Dicas práticas de Los Roques, o paraíso caribenho

por Fernanda

O post das 10 praias mais bonitas do mundo gerou comoção e tem uma galera me perguntando como ir da maneira mais barata possível para Los Roques. Já expliquei com detalhes como chegar em Los Roques, mas, a pedidos, seguem algumas dicas bem práticas.

Se tem um lugar no mundo que não vale a pena ir com pacote, esse lugar é Los Roques. O pacote mais barato que encontrei na internet é de U$1.442 7 dias/6 noites. Acho caro.

Jeito mais barato de ir para Los Roques

O jeito mais barato é ir com milhas. Na época que eu fui (2010), o ideal era ir na com a Tam e voltar com a Gol. Foi o que fiz. Emiti uma “perna” com cada cia.

Mas fui dar uma pesquisada no site da Tam e encontrei apenas um voo para Caracas. Sai de Guarulhos às 14h55 e chega em Caracas às 17h55. E o voo da volta, sai às 19h35 e chega em Guarulhos às 4h35. Ou seja, indo com a Tam, você terá necessariamente que dormir pelo menos uma noite em Caracas (talvez até duas).

E indo com a Gol, o voo de ida sai de Guarulhos às 11h00 e chega em Caracas às 15h30 e o da volta sai de Caracas às 21h00 e chega em Guarulhos às 6h00. Ou seja, hoje a história é diferente e a meu ver, está compensando ir e voltar com a Gol.

Já aviso que não dá para confiar nos voos Caracas – Los Roques – Caracas. A pontualidade quase nunca é britânica. Então, reserve pelo menos 4 horas para futuros imprevistos (principalmente se você tiver que pegar o voo Caracas – Guarulhos no mesmo dia que estiver voltando de Los Roques).

Outra coisa importantíssima: existem dois aeroportos em Caracas, o nacional e o internacional. Na ida, você vai descer no internacional e terá que ir andando até o nacional para pegar o voo para Los Roques. Existe uma sinalização no aeroporto depois das esteiras de bagagem, mas, na dúvida, pergunte. Não saia direto para a rua, porque é mais fácil usar o atalho do próprio aeroporto.

Como comprar a passagem de Caracas para Los Roques

Infelizmente, a situação política na Venezuela não é das melhores e as cias que fazem esse trecho não possuem sites na internet do jeito que estamos acostumados no Brasil: onde você escolhe o voo e paga no cartão de crédito. Então, sobram algumas opções:

1) Deixar para comprar direto no balcão da cia aérea lá em Caracas. Essa é a pior alternativa possível, porque a chance de você não conseguir embarcar é grande, assim como ter que pagar uma pequena fortuna pelo voo.

2) Negociar o voo com a própria pousada e fazer uma transferência bancária via Western Union ou Paypal para eles. Vários amigos já fizeram isso e disseram que tudo correu bem.

3) Comprar com o Fábio da Venebrasil. Eu comprei tudo com ele, mas se eu for de volta para Los Roques, só vou comprar as passagens com ele. Ele é bastante confiável e você faz o pagamento no Brasil. O único problema é que é você tem que pagar à vista e no câmbio que ele te passa.

Como reservar a pousada

Como eu disse ali em cima, quando eu fui para Los Roques reservei tudo com o Fábio, mas me arrependi. Volto a lembrar que o serviço dele é ótimo, mas a questão do câmbio me incomodou um pouco. Paguei tudo em dólares para ele e se tivesse reservado direto com a pousada, teria negociado em bolívar, o que teria me gerado uma boa economia.

Hoje, minha recomendação seria fazer a reserva diretamente com a pousada e, se possível, tentar negociar para pagar tudo quando chegar em Los Roques. Ou negociar pagar um sinal e o resto quando chegar na ilha (e sempre em bolívar).

Como escolher a pousada

Esse tópico é bastante polêmico. Tem uma galera que diz para você não se incomodar e pegar as pousadas mais caras com pensão completa. Fui com minha mãe e como não tínhamos tanto dinheiro disponível optamos por uma das pousadas mais simples de Gran Roque. Nossa pousada era simples, mas muito limpa e tinha ar-condicionado. Além disso, estava incluso no valor da diária o café-da-manhã e o jantar. Não nos arrependemos, pois a diferença de valor da pousada que ficamos, para uma com pensão completa e mais “chique” era de U$100 por dia e por pessoa.

