Preciso Viajar

Convento do Carmo em Lisboa

O Convento do Carmo em Lisboa passa despercebido por muita gente, até porque ele foi quase totalmente destruído no fatídico terremoto de 1755. O pouco que sobrou é exatamente o que faz dele tão interessante. Hoje as ruínas do Carmo abrigam o Museu Arqueológico do Carmo que tem em seu acervo peças de valor histórico, arqueológico e artístico.

História do Convento do Carmo em Lisboa

A Igreja do Convento de Santa Maria do Carmo foi fundada em 1389 por D. Nuno Álvares Pereira. Ela era uma das mais bonitas construções góticas de Lisboa até o derradeiro terremoto de 1755, que destruiu praticamente todo o seu “miolo”. Em tempo: o terremoto de 1755 destruiu praticamente toda a cidade de Lisboa, em especial a região da “Baixa” onde situa-se o agora Museu Arqueológico do Carmo.

Não demorou muito para que se iniciasse a reconstrução da Igreja do Convento do Carmo em Lisboa. Já em 1756 a reconstrução começou (em estilo neogótico), mas foi interrompida em 1834 porque não havia mais Ordens Religiosas em Portugal.

Considerando que ruínas estavam em alta no século XIX, decidiram não continuar com a reconstrução da igreja.  E foi por isso que ela se transformou em uma “igreja sem teto”, ou aceitando a realidade – em ruínas.

E o resultado é realmente surpreendente, mas acredito que imagens serão mais convincentes que palavras.

convento do carmo em lisboaAlém do desbunde arquitetônico, o lugar garante uma bela viagem pelos séculos passados.

Uma vez lá dentro, eu recomendo olhar para o alto. Preste atenção nos detalhes.

Museu Arqueológico do Carmo

Como eu já disse, hoje, as ruínas do Convento do Carmo em Lisboa também abrigam um museu. Ele é super compacto, mas bem interessante (e olha que eu não sou muito fã de museus).

No museu estão os túmulos do rei D. Fernando I e de D. Fernando Sanches. Há também artefatos romanos,  cerâmicas e azulejos, mas o grande destaque vai para as múmias. É realmente muito impactante (mesmo!).

Onde fica o Convento do Carmo em Lisboa?

Fica no Chiado, bem próximo do Elevador de Santa Justa. Vale a pena combinar a visita com uma volta no Elevador de Santa Justa e demais atrações da Baixa de Lisboa.

Endereço: Largo do Carmo

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 18h.

Nos meses de verão (de junho a setembro), o horário de funcionamento é das 10h às 19h.

Preço do ingresso: €4 (novembro/17).

Leia mais sobre Lisboa

Sair da versão mobile