A subida ao topo da Notre Dame oferece uma das mais belas vistas de Paris, principalmente de o dia estiver ensolarado. Muita gente acaba apenas conhecendo o interior da magnífica catedral e nem sabe que dá para subir os quase 400 graus e ter uma incrível visão panorâmica de Paris.
O seguro viagem é obrigatório para viajar para Paris
Subida ao topo da Notre Dame
Mais de 14 milhões de pessoas visitam anualmente a bela catedral gótica de Paris, eternizada no clássico romance “O corcunda de Notre Dame” de Victor Hugo.
Linda por fora, impressionante por dentro e ainda oferece uma visão impressionante de Paris a partir de seus campanários, com destaque para a Galeria das Gárgulas, as criaturas que espantam os demônios.
Ingresso
O ingresso custa €8,5, mas quem tem o Museum Pass não paga. Aliás, para quem vai ficar uns 4 dias em Paris eu recomendo a compra do Museum Pass.
Fila
Sempre tem fila, fato. Minha dica é chegar cedo, entrar na Notre Dame e visitar a parte interna da Catedral e depois ir para a fila da torre.
Importante: você tem que sair da Catedral e ir para a “Rue du Cloître Notre-Dame”, que fica à esquerda da fachada (quando você olha a Notre Dame de frente). Na dúvida, pergunte para alguém.
Eu cheguei cedo e fiquei 45 minutos na fila. Durante o tempo de espera acabei conversando com o casal que estava atrás de mim e eles disseram que tinham tentado subir no dia anterior (no meio da tarde), ficaram duas horas na fila e acabaram desistindo. Sendo assim, minha recomendação é chegar o mais cedo possível. A primeira subida acontece às 10h.
Como é a subida até o topo da Catedral?
Sinceramente? Achei que seria bem mais sofrida (e olha que não estou na minha melhor forma). Depois que você passa pela área da revista das bolsas/mochilas você sobe alguns – vários – degraus até finalmente chegar no início do tour. Nessa área há uma bilheteria (para quem não tem o ingresso), algumas televisões mostrando filmes sobre a construção da Notre Dame, uma loja de souvenir e umas cadeiras. Lá você tem que aguardar o sinal que a subida está liberada. Como as escadas são bem estreitas há um número determinado de pessoas que pode seguir por horário.
Quando eles liberam a subida, você vai meio que em fila indiana e não dá para parar muito para não atrapalhar a subida dos outros. Lá pelas tantas o pessoal vai diminuindo o ritmo, então eu achei bem tranquilo subir todos os degraus. No meu grupo havia casais com bebês de colo e crianças bem pequenas e todo mundo aguentou o tranco. Obviamente todo mundo chegou “sem ar” lá em cima, mas eu digo que vale a pena porque a vista lá de cima é realmente incrível.
O lugar é coberto por telas, mas há alguns buracos nelas. Sugiro que você posicione a máquina fotográfica nos buracos para tirar fotos sem “grades”.
Informações
Horário de funcionamento:
Abril a Setembro: diariamente das 10h às 18h30.
Nas sextas e sábados dos meses de julho e agosto o horário é estendido e funciona das 10h às 23h.
Outubro a Março: diariamente das 10h às 17h30.
O último acesso é 45 minutos antes do fechamento.
Fechado nos dias 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro.
Continue planejando sua viagem para Paris
Sainte-Chapelle e Conciergerie em Paris
Citypharma, a farmácia mais barata de Paris
Roteiro Amélie Poulain em Paris
28 comentários
Oi Fer, ótimo post, inclusive com a dica para posicionar a máquina. Concordo com você: a vista a partir das torres da Notre-Dame é mesmo uma das mais lindas de Paris, e é uma visita imperdível. beijos
Eu adorei a vista lá de cima 🙂
A minha vista preferida de Parrí.. Uma pena é que é tão trabalhosa e falta coragem para ir mais seguido. O post ficou ótimo. Beijos =)
Eu tava esperando que fosse bem pior do que foi. Lógico que não é algo que eu faria todo dia, mas adorei a experiência 🙂
Como eu queria ter subido. Não sabia que dava para ir e quando vi a fila estava tão grande. Que fotos lindas! Fica para a próxima.
É, a fila realmente não ajuda muito.
Onde não tem fila em Paris, né?? Hahaha!! Mas sem dúvida a vista lá de cima é muito bonita!
Acredite se puder, mas esse foi o único lugar que fiquei mais de meia-hora na fila. Na Eiffel subi em pouco mais de 15 minutos.
Bem… as vistas do topo são deslumbrantes! Já subi duas vezes há vários anos e este Dezembro vou voltar outra vez a Paris. Acho que não vou resistir e vou subir mais uma vez. 😉
Tem razão. A vista lá de cima é impressionante mesmo.
Ahh Paris! Não tem como não se encantar por lá não é? Seu post e fotos estão incríveis, transmitindo uma energia deliciosa de lá. Quando fui não subi mas certamente subirei em uma próxima, dica anotada.
Eu recomendo a subida 🙂
Quando visitei a Notre-Dame não tinha muito tempo e, por isso, faltou fazer a subida. Mas o seu post está ótimo, cheio de boas dicas. Vou considerar todas as informações numa próxima visita a Paris. 🙂
Obrigada 🙂
A Notre Dame sempre foi um dos meus maiores sonhos, mas a única vez que fui a Paris só fiquei por 24h na cidade! Um absurdo, eu sei! Mas nessas 24h eu só tive tempo de ir dentro da catedral. Numa próxima eu quero subir e ver as gárgulas!
Vale muito a pena a subida 🙂
Lindo post, ótimas dicas e linda vista! Adorei a matéria!
Obrigada!
Já fiz essa subida há alguns anos… e a vista é incrível, confere! Obrigatório para quem visite a cidade!
Concordo 🙂
Essa vista é realmente demais, fiz uma vez mas confesso que dá última vez acabamos sem paciência de ficar na fila. Mas rende fotos incríveis!!!
Rende mesmo 🙂
Já estive na Catedral de Notre Dame, mas não subi ao topo, o preço parece-me exagerado! Para ter vistas fabulosas, melhor estar na Torre Eiffel 🙂 Parabéns pelo artigo.
A vista da Eiffel é linda, mas dos outros lugares você tem uma vantagem extra: você vê a Torre Eiffel.
Tenho uma vontade enorme de conhecer Paris e tudo que a nela? ❤mas não tenho ninguém pra ir comigo e tenho medo de ir sozinha?…
Olha, eu amo viajar sozinha. Não tenha medo, pois vale muito a pena 🙂
Ain, Fernanda, obrigada! Muito obrigada mesmo! Adorei as dicas e com certeza as aplicarei. =D
Imagina! Aproveite muito a viagem.