Em novembro/dezembro de 2017 estive novamente em Portugal e fiquei 15 dias viajando pelo país. Voei de Paris para o Porto de lá fui descendo até Évora. Algumas considerações: 1) o roteiro parece estranho com tantas paradas em Lisboa, mas isso foi proposital. Viajei com duas amigas e cada uma participou de um trecho da viagem. E nesse meio tempo em que parei em Lisboa eu tinha alguns compromissos agendados. 2) Se eu mudaria alguma coisa nesse roteiro? Sim! Várias. Por isso coloquei abaixo o meu roteiro real e logo em seguida o roteiro que eu recomendo que você faça (até porque eu já conhecia a maioria das cidades, por isso dediquei tão pouco tempo para algumas delas).
Importante: esse roteiro foi feito de carro. Na verdade aluguei dois carros. Aluguei o primeiro carro no Porto e devolvi esse mesmo carro em Lisboa. Não valia a pena ficar pagando estacionamento em Lisboa, até porque em Lisboa só utilizei o transporte público. Depois aluguei um outro carro para seguir viagem até o Alentejo.
Coloco abaixo o 15 dias em Portugal que eu fiz em meados de novembro e dezembro de 2017.
Roteiro 15 dias em Portugal (o que eu fiz)
Dia 1 – Porto
Dia 2 – Guimarães/Braga
Dia 3 – Viana do Castelo
Viana do Castelo era um sonho antigo, mas ficou bem fora do mão no roteiro que eu fiz e a chuva não deu trégua, o que me causou uma má impressão.
Dia 4 – Alcobaça/Fátima/Batalha
A ideia era ir de Viana do Castelo para Coimbra, mas como estava chovendo decidimos desviar e ir para Alcobaça/Fátima/Batalha que tinham mais atrações “indoor” e deixamos o dia seguinte para Coimbra.
Dia 5 – Coimbra
Dia 6 – Nazaré/Óbidos
Dia 7 – Lisboa
Dia 8 – Lisboa
Dia 9 – Évora
Dia 10 – Évora
Dia 11 – Vinícolas do Alentejo
Como era inverno, não cheguei a aproveitar as praias.
Dia 13 – Lisboa
Dia 14 – Lisboa
Dia 15 – Lisboa
Roteiro 15 dias em Portugal (o que eu recomendo)
Dia 1 – Porto
Para quem nunca foi para Portugal, vale a pena deixar dois dias para o Porto.
No Porto, eu já fiquei no Hotel da Música e no Hotel Teatro, ambos muito bons.
Dia 2 – Porto
Guimarães é daquelas cidades fofinhas que dá vontade de guardar em um potinho. Eu combinei com Braga, mas acho que cada uma merece um dia.
Braga foi a grande surpresa da minha viagem. Eu sabia da fama de “uma igreja em cada esquina”, mas não esperava que a cidade seria tão charmosa.
Dia 5 – Coimbra
Admito que não sou lá muito fã de Coimbra. Já fui algumas vezes, já fiquei alguns dias na cidade, mas ainda não me convenci que a cidade merece mais do que um dia.
Em Coimbra eu fiquei no Hotel Oslo, central e com estacionamento gratuito.
Dia 6 – Alcobaça/Fátima/Batalha
A não ser que você seja muito religioso, eu acho perfeitamente possível fazer Alcobaça/Fátima e Batalha no mesmo dia (se você estiver de carro).
Dia 7 – Nazaré/Óbidos
Nazaré é conhecida por ser a cidade das ondas gigantes, o “Hawaii de Portugal” e eu achei a cidade uma graça. Uma grata surpresa nesta minha última viagem para Portugal.
Óbidos é uma vila minúscula (minúscula mesmo), então é perfeitamente possível encaixar com outra cidade. Inclusive muita gente acaba encaixando no roteiro com Fátima/Alcobaça e Batalha. Eu particularmente acho puxado demais.
Dia 8 – Lisboa
Lisboa é minha cidade preferida em Portugal e acho que merece pelo menos 3 dias. Segue aqui uma sugestão de roteiro de 3 dias em Lisboa.
Dia 9 – Lisboa
[su_service title=”Em Lisboa, já fiquei e recomendo os seguintes hotéis:” icon=”icon: hand-o-right” icon_color=”#482cf4″ size=”24″]
Marquês de Pombal | InterContinental Lisboa | HF Fenix Garden | Expo Astoria Baixa | Browns Downtown | Hostel Travellers House[/su_service] |
Dia 10 – Lisboa
Dia 11 – Sintra
Eu adoro Sintra. Acho um bate-volta perfeito desde Lisboa. Segue aqui uma sugestão do que fazer em Sintra.
Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa. A Praia do Guincho é uma das mais bonitas da região próxima a Lisboa e a Boca do Inferno é um dos lugares mais interessantes que conheci em Portugal.
Leia mais sobre a Boca do Inferno.
Dia 13 – Évora
Évora é bem pequena e infelizmente uma de suas principais atrações, o Templo Romano (Templo de Diana) está passando por uma reforma (ao menos estava em novembro/17). Outra atração popular é a sombria Capela dos Ossos.
Em Évora fiquei no Hotel Évora Olive, novo, central e com estacionamento gratuito.
Dia 14 – Vinícolas do Alentejo
O Alentejo é uma excelente região para quem curte vinhos, então vale a pena dedicar uns dias para explorar algumas das inúmeras vinícolas da região. Veja algumas vinícolas que visitei no Alentejo.
Dia 15 – Vinícolas do Alentejo
Gostou desse roteiro de 15 dias em Portugal? Segue uma sugestão de roteiro de 10 dias em Portugal passando pelo Algarve (roteiro recomendado para primavera/verão).
Leia mais sobre Portugal
- Roteiro 3 dias em Lisboa
- Como planejar sua viagem para Portugal
- O que é bom saber antes de viajar para Portugal
- 30 atrações grátis em Lisboa
- Onde comprar chip pré-pago em Portugal
- Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro
- Onde comer pastel de nata em Lisboa
- Onde fazer compras em Lisboa
- Lojas para comprar presentes em Portugal