Colocamos no papel todos os gastos que tivemos comprando nossos lanches na padaria e pagando o passeio de barco + o aluguel de cadeira e guarda-sol e mesmo assim economizamos bastante. Nós ficamos na Refugio del Sol, que é uma pousada bem simples e bastante popular entre os brasileiros. Os donos são a Sol e o José. Quem cozinha é o José e adoramos a comida dele.

Andamos bastante pela ilha e não vimos nada tão luxuoso assim. Esqueça a ideia de resort, porque isso não existe em Los Roques.

Como funciona a questão da comida

Na pousada que fiquei, estava incluso no valor da diária apenas o café-da-manhã e o jantar. O almoço era por nossa conta. Só que não é assim tão fácil comprar almoço nas praias, porque só duas praias têm restaurantes. Então, todos os dias, bem cedo, eu ia na padaria ou nos mercadinhos de Gran Roque (que é onde ficam as pousadas) e comprava umas bolachas, pão, queijo, presunto, tomate, alface, refrigerante, cerveja e gelo. Voltava para a pousada e preparava uns sanduíches para levar para a praia, colocava tudo na “cava” (cooler), ia para o cais, negociava com os barqueiros e passava um dia na ilha. Isso saía bem mais barato do que se tivesse fechado um pacote com uma pousada que incluísse o almoço e os passeios, mas obviamente dava muito mais trabalho.

Então, se você não quer se estressar, não quer acordar muito cedo para fazer essa peregrinação de compras, feche direto com uma pousada que inclua todas as refeições. Outra coisa: não espere um super almoço, porque quase todo mundo lá trabalha no esquema de lanche. Vimos várias pessoas de diferentes pousadas e todo mundo almoçava sanduíche.

Se você decidir ficar em Gran Roque durante o dia (não recomendo), existem alguns restaurantes por lá.

Câmbio

O câmbio negro rola solto na Venezuela. Já no aeroporto, várias pessoas vão te abordar para trocar dinheiro. Tem que ter cuidado, porque tem muito golpe pega-turista. Eles pegam suas notas verdadeiras e trocam por falsas e aí você se ferra. Eu levei notas pequenas de U$10 e U$20 e marquei todas as notas com canetinha. Depois de um golpe parecido que sofri com um taxista fdp em Buenos Aires, não dou chance para o azar.

Como rola muita paranoia nessa história de câmbio, preferi pegar o contato de alguém confiável no aeroporto. Troquei com o Miguel que tem uma “agência de turismo” dentro do aeroporto. Ele não tem o melhor câmbio, mas trocou tudo certinho. Contato do Miguel: miguelserrano10@gmail.com

Vale lembrar que não sei ele ainda trabalha com isso, porque fui em setembro de 2010. Ah, e ele é venezuelano.

Tudo que você for fazer ou negociar em Los Roques ou no resto da Venezuela, negocie em bolívar. Negociando em dólar, você perde dinheiro. O free shop da volta pode ser um verdadeiro paraíso se você estiver com bolívar na mão, porque o preço é dado em dólar e bolívar, mas a cotação do dólar que eles usam é a oficial, que é muito menor que a do câmbio negro.

Passeios

Você faz todos os passeios de barco. É melhor pegar indicações de praias com o pessoal das pousadas. No outro post de Los Roques, citei as praias que eu fui. Outra coisa que é mandatória é alugar um guarda-sol e cadeira. Sério, não tem sombra nas praias.

Só para variar, tem que negociar. Os barqueiros são cara-de-pau e a adoram falar que o preço da tabela das pousadas está defasado. Tem que ficar barganhando até pagar um preço justo. Se você já tiver feito amizade com os demais hóspedes da pousada, vale a pena negociar junto com eles, porque quanto mais gente melhor. Ah, e você combina o horário que quer que o barqueiro te pegue na ilha.

O que levar

Menos é mais em Los Roques, literalmente. Até porque, só vão permitir que você entre com uma mala de 10 kg no teco-teco. Pode parecer pouco, mas é mais do que suficiente. Leve um par de havaianas, biquini ou sunga, bermudas, blusas, saída de praia, canga, chapéu, boné e óculos escuros. Fui com uma mala carry-on, daquelas que você pode usar como bagagem de mão no avião.

