Home Destinos InternacionaisÁsiaChina O que você precisa saber antes de Viajar para a China

O que você precisa saber antes de Viajar para a China

por Fernanda
viajar para a china

Vai viajar para a China? A China é um país incrível, mas o choque cultural é grande. Então é bom saber algumas coisas antes de viajar para a China, um dos países mais fascinantes do mundo (na minha opinião).

Dicas úteis antes de viajar para a China

Visto e Demais Documentos Obrigatórios

Brasileiros e europeus (nos casos de quem possui dupla cidadania) precisam de visto. Ele pode ser solicitado no Brasil antes da viagem. Eu tirei o visto em Sydney, pois estava morando na Austrália e foi bem tranquilo. É preciso escolher bem qual tipo de visto será solicitado, porque existem vistos que só permitem uma entrada na China. Ou seja, se a pessoa resolver sair da China continental e ir até Hong Kong não conseguirá voltar se não possuir visto com múltiplas entradas. 

[intense_blockquote width=”30%”] Viaje tranquilo. Não esqueça do seguro viagem. Faça sua cotação. Use o código PRECISOVIAJAR5 e ganhe um desconto.[/intense_blockquote]

O seguro viagem não é obrigatório, mas é extremamente recomendável contratar um antes da sua viagem para a China. Muita gente sofre com o tempero da comida e em alguns lugares as condições de higiene não são muito boas, o que pode causar desconfortos intestinais. Quando eu fui para lá contratei o seguro da Assist Card e tive que utilizá-lo após ser atropelada por uma motinho. Foi mais o susto, mas foi bom ter um atendimento médico em inglês, até porque veja o item abaixo.

 

Idioma

Mandarim é uma língua complicada, mas dá para aprender algumas palavras como ni hao (oi), pronuncia-se “ni-ráu” e xie xie (obrigado), pronuncia-se “xiê-xiê”. É bom utilizar essas palavras para iniciar uma conversa e depois agradecer.

Quase ninguém fala inglês. Não adianta tentar falar o básico como  “hostel”, “hotel” tentando achar o seu hostel ou hotel porque ninguém entende. Tenha sempre um papel anotado com o nome do lugar que você precisa ir em mandarim. Dê esse papel para a primeira pessoa que pareça apta a ajudar e prepare-se para uma mímica básica. Em todos os hostels que fiquei, eles tinham um cartão com nome e endereço do hostel em inglês e mandarim. Sempre saía com pelo menos dois na bolsa para não correr o risco de me perder.

Trânsito na China

O trânsito é uma loucura e atravessar a rua lá exige bastante coragem. Mesmo quando o sinal está verde para os pedestres, os carros cruzam as ruas e não param de buzinar. Então, para atravessar a rua sugiro que você siga os chineses. Eu tive um acidente. Uma motinho me atropelou (por sorte foi só o susto e uma queda que esfolou apenas meus joelhos, mas todo cuidado é pouco). Olhe SEMPRE para os dois lados.

Hábitos Chineses

Quase todo mundo escarra e depois cospe no chão. Durante os 16 dias que estive por lá não consegui achar normal, mas é parte da cultura deles. Outra coisa: todo mundo fuma em todos os lugares. A China por si só já é poluída e com os cigarros fica ainda pior. 

Na China é comum comer cachorro, rato, escorpião, cobra e basicamente tudo que eles acham que pode ir para a panela ou para o espeto. Portanto, pense 3 vezes antes de comprar algo numa barraquinha de rua, pois a carne do palitinho pode ser algo bizarro.

Os chineses adoram misturar comidas. Não se assuste ao ver o pessoal misturando sobremesa com o prato principal, salada com sorvete e tomando tudo isso com chá com leite (milk tea). Para eles é normal. Nos restaurantes, o pessoal já pede as bebidas, o prato principal e a sobremesa e chega tudo junto na mesa e eles começam a misturar tudo. 

Banheiro público na China é um buraco no chão. Para os padrões ocidentais, é meio nojento e se você for mulher vai sofrer bastante tentando se equilibrar. Carregue sempre um lenço umedecido ou um lenço de papel, porque não tem papel higiênico nos banheiros públicos. 

Acostume-se a colocar sua bolsa ou mochila no raio-x em todas as estações de metrô

É necessário uma certa dose de paciência, pois os chineses não respeitam as filas e tudo sempre está muito lotado.

População Chinesa

Gente, gente, gente! Não se assuste ao pegar um metrô lotado às 15h porque a China é isso – um amontoado de gente. É o país mais populoso do mundo.

Tem muito mais homem do que mulher na China. Em muitos lugares, você só verá homens. Isso é fruto obviamente dos anos passados, em que várias meninas foram mortas pelos próprios pais, porque é mais interessante (financeiramente falando) ter um filho homem. 

