Coimbra abriga a sede da maior universidade de Portugal. Se você visitar Coimbra durante os meses acadêmicos sentirá a influência da Universidade de Coimbra na vida dos locais. Os estudantes com suas capas à la “Harry Potter” movimentam a economia da cidade, lotando bares e restaurantes. Se quiser uma experiência ainda mais autêntica, programe a sua visita durante a famosa festa intitulada “Queima das Fitas”, que ocorre no início de maio. A Queima das Fitas dura uma semana e conta com apresentações de bandas ao vivo todas as noites. Uma loucura! Mas nem só da Universidade vive a cidade. Veja o que fazer em Coimbra na sua próxima viagem.
O que fazer em Coimbra
O que fazer em Coimbra: Cidade Baixa
Praça do Comércio
Uma das principais praças do centro histórico de Coimbra. Nessa praça também fica a Igreja de Santiago, uma das igrejas mais antigas de Portugal.
Ruelas do Centro Histórico
Perca-se pelas ruas estreitas do Centro Histórico. Uma passeada por lá parece uma viagem no túnel do tempo.
Arco de Almedina
No século XI, a Torre de Almedina (sobre o Arco de Almedina) tinha como função vigiar e defender o acesso ao interior da muralha.
Quebra Costas
Com esse nome sugestivo (prepare as pernocas), a escadaria liga o Arco da Almedina ao largo da Sé-Velha. A escadaria faz a divisão da Baixa à Alta de Coimbra e vice-versa.
O que fazer em Coimbra: Cidade Alta
Universidade de Coimbra
A Universidade é o ponto alto de Coimbra, literalmente! Prepare-se para subir muitos degraus, principalmente se estiver hospedado no centro. Fiquei no excelente Hotel Oslo e do terraço do hotel era possível admirar a atração mais famosa de Coimbra.
Sé Velha
A Sé Velha é antiga mesmo (do tempo de D. Afonso) e um dos mais belos exemplares da arquitetura românica em Portugal.
Sé Nova
A noca catedral de Coimbra começou a ser construída pelos jesuítas em 1598, mas só ficou pronta um século depois. Tem arquitetura renascentista e barroca. Fica no alto da Cidade Velha.
O que fazer em Coimbra: Rio Mondego e arredores
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Convento gótico fundado em 1330 pela Rainha Isabel. Foi de grande importância durante a época, mas sofreu com as cheias do Rio Mondego. As ruínas ainda podem ser visitadas.
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Foi construído em um local mais elevado no século 17 para substituir o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. É dedicado à rainha Isabel. Tem uma vista incrível de Coimbra.
Quinta das Lágrimas
Diz a lenda que que foi nos jardins dessa propriedade que Inês foi morta e que as lágrimas derramadas no Rio Mondego pela sua morte teriam criado a Fonte das Lágrimas e que as algas avermelhadas que por ali estão seriam o seu sangue derramado.
Para quem não sabe, a história de Pedro e Inês é a história de amor mais famosa e mais trágica de Portugal. Eles eram amantes e o romance não era aceito por D. Afonso IV, rei e pai de Pedro. D. Afonso IV mandou matar Inês de Castro. Pedro acabou então liderando uma revolta contra o rei.
Essa história toda acabou gerando uma das mais clássicas frases portuguesas: “Inês é morta”, significando “não adianta mais” e/ou “agora é tarde”.
Portugal dos Pequenitos
Uma boa opção para quem está com crianças. É a versão portuguesa do Mini Mundo de Gramado. É um parque temático com miniaturas dos monumentos mais famosos do país.
Leia mais sobre Portugal
- Como planejar sua viagem para Portugal
- O que é bom saber antes de viajar para Portugal
- Onde comprar chip pré-pago em Portugal
- Lojas para comprar presentes em Portugal
- Roteiro de 15 dias em Portugal
- Roteiro de 10 dias em Portugal
- Trem em Portugal: tudo o que você precisa saber para viajar de trem pelo país