Preciso Viajar

O que é bom saber antes de viajar para Paris

Paris é um destino bastante cobiçado pelos brasileiros. Charmosa, autêntica e cheia de encantos e belezas. Essa é a Cidade Luz. Visitar Paris é definitivamente uma experiência fantástica, mas veja o que é bom saber antes de viajar para Paris. Evite aborrecimentos e problemas com essas dicas.

Dicas úteis antes de viajar para Paris

Brasileiros precisam de visto de turismo para viajar para Paris?

Brasileiros não precisam de visto de turismo para viagens com duração de até 90 dias.

Seguro viagem obrigatório

A França faz parte do Tratado de Schengen e exige um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30.000 euros que garanta assistência médica por doença ou acidente. É possível encontrar seguros por até R$10/dia. É um valor bem acessível. Faça sua cotação e ainda ganhe 5% de desconto. Quero meu seguro viagem com desconto

Vacinas

Nenhuma vacina é exigida para viajar para Paris.

Voos para Paris

Air France e Latam têm voos diretos do Brasil para Paris, mas diversas outras companhias oferecem voos diários para Paris com conexão em alguma outra cidade da Europa.

Qual moeda levar para Paris?

A moeda oficial da França é o euro. Caso não goste de carregar dinheiro em espécie, poderá efetuar saques nos caixas eletrônicos. Vale lembrar que o IOF para saques no exterior, cartão pré-pago de viagem e/ou fazer compras no débito e crédito é de 6,38%.

Se quiser ter uma ideia de quanto custa viajar para a Cidade Luz, veja esse post bem completo do Blog Mala de Aventuras: quanto custa viajar para Paris.

Idioma

O idioma oficial é o francês e saber pronunciar algumas palavras básicas já ajudam. Por exemplo: “bonjour” (bom dia), “au revoir” (até logo), “s’il vous plaît” (por favor) e “merci” (obrigado). Se você começar a conversa em francês, as chances de conseguir mudar para o inglês aumentam consideravelmente.

Os franceses usam um tom de voz bem mais baixo ao que estamos acostumados, então é bom evitar aquele famoso tom brasileiro (costumamos falar mais alto).

Qual a melhor época para viajar para Paris?

Não tem época ruim, afinal Paris é linda em todas as estações. O que deve-se levar em consideração, por exemplo, é que agosto é um mês meio morto. Os parisienses tiram férias. A vantagem é que como a cidade fica mais vazia, os preços de hospedagem diminuem. A desvantagem é que muitos restaurantes e lojas fecham.

De qualquer maneira, eu acredito que os melhores meses para viajar para a Europa como um todo são os da primavera e outono: abril, maio, setembro e outubro. As temperaturas são mais amenas, não é alta temporada e a paisagem está colorida com as flores e/ou folhas.

É seguro ir para Paris sozinho (a)?

Sim. Obviamente é preciso tomar cuidado com os seus pertences como em qualquer outro lugar do mundo, mas é tranquilo viajar sozinho (a) para Paris. Por mais que a cidade tenha tido uma ‘onda’ de atentados nos últimos anos, ainda considero muito mais seguro viajar para Paris do que para qualquer capital brasileira.

Transporte em Paris

O transporte público em Paris é muito bom e é bem fácil utilizar o metrô. Uma dica ótima é baixar o aplicativo RATP, que mostra qual metrô pegar, conexões, tempo de projeto e mapas.

Dicas:

1) Não jogue a passagem do metrô fora até terminar a viagem e passar pela catraca.

2) Erga as alavancas das portas na estação que quiser sair, pois as portas não abrem automaticamente.

Importante: algumas pessoas pulam a catraca ou tentam encostar em você para passar junto. Fique atento aos seus pertences caso isso aconteça, pois já escutei muitos relatos de pessoas que tiveram suas carteiras furtadas quando alguém tentou passar junto na catracas.

Gastronomia

É inegável que a gastronomia francesa é uma das melhores do mundo e come-se muito bem em Paris. Costumo dizer que começamos a comer com os olhos, pois é tudo tão bonito. Há opções para todos os bolsos e chances imperdíveis de comer em restaurantes de chefs estrelados caso o bolso permita. Veja como é um almoço no restaurante Camélia do hotel Mandarin Oriental e um jantar no Le Lobby restaurante do hotel The Peninsula.

Para uma experiência mais excêntrica (e mais barata) veja onde comer fondue em Paris.

Hospedagem em Paris

Encontrar um lugar bom, bonito e barato definitivamente não é uma tarefa muito fácil em Paris. Portanto, pesquisar hotel com antecedência é fundamental. Fique de olho nas promoções e faça uma reserva com cancelamento grátis. Se encontrar algo mais barato mais próximo da data da viagem é só cancelar a reserva anterior e fazer uma nova em um hotel mais barato. Em Paris, já fiquei nos seguintes hotéis: XO Hotel (RESERVE AQUI), Hotel Basss (RESERVE AQUI), Hilton Paris Opera (RESERVE AQUI) e Hotel Pavillon de Montmartre (RESERVE AQUI).

Golpes em Paris

Como já foi dito acima, de maneira geral, Paris é uma cidade tranquila para o turismo. Só que é bom ficar atento aos golpes. Comparado ao que estamos acostumados no Brasil, esses golpes são “fichinha”, mas é sempre bom ficar atento e evitar chateações. Confira os principais golpes contra turistas na Europa.

Não perca tempo em filas! Garanta os ingressos para as atrações de Paris.


[su_highlight background=”#feff99″]Não perca tempo em filas! Garanta os ingressos das atrações de Paris. [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]

[/su_list]


Leia mais sobre Paris

*Foto em destaque retirada do site Shutterstock.

Sair da versão mobile