Turismo na China

A China recebe muitos turistas, mas a maioria deles é da Ásia mesmo. Então, os chineses adoram encarar os ocidentais e muitas vezes eles pedem para tirar fotos. Não se assuste se isso acontecer com você. Eu tirei várias fotos com os chineses. Me sentia uma celebridade. haha

A China não é perigosa e é muito tranquilo, mas muito tranquilo mesmo fazer turismo por lá. A barreira da língua existe, mas os funcionários dos hostels que fiquei sempre foram super simpáticos e resolveram meus problemas. Por exemplo, comprar passagem de trem na estação pode ser um pouco complicado, então compensa pagar a taxa que os hostels da China cobram (entre U$3-U$5) para comprar o bilhete para você.

viajar para a china

Muralha da China. Foto Shutterstock

Transporte na China

A China tem um sistema ferroviário muito bom. Como o país tem dimensões continentais, nem todas as viagens são rápidas. Existem os trens rápidos (fast trains) e os hard sleepers (que tem as cabines com camas). No hard sleeper, você pode escolher entre a cama de baixo, do meio ou superior. As melhores são as de baixo e as do meio. Saiba que se você comprar as de baixo, inevitavelmente, em alguma hora da viagem, um chinês vai sentar na sua cama. Meu amigo ficou com a de baixo e dois chineses sentaram na cama dele por algumas horas e eu fiquei na do meio. Outra coisa interessante é que dentro do trem existem várias máquinas de água-quente grátis e você pode ir lá e preparar seu Cup Noodles.

Hospedagem

[intense_blockquote width=”30%”] Reserve seu hostel ou hotel com condições especiais e cancelamento grátis.[/intense_blockquote]

A qualidade dos hostels é excelente e eles são baratos. Fiquei em lugares muito bons e paguei algo como U$6 por uma cama. Vale a pena ficar em hostel na China. O inglês dos funcionários é relativamente bom e muitos hostels possuem quartos privativos, para quem não quer dividir quarto.

 

Golpes comuns na China

Muito cuidado com o tal golpe do chá, café ou exposição de arte. Jovens que se dizem estudantes, aproximam-se e ficam puxando papo, falando que precisam praticar inglês, perguntam da onde você é e logo te convidam para tomar um chá ou café. Fuja!!! É scam (golpe). Você vai na tal casa de chá e os caras te cobram uns U$100 por uma xícara de chá. É bem fácil identificar as pessoas que tentam aplicar esse golpe. Tem inglês muito bom, estão bem vestidas, são muito simpáticas, em 99% das vezes pedem para tirar foto com você, estão nos principais pontos turísticos e são muito boas de lábia. Fuja! Se quiser ir a uma cerimônia de chá, peça indicação no seu hostel/hotel de um bom lugar que tenha preços honestos.

Casas de Câmbio

Ao contrário de outros países da Ásia, não vi muitas casas de câmbio na rua. Mas é bem tranquilo sacar dinheiro em qualquer ATM. Eu consegui sacar com meu cartão de débito e crédito.

Sites proibidos na China

Vários sites são proibidos na China, entre eles o facebook, youtube, blogs, etc. Existem jeitos de “burlar” o sistema. Um deles é baixar um programa antes da viagem que muda o IP do seu computador. Nos hostels, é só perguntar para os funcionários, qual é o site que eles estão usando para acessar o facebook. Como muda muito (cada vez que o governo descobre), não posso te informar aqui qual é o endereço.

[su_box title=”Leia mais sobre a China” style=”soft” box_color=”#8ee3fd” title_color=”#070606″]

Muralha da China

Beijing ou Pequim

Chengdu

Shanghai

Preços das coisas na China

 

[/su_box]

VOCÊ PODE GOSTAR

123 comentários

YVONE 25 de outubro de 2012 - 22:15

ADOREI SEUS COMENTARIOS E REALMENTE TUDO QUE FALOU ESTA ACONTEDO COMINGO NA CHINA
ABRACOS
YVONE

Responder
Fernanda 28 de outubro de 2012 - 10:36

Yvone,
A China é assim mesmo. Causa surpresa no começo e depois você não quer ir embora porque o país é fantástico!

Responder
Alexssandro G. Becker 30 de junho de 2013 - 13:38

Olá Fernanda,

Muito interessantes as tuas informações, obrigado!
Eu gostaria de te perguntar: é preciso fazer a troca de moeda antes de viajar para a China? ou os locais aceitam dólares americanos?
Outra coisa: a atendente do consulado em Lisboa, Portugal, me informou que eu não precisaria tomar nenhuma vacina para ir até a China, mas agora fiquei preocupado em função de você ter dito que isto é necessário.

Bom, estou morando em Faro, Portugal e vou em Setembro para Hangzhou dar uma palestra em um congresso.

Agradeço se puderes me responder.

Abraços e boas viagens!

Responder
Fernanda 1 de julho de 2013 - 11:38

Não aceitam dólar. Você vai ter que trocar lá. Eu saquei várias vezes no ATM e não tive problema.

Então, eu entrei com meu passaporte italiano e não me pediram o comprovante da vacina. Mas, em todo o resto da Ásia me pediram o comprovante (nos países que entrei com o passaporte brasileiro). Se você tiver a carteira de vacinação, recomendo levar. Até porque o consulado de Portugal está te passando informações para portugueses e não para brasileiros.

Responder
Alexssandro G. Becker 1 de julho de 2013 - 11:49

Olá Fernanda,

Obrigado! Vou tentar trocar alguma coisa aqui já, antes mesmo de ir.

Pois é, como estou com o título de residência de Portugal, vou torcer para que não precise, pois não tenho a minha carteira de vacinação aqui comigo. Quando eu for ao consulado, ela perceberá que sou brasileiro….rsrsrsrs….aí vou questionar bastante ela quanto a isso!