Não esqueça de levar protetor solar (fator mínimo 30), loção aloe-vera, chapéu e óculos escuros. Para quem mergulha ou pretender fazer snorkeling, sugiro levar pelo menos a máscara aqui do Brasil, porque as máscaras da ilha são meio podres e não muito limpas.

No mais é aproveitar o paraíso chamado Los Roques.

Artigos Relacionados

49 comentários

Maria do Carmo Veras 29 de agosto de 2012 - 23:18

Adorei Fernanda, quero ir agora para lá. bjs

Resposta
Fernanda 30 de agosto de 2012 - 09:48

Eu também queria ir de volta.

Resposta
Daniela 30 de agosto de 2012 - 06:42

Oi Fernanda, tdo bem?vou para los roques semana quem, adorei as dicas!!
Com relacao a caracas, em qual hotel vc ficou ?Tenho visto muitos comentarios sobre a violencia d la e para nao sair do hotel…oq vc pode orientar?

Resposta
Fernanda 30 de agosto de 2012 - 09:47

Oi Daniela! Em Caracas, fiquei num hotel próximo ao aeroporto. Chama-se Muevete por Vargas. Bem simples, mas limpo. Caracas é realmente muito perigosa. Para chegar nesse hotel já vimos coisas horrorosas, os tais dos grupos decidindo que van podia continuar o caminho e que van não podia. Sugestão – não saia do hotel nem para comer. Já Los Roques é tranquilo, super seguro.

Resposta
Tatiana 21 de setembro de 2012 - 17:54

Olá, Fernanda!!
Tô passando aqui para registrar minha experiência para os seus leitores.
Passei uma parte da minha lua-de-mel em Los Roques em julho. Realmente, não é um lugar para luxo e compras. Entretanto, não me arrependo 1 segundo de ter ido pra lá (a segunda parte foi em Curaçao, com direito a todas as comodidades e confortos de uma lua-de-mel).
Cayo D’agua e Carenero são completamente inesquecíveis!
Quanto à hospedagem, fiquei na pousada Guaripete e recomendo demais. Não cheguei a pesquisar muito sobre pousadas… vi essa e a do Fábio. Entretanto, escolhi a Guaripete depois de ler no mochileiros.com que a comida era excelente, o local era superlimpo, tinha ar e gerador (importante em LR devido às contantes quedas de energia). Reservei a pensão completa para não ter que ter trabalho mesmo… e o almoço era excelente… era comida mesmo… macarronada, risoto, arroz com peixe, etc.
Outra coisa que tem que ser mencionada quanto a essa pousada é o barqueiro (o Chichi). Acho que ele acaba sendo um grande diferencial, pois, além de levar para os passeios, ele leva o grupo para fazer snorkel. Ele conhece o fundo do mar de LR como ninguém… fizemos carinho em tartaruga-marinha, seguramos polvo, vimos lulas de muito perto, fora as explicações sobre os peixes de lá.
Los Roques é um lugar completamente diferente de tudo… é simples, pequeno, lindo, perfeito!
Não viajei a muitos destinos de praia, mas não consigo imaginar que algum lugar possa ser mais bonito que Cayo D’agua!
Estou pensando em fazer uma viagem a Tailândia, Vietnã, Laos e Camboja ano que vem… se tudo der certo, ainda entrarei em contato com você outras vezes quando estiver montando o roteiro!

Resposta
Fernanda 22 de setembro de 2012 - 11:21

Oi Tatiana, obrigada pelo seu comentário. Eu já cheguei a pensar em passar lua de mel lá (caso um dia eu case). E concordo que lugar como Los Roques não há, apesar da simplicidade. Los Roques é um paraíso. Ah sim, em lua de mel eu também escolheria pensão completa. Eu escolhi a meia pensão, porque estava com minha mãe e nós não comemos muito durante o dia e aguentávamos tranquilas até o jantar. Quero muito voltar a Los Roques.
Quanto ao Sudeste Asiático, não tem como não gostar. Estou preparando um guia virtual da região. Pode ter certeza que lá na Tailândia você vai achar praias tão bonitas como as de Los Roques. beijos

