Como safáris são o carro-chefe do turismo na África do Sul, você pode escolher entre os diversos tipos disponíveis: em reservas privadas com acomodações super, extra, mega luxo ou em parques nacionais com acomodações mais normais e com preços acessíveis. Escolhi a segunda opção e fui para o Kruger Park, pois tinha a intenção de realmente conhecer o habitat natural dos animais.
O Kruger Park é um parque estatal enorme, do tamanho da Holanda e tem nove portões de entrada. Só assim já dá para ter uma noção de como ele é grande. Peguei um voo de Cape Town até Nelspruit (cidade com aeroporto mais próximo do parque). De Nelspruit, segui de carro para a cidade de Hazyview – bem próxima a dois portões de entrada do parque – Paul Kruger e Numbi Gates.
Ficamos numa pousada Tatenda Guesthouse localizada a uns 15 km de um dos portões do parque. A pousada era simples, sem ar-condicionado e oferecia café da manhã por U$10. O diferencial é o atendimento. A Crystel (dona da pousada) nos ajudou muito com mapas, organização de passeios, com descontos e nos deu várias indicações valiosas.
Comprei dois pacotes por indicação da Crystel: o Safári noturno na reserva Sabi Sand (reserva = zoológico) e o safári full-day (dia inteiro). Cada um saiu U$ 90 depois de muita negociação da Crystel com a Maria (dona da agência que nos levou).
Existem muitas opções de passeios – passeio que dura uma manhã, uma tarde, o dia todo ou os passeios noturnos. Todos os passeios são feitos dentro de um 4×4 aberto ou dentro de van (pois é!) e também existem passeios que você pode fazer caminhadas dentro dos parques (os tais bush walks). Caso você queira, também pode ir com seu próprio carro e passear dentro do parque. Optei por fazer o safári num 4×4 aberto.
Gostei bastante do passeio full day. O passeio noturno foi bem mais ou menos, a reserva não era das melhores e não vimos todos os animais.
O jipe utilizado nos safáris
Prepare-se para escutar essas duas palavras na África do Sul – “Big Five”. Todos os passeios dentro do Kruger Park ou nas reservas próximas, prometerão o encontro com os “Big Five” – elefantes, rinocerontes, búfalos, leões e leopardos. E é por isso que todos os guias dizem que você precisa de no mínimo 3 dias de sáfari para ver esses 5 animais. Nem todo mundo tem a sorte que eu tive. Vi os 5 animais e muitos outros nos dois passeios que fiz. Mas vale lembrar que isso é extremamente raro e dei sorte, porque no dia dos meus passeios ainda não tinha chovido. A lógica é mais ou menos essa – quando não tem muita água disponível no parque, os animais meio que se concentram em apenas uma região. Quando chove, eles não precisam se locomover tanto para encontrar água, então eles ficam mais espalhados pelo parque (aí vira uma loteria, porque o parque é do tamanho da Holanda).
Big 5 no Kruger Park
Com exceção dos elefantes e dos búfalos, os outros são mais difíceis de serem encontrados. O guia me falou que o mais difícil de ser encontrado é o leopardo (só tem 1.000 dentro do parque), seguido do leão (só tem 1.500). Conheci uns russos que já tinham feito 3 safáris e não tinham visto nenhum leão. Ou seja, realmente dei sorte nos meus safáris. Outro ponto bem importante: binóculos, câmeras com muito zoom e tripé (nem que seja um mini), protetor solar, boné e repelentes são essenciais durante um safári.
Os adoráveis elefantes
Obviamente que os animais mais comuns no parque são as presas (a comida dos predadores). Não faltam impalas (palavra nova do dia). O guia me mostrou no mínimo uns 5 tipos diferentes do que considero ser veado, mas segundo ele são espécies totalmente diferentes (nomes que consigo lembrar – impalas, bushbuck e kudus). Olhando as minhas fotos, não consigo identificar quem é quem. Só sei que todos são alvos dos temidos leões e leopardos.