Obrigado!

Fica bem e boas viagens!

Abraços

Fernanda 1 de julho de 2013 - 11:50

Eu dei um google e parece que precisa mesmo (alguém deve ter me falado também para eu ter postado aqui). Mas, talvez fosse melhor entrar no próprio site da Embaixada da China e verificar.

Alexssandro G. Becker 1 de julho de 2013 - 11:58

Olá Fernanda,

Ok, no site de Portugal não consta nada relativo a vacinação. Enfim, assim que eu for para Lisboa eu confirmo isto bem certo.

Obrigado novamente pela atenção.

Fernanda 1 de julho de 2013 - 12:50

Me avise, por favor, pois se a informação estiver errada aqui, eu vou retirar.

Alexssandro G. Becker 1 de julho de 2013 - 12:57

Oie Fernanda,

Fica tranquila que te aviso sim. Penso que pelo fato de eu ter o título de residência português isto da vacina não seja necessário, mas enfim, logo que tudo estiver confirmado te escrevo.

Abraços,

Alexssandro G. Becker 3 de julho de 2013 - 14:44

Olá Fernanda,

Desculpe, acabei por esquecer de te perguntar….se puderes me responder: quanto em média se gasta por dia?…. quanto vc me aconselharia a levar..?

Obrigado, abraços

Fernanda 3 de julho de 2013 - 19:07

É tudo bem barato. Eu gastava bem pouco com alimentação. Uns U$15 por dia. Comia Pizza Hut e Subway. rs
Mas, mesmo restaurantes mais caros, eu não gastava mais do que U$15 por refeição.

Alexssandro G. Becker 4 de julho de 2013 - 00:50

Oie Fernanda,

Está certo! Muitooooo obrigado, novamente! Vou me organizar neste item agora….gastos financeiros….rsrsrsrs

Fica bem,

Abraços,

Alexssandro G. Becker 6 de outubro de 2013 - 14:12

Olá Fernanda,

Estive na semana anterior na China, em Hangzhou e não foi solicitado comprovante de vacinação. Lembrei que eu tinha comentado de te escrever assim que voltasse.

Aliás, acesso ao facebook é possível via celular, notebooks não consegui. Isto para os que precisam acessar todos os dias …. rsrsrs

Fica bem, abraços

Fernanda 6 de outubro de 2013 - 17:24

kkkkk….eu fiquei 2 semanas sem facebook e foram as melhores da minha vida. rs
Bom saber que não precisa do comprovante então.

Alexssandro G. Becker 6 de outubro de 2013 - 18:43

pois é Fernanda! tem as suas vantagens ficar alguns dias “fora do ar” …. hehehe

e sabes que tem coisas que acontecem lá, que ficam lá….hehehe… tipo Las Vegas!

Tudo de bom! Abraços,

Marcel 9 de abril de 2013 - 14:37

Muito úteis e interessante suas informações!
Me indetifiquei com teu perfil,também gosto de fotografia e Londres,tanto que alualmente
moro em Londres,ainda não conheci 20 países
mas espero um dia poder conhecer.
Vou para China mês que vem e essas informações se farão realmente úteis
Obrigado Fernada.

Responder
Fernanda 11 de abril de 2013 - 04:58

De nada!

Responder
Nathaly 2 de junho de 2013 - 11:40

Tipo , eu sou negra e tenho medo de ir para lá e sofrer preconceito e discriminação . As pessoas se lidam bem com pessoas negras ?
Eu tenho 13 anos mas eu sei falar mandarim ( eu faço curso ) e queria ir para lá no ano que vem ( na minha viagem de 15 anos ) mas eu fui em uma agência e uma mulher lá falou que é muito perigoso , mesmo se eu for com guia !
Aaaah seu blog é perfeito rs
Se para mim não for bom ir pra China qual outro país interessante para uma viagem de 15 anos ( sem ser EUA kkk’)?
Agradecida desde já (:

Responder
Fernanda 3 de junho de 2013 - 00:03

Não é perigoso. Eu fiquei dias viajando por lá sem guia e foi bem tranquilo. Olha, não acho que você teria problemas por causa da cor, mas acho que você é nova pra fazer uma viagem tão longa e China é um mundo a parte mesmo. Espera um pouco para visitar. Olha, eu te recomendaria Inglaterra, Escócia, Irlanda.

Responder
Nathaly 3 de junho de 2013 - 16:07

Obrigada (:

Responder
Guilherme 3 de junho de 2013 - 02:33

Olá Fernanda!

Gostei muito das tuas dicas, espetaculares!!!

Irei viajar essa semana para China e tenho certeza que as tuas dicas serão úteis!

Pretendo visitar mais 3 países esse ano.Você pode me dá algumas dicas? Rs

Responder
Fernanda 3 de junho de 2013 - 16:33

Depende. Hehe. Do que você gosta e quanto está disposto a gastar e quantos dias?

Responder
Diego Silva 3 de junho de 2013 - 06:07

Oi Fernanda,

Qual é o tempo estimado a viagem Brasil x China, estou indo a trabalho …

Obrigado!

Responder
Fernanda 3 de junho de 2013 - 16:32

Olha, eu voei do Japão pra lá, mascai umas 20 horas. Tem conexão na Europa.