Resposta
Vanessa 8 de dezembro de 2012 - 15:44

Se me permitem dar uma dica, como eu e meu marido somos mergulhadores, viajamos muito para lugares de praia em busca de mergulhos perfeitos… Conhecemos algumas ilhas do Caribe, tais como Bonaire, Curaçao, Cozumel, Cancun, San Andres… já mergulhamos no Mar Vermelho (há resorts MARAVILHOSOS em Sharm el Sheik e Hurgada, apesar de termos feito um live aboard de uma semana em um iate só para mergulhadores), em Noronha, etc…. Mas NENHUM lugar se compara às Ilhas Maldivas! Procurem no Google! Vc chega de hidroavião e cada ilha é um resort… Ou cada resort é uma ilha! Rs Nunca tinha visto nada não lindo na vida… me arrependo muito por não ter passado a lua de mel lá… Se eu me casasse novamente (com o mesmo marido, claro), Maldivas seria o lugar escolhido comum certeza! 🙂 Fica a dica! Bjoksss

Ps: Maldivas fica lá no sulzinho da Índia, no meio do oceano… Vc tem que ir para a Europa ou Dubai e pegar outro voo para Malé, que é a capital…. E o hidroavião até sua ilha… Eu fui por Londres, onde aproveitei para ficar uma semaninha! 🙂

Resposta
Fernanda 8 de dezembro de 2012 - 16:43

Eu não mergulho, mas tenho muita vontade de ir para as Ilhas Maldivas e também para as Ilhas Maurício. Mas, primeiro preciso arranjar um namorado porque ir para lá forever alone ou com uma amiga, eh depressivo demais. Hahaha.
Tailândia também eh um ótimo lugar para mergulhar, mas eh muito mais caro chegar lá ou nas Maldivas do que em Los Roques né?

Resposta
Vanessa 7 de dezembro de 2012 - 14:06

Olá, estou indo daqui a menos de duas semanas para Los Roques e tb fechei meia pensão com a pousada, visto eu e meu marido vamos mergulhar praticamente todos os dias e a pensão completa encarece muito por conta dos traslados já inclusos que serão inúteis! Eu tenho uma dúvida… Depois do mergulho, com certeza pagaremos para ir a alguma ilha… os barqueiros que nos levam para as ilhas tb providenciam cadeiras e guarda-sol ou o negócio é ficar debaixo do sol o dia todo mesmo? Rs

Agradeço muito se vc puder me responder!

Beijos!

Resposta
Fernanda 7 de dezembro de 2012 - 14:28

Eles alugam sim. Caso eles já tenham alugado todos, você pode ver direto com a pousada.

Resposta
Vanessa 8 de dezembro de 2012 - 15:34

Ah, tá… Pensei que as pousadas só providenciassem guarda-sol para quem fechasse pensão completa… se dá para contratar o barco e o guarda-sol por fora, fica mais tranquilo. Obrigada 😉

Resposta
Fernanda 8 de dezembro de 2012 - 16:44

Sim, tudo eh negociável por lá. rs

Resposta
Marcelo Marcos 6 de janeiro de 2013 - 11:02

Bom dia !!! Vc acha arriscado tentar fechar a hospedagem na chegada a Los Roques para o mês de maio (Baixa). Tem alguma informação se é possível acampar no INPARQUE da ilha ?? Gostaria de fechar com o Fábio tudo, mas o cambio dele tb me incomodou…… Se fechar os voos no pacote das diárias ele me sai por $ 186,00 dólares, se fechar somente o voo já sai por R$ 250,00 dolares. Tenho amigos que moram em Caracas, mas estou conseguindo + informação do Brasil do q de lá com eles. Obrigado !!

Resposta
Fernanda 6 de janeiro de 2013 - 11:32

Marcelo,
Não vi ninguém acampando por lá. Outra coisa – acho arriscado porque Los Roques é a nova moda dos brasileiros. Tá sempre lotado de brasileiros e os preços andam subindo. Tente negociar a pousada direto com os donos (via e-mail) e pague em bolívares para eles quando chegar lá. Achei que Los Roques não é um destino backpacker. Tem muito casal por lá. rs

Resposta
Vanessa 7 de janeiro de 2013 - 12:40

Olha, eu ACABEI de voltar de Los Roques e vi muita gente acampando por lá… Há uma área mais ou menos ao Sul da ilha, de frente para o mar, em que o pessoal acampa… Tb vi gente acampando na ilha Francisqui Abajo… Só na Abajo, que é onde tem uma loja de esportes radicais (aluguei pranchas de stand up e windsurf por lá durante alguns dias)… não sei se o pessoal combina alguma coisa com essa loja para usar banheiro, etc… Aiás, o visual por lá é MILLLL vezes mais bonito que em Gran Roque.

