Home Destaque O que fazer em Gramado e Canela

O que fazer em Gramado e Canela

por Fernanda

Atualizado em 2 de novembro de 2020

O que fazer em Gramado e Canela: esses são os principais destinos brasileiros para quem quer se deliciar com um fondue, curtir o inverno e também para quem deseja contemplar um dos natais mais iluminados no Brasil.

As duas cidades estão localizadas a apenas 130 km da capital gaúcha e agradam todos os públicos. Há muitas opções de hotéis, restaurantes e pontos turísticos para todos os bolsos e idades.

A impressão que você terá ao chegar nas cidades é que não está mais no Brasil. Isso porque Gramado parece um pequeno vilarejo alemão: você sentirá um pé no Brasil e outro na Europa.

centro gramado

O que fazer em Gramado e Canela: pontos turísticos e dicas práticas

Como chegar em Gramado e Canela

Descendo no Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre) você poderá alugar um carro, pegar um ônibus da Citral (opção mais barata) ou então contratar um transfer.

Minha opinião é que alugar um carro dá mais liberdade e facilita muito na organização do roteiro. Contudo se não quiser e/ou não puder dá para se virar bem no centro de Gramado a pé e depois utilizar uber/táxi para os principais pontos turísticos. Tenha ciência que esta última opção vai custar um pouco mais. Esse post do blog Viajei Bonito está bem completinho e explica com detalhes como ir de Porto Alegre a Gramado.

praias do sul de santa catarina
O ideal é alugar um carro

Outra opção é descer no Aeroporto de Caxias do Sul, que fica a apenas 70 km de Gramado e Canela. Porém, os voos para lá geralmente são bem mais caros, então compensa mais comprar sua passagem aérea até Porto Alegre.

Precisa alugar carro em Gramado e Canela?

Precisar não precisa, mas se puder é recomendável. Vai facilitar muito a organização do seu roteiro, principalmente se pretende incluir as atrações turísticas de Canela no seu roteiro.

Dica: na maioria das ruas centrais há um estacionamento rotativo e é necessário pagar o estacionamento (por hora). Pague direto nos parquímetros espalhados pelas ruas.

gramado e canela preciso viajar

Onde ficar em Gramado e Canela

Por serem cidades super turísticas não faltam opções (para todos os gostos e bolsos). Quando eu era estudante universitária fomos para o Festival de Cinema e ficamos em um hostel.

Em outras vezes (com minha família) fiquei no Hotel Wish Serrano (RESERVE AQUI). O hotel tem uma localização fantástica em Gramado, bem central (fiz muita coisa a pé) e é excelente.

Também já fiquei no Hotel Renascença (RESERVE AQUI) e no Hotel Galo Vermelho (RESERVE AQUI). Estes dois últimos são mais distantes do centro. Eu particularmente prefiro ficar no centro de Gramado, pois gosto de explorar as cidades a pé.

hotel wish serrano gramado
Quarto Hotel Wish Serrano

A dica que dou é que se você pretende visitar as cidades durante as épocas de alta temporada (páscoa, férias escolares, natal) reserve seu hotel com muita antecedência, porque mesmo os hotéis mais baratos costumam cobrar três ou quatro vezes mais durante a alta temporada!


 Leia também  

O Que Fazer Em Gramado?

  • Praça das Etnias
  • Rua Coberta
  • Igreja de São Pedro
  • Passear pelo centro
  • Rua Torta
  • Lago Negro
  • Le Jardin
  • Mini Mundo
  • Pórticos
  • Festival de Cinema de Gramado
  • Restaurantes

Primeiramente saiba que Gramado oferece atrações turísticas e atividades para toda a família. Seguem os principais pontos turísticos para você colocar no seu roteiro de Gramado.

Praça das Etnias

A Praça das Etnias é uma homenagem às diferentes culturas que ajudaram a colonizar a cidade de Gramado. Fica na região central e é um bom lugar para comprar artesanatos e comidas dos colonos (os pães e cucas são divinos).

Rua Coberta

A Rua Coberta fica localizada no centro da cidade, bem próxima à Igreja São Pedro. Lá você encontrará vários restaurantes.

No inverno, é uma boa pedida pra quem quer tomar um chocolate quente. Fique atento, pois os restaurantes da rua são mega turísticos e possuem preços bem elevados e nem sempre o preço acompanha a qualidade. É melhor comer em um dos restaurantes do entorno da Rua Coberta.

chocolate quente gramado

Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro fica no centro, na Avenida Borges de Medeiros. Foi construída em 1917 e boa parte da sua estrutura é de pedra. Ela não é tão bonita quanto a Catedral de Canela, mas vale a visita.

igreja são pedro gramado

Passear pelo Centro

Gramado é puro charme e passear pelas ruas do centro contemplado a arquitetura dos prédios e conferindo a temperatura dos termômetros gigantes é algo que - certamente - indico colocar no seu roteiro.

centro gramado

Rua Torta

A Rua Emilio Sorgetz, também chamada de "Rua Torta" é outra atração popular de Gramado. Tem um formato sinuoso e os turistas se divertem tirando fotos engraçadas.

o que fazer em gramado e canela
Rua Torta Gramado

Lago Negro

Outro passeio que você pode fazer pela cidade é conhecer o Lago Negro. Ele recebeu esse nome porque toda a vegetação ao redor do lago foi trazida por alemães diretamente da Floresta Negra.

É um ambiente muito calmo e bem próximo à natureza. Chegando lá, você poderá andar de pedalinho e conhecer tudo ao redor do lago. No final do ano, próximo do verão, o lago fica lindo, já que as hortênsias dão flores e pintam o solo de roxo e azul.

lago negro gramado

Le Jardin - Parque das Lavandas

O Le Jardin é um parque de lavandas muito bonito. Por certo, se você visitar Gramado entre outubro e dezembro terá a chance de ver o parque todo lilás com seus mais de 10 mil pés de lavandas.

Entretanto se for em outras épocas, não tem problema. O parque é super bonito, há uma loja com vários produtos de lavanda e campos com outras flores. Vale a visita.

le jardin gramado

Mini Mundo

O Mini Mundo encanta igualmente adultos e crianças. Essa atração começou com um avô querendo agradar seus netos com miniaturas de castelos e uma mini “ferrovia” no jardim da família. O negócio foi crescendo, crescendo até se tornar o que é hoje.

São mais de 100 réplicas perfeitas, entre elas a Igreja de Ouro Preto (Minas Gerais) e o Castelo de Neuschwanstein da Alemanha. A riqueza de detalhes impressiona: em uma das réplicas é possível ver os Beatles atravessando a rua.

o que fazer em gramado e canela
Mini Mundo Gramado

Pórticos

Gramado possui dois pórticos, os cartões postais da cidade. Há o pórtico da entrada via Taquara e o Pórtico Via Nova Petrópolis e certamente vale a pena conhecer os dois.

Festival de Cinema de Gramado

Se você viajar no mês de agosto para a região, aproveite para ver o Festival de Cinema de Gramado. Um grande tapete vermelho é esticado na rua para que as celebridades possam passar. Esse é "o evento do ano" na cidade.

Restaurantes

Não dá para falar de Gramado sem mencionar os restaurantes. Esqueça a dieta, porque em Gramado é realmente difícil mantê-la. Recomendo se esbaldar em um café colonial, comer galeto (amo a Galeteria Di Paolo), comer massas e, claro, comer fondue.

o que fazer em gramado e canela
Galeteria di Paolo

Em relação a sequência de fondue há opções para todos os bolsos - mesmo! Na Rua das Hortênsias há uma oferta enorme de restaurantes e muitos deles oferecem transfer gratuito de/e para o hotel. Vale a pena verificar essa opção. Dica: procure ofertas nos sites de compras coletivas La Iguana e Tche Ofertas. 

o que fazer em gramado e canela
Fondue, impossível resistir.