Responder
Marcello 5 de agosto de 2013 - 15:03

Oi Fernanda, tudo bem?
Nossa, estou com tantas dúvidas, hehe
A primeira e mais importante que esta dificil de encontrar resposta no Google. Sou brasileiro mas tenho passaporte e ID portugues. Sera que preciso de visto entrando com o portugues?
É que meu passap. brasileiro esta vencido e nao penso em pagar 250 reais so pra renova-lo.
Alguma dica? Muito obrigado pela gentileza desde ja.
Um bj

Responder
Fernanda 5 de agosto de 2013 - 18:51

Precisa de visto entrando com qualquer um. Eu entrei com o italiano e precisei do visto. Mas nem foi difícil conseguir (fiz na Austrália). Pode fazer o visto no português (eu acho). Se você for para Hong Kong antes, pode fazer lá.

Responder
Maicon Ventura 6 de outubro de 2013 - 12:11

Muito bom seu blog e suas dicas, só achei graça que você se acidentou na China, rsrs.

Responder
Fernanda 6 de outubro de 2013 - 13:09

Ainda bem que não foi nada grave. Só o susto.

Responder
Felype 7 de outubro de 2013 - 22:48

Concordo com tudo que disse, o transito é uma loucura as pessoas não respeitam as filas, mas tudo esta sendo bem divertido, estou em Tianjim(TEDA) a cidade parece ser bem tranquila na questão turistica sem problemas de roubo ou qualquer tipo de confusão que não seja o transito, alimentação está sendo meio dificil de acostumar(nenhum tempero e muita pimenta)diferente para os padrões brasileiros.

Responder
Fernanda 8 de outubro de 2013 - 13:31

Eu achei a China muito segura. E a comida, é…concordo, é complicado! Nunca na vida comi tanto na Pizza Hut. rs

Responder
Alexssandro G. Becker 8 de outubro de 2013 - 14:04

Pois é Fernanda!

Também achei muito apimentada a comida …. mas ainda curti muito, pois gosto de comidas com temperos fortes.. rsrs … As cervejas me pareceram fracas… rsrsrs …. mas os vinhos…putz! bem fortes!

Fica bem, bjo!

Responder
Fernanda 8 de outubro de 2013 - 14:43

é…eu não curti muito as cervejas também. Mas é que eu tava muito acostumada com as tailandesas que são fortes demais. rs

Responder
Maria Clara 16 de dezembro de 2013 - 17:26

Olá, eu sou Maria Clara e tenho 18 anos, vou viajar para a China
em junho, e meu namorado disse que quando você chega a China o governo exige que você possua ao menos U$$ 3.000,00 na conta bancária, isso é verdade?

Responder
Fernanda 17 de dezembro de 2013 - 09:37

Não sei. Nunca ouvi falar disso e não me exigiram nada quando eu fui.

Responder
Elisangela 13 de março de 2014 - 23:26

Olá minha querida, vou para hong Kong, china, Dubai, gostaria de saber a respeito das roupas que devo levar? Posso ir de calça, saia? Sou do Rio de Janeiro.
Bjos Elisangela

Responder
Fernanda 14 de março de 2014 - 10:05

Sim.

Responder
Priscila 17 de maio de 2014 - 03:47

Oi Fernanda!

É isso mesmo! Estou em Quanzhou, vou passar 40 dias aqui!
No começo a gente se assusta, mas as pessoas são hospitaleiras e sempre dispostas a ajudar.
Obrigada pela dica do chá!

Beijo

Responder
Fernanda 19 de maio de 2014 - 18:51

de nada! Bem isso, depois você passa a amar a China.

Responder
amanda 20 de maio de 2014 - 04:38

Oi Fernanda!

Que cidades vc visitou na China? Moro em melbourne e to indo pra china em julho 🙂

Responder
Fernanda 22 de maio de 2014 - 21:55

Shanghai, Chengdu, Beijing.

Responder
Noah 31 de julho de 2014 - 18:35

Olá Fernanda!
Estou indo morar na Austrália(melbourne)
E pretendo ir na China.
Como voce fez o processo do visto lá??
Obrigado!!!

Responder
Fernanda 31 de julho de 2014 - 21:13

Fiz em Sydney. Tem uma espécie de consulado lá que serve só para vistos.

Responder
Adriana 3 de setembro de 2014 - 10:37

Ótimas dicas!!! Minhas impressões foram as mesmas!!! A China é uma páís realmente impressionante, em diferentes aspectos. Foi umas das melhores viagens que fiz na vida (apesar de ainda estar longe da sua marca de 44 países…rsrsrs).

Responder
Fernanda 3 de setembro de 2014 - 19:55

A China é demais. Amei e quero voltar.

Responder
IOLANDA 4 de setembro de 2014 - 22:43

Oi! Adorei seu blog. Estou indo para China em outubro e ficarei lá por 40 dias, terei 26 dias exclusivos para tirar umas feriazinhas. Você tem como passar sugestões de Hotels para eu ficar? Você fez a reservas pela internet com antecedencia? Já foi com tudo programado? ou foi fazendo o tour na viagem mesmo?

Responder
Fernanda 5 de setembro de 2014 - 09:09

Eu não reservava, mas ficava em hostels (que por sinal eram ótimos e muitos ainda tinham quartos privativos). Mas se você se sente mais segura reservando com antecedência, reserve.

