Seguindo uma dica que recebi no Instagram, fui conhecer o Mercado de Campo de Ourique em Lisboa. Ele é bem menos famoso que o Mercado da Ribeira (e bem menos turístico, diga-se se passagem), mas tão bom quanto. O único porém do mercado é o acesso via transporte público. Para chegar lá não é tão simples e nem tão rápido como chegar no Mercado da Ribeira.
Mercado de Campo de Ourique em Lisboa
História
O Mercado existe desde 1934 e passou por duas reformas desde então. Foi a última reforma – realizada em 2013 – que o transformou no mercado gourmet que é hoje.
Como é o Mercado
Assim que eu entrei no Mercado, pensei: opa! Parece o Mercado de San Miguel em Madrid. Em tempo: na última reforma, inspiraram-se mesmo no mercado de Madrid.
É o famoso “mercadão”: mix de bancas de frutas e verduras e restaurantes. O Mercado de Campo de Ourique é menor, mais intimista e aconchegante. Sem restaurantes de chefs estrelados, mas mesmo assim com boas opções de restaurantes. E o melhor: a preços mais modestos.
Por exemplo, paguei €8,5 em um prato bem digno de bacalhau com natas no restaurante Alhos e Bugalhos. Fui decidida a comer bacalhau, mas há outras opções por lá. Sanduíches, tapas, comida japonesa, frutos do mar, carnes, doces portugueses, sorvetes.
Outro ponto que achei positivo é que há mesas mais altas que são compartilhadas (no mesmo estilo do Mercado da Ribeira), mas também há opções de mesas menores (2 e 4 lugares).
Como chegar no Mercado de Campo de Ourique
Para ir de transporte público, sugiro a opção menos turística (ou seja, evitar o elétrico 28). Vai por mim: pegue o elétrico 25E na Praça do Comércio sentido Campo de Ourique. Embora o ponto final seja perto do mercado, é melhor descer na penúltima parada: igreja Santo Condestável. O mercado fica atrás da igreja.
Na volta para a baixa de Lisboa, até dá para pegar o elétrico 28 e ter uma experiência turística mais confortável. Em outras palavras: dá para ir sentado no bonde, sem muito aperto.
Outra opção é de ir de ônibus (autocarro). Linhas 709 e 774. Você pode pegar o ônibus 709 em Restauradores ou Marquês de Pombal e a linha 774 em Marquês de Pombal.
Outras atrações turísticas para visitar perto do Mercado
Caso você queira aproveitar e explorar uns pontos turísticos nas redondezas, as sugestões são: Casa Fernando Pessoa (antiga casa de Fernando Pessoa) Basílica da Estrela.
Eu particularmente não curto, mas ali na região também dá para visitar o Cemitério dos Prazeres, onde estão enterrados grandes nomes da História de Portugal: de políticos a artistas.
Informações
Endereço: Rua Coelho da Rocha, 104. Lisboa
Site oficial: http://mercadodecampodeourique.pt/
Horário de funcionamento:
De domingo a quinta: das 10h às 23h
Sexta e Sábado: das 10h às 1h
Fica a dica para comer bem em Lisboa em qualquer refeição do dia.: Mercado de Campo de Ourique.
*Foto em destaque retirada do site Shutterstock
Leia mais sobre Lisboa
O que é bom saber antes de viajar para Portugal
Onde comprar chip pré-pago em Portugal
Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro
Onde comer pastel de nata em Lisboa