Preciso Viajar

Guarda do Embaú, onde o rio encontra o mar

Primeiramente quero dizer que o estado de Santa Catarina pode até ser o menor estado da região sul do Brasil, mas é o que tem as praias mais bonitas. São mais de 500 km de praias. Assim sendo, muitos paranaenses e gaúchos escolhem passar as férias de verão no estado vizinho. As praias são – de fato -lindas.

A minha praia preferida no litoral sul do Brasil é a Guarda do Embaú. Por isso, reuni abaixo dicas de como chegar, qual a melhor época para ir, onde se hospedar, o que fazer e também o que esperar da alta temporada.

praias do sul de santa catarina
Mapa de Santa Catarina

Onde fica a Guarda do Embaú

A praia da Guarda do Embaú fica a apenas 50 km ao sul de Florianópolis, no munícipio de Palhoça e dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Foi “descoberta” pelos surfistas lá na década de 70, mas ganhou muita popularidade com a divulgação do ator/modelo Paulo Zulu já que ele tem uma pousada por lá.

Por causa de sua proximidade com Floripa acaba recebendo muitos turistas no esquema bate-volta, mas eu sugiro que você fique uns dias na Guarda para curtir todo o astral da praia, esquecer da vida e relaxar.

Reza a lenda que um navio pirata naufragou na região e os piratas enterram seus tesouros em baú, por isso o nome “Embaú”.

Uma das praias mais lindas do Brasil. Foto: Shutterstock por thikosovski
Procurando dicas de hospedagem na Guarda do Embaú? Essas são ótimas opções: Pousada Zululand (RESERVE AQUI), Pousada Morada Flor da Terra (RESERVE AQUI) ou Pousada Villa Embaú (RESERVE AQUI).

Como chegar

Aeroporto

Há um aeroporto em Florianópolis, a capital de Santa Catarina: aeroporto Hercílio Luz. O ideal é alugar um carro e de lá ir para a Guarda. A viagem de carro entre Floripa e a Guarda do Embaú dura aproximadamente uma hora (em condições normais de trânsito).

Carro

Uma vez que moro em Curitiba, costumo ir de carro daqui até a Guarda. A distância de Curitiba até a Guarda do Embaú é de aproximadamente 350 km pela BR 101. Dá umas 4 horas e meia de viagem.

Só para ilustrar, veja a distância entre outras cidades do Brasil até a Guarda:

Porto Alegre – Guarda do Embaú – 409 km

Joinville – Guarda do Embaú – 228,5 km

São Paulo – Guarda do Embaú – 742 km

O ideal é alugar um carro para percorrer as praias do litoral

Ônibus

Apesar de dar um pouco mais de trabalho, especialmente se você chegar pelo aeroporto de Floripa, também é possível ir para a Guarda de ônibus.

Neste caso, você deverá ir do aeroporto até o terminal TICEN (que fica próximo ao Terminal Rodoviário Maria Rita de Florianópolis) e então pegar o ônibus da empresa Jotur em direção à Palhoça.


[su_highlight background=”#feff99″]Santa Catarina combina com Curitiba [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]


Qual a melhor época para viajar para Guarda do Embaú?

Ao contrário das praias do nordeste que possuem temperaturas elevadas durante quase todos os meses do ano, em Santa Catarina o inverno pode ser bastante rigoroso (inclusive no litoral). Sendo assim, eu não recomendo uma visita durante os meses mais frios, especialmente se o objetivo for de fato aproveitar a praia.

Como resultado, a melhor época para visitar a Guarda do Embaú é durante os meses mais quentes do ano, os meses de verão: dezembro, janeiro e fevereiro. Só que essa também é a época da alta temporada e dos preços mais elevados, então espere multidões e praias lotadas.

Para quem quer economizar um pouco e ainda pegar dias bons de praia, uma boa alternativa é visitar as praias na segunda quinzena de novembro ou logo após o carnaval. O mês de março, especialmente, costuma ter altas temperaturas e preços mais amigáveis.

Se o objetivo da viagem for o surf, em virtude da época da pesca da tainha, eu evitaria os meses entre maio e julho, pois durante esse período do ano é proibida a prática de esportes aquáticos.

Alta temporada

A altíssima temporada é entre natal e ano novo e também no carnaval. As praias lotam, os preços sobem consideravelmente e o trânsito na estrada é infernal.

Durante a alta temporada, espere lotação, preços inflacionados e muito barulho no centrinho. Nesse sentido, eu recomendo reservar sua hospedagem com bastante antecedência para evitar contratempos.

Foto: Shutterstock por Alex Ruhl.

O que esperar da praia

A praia é belíssima, extensa, de areia branca e dependendo da época do ano tem muitas ondas, o que explica porque ela é tão frequentada por surfistas. Adianto também que a água do mar é gelada.

Sem dúvida, a Guarda é tão especial por dois motivos:

1 – O encontro do Rio da Madre com o mar, a faixa de areia branca e o verde da Mata Atlântica.

2 – O vilarejo hippie/alternativo/descolado com seu centrinho agitado. Ficando em um hotel próximo do centrinho você pode esquecer do carro e fazer tudo a pé.