Fábricas de Chocolate

Tem gente que já associa Gramado a chocolate, afinal a cidade tem muitas fábricas de chocolate artesanal. Opinião polêmica, mas eu sinceramente não gosto dos chocolates de Gramado. Acho doces demais e muito caros. Mas fique à vontade para experimentar e ter a sua própria opinião. As fábricas (e lojas) mais famosas são: Caracol, Lugano, Prawer, Planalto e Florybal.


 Leia também  

O que fazer em Canela?

  • Catedral de Canela
  • Parque do Caracol
  • Bondinhos Aéreos Parques da Serra
  • Parque da Ferradura
  • Parque das Sequoias
  • Museu do Automóvel de Canela

Canela fica a apenas 7 km de Gramado. É uma cidade rodeada de mata, florestas e parques naturais. Assim como Gramado, oferece muitas opções para hospedagem, restaurantes e pontos turísticos. Se o seu intuito é passar mais tempo perto da natureza, então Canela é mais indicada do que Gramado.

Catedral de Canela

Já no centro da cidade, vale a pena conhecer a Catedral de Pedra de Canela inaugurada em 1937. No ano de 2010, ela foi eleita como uma das sete maravilhas brasileiras.

O ideal é que você possa visitar durante o dia e durante a noite, já que ela é iluminada com diversos jogos de cores que fazem um verdadeiro espetáculo na área externa à catedral. Ela possui 12 sinos e 65 metros de altura.

catedral de canela

Parque do Caracol

Um dos parques mais famosos é o Parque do Caracol. Lá, a principal atração é a Cascata do Caracol, com mais de 120 metros de altura! Para quem tem pique, dá para subir uma escada de quase mil degraus para chegar ao mirante. Você encontrará fauna e flora preservadas, além de trilhas ecológicas. Sem dúvida essa é a atração mais bela de Canela.

o que fazer em gramado e canela
Cascata do Caracol

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

A poucos metros do Parque do Caracol fica o Parques da Serra com os bondinhos aéreos. O teleférico tem uma vista muito bonita da Cascata do Caracol.

bondinhos aéreos canela

Parque da Ferradura

Outro parque bem famoso na região de Canela é o Parque da Ferradura que tem um mirante para o Vale da Ferradura, Cascata do Arroio do Caçador e Rio Santa Cruz. O parque fica a 13 km do centro de Canela.

Alpen Park

O Alpen Park é um pequeno parque de diversões. Localizado em Canela e com vista direto para a Serra Gaúcha, ele oferece diversas atrações para toda a família, como montanha russa, simuladores, tirolesa, rappel, cinema 6D, arvorismo, etc.

Parque das Sequoias

O Parque das Sequoias fica ao lado da Pousada Sequoias. O parque possui uma área de 10 hectares de mata exótica e é considerado uma das maiores coleções de coníferas (árvores que possuem frutos em forma de cone) do mundo. Algumas árvores chegam a mais de 130 metros de altura e podem viver surpreendentes 3000 mil anos!

Museu do Automóvel de Canela

E, para os apaixonados por carros, vale a pena conferir o Museu do Automóvel de Canela. Fundado em 2016, ele é voltado especialmente para os admiradores de carros antigos.

Dois irmãos que residem na região resolveram abrir para exposição a própria coleção de carros antigos. Só para ilustrar: dentre os modelos que você encontrará por lá, ganham destaque o Chevrolet Impala 1960, Ford 1929, Dodge Dard SE 1972, dentre outros modelos que datam ainda da década de 1920!

carro antigo preciso viajar

Natal em Gramado e Canela

Natal de Gramado

Você também poderá viajar para Gramado em dezembro para ver de perto o que é considerado o natal mais bonito do Brasil (sou curitibana e particularmente acho o natal de Curitiba incrível, mas o de Gramado também é).

Conhecido como Natal Luz de Gramado é um evento e tanto. Nessa época, quase toda a cidade fica inteira iluminada e cheia de enfeites natalinos. Ao redor da cidade, muitas apresentações de música e teatro acontecem nos palcos instalados pelo centro de Gramado. Caso pretenda visitar Gramado nessa época, reservar hotel com bastante antecedência é fundamental.