As presas
Também tem muita gente que vai ao Kruger Park fazer “birdwatching” (observação de pássaros). Ainda bem que o guia era muito bom e foi me mostrando as aves, porque se dependesse de mim, não teria visto nenhuma.
Outro animal bastante frequente no parque são as lindas girafas.
E muito mais. Animais nem tão simpáticos e nem tão bonitos assim, como esses aí embaixo, uma espécie de javali ou algo bem parecido. Outros que também não estão na lista da simpatia são os babuínos.
E não podemos esquecer do símbolo do continente, as zebras.
Escolher o Kruger Park para os passeios foi uma decisão super acertada, mas não vá esperando um Discovery Channel, pois a vida por lá não é tão selvagem assim. A chance de você ver um leão matando um veado (impala ou o que preferir) é mínima. Isso pode acontecer nas reservas, pois são mini-zoológicos. Eles colocam alguns impalas próximos dos leões, no exato momento que o jipe está passando com os turistas. Enfim, o Kruger Park é muito legal, tem muitos animais, tem uma fauna e flora fantástica, mas é um parque para turistas. Tem hotéis (de todos os tipos e todos os preços), restaurantes, lojas e estradas.
Sites interessantes
Empresa dos passeios (safáris)
Elephant Herds
Passeio de balão
Não fiz o passeio de balão (custa uns U$ 300 por pessoa), mas quem tiver interesse pode se informar através do site.
Restaurante
Restaurante bom e com uma comida bem parecida com a brasileira (para quem sempre me pergunta). Ótima churrascaria, com preços acessíveis.
Pioneers
http://www.pioneersbutchergrill.co.za/
26 comentários
Oi, Fernanda! Tudo bem? 😉
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi Natalie! Que boa notícia! Obrigada!
Por que o ódio de macacos? Percebi que não é tão fã de animais selvagens, é que você não demonstrou entusiasmo, acho que não é muito a sua praia. Quanto a mim, só de pensar em um safari eu já fico cheia de emoção, e não é para ver animal pegando outro, até rezo para isso não acontecer, emoção de pensar em vê-los de perto, quem sabe tocar algum, são tão majestosos. Aliás eu queria perguntar, dá para tocar em algum? Elefante, por exemplo. Dá para ver os filhotes?
Você ouviu sobre alguma reserva de recuperação da vida selvagem? Lugar para onde vão filhotes orfãos, que precisam de cuidados antes de poderem voltar para a natureza.
Tive um episódio meio desastroso com eles na Tailândia e Bali (eles roubam tudo – de boné a óculos) e lá no Kruger, eles chegam a entrar dentro do 4×4 o que me causou uma certa fobia.
Eu adoro os elefantes, eles são fofos. Deu para ver os filhotes. Lá na África eu nem cheguei a me informar sobre o centro de recuperação. Vi isso na Tailândia e Laos, mas é certeza que na África deve ter também.
Olha, tocar acho que não dá, mas eles passam perto. Um elefante atravessou na nossa frente. Se quiser tocar no macaco, como eu disse, às vezes eles invadem o carro.
Eu gosto sim dos animais e safáris, tanto é que ano que vem quero fazer um overland de caminhão por 5 países da África.
Como é o overland por 5 países?
dá uma olhada. Você roda de caminhão e acampa. Essa é uma empresa, mas tem outras. http://www.acacia-africa.com/
Fernanda você acha que é tranquilo viajar sozinha para a África? Não sou marinheira de primeira viagem, já morei fora e conheci vários países da Europa e algumas cidades norte americanas. Por aqui também já viajei bastante.
Viajar em que tipo de esquema? Nesse do caminhão? Sim, porque só vai turista. Se for sem o esquema do caminhão, não acho tranquilo. E na África do Sul eu sinceramente não achei perigoso (tipo Brasil). O problema é que é difícil viajar de maneira independente por lá. Você tem que alugar carro se quiser sair de Cape Town.