Guarda do Embaú. Foto: Shutterstock Por Salty View

Aliás, falando em rio e mar, tem uma banda catarinense chamada Dazaranha que gosto muito e a minha música favorita deles (Vagabundo Confesso) tem o seguinte trecho:

“Já rodei o mundo
E nunca pude encontrar
Lugar melhor prum vagabundo
Que um rio à beira-mar.
Odoiá, odofiaba,
Salve minha mãe Iemanjá”

Essa música me faz viajar para a Guarda, mas aproveito para informar que a inspiração para essa música foi a praia de Lagoinha do Leste em Florianópolis.

O que fazer na Guarda do Embaú?

Praias

Uma vez na Guarda, curta o melhor que ela tem a oferecer: as praias. A praia mais popular e de mais fácil acesso é a praia que fica logo após a travessia do rio, a praia da Guarda.

Para chegar na praia eu sugiro pegar um dos barquinhos. Os barqueiros ficam esperando os turistas e depois que os barcos lotam eles fazem a pequena travessia até a praia (custa por volta de R$10,00 e trecho de ida e volta).

Dependendo do dia, a água fica bem clarinha. Parece Caribe. Foto: Shutterstock por Arthur Kolbetz

Embora os surfistas costumem ir nadando, eu só recomendo essa opção para quem sabe nadar muito bem, porque a correnteza é forte.

Uma única vez, quando a maré estava baixa, eu consegui eu consegui ir caminhando até a praia, mas na volta tive que pegar um barquinho. Dependendo do dia essa também pode ser uma opção.

A praia é extensa, a areia é branquinha e o mar é uma delícia (gelado, mas extremamente refrescante no verão). Mas devo alentar que o vento é um tanto quanto surreal. Recomendo levar óculos de sol para a areia não ficar entrando nos olhos.

Além da praia do rio, a Guarda também tem a Prainha. Essa é uma praia que pode ser acessada por uma trilha de mais ou menos uma hora de caminhada. Pergunte no centinho onde começa a trilha.

Trilhas

Pedra do Urubu

Contudo, na minha opinião, a coisa mais imperdível para se fazer na Guarda do Embaú é a trilha da Pedra do Urubu. Muita calma nessa hora, pois tem gente que só de ler a palavra ‘trilha” já sente calafrios, mas essa é uma trilha tranquila, coisa de meia-hora de caminhada. Eu recomendo ir de tênis e não de chinelo.

É dessa trilha que você terá as melhores fotos da Guarda do Embaú: verá o encontro do rio com o mar, a Prainha e até mesmo a Praia de Garopaba. Já fiz essa trilha um pouco antes do pôr do sol e digo que foi um dos lugares mais lindos que já vi na vida.

Guarda do Embaú

Vale da Utopia

Essa é uma trilha que só indico para quem já tem bom condicionamento físico, pois é muito maior que a trilha da Pedra do Urubu podendo levar até 6 horas para ser percorrida.

O visual é incrível e durante o trajeto você verá a Prainha, Praia do Maço e piscinas naturais. Recomendo levar água, um lanche, boné, óculos de sol, protetor solar, celular ou câmera para tirar muitas fotos.

Centrinho

Ficando hospedado uns dias na Guarda, com toda certeza, você terá bastante tempo para explorar o centrinho. É lá que ficam os restaurantes, bares, mercadinhos, lojas de conveniência e todo o comércio da vila.

Apesar de ser um vilarejo com um centrinho tão compacto é possível encontrar comidas veganas, frutos do mar, PF (prato-feito) e até mesmo comida japonesa na Guarda do Embaú.

Frutos do Mar

Caso queira fazer passeios de bate-volta ou até mesmo conhecer outras praias do litoral, veja quais são as melhores praias do sul de Santa Catarina.

Onde se hospedar na Guarda do Embaú

Minha dica é ficar no centrinho para ter acesso a pé aos restaurantes e praia. Já fiquei algumas vezes na Pousada e Casas do Betão (RESERVE AQUI). Tudo muito simples, mas confortável.

Se o bolso permitir, fique na pousada do Paulo Zulu, a Pousada Zululand (RESERVE AQUI), Pousada Morada Flor da Terra (RESERVE AQUI) ou Pousada Villa Embaú (RESERVE AQUI).

Centrinho. Foto: Shutterstock por Maila Facchini

O que levar na mala

Apesar de pequeno, o centrinho é bem estruturado e há mercadinhos e lojas de conveniência, contudo os preços podem ser mais elevados que nas grandes cidades. Nesse sentido, recomendo levar o básico para uma viagem de praia: repelente, protetor solar, boné, óculos de sol, câmera fotográfica, 1 par de tênis para as trilhas, 1 par de chinelos, roupa de banho e roupas para o verão.

Para a mulherada: a Guarda não é chique, então não há necessidade de levar salto alto.

Outra coisa: não tem caixa eletrônico na Guarda, apenas na praia vizinha da Pinheira. Apesar do comércio aceitar cartão, recomendo levar um pouco de dinheiro em espécie para evitar contratempos.

Sair da versão mobile