Natal em Canela

Canela não fica muito atrás. A cidade também produz um evento natalino, chamado Sonho de Natal. Também é uma ótima opção de lazer para quem quer conhecer a cidade na época do natal, embora Gramado ainda esteja à frente nos eventos natalinos.

natal em gramado preciso viajar

Por causa da pandemia Covid-19, em 2020 o natal nas duas cidades será um pouco diferente. O Natal Luz de Gramado acontecerá de 22/10/2020 a 30/01/2021, mas não terá os tradicionais espetáculos e desfiles.

O que fazer em Gramado e Canela com crianças

Gramado e Canela oferecem muitas opções para a criançada, de tal forma que, vou citar aqui as principais.

Snowland

A Snowland, localizada em Gramado, é um parque de diversão na neve artificial. Ele foi o primeiro parque indoor construído na América Latina com a temática de gelo.

Lá, você poderá testar suas habilidades no esqui, snowboard, pista de patinação, ou apenas se divertir descendo os tobogãs de neve com boias. É um espaço muito divertido para toda a família. O único "porém" é que além de pagar a entrada, algumas atrações também são pagas à parte.

snowland gramado

Parque Terra Mágica Florybal

O Parque Terra Mágica Florybal (por sinal é o chocolate que acho mais horroroso - risos) fica em Canela. O espaço tem um castelo medieval, fadas, dinossauros entre outras atrações. É uma mistureba colorida e a criançada adora.

Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor fica entre Gramado e Canela e vai te chamar a atenção já na estrada. A atração foi criada na década de 50, pela família Urbani. Inspirados pelas máquinas a vapor, há réplicas perfeitas de locomotivas que chegam a pesar mais de 10 toneladas.

mundo a vapor gramado
Mundo a Vapor

Gramado combina com:

Nova Petrópolis

Se estiver com um tempinho sobrando no roteiro, recomendo visitar outra cidade da região: Nova Petrópolis. As principais atrações da cidade são: Rua Coberta, Labirinto Verde e a Praça das Flores.

Dica de compras: há um outlet da Dakota em Nova Petrópolis. Já comprei alguns pares de botas no outlet por preços bem camaradas.

Serra Gaúcha

Tem mais dias disponíveis no seu roteiro? Que tal conhecer um pouco mais da Serra Gaúcha e esticar a viagem até Bento Gonçalves? Se você curte vinhos eu recomendo muito "esticar o roteiro". Veja o que fazer no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves.

vinicola miolo

Melhor época para visitar Gramado e Canela

Não existe uma época ideal para viajar até Gramado e Canela, uma vez que durante todo o ano as atrações turísticas podem ser visitadas e há eventos culturais pelas cidades.

A cidade recebe muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. A maior expectativa dos turistas no inverno é ver neve. Mas não vá com tanta esperança assim, porque esse evento não é tão comum de acontecer por lá. Eu mesma já fui diversas vezes e nunca vi neve em Gramado.

Você gostou das nossas dicas de hoje sobre o que fazer em Gramado e Canela? Então, deixe o seu comentário abaixo, e conte para a gente se você já foi para a região o que achou de lá.

19 comentários
0

Artigos Relacionados

19 comentários

Carla Mota 8 de julho de 2019 - 05:06

Tantas dicas boas do que fazer em Gramado e Canela. Fiquei encantada com o facto de dar para visitar durante todo o ano. Demais, não é?

Reply
Fernanda 8 de julho de 2019 - 20:30

Sim, tem atrações o ano inteiro. Eu adoro Gramado e Canela.

Reply
Fabíola Moura Reis 8 de julho de 2019 - 11:56

Muito concentrar o roteiro do que fazer em Gramado e Canela num único post. Fomos há muitos anos nas duas cidades, ainda não tínhamos filhos, tá na hora de levá-los pra brincar na snowland e no mini -mundo, rs.

Reply
Fernanda 8 de julho de 2019 - 20:30

Ah, eles vão adorar. Eu que sou adulta amei o Mini Mundo, imagina a criançada?

