Recentemente, uma amiga viajou para os Estados Unidos para fazer o enxoval do bebê e me pediu indicações de seguro viagem para grávida. Como nem todos os planos cobrem as gestantes, nós fizemos uma ampla pesquisa até encontrar o plano ideal para ela. Decidi publicar aqui tudo o que descobrimos e o seguro que ela acabou contratando para ajudar quem está com dúvidas.
Seguro viagem para grávida
Esqueça o seguro oferecido pelos cartões de crédito de categoria Platinum e superior, mesmo que a passagem tenha sido comprada com eles. Esses seguros não cobrem mulheres grávidas. Se você está grávida e quer viajar protegida terá que necessariamente contratar um seguro particular.
Seguradoras
Depois de muita pesquisa na internet, encontramos seguro viagem para grávida das seguradoras Assist Card, Travel Ace, Affinity, GTA, Vital Card e Mondial Assistance.
Eu gosto muito da Assist Card, mas como não sabia se seria a melhor opção para a minha amiga grávida pedi que ela tirasse todas as dúvidas com a Real Seguros a respeito das coberturas oferecidas pelas seguradoras.
Foi aí que ela me trouxe uns dados interessantes e que eu desconhecia: idade da gestante e período de gestação.
Idade da gestante
A maior parte dos planos específicos de seguro viagem para grávida determina que a idade máxima da mulher seja 40 anos. Isso não foi um problema para a minha amiga, pois ela tem 36 anos, mas é bom ficar muito atenta a todos esses detalhes.
Período Gestacional
Esse é o tipo de informação que só grávidas entendem (admito que fico bem perdida nessa história de contar o tempo em semanas), mas cada seguradora cobre a segurada até determinada semana de gestação.
A Travel Ace é a seguradora mais completa nesse sentido já que cobre grávidas até a 34ª semana de gestação. A GTA e Vital Card cobrem até a 32ª semana e a Mondial Assistance e Assist Card até a 26ª semana.
Foi aí que minha amiga acabou descartando a Assist Card, pois retornaria ao Brasil na 27ª semana de gestação.
Valor da Cobertura
Como os Estados Unidos não possuem um sistema público de saúde e todos sabemos que os procedimentos médicos são caríssimos, por exemplo, uma diária no hospital custa em média U$2.000 e um parto tem custo aproximado de U$50 mil, minha amiga acabou optando pelo seguro Travel Ace Maximum com cobertura de U$300 mil. Ela viajou em maio de 2018 por 9 dias e o seguro custou R$403,45.
Para quem quiser a empresa tem o produto top de linha com cobertura de U$1 milhão (Travel Ace Best) e o um com cobertura de U$80 mil (Travel Ace Value). Ainda há o Travel Diamante com cobertura de U$65 mil. Os demais seguros com coberturas menores, eu realmente não indico porque sequer cobririam o valor de um parto antecipado (caso fosse necessário).
Felizmente ela não precisou utilizar o seguro viagem, mas me disse que a contratação foi muita rápida e a atendente da Real Seguros esclareceu todas as dúvidas. Ela também recebeu a apólice com todas as especificações do seguro e números de contato para eventuais emergências.
Recomendações finais
Na dúvida, pergunte. Ligue, pergunte, esclareça todas as suas dúvidas antes de contratar o seguro viagem para grávida. Veja quais são os tipos de cobertura oferecida e certifique-se que o seguro garante assistência médica para complicações em decorrência da gestação.
*Foto em destaque retirada do site Shutterstock.