Resposta
Fernanda 7 de janeiro de 2013 - 13:22

Obrigada pela dica Vanessa. Eu realmente não vi ninguém e nem tinha reparado que podia acampar lá em Francisqui que definitivamente é muito mais linda que Gran Roque.

Resposta
Marcelo Marcos 6 de janeiro de 2013 - 11:08

Minha barraca de camping seria apenas por precaução se não conseguir a hospedagem. Todos os relatos que encontrei são muito antigos, será que o acampamento continua permitido no INPARQUE ?? Estou acostumado a acampar em montanhas e não em praia, por ser tão quente seria osso !!! rsrsrs Meus planos eram… Fechar apenas o voo com o Fábio, levar minha barraca e tentar a sorte da pousada com boa conversa de mochileiro para conseguir um desconto.

Resposta
Marcelo Marcos 6 de janeiro de 2013 - 11:21

Vou me tornar seu fiel seguidor !!! rsrsrs

Resposta
Gabriela 23 de janeiro de 2013 - 13:58

Fernanda,
Você poderia me passar o contato da pousada que você ficou (e-mail e telefone)? Estou desesperada, pois já comprei meu vôo para Caracas e agora não consigo entrar em contato com pousadas através de agências, além disso estão me cobrando 700 reais para o vôo interno e estou achando super caro, querendo assim ver se a pousada fecha o vôo por mim.
Decidi em cima da hora.. ´viajo em duas semanas e estou desesperada!
Me faria um enorme favor se passasse os contatos quando visse esse comentário.
Desde já, muito obrigada!

Resposta
Fernanda 23 de janeiro de 2013 - 14:17

O nome da pousada é Casa del Sol. José ou Sol. refugio.del.sol@hotmail.com. Eles falam espanhol apenas.

Resposta
Patricia 31 de janeiro de 2013 - 08:24

Olá Fernanda.
Estou indo para Los Roques em abril para uma pousada com pensão completa, porém a minha dúvida é quanto levar em dinheiro para gastos extras. Você teria uma noção de valor aproximado que recomendaria? Obrigada.

Resposta
Fernanda 31 de janeiro de 2013 - 10:23

Se é pensão completa, basicamente você precisa de dinheiro para pagar as taxas do aeroporto, taxas de entrada na ilha e os barcos (ou até isso já tá incluso?). Eu acho que levei 500 usd e minha pensão não era completa. Mas realmente não tenho certeza.

Resposta
Karime Hajar Alves 5 de maio de 2013 - 07:41

Olá Fernanda,
Adorei as dicas!
Estou pensando em ir para Los Roques no feriado agora e seu blog vai ajudar bastante a organizar a viagem 😉
Por favor, você poderia passar o contato do Fabio.
Obrigada!
Karime

Resposta
Fernanda 6 de maio de 2013 - 21:41

o contato que tenho é esse, mas fui em 2010. fabio@venebrasil.com

Resposta
Carolina Carvalho 14 de maio de 2013 - 22:18

Oi Fernanda,
Adorei as dicas!
Quero viajar agora no feriado no final de maio com meu namorado..
Fiquei em duvidas quanto ao uso do dólar..
Moro em boa vista – Roraima, então faço fronteira com a Venezuela.
Assim, gostaria de levar só bolívar, pois o cambio aqui esta 11/12 por 1.
Precisa algo ser pago em dólar? Passagem com o Fábio?

Aguardo resposta sobre isso..
Bjs

Resposta
Fernanda 14 de maio de 2013 - 22:52

Ele me cobrou tudo em dólar. Mas veja direto com ele se ele aceita bolívar.

Resposta
Priscila Mendes 15 de junho de 2013 - 14:01

Oi, fiquei hiper a fim de fazer minha próxima viagem para Los Roques, queria saber quanto ficou na época os gastos da viagem toda pra eu ter uma noção.

Resposta
Fernanda 16 de junho de 2013 - 19:03

Putz Priscila, não lembro. Já faz 3 anos. Eu emiti passagem com milhas. Só lembro que o hotel era algo como U$70.