Responder
Fabia Carolina 12 de setembro de 2014 - 23:19

Oiii Fernanda, tudo bem?

Adorei suas dicas 🙂
Me ajuda em mais uma coisinha, estou indo para China em novembro, atualmente estou em Sydney.. Onde fica esse consulado para eu tirar o visto e vc lembra quais são os documentos necessários, demora para sair o visto? Pois vou vijar daqui 3 semanas para a Asia, vou sair de phuket para China..

Brigadinhaaaaaaa 😉
Bjsss

Responder
Fernanda 14 de setembro de 2014 - 14:11

Fica na Elizabeth Street, no meio da city. Esse é o site. http://www.visaforchina.org/SYD_EN/

Responder
Alessandro Polo 25 de setembro de 2014 - 16:43

Olá Fernanda, adorei as dicas.
Estou indo para China em novembro e ficarei cerca de 5 dias entre Shangai e Beijing. Quanto em média vou gastar estando lá? Quero levar o dinheiro já do Brasil… Tem alguma ideia?

Responder
Fernanda 25 de setembro de 2014 - 17:30

Não tem como saber. Varia muito de pessoa para pessoa. Onde come, onde se hospeda, que tipo de transporte utiliza. Mas a China não é cara e certamente você gastará menos do que gastaria em 5 dias no Brasil.

Responder
Noah Nahas 18 de outubro de 2014 - 01:23

Olá Fernanda estou aqui na Austrália na maior dúvida: China ou Fiji? haha
não sei se já foi pra Fiji
o visto chinês demora a sair daqui da Austrália?
foi por qual companhia aérea?

obrigadoo!!!!

Responder
Fernanda 20 de outubro de 2014 - 18:07

Demora uns 3 dias mais ou menos para sair o visto. China e Fiji não tem nada a ver. Vai do que você quer ver. Se for praia bonita, Fiji com certeza. China é mais barata e tem outros atrativos.

Responder
andressa 27 de outubro de 2014 - 12:28

Olá Fernanda, adorei suas dicas. Irei morar na China (Nantong) agora em janeiro (meu marido vai a trabalho) e ele fala apenas inglês, já eu… estou numa encruzilhada…meu inglês é de leitura. Estou bem preocupada com a comunicação e estava procurando opções de curso de chinês na minha cidade pra já me familiarizar. Sei que em Nantong o dialeto mais usado é o HU, você acha que seria um desperdício começar um curso básico de mandarim? Ou seria válido? como se comunicar, se quase ninguém fala inglês por lá?

grata desde já.

Responder
Fernanda 30 de outubro de 2014 - 17:21

Acho que não seria desperdício não.

Responder
JOSUE ALVES. 3 de novembro de 2014 - 04:00

Olá Fernanda,muita luz,muita Paz.
Voce tem o informações de como funciona a compra de
produtos lá pra trazer ao Brasil?
Ou conhece um meio de compra seguro?
Brigado.

Responder
Fernanda 3 de novembro de 2014 - 17:20

Não conheço.

Responder
Andréia Ramos 5 de janeiro de 2015 - 09:18

Olá Fernanda. Muito legal seu blog e está de parabéns!
Em breve eu irei para China e gostaria de saber quais os cartões de crédito mais aceitos em Shanguai?

Responder
Fernanda 5 de janeiro de 2015 - 19:47

Não usei cartão lá, mas diria que Visa e Master.

Responder
Adriana 7 de janeiro de 2015 - 10:26

Quando fui em 2011, quase nenhum lugar aceitava cartão de crédito. Tinha que ser tudo cash mesmo. O que é bem fácil é tirar dinheiro na moeda local com cartão pré-pago. Bem mais fácil do que trocar o dinheiro no banco, onde eu ficava mais de meia hora até eles conseguiram entender meu nome (muito longo para os padrões chineses!).

Responder
Fernanda 7 de janeiro de 2015 - 18:48

Eu sacava no pré-pago também. No shopping até aceitavam cartão, mas realmente não é tão cartão “friendly” como aqui.

Responder
Marilia 14 de janeiro de 2015 - 21:33

Olá Fernanda!
Parabéns pelo Blog! Vi que vc visitou Shanghai, Chengdu e Beijing em 16 dias. Foi um prazo satisfatório? Ou vc sugere mais ou menos dias?
E ainda… sugere alguma outra cidade diferente?
Muito obrigada!

Responder
Fernanda 15 de janeiro de 2015 - 21:25

eu queria ter ficado mais tempo em Beijing. Chengdu não tem muita coisa para ver e Shanghai também tem menos atração que Beijing.

Responder
Ana Caroline 9 de fevereiro de 2015 - 23:09

Olá Fernanda,
Primeiramente, parabéns pelo relato!
Pretendo ir a China em Outubro desse ano, mas quero ir por conta própria, sem agências de viagens e guias. Pelo que entendi do seu relato, vc tbm foi sozinha. Passou por muitas situações complicadas lá em função disso? Recomendaria comprar algum passeio específico com agência de turismo? Melhor contratar passeios logo no Brasil ou indicaria alguma operadora de turismo chinesa?

