Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalLisboa Viagem de trem de Lisboa para Faro

Viagem de trem de Lisboa para Faro

por Fernanda

Atualizado em 22 de outubro de 2020

A viagem de trem de Lisboa para Faro é muito tranquila. Fiz essa viagem algumas vezes e vou detalhar aqui como comprar a passagem com desconto, os tipos de trem, as estações de partida e chegada e tudo mais que você precisa saber para ter uma viagem tranquila.

faro portugal
Faro, a principal cidade do Algarve. Foto: Shutterstock por Digital signal

Viagem de trem de Lisboa para Faro

A companhia de trem que opera no país chama-se Comboios de Portugal.  Gosto sempre de lembrar que os portugueses chamam trem de comboio, pois isso causa uma certa estranheza aos brasileiros.

Viagem de trem de Lisboa para Faro: tipos de trem

De Lisboa para Faro você pode viajar com dois tipos de trem: o Alfa Pendular (mais rápido) e o Intercidades (intermediário).

trem de lisboa para faro
Trem Alfapendular (mais rápido)

Aqui nesse post Viajar de Trem em Portugal detalhei bem todos os tipos de trem e como comprar as passagens.

Já contratou o Seguro Viagem?

  • Você sabia que um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros é obrigatório para entrar em Portugal? Ele pode ser solicitado pelo agente de imigração no momento da sua entrada. E, mesmo que não fosse, vale a pena economizar em um item tão importante? O seguro é mais barato do que você imagina e fica ainda mais barato com os 10% de desconto oferecido aos leitores do Preciso Viajar.
  • Faça já a sua cotação com desconto
  • Basta colocar os seus dados e cotar o seguro. O desconto é concedido automaticamente. 
  • Devido ao momento atual, verifique com atenção se o seguro que você está contratando cobre pandemias. 

Resumidamente, seguem algumas dicas para você comprar sua passagem de trem em Portugal.

1) O site da CP é super intuitivo, mas fica a dica: pesquise os horários dos trens antes de clicar na aba “comprar bilhetes”.

Na pesquisa de horários você consegue ver todos os trens do dia para determinado destino, os horários, a duração da viagem e o preço para cada classe do trem.

2) Antecedência é a palavra-chave para conseguir comprar passagens promocionais.

Minha escolha de trem

Eu fui com o trem Intercidades porque a diferença de preços entre o Alfa Pendular e Intercidades estava muito alta e a diferença na duração da viagem era de apenas 28 minutos a mais no Intercidades.

Contudo se você conseguir um preço bom para viajar no trem Alfapendular, escolha esse por ser mais rápido e confortável.

trem lisboa para faro preciso viajar
Diferentes tipos de trem em Portugal

Duração da Viagem

A duração da viagem entre Lisboa (estação Oriente) e Faro é entre 3 horas (Alfa Pendular) e 3 horas e meia (Intercidades).

Como eu disse, peguei o trem Intercidades. Ele atrasou um pouquinho para sair de Lisboa. A viagem foi muito tranquila e chegamos uns 10 minutos depois do horário previsto para chegar em Faro por conta do atraso em Lisboa.

trem de lisboa para faro preciso viajar
Estação de Trem Oriente em Lisboa

Trem de Lisboa para Faro

Achei o trem de Lisboa para Faro bem confortável. Viajei na segunda classe e não tenho do que reclamar. Consegui acomodar minha mala média com facilidade no compartimento específico de bagagens de cada vagão.

Uma dica que eu dou para todos que vão viajar na segunda classe de qualquer trem na Europa é estar na plataforma uns minutos antes do trem chegar e entrar o mais rápido possível para garantir um espaço no bagageiro se estiver com muitas malas ou se estiver com uma mala maior.

Muitas pessoas não sabem, mas há um espaço específico em cada vagão para acomodar as malas e eles não são muito grandes.

trem lisboa faro preciso viajar
Interior do trem de Lisboa para Faro

Em relação à segurança, conheço gente que chega a prender a mala no bagageiro com aqueles cadeados de bicicleta. Eu particularmente prefiro pegar um assento próximo ao bagageiro para ficar de olho na minha mala.

Agora se você estiver só com mala de mão é mais fácil porque você pode colocar a mala nos compartimentos acima das poltronas.

O trem tinha wi-fi e algumas poltronas tinham tomada. Na verdade, era uma tomada mais para o chão, mas tinha.

Também havia um vagão disponível para compra de café e lanches rápidos.

Estação de Trem de Faro

Cheguei em Faro às 22h, então optei por dormir em um hotel próximo à estação de trem, que fica no centro. Fui a pé para o hotel sem grandes problemas. Me senti segura.

No dia seguinte, logo cedo, peguei um Uber até o aeroporto (custou 8 euros) e de lá peguei o carro alugado para percorrer as praias do Algarve.

No geral, gostei bastante da viagem de trem de Lisboa para Faro. É uma boa opção para quem não quer dirigir longas distâncias no país ou para quem pretende explorar a região do Algarve sem alugar carro.

estação de trem de faro portugal
Estação de Trem de Faro

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário