Home Destaque Praias do Sul de Santa Catarina

Praias do Sul de Santa Catarina

por Fernanda

Atualizado em 2 de novembro de 2020

O Brasil tem um potencial turístico enorme e praias maravilhosas para agradar a todos os gostos. E vou além: elas não deixam nada a desejar para outras praias paradisíacas internacionais.

As praias do sul de Santa Catarina são encantadoras. Fica até difícil citar as mais bonitas, porque a competição é acirrada, mas vamos lá.

praias do sul de santa catarina
Praia Brava. Florianópolis

Praias do Sul de Santa Catarina: mapa

Antes de mais nada, quero dizer que o estado de Santa Catarina pode até ser o menor estado da região sul do Brasil, mas é o que tem as praias mais bonitas. Não é à toa que boa parte dos paranaenses e gaúchos optam por passar as férias de verão no estado vizinho.

A extensão do litoral de Santa Catarina é de 531 km. Ou seja, tem praia para todos os gostos.

O litoral sul, especialmente, é o meu preferido (mesmo com a água gelada). Fiz uma pequena seleção das minhas praias mais bonitas do sul de Santa Catarina e abaixo também dou dicas de como chegar, qual a melhor época para ir, onde se hospedar e também o que esperar da alta temporada.

praias do sul de santa catarina
Mapa de Santa Catarina. Foto: Shutterstock.

 Santa Catarina combina com Curitiba  

Praias do Sul de Santa Catarina: quais conhecer

Florianópolis

Florianópolis - popularmente conhecida como Floripa - também faz jus ao seu outro apelido: Ilha da Magia. Há uma enorme discussão de quantas praias há efetivamente na ilha, mas o número oficial é por volta de 40 praias.

Em outras palavras, é praia para caramba. Algumas são extremamente badaladas como Jurerê Internacional e outras são extremamente paradisíacas, como a Ilha do Campeche.

É até difícil elencar as praias mais bonitas de Floripa, porque a ilha é de fato abençoada, mas as minhas preferidas são:

Santinho

Localizada na parte norte da ilha, a Praia do Santinho praia é famosa por causa do Costão do Santinho (RESERVE AQUI), mas se o seu bolso não permitir a hospedagem no resort, saiba que a praia é pública, limpa e muito bonita.

Joaquina

A Praia da Joaquina está na parte leste da ilha e é amada pelos surfistas por conta de suas fortes ondas, mas, na minha opinião a praia oferece um visual lindíssimo por conta de suas dunas. Definitivamente vale a visita. Aproveite e faça o tradicional "skibunda" nas dunas.

praias do sul de santa catarina
Praia da Joaquina. Foto: Shutterstock.

Mole

A Praia Mole também está na parte leste da ilha, relativamente próxima à Lagoa da Conceição. É uma das praias mais procuradas e também uma das mais bonitas.

praia mole preciso viajar
Praia Mole. Foto: Shutterstock

Brava

Localizada na parte norte da Ilha da Magia, a Praia Brava é outra praia que merece sua visita. Linda, com uma boa faixa de areia e não tão muvucada como outras praias da região norte.

praias do sul de santa catarina
Praia Brava. Florianópolis.

Campeche

Claro que não dá para falar nas mais bonitas praias do sul de Santa Catarina sem citar a Ilha do Campeche. Localizada no sul da ilha e apenas 1,6 km da Praia do Campeche, essa ilha é o verdadeiro Caribe do sul do Brasil.

Para chegar até lá você precisa pegar um barco. Recomendo deixar um dia inteiro para o passeio e ir o mais cedo possível, pois o número de turistas/dia é limitado.

ilha do campeche preciso viajar
Ilha do Campeche. Foto: Shutterstock

Alta Temporada em Florianópolis

Só que nem tudo é perfeito e preciso citar algumas realidades a respeito de Floripa, principalmente na alta temporada.

Primeiramente, o trânsito é insuportável. Saiba que durante a alta temporada, o jeito é chegar cedo na praia para conseguir lugar para estacionar e um espaço na areia. Também recomendo sair da praia antes do final do dia para evitar o trânsito da volta.

Segundamente: distância. Florianópolis tem a parte leste, norte, sul e o continente e a distância entre as praias é grande. Então, o jeito é focar na praia onde você está hospedado, nas praias da região que você está hospedado ou então dividir a sua hospedagem entre os diferentes lados da ilha.

E, por fim, os preços. Sei que é meio comum no Brasil, mas, no sul especialmente, existe a prática de "meter a faca" durante a alta temporada.


 Leia também  

Onde ficar em Florianópolis

Essa resposta não é fácil de responder, porque tudo depende do seu objetivo da viagem. Se você quer um lugar agitado à noite e com fácil acesso às praias do leste e norte, uma boa opção é a Lagoa da Conceição. Eu já fiquei no Don Zepe (RESERVE AQUI) e gostei bastante.