Eu sei o que quer dizer, é como o nordeste, para conhecê-lo bem o melhor é estar em carro particular. Você viaja sempre em passeios organizados como esse do caminhão? Ou já viajou totalmente por conta própria?
Gostei muito da idéia do overland, não conhecia.
Obrigada por compartilhar.
Eu so viajo por conta propria. Nunca compro pacotes e excursoes. Na Africa do Sul aluguei carro. Agora quero fazer outros paises da Africa e como nao considero seguro viajar sozinha, estou considerando fazer esse tour do caminhao.
Você alugou um carro sozinha?
Eu fui com uma amiga para lá. Escrevi posts só sobre nosso roteiro, nosso planejamento e como alugamos o carro.
Oi Fernanda! Encontrei seu blog procurando dicas sobre a Africa do Sul e já li vários posts, estou adorando!
Eu e meu marido estamos querendo ir pra Africa do Sul em Agosto. O problema é que sou super adepta do faça você mesmo e sempre acho que os pacotes das agências de turismo encarecem demais a viagem! Só que quase não encontro detalhes sobre África do Sul – por exemplo, onde encontro as opções de hotéis para o Kruger Park, como reservo os passeios, se vale à pena deixar pra reservar na hora que chegar no hotel ou antes, qual a melhor reserva… Estou super confusa e preciso saber o valor total aproximado que vou gastar pra ver se vale a pena ou não! Será que se eu te mandar um e-mail com essas dúvidas vc poderia me dar um help?
Um beijão!
MaH
Na época que eu fui, pesquisei só nos fóruns gringos do Lonely Planet. Tentei ser o mais detalhista possível na série da África do Sul. Eu optei por ficar fora do Kruger, mas dei umas dicas de hotéis dentro do parque. Também deixei em algum dos posts o nome da agência que eu fechei todos os pacotes (uma agência sul-africana). Eu reservaria tudo antes. Consegui até desconto por e-mail. O jeito mais fácil é digitar tudo em inglês no google e entrar em contato com as agências.
Estou de viagem marcada para a África do Sul em agosto/2013. Tudo certo, pacotes fechados incluindo safari. Me assustou essa invasão de macacos dentro do 4X4.É frequente isso? Agradeço a informação e estou amando os teus post’s.Parabéns!!!
Não é comum, mas é um parque então zoológico, então os bichos ficam soltos e podem sim se aproximar.
Olá Fernanda, tudo bem?
estou indo para o Kruger em julho.
gostaria de saber se realmente existe a opção de passeio com elefantes, se sim, se vc sabe o valor médio.
obrigada
Não sei nada sobre essa opção de passeio com elefantes. Fiz um passeio com eles, mas no Sudeste Asiático.
Olá, Fernanda!
O carro aberto não é perigoso?
Obrigada
Não é 100% aberto. Achei tranquilo.
Fernanda,
Que reservas sao essa que vc mencionou? Atraves delas se ve os animais de mais perto, é isso?
São os parques privados. Há vários.
Fernanda, td bem?
Estou com dúvida sobre o melhor local p me hospedar. Achei q ficaria dentro do Kruger, mas nos sites de busca de hotéis, os mais acessíveis( melhor preço ) ficam fora do parque e não mencionam como atividades visita ao parque. Pode me ajudar?
att
Oi, Rafael!
Sim, os mais acessíveis ficam fora do Kruger. Foi a minha escolha também. Fiquei em Hazyview, nesse hotel aqui http://www.booking.com/hotel/za/tatenda-guest-house.pt-br.html?aid=353895. Eu estava com um carro alugado, mas acabei contratando tours para fazer o safári no Kruger. Foi a proprietária da pousada que me recomendou os passeios e a agência.
Olá, tudo bem? Ir em 2 mulheres para joanesburgo, kruger e cape town, contratando o tranfer e passeio do hotel, acha tranquilo ou é perigoso mesmo assim? obrigada.
Não conheço Joanesburgo, mas no Kruger e Cape Town acho tranquilo.