Resposta
Jackie 31 de agosto de 2013 - 00:12

Pensamento da que ainda não desapegou das malas: só dez kg? rs
bjs,

Resposta
Fernanda 31 de agosto de 2013 - 18:33

hahaha. Mas lá realmente não precisa mais do que isso.

Resposta
Suzane Cruz 19 de setembro de 2013 - 20:10

Olá. Tudo bem? Tu achas que viajar para LR no feriado de carnaval compensaria? Estou pensando em viajar para lá em 2014, saindo na sexta de manhã e voltando na terça. Quantos dias vc ficou por lá?

Abraços

Resposta
Fernanda 20 de setembro de 2013 - 11:29

Fiquei 5 dias. É corrido esse esquema que você quer fazer, porque depois que chegar em Caracas ainda tem que pegar o voo para Los Roques. Acho que vale pelo menos 4 dias inteiros lá.

Resposta
Júlia Haddad 7 de outubro de 2013 - 23:01

Oi Fernanda, tudo bem??
Eu e meu namorado estamos pensando em ir pra Los Roques agora no fim do ano, na época do Reveillon. Vc acha que compensa?
Li seu post aqui inteiro e é o mais viável que vi até agora. Mas não vi vc falando nada sobre o preço da passagem daqui do Brasil pra Caracas. Vc lembra da média de preço? E vc lembra +- qt gastou na viagem inteira?
Muito obrigada! 🙂
Beijos!

Resposta
Fernanda 8 de outubro de 2013 - 13:28

Eu voei com milhas para Caracas e comprei só o trecho Caracas – Los Roques. Olha, não lembro quanto foi. O dólar tava bem mais barato na época também. Acho que 5 dias deu R$1.600, mas como eu disse, não paguei a passagem Brasil – Venezuela.

Réveillon é lotado e possivelmente mais caro, mas o lugar é lindo.

Resposta
Taciane 3 de novembro de 2013 - 22:33

Oi Fernanda, obrigada por compartilhar informações tão importantes e práticas, talvez abril de 2014 viaje para lá com minha família. Poderia organizar uma viagem aqui no site com todos que querem ir, e dilua tuas despesas adoraria ir com uma guia me sentiria mais segura. bjão

Resposta
Fernanda 4 de novembro de 2013 - 12:51

O problema é tempo para viajar.

Resposta
Caio 26 de novembro de 2013 - 22:02

Olá! Gostei muito das dicas, estou planejando minha possível viajem para Los Roques em Janeiro, mas estou assustado com as tarifas das diárias das pousadas.
Todas estão mandando preços em dólar e ainda não achei alguma que negocie em Bolívar.
A maioria é acima de $100 por pessoa/noite, é normal esse preço?
Obrigado!

Resposta
Fernanda 26 de novembro de 2013 - 23:12

Oi Caio!
Foi uns U$75 em 2010. Mas foi caro pelo padrão da hospedagem. Pelo visto subiram ainda mais os preços e estão espertinhos cobrando em dólar. Pena!

Resposta
Danila 2 de dezembro de 2013 - 15:29

Oi Fernanda,
Achei muito legal o seu post.
Irei em lua de mel em Janeiro para los roques e com pensão completa. Fechei tudo pela Venebrasil com a Mariana, achei super atenciosos.
Agora estou morrendo de ansiedade, acho que pra mim o mais complicado será o micro avião hihihihi #medrosa

Beijos e Parabéns.

Resposta
Fernanda 2 de dezembro de 2013 - 20:53

O bom é que a vista compensa e o voo é bem rápido.

Resposta
Márcia Rodrigues 10 de janeiro de 2014 - 20:19

Olá Fernanda!
Irei para Isla Margarita no Carnaval e gostaria de dar um pulinho para conhecer Los Roques.
Mas por TU-DO o que já li, percebo que eles estão realmente muito espertinhos ao cobrar tudo em dólar.
Moro em Roraima, e aqui nós sabemos o quanto a moeda deles é desvalorizada em relação ao Real. Tanto é que, como vamos fazer compras constantemente na cidade fronteira em virtude dos baixos preços dos produtos, eles estipularam uma cota para brasileiros.
Atualmente o câmbio paralelo está saindo a 23 bolívares por 1 real. Já atingiu 32 bolívares!!!!! Isso é muito bom pra gente.
Mas no caso de Los Roques, realmente é bem complicado, porque vc fica a mercê deles, já que não tem como reservar hotel pela internet.
Tentarei da Isla Margarita passar pelo menos um dia lá. Tem passeios de somente um dia. Verei quanto custa assim que chegar lá. Mas se tem uma coisa que não compensa é ir por pacote oferecidos no Brasil… Super roubo!!!!
Mas gostaria que vc me explicasse melhor como e onde fez rua reserva de hotel e se vc me recomenda o mesmo método.
Obrigada!