Agora se a intenção é ficar perto de uma praia, Canasvieiras (a preferida dos argentinos), Ingleses e Jurerê oferecem várias opções de hospedagem na parte norte.

Na parte sul, procure algo em Campeche, Armação ou Pântano do Sul.

Guarda do Embaú

Comecei a frequentar a Guarda do Embaú em 2000, mas ela foi "descoberta' pelos surfistas lá na década de 70 (eu ainda nem era nascida).

Quando eu comecei a frequentar a praia, ela não era tão conhecida e popular como é hoje. Ela era mais frequentada por surfistas que buscavam as melhores ondas das praias do sul de Santa Catarina.

A Guarda do Embaú era a minha própria definição de paraíso. Muita coisa mudou desde então e apesar de eu não ter gostado de todas as mudanças, ela continua sendo a minha praia preferida no sul do Brasil.

Ela fica a apenas 50 km ao sul de Florianópolis, no munícipio de Palhoça e dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. E o que a diferencia das demais e por qual motivo é a minha preferida?

Para mim, é o encontro do Rio da Madre com o mar, a faixa de areia branca e o verde da Mata Atlântica. No meu caso, foi amor à primeira vista.

praias do sul de santa catarina
Guarda do Embaú. Foto: Shutterstock.

O que fazer na Guarda do Embaú

Para chegar na praia propriamente dita é preciso atravessar o rio. Só recomendo ir nadando se você souber nadar muito bem, porque a correnteza é forte. Para os demais, recomendo o barquinho. Há diversos barqueiros que ficam aguardando os turistas para fazer a pequena travessia. O trajeto não é caro, coisa de R$10,00 (ida e volta).

Além da praia do rio, a Guarda também tem a Prainha. Essa é uma praia que pode ser acessada por uma trilha de mais ou menos uma hora de caminhada. Pergunte no centinho onde começa a trilha.

Contudo, na minha opinião, a coisa mais imperdível para se fazer na Guarda do Embaú é a trilha da Pedra do Urubu. Muita calma nessa hora, pois tem gente que só de ler a palavra 'trilha" já sente calafrios, mas essa é uma trilha fácil, coisa de meia-hora de caminhada. Eu recomendo ir de tênis e não de chinelo.

É dessa trilha que você terá as melhores fotos da Guarda do Embaú: verá o encontro do rio com o mar, a Prainha e até mesmo a Praia de Garopaba. Já fiz essa trilha um pouco antes do pôr do sol e digo que foi um dos lugares mais lindos que já vi na vida.

guarda do embaú preciso viajar
Guarda do Embaú

Alta Temporada na Guarda do Embaú

Agora vamos para a parte nem tão boa da Guarda do Embaú: durante a alta temporada, espere lotação, preços inflacionados e muito barulho no centrinho.

Onde ficar na Guarda do Embaú

Minha dica é ficar no centrinho para ter acesso a pé aos restaurantes e praia. Já fiquei algumas vezes na Pousada Vera Lucia (RESERVE AQUI), uma pousada simples, básica, mas com preços honestos. Também já fiquei na Pousada e Casas do Betão (RESERVE AQUI). Tudo muito simples, mas confortável.

Se o bolso permitir, fique na pousada do Paulo Zulu, a Pousada Zululand (RESERVE AQUI), Pousada Morada Flor da Terra (RESERVE AQUI) e Pousada Villa Embaú (RESERVE AQUI).


 Leia também  

Praia do Rosa

A Praia do Rosa ganhou muita visibilidade nos últimos anos, tornando-se "point" de muita gente bonita durante o verão. Ela é uma praia hippie descoladinha e com uma vibe à la Bali na Indonésia.

Ela fica no município de Imbituba, a 90 km ao sul de Florianópolis. Assim como a Guarda do Embaú, ela também foi "descoberta" na década de 70 por surfistas.

De uns tempos para cá, a Praia do Rosa bombou e seu réveillon é um dos mais desejados do estado de Santa Catarina. E olha que estou falando de um estado que tem Jurerê Internacional em Floripa e Balneário Camboriú que tem uma vibe megalomaníaca tal qual Dubai.

praia do rosa preciso viajar
Praia do Rosa. Foto: Shutterstock.

A praia é dividida em Rosa Sul, Rosa Norte e Centrinho. A praia em si é a mesma. São 3 km de extensão divididos em norte e sul. O que muda mesmo é a estrutura. O pessoal acaba se concentrando mais na Rosa Sul por causa dos bares e também por causa das rampas de acesso à praia.

Alta temporada na Praia do Rosa

Os preços de muitas pousadas ficam impraticáveis, principalmente durante o réveillon e carnaval. Aliás, se você planeja passar o ano novo por lá, saiba que a reserva da hospedagem tem que ser feita com meses de antecedência.

Espere também muito congestionamento durante a alta temporada. Também gosto de alertar que muitos dos acessos para a praia são compartilhados entre carros e pedestres e a qualidade das ruas não é muito boa. Há muitos buracos e muitas ruas de terra.

