nos planos, mas estou desistindo de ir a uyuni porque acho que extrapola meu orçamento, que é curtíssimo e, claro, seus e outros relatos que li me desistimularam um pouco! rs
Ah! Não sei quantas horas. Chuto umas 4. Olha, sinceramente eu não desistiria do Salar. Foi um dos lugares mais lindos que já vi no mundo (e olha que já vi muita lugar lindo). Eu passaria qualquer perrengue de novo para ver o Salar.
Olá Fernanda. Aqui estou novamente lendo o seu blog que me ajudou muito no final de dezembro na minha primeira ida à Bolívia. Bom, eu vou passar o feriadão em La Paz, mas quero muito conhecer o Lago Titicaca.Chegarei na quinta (17/04) por volta de 12h e pretendo ir à Copacabana na sexta cedinho. Não quero dormir em Copacabana, pois quero curtir La Paz no sábado e domingo (volto ao Brasil na segunda 21/04 de manhã), gostaria de saber se é possível ir à Ilha do Sol conhecer o lado norte e voltar à La paz ainda no mesmo dia. Não pagarei pacotes,farei o passeio por conta e assim acho que podemos controlar melhor o tempo… Só vou mesmo se for possível fazer 1 dia lá e voltar… Obrigada! 😉
Tem passeios de meio dia sim. Mas não sei te informar horários e se vai dar tempo de fazer esse bate-volta.
Sera que existe algum passeio para a ilha que saia de manhã e volte até as 13h30? vou pra lá em julho
Tem um passeio que sai de manhão, só não sei que horas retorna.
Olá Fernanda,parabéns pelo blog.estarei fazendo bolivia e peru em agosto e setembro.Pretendo ir para Copacabana vindo de Cusco passar o dia e de noite ir para la paz para pegar o onibus para Uyuni.Acha viável conseguir realizar isso?
não lembro dos horários dos ônibus, mas se tiver ônibus, dá sim.
Ah, que lindo!!! Fui pra Puno só e dps continuei meu roteiro pelo Peru e não cheguei a conhecer a Bolívia – AINDA!
É lindo demais mesmo!