Home Destinos NacionaisParanáCuritiba Pontos turísticos de Curitiba

Pontos turísticos de Curitiba

por Fernanda

A capital do Paraná é bonita, limpa e organizada, além de ser extremamente amigável para os turistas. Além da facilidade do transporte público com o sistema de pagamento de apenas uma passagem caso você desça em um terminal e pegue outro ônibus dentro do mesmo terminal, há também um ônibus turístico de dois andares que percorre os principais pontos turísticos de Curitiba.

Há muito o que fazer e conhecer na “Cidade Sorriso”, então vou tentar fugir um pouco do que todo mundo sugere e também colocar algumas opções nem tão famosas para você colocar no seu roteiro e na lista de lugares a conhecer em Curitiba.

lugares para passear em curitiba
Importante: devido a pandemia Covid-19, muitos desses lugares estão fechados. Mas fica a sugestão para quando a pandemia estiver mais controlada e pudermos passear. 

 Leia também  

Principais Pontos Turísticos de Curitiba

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer, popularmente conhecido como o Museu do Olho, é um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba, e – na minha humilde opinião – o mais bonito.

O MON foi inaugurado em novembro de 2002 e o projeto é de autoria de um dos mais famosos arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer. Sua fachada é um grande chamariz e um dos principais cartões postais da capital paranaense.

Ao longo de seus quase 18 anos de existência, o museu possui um acervo de 7 mil obras e já realizou mais de 350 mostras itinerantes, nacionais e internacionais.

Mesmo que você não tenha a intenção de visitar alguma mostra do museu, vale a pena conferir a sua arquitetura e a famosa “bailarina” que aparece em uma das fachadas.

Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.

pontos turísticos de Curitiba
MON (Museu do Olho)

Museu do Holocausto

Se você procura uma visita realmente cultural em Curitiba, após visitar o MON eu sugiro também uma visita ao Museu do Holocausto (a distância entre os dois é de uns 15 minutos de caminhada).

Primeiro Museu do Holocausto do Brasil, o Museu do Holocausto de Curitiba, foi construído em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial. A visita é gratuita, mas você precisa agendar previamente no site. http://www.museudoholocausto.org.br/

Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro.

museu do holocausto de curitiba
Foto divulgação.

Centro Cívico

Ainda nessa região dos museus fica o Centro Cívico (na verdade o Centro Cívico é um bairro), mas aqui estou me referindo à “Praça dos Três Poderes do Paraná” (Executivo, Legislativo e Judiciário) que tem como verdadeiro nome Praça Nossa Senhora de Salette.

Essa praça pode não ser famosa como a praça de Brasília, mas tem seu charme e também a sua importância histórica. O Centro Cívico foi tombado como conjunto e arquitetônico e urbano. Diversos edifícios estão protegidos como, por exemplo, a própria Praça Nossa Senhora de Salette, o Museu Oscar Niemeyer, o Palácio Iguaçu, os edifícios do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e do Júri, entre outros.

Falando sobre o Palácio Iguaçu recomendo a apreciação do painel do Poty Larazzotto – Alegoria ao Paraná na fachada do Palácio Iguaçu.

Potty (já falecido) é considerado um dos principais artistas curitibanos. Há várias várias obras se sua autoria espalhadas pela capital paranaense.

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salette.


 Leia também  
  • Bate-volta de Curitiba: Colônia de Witmarsum
  • Bate-volta de Curitiba: Vila Velha
  • Atrações grátis em Curitiba

  • Centro Histórico

    O Centro Histórico merece um dia inteiro dedicado para ele. Você pode (e deve) fazer esse roteiro a pé. Como toda grande cidade, recomendo atenção aos seus pertences, pois infelizmente os meliantes estão sempre "na ativa".

    Como são muitas atrações, vou recomendar as minhas preferidas. Mas sinta-se à vontade para se perder pelas ruas do centro histórico e encontrar mais atrações.

    Praça Garibaldi

    Essa praça já foi conhecida como Largo do Rosário no século 19. Em 1946, passou a ser chamada de Praça Garibaldi, em homenagem a Giuseppe Garibaldi. Ela abriga construções históricas importantes, como o Palácio Garibaldi, a sede da Fundação Cultural de Curitiba, o Solar do Rosário e o Relógio das Flores.

    Endereço: Praça Garibaldi, São Francisco.

    Obs: se visitar Curitiba em um domingo, saiba que a Feirinha do Largo da Ordem (conhecida também como Feirinha Hippie) movimenta essa parte da cidade. São centenas de barracas de artesanatos e delícias gastronômicas.

    lugares para passer em curitiba
    Praça Garibaldi em Curitiba por Diego Grandi / Shutterstock

    Mesquita

    A Mesquita de Curitiba é pequena, porém muito bonita. Há um dress code para a entrada, mas se você não estiver vestido da forma adequada, eles fornecem os trajes apropriados (de graça).

    Endereço: R. Kellers, 383 - São Francisco.

    Universidade Federal do Paraná

    O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná é um dos principais pontos turísticos de Curitiba e um dos prédios mais bonitos da cidade. A UFPR é a universidade mais antiga do Brasil.