Reply
Andrea 8 de julho de 2019 - 18:32

A serra gaúcha é uma delícia nas quatro estações do ano. Confesso que por não gostar de frio evito Gramado no inverno, mas para quem adora não faltam opções.

Reply
Fernanda 8 de julho de 2019 - 20:29

Para quem não gosta de frio é bom mesmo evitar Gramado no inverno, porque é nível Frozen mesmo. rs

Reply
Paula 9 de julho de 2019 - 04:14

Eu me apaixonei por Canela quando era bem novinha! Uma colega de classe era de Canela e sempre me mostrava fotos da cidade que eu achava lindíssima, ela contava muito da catedral de Pedra e dos restaurantes.

Reply
Fernanda 9 de julho de 2019 - 08:55

Canela é uma graça mesmo. Eu adoro!

Reply
Ruthia Portelinha 9 de julho de 2019 - 04:48

Que lindo passeio por Canela e Gramado. As duas cidadezinhas têm um ar europeu, mas ainda acresce a arquitectura, a gastronomia e a natureza. Passear por aí na época de Natal deve ser uma delícia. Já tinha lido sobre atracções como o Snowland, mas não fazia ideia de muitas outras como o Parque Terra Mágica Florybal ou o Mundo a Vapor.

Reply
Fernanda 9 de julho de 2019 - 08:56

Sim, tem gente que chamada Gramado de “Las Vegas” do Brasil por conta da quantidade de atrações.

Reply
Luciana Rodrigues 9 de julho de 2019 - 05:57

Muitos amigos cariocas já foram a Gramado e Canela para ter aquela sesação de estar na Europa, mas no território brasileiro. Eu ficaria curiosa em conhecer Gramado e Canela na primavera.

Reply
Fernanda 9 de julho de 2019 - 08:57

Já visitei em todas as estações e Gramado e Canela ficam realmente lindas na primavera.

Reply
Diego Cabraitz Arena 9 de julho de 2019 - 12:27

O parque do Caracol e essa igreja estão na minha lista faz tempooooo. Quero muito conhecer essas duas cidades, ainda mais no inverno, que ambas devem ficar um charme. Boas dicas!

Reply
Fernanda 9 de julho de 2019 - 17:46

Vale muito a pena. Adoro o inverno porque dá para se acabar comendo fondue. hahaha.

Reply
Roberta Lan 9 de julho de 2019 - 19:41

Eu não consigo ver esse mundo a vapor sem pensar no meu sobrinho, ele é alucinado por trens! Espero poder levá-lo um dia pra passear em Gramado e Canela também!

Reply
Fernanda 9 de julho de 2019 - 19:45

Ah! Ele vai amar o Mundo a Vapor com certeza.

Reply
Angela C S Anna 10 de julho de 2019 - 06:39

eu fui na snowland ha muito tempo usando um cupom promocional e me diverti bastante, passei frio q nem na montanha mesmo, a vantagem eh q menor e nao caio do carrinho…pq afinal eh uma esteira hauehuea

Reply
Fernanda 10 de julho de 2019 - 19:03

Pois é, com cupom é bem melhor. Até porque não é barato.

Reply
Reinoldo 11 de julho de 2019 - 15:38

Não queira alugar um carro em Gramado durante o Natal Luz. Não tem lugar para estacionar e não tem como andar pra lugar nenhum. De carro. Prefira ficar próximo do Centro e fazer tudo a pé.
Gramado precisa melhorar a questão da mobilidade. Deveria ter 2 amplos estacionamentos e até podem ser subterrâneos pelo menos nas entradas por Taquara e M. Petrópolis. Como o Brasil não possui ferrovia nem a opção de metrô em Gramado/ Canela. fica o azar todo para automotores. Acredito que a Prefeitura de Gramado principalmente deve pensar nisto. E disponibilizar para os turistas: Vans elétricas, no perímetro do município. Isto viria ajudar o turismo . A mobilidade e o meio ambiente.

Reply

Deixe um Comentário