Obrigada

Responder
Fernanda 10 de fevereiro de 2015 - 06:54

Sim, fui sozinha e a única agência que contratei lá foi para fazer o tour da Muralha da China. O resto fiz sozinha.

Responder
Julliana 4 de outubro de 2015 - 09:10

Olá Fernanda. Muito ótimo seu post.
Você falou do idioma. Como vc fez lá? Por exemplo, para comer, pedir informação e tal?!? Beijos

Responder
Fernanda 4 de outubro de 2015 - 11:59

Língua: mímica. E saía do hotel com algumas informações básicas escritas em mandarim. Pedia para o pessoal do hostel escrever.

Responder
caroline 12 de fevereiro de 2015 - 12:49

Olá Fernanda.

estou pensando em ir para china para acompanhar meu esposo. ele vai a trabalho.
Gostaria de saber se á ´bom para fazer compras? Tipo.. comprar roupas de marca, sapatos, bolsas, etc…

Grata…

Responder
Fernanda 12 de fevereiro de 2015 - 20:05

Não achei. Tem muita coisa falsificada e o que é original não é muito barato não.

Responder
Roberto 15 de março de 2015 - 21:01

Boa noite! Parabéns Fernanda pelo seu blog…recebi uma proposta de trabalho para trabalhar em Macau dar aulas de Muay thai, você sabe alguma coisa da vida em Macau por exemplo: custo de vida, moradia, língua falada e moeda? Desde já agradeço….abraço

Responder
Fernanda 15 de março de 2015 - 21:39

Infelizmente não sei nada a respeito.

Responder
Claudio Castelão 5 de abril de 2015 - 02:08

Tenho que ir na china em julho, o problema é que só sei falar português, jé sei que vou ter muito problema com a língua, o que fazer quando vc se encontrar com muitas duvidas em meio essa torre de babel? um tablet com um tradutor resolve? tenho que criar mecanismos pra me sair bem.

Responder
Fernanda 5 de abril de 2015 - 18:59

Um tablet com tradutor é uma boa ideia

Responder
Marcio 6 de maio de 2015 - 22:19

adorei o comentario,
vou estar na China agora em maio,2015 e ja ajudou muito
bjs

Responder
Fernanda 7 de maio de 2015 - 07:31

Fico feliz!

Responder
dinarte 15 de maio de 2015 - 13:13

Parabéns pelo blog. Vou viajar para Jiangsu e já deu para ter uma ideia do choque cultural. Sou português e deixar só esclarecimento que prova de vacina de febre amarela é exigido para quem tenha passaporte ou viaje desde país com febre amarela. Ou seja, viajando do brasil com passaporte brasileiro, será exigido. Viajando da europa e com passaporte europeu, não.

Responder
Fernanda 15 de maio de 2015 - 13:24

Exatamente.

Responder
Talina Simões 26 de maio de 2015 - 21:23

Olá Fernanda!

Fiz uma loucura, hahaha mas gosto dessas coisas. Comprei a passagem pra China há menos de 15 dias de embarque. na verdade comprei ontem 25/05 e viajo dia 04/06. O visto já estou providenciando, moro aqui em Brasília.
Comprei pra Beijing, mas não sei onde ficar e queria uma sugestão de roteiro de visita por lá. Vou passar 19 dias no total. Também queria dá um pulinho em xangai e em hong kong, nesse caso é melhor comprar a passagem por aqui ou lá?

Responder
Fernanda 27 de maio de 2015 - 20:30

Se você for de trem pode comprar lá mesmo. Uma dica? Inclua Xian também.

Responder
Graciele 10 de agosto de 2016 - 23:33

Olá Talina!
Como foi sua viagem pra China?
Estou programando pra ir com meu pai.. chinês! 🙂
Também moro em Brasília. Foi rápido conseguir o visto na embaixada?
Estou correndo atrás de todas as informações.
Obrigada!

Responder
Karla 6 de junho de 2015 - 15:15

Muito legal seus comentários Fernanda! Ouvi dizer que Beijing é onde o custo de vida é mais caro. Foi muito diferente de Xangai?

Responder
Fernanda 6 de junho de 2015 - 22:00

Karla, achei as duas cidades com o mesmo padrão.

Responder
Mariana 8 de julho de 2015 - 16:27

Oi Fernanda! Ótimo blog! Pretendo viajar em setembro/outubro para a China, mas li que a primeira semana de outubro tem um feriado que faz todos os chineses viajarem e encaresse a viagem. Você saberia dizer se isso se aplica também a Hong Kong ou outros lugares vizinhos?

Responder
Fernanda 8 de julho de 2015 - 17:16

É o ano novo chinês? Varia de ano para ano, mas para a China inteira mesmo. Eu peguei essa época no Vietnã e me atrapalhou um pouco sim.

Responder
Marcela 10 de julho de 2015 - 13:54

Olá Fernanda! Muito obrigada pelas dicas! Estou indo pra China em Agosto e ficarei 13 dias lá á trabalho.
Gostaria de saber se devo somente levar o YUAN chines daqui do Brasil mesmo já em espécie para ficar mais fácil pois pelo que ja ouvi e li eles não aceitam muito Cartão.
Gostaria que me desse dicas de locais para compras de roupas, acessórios e etc
Sobre a comida, você só comia pizza hut então? tem como comer saudavelmente lá? se eu só comer pizza hut os 13 dias vou voltar ao Brasil 10kg mais gorda kkkkkk
Vale a pena levar a mala cheia de roupas daqui do Brasil ou ir com ela vazia e comprar lá?