Resposta
Fernanda 10 de janeiro de 2014 - 21:15

Como eu disse, eu fechei com a agência VeneBrasil. O que eu disse é que caso fosse voltar, tentaria fazer tudo sozinha. Gostei da agência, mas acho que é possível fechar direto. Se bem que tem leitor que foi recentemente e disse que eles não estão aceitando o pagamento em bolívares. Ou seja…

Resposta
Renata Romero 29 de janeiro de 2014 - 14:15

Olá Fernanda!

Por favor, você teria algum email da Pousada Refugio do Sol que você indica por aqui?

Obrigada pelas super dicas!

Resposta
Fernanda 29 de janeiro de 2014 - 19:52

Não tenho o email deles.

Resposta
Renata Romero 30 de janeiro de 2014 - 08:24

Oi Fernanda,

Obrigada pelo retorno. No seu caso, você foi direto para Los Roques e fechou com a Pousada Refugio do Sol lá mesmo ou foi através de alguma agência?

Tenho orçado com bastante pousadas, mas o preço está realmente irreal $$$$$… Como você citou a Refugio do Sol, gostaria de fazer uma tentativa com eles também.

Resposta
Fernanda 31 de janeiro de 2014 - 13:13

Como eu disse no post, fui com uma agência.

Resposta
Thamires 3 de fevereiro de 2014 - 13:01

Gente,

Indo de Roraima até Santa Elena de Uairén, cidade venezuelana fronteira com o Brasil, é possível encontrar agências de turismo venezuelanas que cobram tudo em bolívares. Mesmo assim, como eles sabem que a maioria das pessoas que vão comprar os pacotes são brasileiros (a cidade é super pobre), “metem a faca” de qualquer jeito. Ainda assim sai mais em conta do que ir por agências brasileiras. Eu estava com tudo certo para ir a Los Roques após o carnaval. Porém a agência que atua em Santa Elena de Uairén informou que os vôos que partiam de lá em direção à cidade de Puerto Ordaz (e de lá pega-se outro vôo até Caracas) estão suspensos. Como alternativa, a agência oferece o translado até Puerto Ordaz de carro, 7h de viagem. Cancelei tudo porque não arrisco minha vida nas estradas venezuelanas nem mesmo partindo de manhã bem cedo. O que há de golpista e bandido tentando boicotar viagens terrestres por lá não está brincadeira. Não duvido do carro quebrar propositalmente no meio da estrada, escurecer, e ficarmos à mercê de assassinos aproveitadores. Se a viagem fosse curta, de no máximo 1h, até arriscaria. Mais que isso de jeito nenhum. Mas bem, o que sei é que até bem pouco tempo, essa era a forma mais barata de chegar a Caracas: Boa Vista – Santa Elena de Uairén (4h de viagem terrestre, pegando um táxi em Boa Vista que cobra só R$30,00 pela viagem!); depois pegava-se um vôo em Santa Elena de Uairén em direção a Puerto Ordaz e de lá outro vôo para Caracas. Todo esse trajeto não saia mais que R$200,00. Enquanto as passagens aéreas Brasil-Caracas estão saindo muuuuito mais caras. Infelizmente ainda não será dessa vez que poderei desfrutar do paraíso chamado Los Roques, devido aos preço altíssimos das passagens aéreas Manaus-Caracas. Espero que a empresa aérea volte a atuar logo em Santa Elena!

Resposta
Michelle Lacerda 23 de abril de 2014 - 13:40

Boa tarde,

Estarei indo de férias para Los Roques, eu mandei mensagem para eles e eles disseram que o preço do avião Caracas-los roques fica entre 200 dolares a 325 dolares.. não achei caro.. você acha que se deixar para chegar lá em caracas e comprar vai aumentar muito o preço ??

Resposta
Fernanda 25 de abril de 2014 - 21:03

Vai sim. Melhor comprar antes.

Resposta

Deixe um Comentário