    Endereço: Rua XV de Novembro, 1299 – Centro.

    pontos turísticos de curitiba
    Prédio Universidade Federal do Paraná. Shutterstock por rainagaoka

    Teatro Guaíra

    Teatro Guaíra. Outro prédio imponente da capital paranaense. Se não tiver a chance de assistir um dos espetáculos pagos, passe pelo menos em frente para apreciar a arquitetura.

    Endereço: Rua XV de Novembro, 971 – Centro.

    Palácio Avenida

    É um dos prédios históricos mais importantes da cidade. Hoje é a sede do Banco Bradesco e durante a época do Natal serve de cenário para a apresentação de natal mais bonita do Brasil.

    Endereço: Avenida Luiz Xavier 11, Centro.

    pontos turísticos de curitiba
    Palácio Avenida: Shutterstock por Diego Grandi

    Rua das Flores

    O trecho do centro da cidade da XV de Novembro é conhecido como Rua das Flores. Foi o primeiro calçadão para pedestres construído no Brasil. Essa rua tem de tudo: comércio, ambulantes, figuras folclóricas, gente apreciando o vai e vem e gente apressada para não perder o próximo compromisso. Além do Palácio Avenida, eu recomendo ao menos uma foto em frente ao famoso bondinho da XV.

    Endereço: Calçadão da Rua XV de Novembro, Centro.

    lugares para passear em curitiba
    Bondinho da Leitura: por Tupungato / Shutterstock.com

    Rua 24 Horas

    Como eu já mencionei, estou citando apenas os meus pontos turísticos de Curitiba favoritos do centro, mas há muito mais para ver.

    A Rua 24 Horas é outra obra “aramada” famosa da capital do Paraná. Hoje ela já não funciona mais 24 horas, mas mesmo assim ainda atrai muitos transeuntes, moradores e turistas que passam pelo centro da cidade.

    Endereço: Rua Visconde de Nácar, s/n – Centro.

    pontos turísticos de curitiba
    Rua 24 Horas: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

    Jardim Botânico

    Já que estamos no tópico "aramado', vamos sair da região central da cidade e falar de um dos principais pontos turísticos de Curitiba, isso se não for o principal: o Jardim Botânico.

    Sua construção, baseada e inspirada em arquitetura londrina, chama a atenção de todos que passam pelo lugar. A estufa é linda e o jardim está sempre muito bem cuidado e florido com as flores da estação.

    Definitivamente, vale a visita. Eu não coloquei em primeiro lugar para você não pensar que Curitiba só tem o esse belo jardim para visitar. Saiba mais sobre o Jardim Botânico.

    atrações gratuitas curitiba
    Jardim Botânico

    Ópera de Arame

    Ainda no tópico "atrações aramadas", segue a indicação de conhecer a Ópera de Arame, um dos mais famosos pontos turísticos de Curitiba.

    Para quem gosta de artes e arquitetura, a Ópera de Arame é um local muito interessante de se visitar quando estiver na capital paranaense.

    O espaço é um teatro feito com arames e fica em cima de um lago artificial. O teatro é muito lindo e tem um restaurante no local com boa comida e uma vista incrível.

    Endereço: R. João Gava, 970 – Abranches.

    ópera de arame curitiba
    Ópera de Arame. Shutterstock por Vinicius Bacarin

    Bosque do Alemão

    O Bosque do Alemão acaba não entrando no roteiro de muita gente até porque ele está um pouco distante dos principais pontos turísticos de Curitiba. Mas se estiver de carro, com o ônibus turístico e for visitar a Ópera de Arame, sugiro encaixar uma visita ao Bosque do Alemão

    Esse bosque é de uma lindeza sem igual. Ele é o preferido dos "piás e gurias" (criançada) por causa da trilha de “João e Maria”, a famosa fábula dos irmãos Grimm.

    Endereço: R. Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho.

    Vista aérea Bosque do Alemão. Shutterstock por Telles

    Parque Tanguá

    O Parque Tanguá é outro lugar que merece a sua visita enquanto estiver em Curitiba. Considerado o parque mais bonito da capital, ele atrai os locais e os turistas que ficam encantados com suas belas paisagens. É lá que - com certeza - você verá o pôr-do-sol mais bonito da Cidade Sorriso.

    Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 - Taboão.

    lugares para passear em curitiba
    Parque Tanguá: Shutterstock por Diego Grandi

    Praça do Japão

    A Praça do Japão é meu refúgio em Curitiba. Ela é bonita em qualquer época do ano, mas durante a florada das cerejeiras ela fica incrivelmente linda.

    A praça foi erguida em homenagem à imigração japonesa no estado do Paraná é um oásis de tranquilidade no meio dos prédios do famoso bairro Batel. Saiba mais sobre a Praça do Japão.

    Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n - Batel.

    atrações grátis em Curitiba
    Praça do Japão em Curitiba

    Mercado Municipal

    O Mercado Municipal de Curitiba foi reformado e ficou muito bonito (e um pouco gourmetizado diga-se de passagem). Apesar de ser um lugar caro para fazer a feira é um dos lugares de referência para o curitibano encontrar boas opções orgânicas e diversos ingredientes naturais. Há boas opções de restaurantes na praça de alimentação para quem procura um lugar para comer.