Onde ficar na Praia do Rosa

Recomendo a hospedagem no centrinho ou o mais próximo que conseguir dele. Como eu mencionei ali em cima, muitas ruas são de terra o que dificulta bastante a volta para o hotel, principalmente de noite (experiência própria).

Seguem algumas sugestões de hospedagem na Praia do Rosa: Pousada Morada da Praia do Rosa (RESERVE AQUI), Pousada Gopak (RESERVE AQUI), Pousada Morada Caminho do Mar (RESERVE AQUI).

Se o bolso permitir, a Pousada Vivenda do Rosa (RESERVE AQUI), a Pousada Rêmora (RESERVE AQUI) e a Pousada Caminho do Rei (RESERVE AQUI) são ótimas opções.

Praia da Ferrugem

A Praia do Rosa pode ter a sua fama, sua vibe "gratiluz" e referências a Bali, mas a Praia da Ferrugem é, na minha opinião, muito mais bonita.

Situada a 7 km do centro de Garopaba, a Praia da Ferrugem tem um canal que a separa da Praia da Barra e a Ferrugem, conferindo uma cor peculiar ao mar. A praia é linda, o mar tem bastante onda e ela é adorada pelos surfistas.

Como chegar nas praias do Sul de Santa Catarina

Há um aeroporto em Florianópolis, a capital de Santa Catarina: aeroporto Hercílio Luz e ele fica no sul da ilha. O ideal é alugar um carro e de lá ir para a praia de sua preferência.

Para quem está nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dependendo da cidade, dá para ir de carro mesmo ou de ônibus.

Por exemplo, a distância de Curitiba até Florianópolis é de pouco mais de 300 km pela BR 101. A distância de Porto Alegre até Floripa é de 460 km.

praias do sul de santa catarina
O ideal é alugar um carro para percorrer as praias do litoral

Melhor época para visitar as praias do Sul de Santa Catarina

A melhor época para visitar as praias do litoral sul de Santa Catarina é durante os meses mais quentes do ano, os meses de verão: dezembro, janeiro e fevereiro. Mas essa também é a época da alta temporada e dos preços mais elevados, então espere multidões e praias lotadas.

A altíssima temporada é entre natal e ano novo e também no carnaval. As praias lotam, os preços sobem consideravelmente e o trânsito é infernal. Já passei muitas viradas de ano em Floripa e parei de ir porque era perrengue demais. Uma vez, teve falta de água. Foi horrível. Tivemos que - inclusive - voltar mais cedo para casa.

praias do sul de santa catarina
Congestionamentos são comuns durante a alta temporada

Para quem quer economizar um pouco e ainda pegar praia (ou tentar) uma boa alternativa é visitar as praias na segunda quinzena de novembro ou logo após o carnaval. O mês de março, especialmente, costuma ter altas temperaturas e preços bem mais amigáveis.

Não recomendo muito visitar as praias do litoral sul de Santa Catarina durante os meses de inverno, porque faz frio mesmo e muitos bares e restaurantes fecham durante a baixa temporada.

Artigos Relacionados

7 comentários

Luciana Rodrigues 29 de outubro de 2020 - 05:49

Apesar de lotado kkkk, meu Reveillon na Praia do Rosa foi um dos mais fantásticos da minha época de “jovem”

Reply
Marcela 29 de outubro de 2020 - 12:18

Esse post era tudo que eu precisava! Logo logo vamos pegar o carro e descer o litoral. Santa Catarina é um estado onde nunca pisei e espero explorar bastante!

Reply
Fernanda 29 de outubro de 2020 - 12:24

Você vai amar. É um estado maravilhoso.

Reply
Danielle 30 de outubro de 2020 - 06:38

Dentro de Floripa, as que mais gosto são a Mole, Joaquina e Campeche. Eu ainda não conheço as de fora da ilha, mas sempre ouço muita gente falar bem delas. Talvez eu seja tão apaixonada por Floripa, que sempre quando vou, acabo ficando na ilha. Já está na hora de eu desbravar novas praias, não? 🙂 Adorei a sua lista e está guardada para uma próxima oportunidade em SC.

Reply
Dhebora 31 de outubro de 2020 - 01:42

Das praias do sul de Santa Catarina eu só conheço algumas de Floripa. Adorei todas que conheci, só não gostei do trânsito de carnaval rs. Mas fiquei com muita vontade de estender a minha viagem até Guarda do Embau… muita gente me aconselhou!!!

Reply
Fernanda 31 de outubro de 2020 - 14:59

Guarda do Embaú é meu xodó. Amo e recomendo!

Reply
Carla Alexandra Fernandes Mota 2 de novembro de 2020 - 06:16

As praias do Sul de Santa Catarina parecem ser deliciosas mas confesso que a praia da Rosa tem qualquer coisa. Parece as praias selvagens do Uruguai e ter uma áurea bem hippie.

Reply

Deixe um Comentário