Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalCoimbra O que fazer em Coimbra

O que fazer em Coimbra

por Fernanda

Coimbra abriga a sede da maior universidade de Portugal. Se você visitar Coimbra durante os meses acadêmicos sentirá a influência da Universidade de Coimbra na vida dos locais. Os estudantes com suas capas à la “Harry Potter” movimentam a economia da cidade, lotando bares e restaurantes. Se quiser uma experiência ainda mais autêntica, programe a sua visita durante a famosa festa intitulada “Queima das Fitas”, que ocorre no início de maio. A Queima das Fitas dura uma semana e conta com apresentações de bandas ao vivo todas as noites. Uma loucura! Mas nem só da Universidade vive a cidade. Veja o que fazer em Coimbra na sua próxima viagem.

O que fazer em Coimbra

O que fazer em Coimbra: Cidade Baixa

Praça do Comércio

Uma das principais praças do centro histórico de Coimbra. Nessa praça também fica a Igreja de Santiago, uma das igrejas mais antigas de Portugal.

Ruelas do Centro Histórico

Perca-se pelas ruas estreitas do Centro Histórico. Uma passeada por lá parece uma viagem no túnel do tempo.

o que fazer em coimbraArco de Almedina

No século XI, a  Torre de Almedina (sobre o Arco de Almedina) tinha como função vigiar e defender o acesso ao interior da muralha.

Quebra Costas

Com esse nome sugestivo (prepare as pernocas), a escadaria liga o Arco da Almedina ao largo da Sé-Velha. A escadaria faz a divisão da Baixa à Alta de Coimbra e vice-versa.

Já contratou o Seguro Viagem?

  • Você sabia que um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros é obrigatório para entrar em Portugal? Ele pode ser solicitado pelo agente de imigração no momento da sua entrada. E, mesmo que não fosse, vale a pena economizar em um item tão importante? O seguro é mais barato do que você imagina e fica ainda mais barato com os 10% de desconto oferecido aos leitores do Preciso Viajar.
  • Faça já a sua cotação com desconto
  • Basta colocar os seus dados e cotar o seguro. O desconto é concedido automaticamente. 
  • Devido ao momento atual, verifique com atenção se o seguro que você está contratando cobre pandemias. 

O que fazer em Coimbra: Cidade Alta

Universidade de Coimbra

A Universidade é o ponto alto de Coimbra, literalmente! Prepare-se para subir muitos degraus, principalmente se estiver hospedado no centro. Fiquei no excelente Hotel Oslo e do terraço do hotel era possível admirar a atração mais famosa de Coimbra.

o que fazer em coimbraA Universidade é enorme. São vários prédios, sendo o principal o prédio da Universidade de Direito. Se você quiser conhecer a famosa Biblioteca Joanina, prepare o bolso: o ingresso custa 12€. O “Programa 1 – do Paço ao Colégio” inclui a visita ao Colégio de Jesus, Paço Real , Capela de São Miguel e Biblioteca Joanina e ao Colégio de Jesus.

Sé Velha

A Sé Velha é antiga mesmo (do tempo de D. Afonso) e um dos mais belos exemplares da arquitetura românica em Portugal.

Sé Nova

A noca catedral de Coimbra começou a ser construída pelos jesuítas em 1598, mas só ficou pronta um século depois. Tem arquitetura renascentista e barroca. Fica no alto da Cidade Velha.

O que fazer em Coimbra: Rio Mondego e arredores

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Convento gótico fundado em 1330 pela Rainha Isabel. Foi de grande importância durante a época, mas sofreu com as cheias do Rio Mondego. As ruínas ainda podem ser visitadas.

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Foi construído em um local mais elevado no século 17 para substituir o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. É dedicado à rainha Isabel. Tem uma vista incrível de Coimbra.

o que fazer em coimbraQuinta das Lágrimas

Diz a lenda que que foi nos jardins dessa propriedade que Inês foi morta e que as lágrimas derramadas no Rio Mondego pela sua morte teriam criado a Fonte das Lágrimas e que as algas avermelhadas que por ali estão seriam o seu sangue derramado.

Para quem não sabe, a história de Pedro e Inês é a história de amor mais famosa e mais trágica de Portugal. Eles eram amantes e o romance não era aceito por D. Afonso IV, rei e pai de Pedro. D. Afonso IV mandou matar Inês de Castro. Pedro acabou então liderando uma revolta contra o rei.

Essa história toda acabou gerando uma das mais clássicas frases portuguesas: “Inês é morta”, significando “não adianta mais” e/ou “agora é tarde”.

o que fazer em coimbraPortugal dos Pequenitos

Uma boa opção para quem está com crianças. É a versão portuguesa do Mini Mundo de Gramado.  É um parque temático com miniaturas dos monumentos mais famosos do país.

Leia mais sobre Portugal

2 comentários

Maria Panizi Lacerda 4 de abril de 2018 - 17:31

Oi Fernanda , há tempo que eu preciso te agradecer rs ….sou Maria Panizi , em 2015 , com 60 anos de idade tive a coragem de viajar para Tailândia e Bali sozinha . Segui todas as suas instruções passo a passo , e deu tudo certo . Fiquei 2 messes na Tailandia e 1 mês em Bali . Você realmente sabe ajudar pessoas , fico muito agradecida . Parabéns pela pessoa que és. Muito obrigada.

Reply
Fernanda 6 de abril de 2018 - 16:12

Olá, Maria! Eu que agradeço por esse comentário tão gracioso. Fico feliz que tenha viajado sozinha e conhecido esses 2 países. Fiquei emocionada com esse comentário. 🙂

Reply

Deixe um Comentário