    Endereço:  Av. Sete de Setembro, 1865 - Centro.

    Mercado Municipal de Curitiba. Por Marcio Jose Bastos SilvaShutterstock.com

    Torre Panorâmica

    O "curitibano raiz" conhece essa Torre como "Torre da Telepar". Ela é uma torre de telecomunicações da finada companhia Telepar (comprada pela Oi).

    Além de ser uma torre de telecomunicação, a Torre é também o maior mirante da capital paranaense. É possível subir na torre e ter uma visão panorâmica, com alcance em 360°.

    Santa Felicidade

    E para finalizar a recomendação de pontos turísticos de Curitiba, recomendo uma visita ao bairro italiano de Santa Felicidade.

    Um bairro que é uma homenagem viva aos imigrantes italianos que ajudaram a construir a história de Curitiba. No simpático bairro você encontrará todos os tipos possíveis de restaurantes italianos no esquema rodízio, algumas vinícolas e também muitas lojas de produtos para a casa.

    lugares para passear em curitiba
    Santa Felicidade por Pedro Moraes / Shutterstock

    Extras: pontos turísticos próximos a Curitiba

    Passeio de Trem pela Serra do Mar

    Se você tiver tempo sobrando no seu roteiro, outro passeio imperdível o passeio de trem pela Serra do Mar, de Curitiba até Morretes.

    Eu particularmente recomendo que apenas um dos trechos seja feito de trem para que você possa contemplar a paisagem e ter a chance de fazer o passeio de trem (recomendo a ida de Curitiba até Morretes de trem). Na volta, sugiro voltar de van porque o trem é bemmmm devagar. Geralmente é esse o combo vendido pelas agências, mas há também a opção de voltar de ônibus.

    pontos turísticos de curitiba
    Foto: Shutterstock por Cinthia_MSPeixoto

    Vila Velha

    Se você tiver um dia sobrando no seu roteiro em Curitiba e estiver de carro sugiro considerar Vila Velha para um passeio estilo bate-volta ou até mesmo dar uma esticada para a região de Tibagi e curtir as cachoeiras. O parque estadual de Vila Velha fica a apenas 80 km de distância da capital paranaense.

    Qual a melhor época para visitar Curitiba?

    Há um ditado famoso por aqui de Álvaro Posset que diz: "Curitiba não nos poupa. Ontem tomei sorvete e hoje tomo sopa". Ou seja, aqui o tempo é realmente imprevisível e uma loucura.

    Excepcionalmente, em 2020, estamos vivendo uma das piores estiagens da história e estamos há meses sem chuva, mas Curitiba também tem o apelido de "Chuvitiba".

    Eu diria que em todas as épocas do ano você tem chances de pegar sol, chuva, frio, calor. Tem dias que temos as 4 estações no mesmo dia. Portanto, recomendo trazer um pouco de tudo na mala e também um guarda-chuva para garantir.

    Mas se eu só pudesse escolher uma época do ano para visitar Curitiba eu escolheria o inverno, especialmente a época da florada das cerejeiras (meados de junho/julho). A cidade fica rosa e ainda mais bonita.

    lugares para passear em curitiba
    Curitiba: Shutterstock por Diego Grandi

    Como visitar os principais pontos turísticos de Curitiba

    Alugar um carro garante mais flexibilidade no roteiro, mas caso não seja do seu interesse, Curitiba tem um ônibus turístico que percorre as principais atrações da cidade.

    Também é possível visitar muitas atrações utilizando o transporte público (ônibus de linha) ou então com Uber.

    pontos turísticos de Curitiba
    Foto: Shutterstock Por Iuliia Timofeeva

    Quantos dias ficar em Curitiba?

    Embora muita gente acabe ficando apenas um final de semana em Curitiba deu para perceber que tem atração de sobra na cidade, né? O ideal era ficar pelo menos uns 3 a 4 dias e se quiser estender os passeios para cidades próximas ficar entre 5 a 7 dias.

    atrações gratuitas curitiba
    Foto: Shutterstock por Gregorio Koji

    Onde ficar em Curitiba

    Já escrevi um post bem detalhado de Onde ficar em Curitiba, mas acredito que os bairros Batel, Centro e Centro Cívico são boas opções para hospedagem.

    O Hotel Ibis Curitiba Batel (RESERVE AQUI) fica bem em frente ao Hard Rock Café e é um dos hotéis com melhor custo x benefício de Curitiba, considerando a sua localização.

    O Hotel Ibis Styles Centro Cívico (RESERVE AQUI) fica bem na divisa entre o Centro e o Centro Cívico. Foi recentemente reformado e fica próximo ao Shopping Mueller.

    O Hotel Deville Business (RESERVE AQUI) tem uma ótima localização central. Fica próximo à Rua 24 Horas e tem fácil acesso a muitos pontos turísticos e ao ponto do ônibus turístico e também o ônibus que vai/vem do aeroporto.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário