Preciso Viajar

Passeios bate-volta a partir de Lisboa

Lisboa é a minha cidade favorita em Portugal, então acabo sempre puxando a sardinha para ela. Acho que só Lisboa merece uns 3 dias, mas quem puder ficar ainda mais tempo conseguirá conhecer cidades próximas e bastante interessantes. Separei aqui 10 passeios incríveis de bate-volta a partir de Lisboa acessíveis por trem, ônibus ou carro.

Passeios bate-volta a partir de Lisboa

1- Estoril

Estoril fica a apenas 27,6 km de Lisboa. A cidade é famosa por causa do seu cassino, mas eu recomendo a visita por causa das praias. Sem contar que Estoril é muito próxima de Cascais. Dá para ir andando por um calçadão à beira-mar. A vista é maravilhosa!

Como chegar em Estoril saindo de Lisboa? Para chegar em Estoril há trens partindo da estação Cais do Sodré em Lisboa. Pegue a linha de Cascais. Você vai precisar do cartão Viva Viagem. Veja como utilizar o transporte público em Lisboa e arredores. Também é possível chegar em Estoril de carro.

Dica: você pode combinar esse passeio com Cascais e Boca do Inferno.

Estoril. Foto: Shutterstock por Artur Bogacki

2- Cascais e Boca do Inferno

Cascais fica a 30,6 km de Lisboa e é um bate-volta bem popular, principalmente nos meses de calor. Cascais é maior e mais agitada do que Estoril e tem mais opções de restaurantes e entretenimento. Vale a pena dar um passeio pelo calçadão e centrinho de Cascais antes de estender uma toalha em alguma das praias 🙂

Eu gosto de alugar uma bicicleta para passear por Cascais. Veja meu relato completo sobre o passeio para Cascais e Boca do Inferno. 

Centrinho de Cascais

A Boca do Inferno é uma falésia impressionante. Foi nomeada assim porque a abertura da rocha tem um formato que lembra uma boca e também porque as ondas do mar batem ali e produzem um barulho assustador.

Boca do Inferno

Como chegar em Cascais? Para chegar em Cascais há trens partindo da estação Cais do Sodré em Lisboa. Pegue a linha de Cascais. De Cascais siga andando (ou pedalando) até a Boca do Inferno. São uns 20 minutos de caminhada. Também é possível chegar em Cascais e Boca do Inferno de carro.

Dica: você pode combinar esse passeio com Estoril e Praia do Guincho (o último se estiver de bicicleta ou carro).

3- Praia do Guincho

A Praia do Guincho fica a 32,9 km de Lisboa e a 7 km de Cascais. Se alugar uma bicicleta em Cascais, vale a pena ir pedalando até lá. A praia é lindíssima e bastante frequentada por surfistas.

Como chegar na Praia do Guincho saindo de Lisboa? Para chegar na Praia do Guincho com o transporte público, pegue o trem em direção a Cascais na estação Cais do Sodré em Lisboa. Em Cascais, pegue os ônibus 405 ou 415 em direção à Praia do Guincho (eles param em frente ao Shopping Cascais Villa). Se alugar uma bicicleta em Cascais e tiver disposição, dá para ir pedalando até a Praia do Guincho. Também é possível chegar na Praia do Guincho de carro.

Dica: você pode combinar esse passeio com Cascais, Boca do Inferno e Cabo da Roca.

4 – Cabo da Roca

Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa e fica a 40 km de Lisboa. O lugar é lindíssimo e tem umas vistas matadoras, mas vai preparado para o vento. Como venta naquele lugar!

Como chegar ao Cabo da Roca com o transporte público saindo de Lisboa? Há duas opções: pegar o trem até Cascais e em Cascais pegar o ônibus 403 ou pegar o trem até Sintra e em Sintra pegar o ônibus 403. Os mais empolgados podem pedalar de Cascais até o Cabo da Roca (18km). Eu particularmente sugiro ir para o Cabo da Roca de carro ou comprando algum passeio de excursão. Veja uma opção de passeio contratado para Cabo da Roca.

Dica: Você pode combinar esse passeio com Cascais e Boca do Inferno caso esteja de carro.

Cabo da Roca

Onde se hospedar em Lisboa:  se você ainda não sabe onde ficar em Lisboa, eu sugiro a hospedagem na região central (Baixa ou Rossio). Eu já fiquei no Hostel Travellers (RESERVE AQUI) e no Hotel Brown’s Downtown (RESERVE AQUI).

Outra boa opção para hospedagem em Lisboa é a região de Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade.  Alguns hotéis que já fiquei na região: Hotel Expo Astoria (RESERVE AQUI) Hotel Exe Liberdade (RESERVE AQUI), no HF Fenix Garden (RESERVE AQUI) e no Ibis Liberdade e gostei bastante (RESERVE AQUI). Ele fica a poucas quadras da avenida de mesmo nome. 


 

5- Sintra

Esse é definitivamente o bate-volta a partir de Lisboa mais popular e um dos meus preferidos. Sintra é encantadora. O passeio vale muito a pena e certamente você sairá encantado. Leia mais sobre meu passeio de 1 dia para Sintra.

Como chegar em Sintra saindo de Lisboa? Para chegar em Sintra há trens que partem da estação de trem do Rossio. Pegue a linha de Sintra e desça na estação final. São 40 minutos de viagem.

Eu sugiro 1 dia inteiro para Sintra, mas caso você queira combinar o passeio com outra cidade eu sugiro Azenhas do Mar.

Azenhas do Mar

6- Óbidos

Esse é um dos passeios de bate-volta a partir de Lisboa que mais gosto. Óbidos é uma vila medieval e um daqueles lugares fofinhos que parece ter parado no tempo.

Como chegar em Óbidos com o transporte público saindo de Lisboa? Você pode pegar um ônibus da empresa Rodotejo na estação Campo Grande (metrô linhas amarela e verde). Caso possa, minha recomendação seria ir para Óbidos de carro para poder combinar o passeio com outras cidades próximas. Na última vez combinei o passeio com Nazaré. Leia como foi: passeio de 1 dia por Óbidos e Nazaré.

Dica: Você pode combinar esse passeio com Nazaré, Fátima, Batalha e Alcobaça.

7 – Nazaré

Nazaré é bastante popular por causa de suas ondas gigantes. Seria um “Hawaii” português. Mas Nazaré é muito mais do que isso. Fiquei completamente apaixonada pela cidade e seu centrinho cheio de charme.

Como chegar em Nazaré com o transporte público saindo de Lisboa? Você pode pegar um ônibus (autocarro) em Sete Rios (estação do metrô Jardim Zoológico – linha azul) sentido Nazaré. A empresa que faz esse trajeto é a Rede Expressos.

Dica: Você pode combinar esse passeio com Óbidos, Fátima, Batalha e Alcobaça.

8 – Fátima

Fátima também é um passeio bastante popular, especialmente entre os católicos. Para quem não é muito religioso ou faz questão de apenas conhecer o Santuário e fazer uma oração, dá para combinar Fátima com outras cidades. Eu decidi fazer o passeio de Fátima junto com Batalha e Alcobaça. Leia como foi: passeio de 1 dia por Fátima, Batalha e Alcobaça. 

Dica: Você pode combinar esse passeio com Óbidos, Nazaré, Batalha e Alcobaça.

Santuário de Fátima

9 – Batalha e Alcobaça

Coloquei os dois no mesmo passeio, porque ficam tão perto um do outro que é a dobradinha perfeita. Além disso, os dois mosteiros são lindíssimos.

Dica: Você pode combinar esse passeio com Óbidos, Nazaré e Fátima.

Batalha, Portugal

10- Coimbra

Coimbra abriga uma das universidades mais antigas do mundo. Esse é um dos passeios de bate-volta a partir de Lisboa que considero bem puxado, afinal Coimbra fica a 205 km de Lisboa. Se quiser fazer um passeio de bate-volta, sugiro acordar cedo e ir de trem. Vá de trem alfa-pendular (AP) porque é mais rápido e faz o trajeto entre 1 hora e meia e 1 hora e 45 minutos.

Universidade de Coimbra

Pegue o trem nas estações Lisboa Santa Apolônia ou Lisboa Oriente em direção à estação Coimbra B. Veja todas as dicas para viajar de trem em Portugal. 

Veja o que fazer em Coimbra.

Continue planejando sua viagem para Portugal

Sair da versão mobile