Obrigada 🙂

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 14:15

Comi em restaurantes também. Tinha vários bem legais. Olha, não sei se é fácil comprar moeda chinesa aqui no Brasil. Eu levei dólar mesmo.

Responder
Marcela 10 de julho de 2015 - 14:33

É facil sim, eu fiz algumas cotações e R$1 é 0,59 YUAN.
Acha que vale a pena?

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 16:38

Não sei quanto está a cotação, mas se encontrar a moeda aqui, leve pelo menos um pouco.

Responder
Graciele 10 de agosto de 2016 - 23:36

Olá Marcela!
Como foi sua viagem pra China?
Estou programando de ir com minha família. Sorte que meu pai é chinês! 🙂
Achou melhor usar a moeda chinesa ou dólar?
Obrigada!

Responder
Rafael 29 de julho de 2015 - 19:12

Olá Fernanda. Parabéns pelo blog. Tem nos ajudado muito a planejar as viagens.
Li que você fez seu visto a partir da Austrália. Como você fez isso?
Estou com talvez o mesmo problemas, pois moro em outro país (Turquia), e não volto para o Brasil nesse meio tempo. Como tiro o visto pra China de fora do Brasil?
Desde já muito obrigado pela sua atenção.

Responder
Fernanda 29 de julho de 2015 - 19:20

Eles têm um lugar que emite visto em Sydney. Não chega a ser um consulado. Entrei no site, vi a documentação necessária e fui lá. Foi bem tranquilo. Acredito que você poderá tirar aí na Turquia mesmo.

Responder
Jéssica 13 de outubro de 2015 - 16:35

Olá boa tarde Fernanda tudo bem?
Meu nome é Jéssica e estou pretendendo ir pra China em Novembro…
os voos que estou olhando todos tem conexão, vi alguns no Canada, E.U.A e Dubai… e parece que todos precisam de visto de trânsito!!! você sabe algum país que não exija esse visto????

Responder
Fernanda 13 de outubro de 2015 - 16:53

Oi! Via Europa não precisa. Mas se você voar com a Emirates é tranquilo conseguir o visto de trânsito em Dubai.

Responder
andrea 3 de janeiro de 2016 - 12:06

Fernanda,parabéns pelo site.Me tira um dúvida. Vou sair de Amsterdam com destino a Hong Kong,porém a conexão(de 3h)sera em Pequim. De Hk vou para Tailândia ,e na volta faço novamente HK com conexão em Pequim.Preciso de visto???Obrigada!!!:)

Responder
Fernanda 4 de janeiro de 2016 - 17:00

Normalmente conexão não exige visto (você não sai da área do aeroporto), mas é sempre bom confirmar com um órgão oficial (consulado/embaixada). Infelizmente não tenho certeza.

Responder
Alessandra 22 de janeiro de 2016 - 17:14

Oi Fernanda suas dicas são ótimas. Minha filha vai fazer intercâmbio e ficar 4meses na China, quero saber se ela pode levar medicamentos do Brasil. Por exemplo, os de uso comum, como um analgésico, ou tudo exige receita?

Responder
Fernanda 24 de janeiro de 2016 - 21:55

Eu levei receita, mas não me pediram para ver. Não tive problemas com remédios.

Responder
Ana Maria de Souza 26 de fevereiro de 2016 - 17:34

Obrigada Fernanda pelas dicas. Amei

Responder
Graciele 10 de agosto de 2016 - 23:41

Parabéns pelo blog, Fernanda!
Bastante útil!
Tenho a sorte de ser filha de chinês!
Meu pai veio pro Brasil quando tinha 15 anos. Sempre quis conhecer mais minhas origens paternas.. e felizmente está chegando a hora! 🙂
Suas informações foram preciosas!
Super obrigada!

Responder
Fernanda 11 de agosto de 2016 - 09:12

Que legal! Tenho certeza que irá adorar.

Responder
sanes 25 de agosto de 2016 - 08:39

Bom dia. Comprei passagem sp-pequim-sp para ficar 16 dias. Deveria alterar a volta por Shangai?

Responder
Fernanda 25 de agosto de 2016 - 08:45

Depende. Você pretende ficar todos os dias em Pequim ou vai dar uma passeada pela China?

Responder
Felipe 27 de agosto de 2016 - 02:33

Oi Fernanda! O que tinha nos bons restaurantes? Em Pequim, achou alguma opção mais próxima do que estamos acostumados no Brasil?

Responder
Fernanda 27 de agosto de 2016 - 20:07

Tem de tudo, gastronomia local chinesa e internacional também. Pequim é enorme. Em Pequim não comi comida brasileira, mas em Shanghai sim.

Responder
Camila SD 6 de janeiro de 2017 - 09:38

Olá Fer , amei suas dicas .
Pretendo viajar para china meados do mês de abril , quero fazer compras … pelo que li parece que Xhanghai é o paraíso das compras .. você chegou a conhecer os centros comerciais ?
diz tbm que é fácil se confundir com original e fakes, já que eles são ninjas nisso .
vai eu e meu marido pretendo não gastar muito com conforto e sim conhecer lugares , pegar contatos … fiquei muito animada em saber que posso comer bem ( subway e hut ) gastando pouco … hihiihi
qual banco usou ai na china , já que vou levar uma quantia estimada em dinheiro … mais caso eu precise de mais dinheiro como posso proceder para receber um deposito do brasil ?
eu sendo brasileira , farei um tour em china e hong kong seria possível eu ir para hong kong ( não precisa de visto) e tirar ali mesmo o visto para entrar na china ?
agradeço a atenção .
Att> Camila

Responder
Fernanda 7 de janeiro de 2017 - 21:31

Eu fui em alguns, mas não comprei quase nada porque estava fazendo uma viagem de volta ao mundo e não tinha como carregar. Usava qualquer banco (caixa eletrônico) que tivesse a bandeira Visa e fazia os saques. Sem grandes problemas.
O visto deve permitir múltiplas entradas. Como o meu permitia apenas uma entrada eu não fui para Hong Kong.

Responder
VITOR MAGALHAES 16 de janeiro de 2017 - 12:57

Cara Fernanda;

Eu consigo ir do Brasil para Hong Kong (via USA), ficar lá 3 dias, depois embarcar para Shangai em utilizar o visto de transito (ficando menos que as 144horas) e depois voar para Tokyo? Minha dúvida é, posso considerar Hong Kong como não sendo a china para poder usufruir do visto de transito que me obriga vir de um País estrangeiro e ir para outro depois de passar na china continental?

Responder
Fernanda 17 de janeiro de 2017 - 22:29

Não sei te responder, Vitor.

Responder
Thatilla 28 de janeiro de 2017 - 01:18

Estou indo para Guangzhou, espero me adaptar, o que me preocupa é água recomenda algumas marcas segura de água para comprar?

Responder
Fernanda 30 de janeiro de 2017 - 20:57

Eu procurava comprar marcas internacionais, como Nestlé.

Responder
Luana 20 de março de 2017 - 22:38

Oi Fernanda, vou pra china daqui tres meses com o meu namorado, estou com dúvida com relação ao visto, lá eles pedem reserva do hotel e passagem ida e volta, tem problema se a reserva do hotel estiver no nome dele ou no meu nome?

Responder
Fernanda 21 de março de 2017 - 18:24

Não me pediram reserva de hotel e nem passagem.

Responder
Kathia 16 de junho de 2017 - 09:28

Oi Fernanda! Meu marido é frances e esta de mudanca para a China. O irmao gemeo dele tem uma escola de ingles la e esta precisando de alguem para ajuda-lo. A gente ( eu e dois filhos adolescentes ) estamos sem saber se vamos juntos ou nao. Seu relato me ajudou muito. A China nao me parece mais tao assustadora qto parecia antes de ler. A gente tem um cahorro e gato que nao gostariamos de deixar para tras. Voce sabe se poderemos levar?

Responder
Fernanda 16 de junho de 2017 - 09:31

De fato não é. Eu se recebesse uma proposta legal de trabalho iria para a China. Em relação aos pets, existem regras específicas. Eles têm que ficar em quarentena. Não sei te dizer o trâmite certinho. Teria que ver em um órgão oficial.

Responder
JOAO BOSCO DA COSTA 17 de fevereiro de 2018 - 20:33

Parabéns; Pois ajudastes muitas pessoas. Essas virtudes que VC possui não é comum nos tempos atuais. Existindo um Criador ele zelará pelas suas criaturas… Abraços – Bosco

Responder
JOAO BOSCO DA COSTA 17 de fevereiro de 2018 - 20:35

Parabéns; Pois ajudastes pessoas. Essas virtudes que VC possui não é comum nos tempos atuais. Existindo um Criador ele zelará pelas suas criaturas… Abraços – Bosco

Responder
Rodrigo Mariazi 29 de novembro de 2018 - 13:13

Olá Fernanda, parabéns pelo site!
Estive ilegal algum tempo em Portugal, já estou no Brasil a três anos, agora recebi uma proposta de trabalho para a china, vc acha que posso ter algum problema para entrar?
* Não fui deportado, sai com uma carta voluntariamente!
Abraço!

Responder
Fernanda 4 de dezembro de 2018 - 20:38

Acredito que não tenha nenhuma ligação. Talvez tenha problema para entrar em Portugal no futuro, mas não em outros países. É o que eu acho.

Responder
Rodrigo Mariazi 5 de dezembro de 2018 - 12:47

Mais uma vez obrigado pela informação, só consigo entrar em Portugal a partir de 2020!

Responder
Reinolfo 20 de maio de 2019 - 13:36

Oi Fernanda.
Não sei se tens viajado entre 2015 para cá. A China mudou muito. O escarro já tem lei proibindo. Em todas as escolas infantis as aulas são bilíngues. Inglês e mandarim.. viajo todos os anos e a transformacao6 é impressionante. Ah hj. Também não buzinam mais. Etc… Com certeza a China Ser a a grande potência mundial no século 21.
Abraço

Responder
Fernanda 20 de maio de 2019 - 13:49

Oi! Olha, quantas boas notícias! Eu não tenho dúvidas do potencial da China (nunca tive na verdade). Já faz tempo que não vou, mas está nos planos.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies. Você concorda com isso? Aceito Leia Mais